Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Qual a diferença entre iogurte e bebida láctea? Com receitas!

Na hora de fazer as compras, contar com boas informações é fundamental para adquirir alimentos de qualidade, saudáveis e que vão ser bons para sua família. Dentre tantas dúvidas sobre os produtos, qual a diferença entre iogurte e bebida láctea pode ser uma delas.

Para te ajudar a cuidar de quem você mais ama, preparar um café da manhã delicioso e levar para casa apenas alimentos de boa procedência, neste texto você descobre qual o melhor: iogurte ou bebida láctea?

No final, você ainda encontra um bônus sobre petit suisse, o famoso Danoninho, tão adorado pelas crianças!

Clique para acessar a loja do Cidade Canção mais próxima de você.

O que é iogurte?

No iogurte, o açúcar do leite (a lactose) é transformado em ácido láctico por fermentação bacteriana. Por ser bem espesso e levemente azedo, é comum que seja misturado com polpa de frutas, chocolate ou adoçantes para criar novos sabores.

A sua origem é bastante imprecisa. A teoria mais aceita nos remete ao Neolítico, quando o homem começou a domar os animais mamíferos. As condições em que o leite era mantido acabaram tornando-o iogurte, que foi levado à Europa e virou base da alimentação infantil, principalmente.

Hoje, o iogurte é a bebida mais querida na mesa de vários brasileiros. Combinado com frutas, mel e cereais, pode ser consumido em quaisquer horários do dia.

Iogurte com kiwi, morango, banana e mel em uma tigela de café da manhã.

Quando combinado com frutas e adoçantes naturais, como o mel, o iogurte é uma ótima escolha para a alimentação saudável.

O melhor é que, no processo em que as bactérias transformam o açúcar do leite no alimento, muitos benefícios à saúde se tornam aparentes.

Podemos citar o iogurte como um alimento rico em proteína, vitaminas B6 e B12, minerais, cálcio, potássio e fósforo. Além disso, segundo o dentista Arlindo Aburad, o alimento também atua no combate à cárie, ao mau hálito e aos problemas na gengiva. Por fim, ele também é ótimo para regular o funcionamento do intestino.

É importante, na hora de comprar o iogurte, ficar atento aos ingredientes de preparo e ao teor de gordura. Existem os naturais, feitos com leite e microorganismos; os com polpa e pedaços de frutas; e os com aroma, que possuem aromatizantes artificiais.

Já em relação ao teor de gorduras, os iogurtes integrais não têm nenhuma alteração na quantidade de gordura original do leite. Os semidesnatados possuem uma retirada significativa da quantidade de nata, e os desnatados são feitos com leite desnatado.

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

Receitas com iogurte

Caso você não goste de iogurte in natura, pode combiná-lo com outros alimentos, criando combinações deliciosas. Confira algumas dicas!

Iogurte com mel, banana e linhaça

Esta é uma ótima dica para quem não é muito chegado ao sabor ácido do iogurte, mas não quer comprar as opções com frutas e com aromatizantes para evitar alterações nas propriedades do alimento.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 copo de iogurte natural
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de linhaça

Modo de preparo

Em um pote, pique a banana em rodelas, coloque o iogurte, o mel por cima e termine com a linhaça. Sirva esta receita nutritiva e saborosa.

Quiche de massa de iogurte

Para te ajudar no preparo dessa receita vegetariana deliciosa, separamos um vídeo do Casa da Zize. Confira:

Sorvete de morango com iogurte natural

O iogurte também rende sobremesas deliciosas, como este sorvete feito em casa de forma rápida e fácil.

Ingredientes

  • 10 morangos congelados
  • 1 copo de iogurte natural
  • 100 ml caixa de creme de leite sem soro
  • 100 ml de leite condensado
  • Suco de ½ limão

Modo de preparo

Em um liquidificador potente, bata todos os ingredientes até que a massa fique uniforme. Coloque-a em um pote, leve ao congelador e, em intervalos de 30 minutos, misture-a. Faça esse procedimento por duas horas, depois espere firmar e sirva.

Marcas de iogurte do mercado

Na hora de ir às compras, saber quais marcas garantem iogurte original te ajuda a gastar menos tempo nas prateleiras lendo tabelas nutricionais. Separamos a seleção de marcas que você encontra no Cidade Canção!

Iogurte natural e integral Nestlé

Sem aditivos e aromatizantes, este iogurte é ótimo para quem busca pelo produto in natura para receitas, para combinar com frutas ou até para ingeri-lo puramente. Também é possível encontrar variações de sabor.

Clique para comprar iogurte natural da Nestlé no Cidade Canção online.

Iogurte Grego Carolina

Um iogurte com frutas em pedaços delicioso e que pode ser consumido sem adicionais no café da manhã ou da tarde. Também pode ser encontrado em outros sabores.

Clique para comprar iogurte grego Carolina no Cidade Canção online.

Iogurte natural 3 grãos Vigor

Outra opção de iogurte de frutas combinado com 3 diferentes grãos: a chia, a quinoa e o amaranto. Saudável, delicioso e ótimo para quando a fome bater no meio do dia.

Clique e compre iogurte 3 grãos da Vigor no Cidade Canção online.

 

O que é bebida láctea?

Enquanto o iogurte é feito apenas de leite fermentado, a bebida láctea é feita da mistura entre leite, soro de leite e que pode ter, ainda, outras substâncias, como gordura vegetal, e outros produtos lácteos.

Esses aditivos somados precisam representar menos que 51% do total de ingredientes para que o alimento receba essa classificação. 

Em questões nutricionais, a bebida láctea tende a ser menos calórica graças à sua diluição em outros componentes. No entanto, o iogurte possui mais nutrientes e vitaminas benéficos ao corpo, já que é mais concentrado.

Bebidas lácteas dispostas em geladeira de supermercado.

Na hora de fazer as compras e decidir entre bebida láctea e iogurte, a dica é observar o rótulo.

Segundo o nutricionista e pós-graduando em nutrição esportiva, Hugo Rao, a dica para não comprar produtos muito modificados é recorrer aos rótulos. Escolher os que possuem mais proteínas, menos açúcares e menos ingredientes, além de aprender a ler a tabela nutricional, é o melhor a se fazer.

Receitas com bebida láctea

Assim como o iogurte, a bebida láctea pode ser usada em diferentes receitas, até como substituição ao leite integral. Confira algumas opções para variar o consumo do alimento.

Bebida láctea com acompanhamentos

Uma opção simples e para quem gosta do alimento puro é juntá-lo com acompanhamentos como cereais matinais, aveia, linhaça, chia e outros grãos. Assim, você consome mais de um nutriente na refeição e a complementa com mais ingredientes.

Bolo de bebida láctea de chocolate

Sim, dá para criar um bolo delicioso e fofinho com a bebida láctea! E o melhor é que você pode variar o sabor do produto para fazer diferentes receitas.

Ingredientes

  • 150 ml de bebida láctea de chocolate
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, a bebida láctea, o óleo e o açúcar. Transfira para um recipiente e adicione a farinha aos poucos, mexendo até que fique homogêneo.

Por fim, adicione o fermento e misture mais um pouco para incorporar. Leve a massa à uma assadeira untada e coloque no forno preaquecido a 220º C por 40 minutos.

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

Para verificar se assou como deveria, espete um palito no bolo e, se ele voltar limpo, pode retirar e servir.

Mousse de morango

Uma sobremesa perfeita para o almoço de domingo que, quando servida bem gelada, é extremamente refrescante.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • ½ litro de bebida láctea de morango
  • 1 gelatina sem sabor

Modo de preparo

Prepare a gelatina como pede a embalagem. Caso você fique com alguma dúvida, pode conferir no vídeo do canal Receita Monta Encanta como prepará-la.

Feito isso, bata tudo no liquidificador por aproximadamente 5 minutos para que a gelatina incorpore bem no mousse. Deixe gelar até criar consistência e sirva. Fica extremamente cremoso!

Marcas de bebida láctea do mercado

Caso você decida comprar uma bebida láctea no mercado, fique de olho em algumas marcas que oferecem produtos de qualidade e deliciosos.

Bebida láctea Todo Dia Vigor

Disponível nos sabores morango, coco e vitamina, a linha Todo Dia, produzida pela Vigor, não possui adição de corantes artificiais e tem uma tabela nutricional bastante equilibrada.

Clique para comprar a bebida láctea Todo Dia da Vigor no Cidade Canção online.

Bebida láctea de vitamina Neston

Produzido pela Nestlé, este produto é delicioso e com um gostinho de mix de frutas. É ótimo para conquistar as crianças e para combinar com cereais.

Clique para acessar a bebida láctea Neston no Cidade Canção online.

Bebida láctea Batavo

Com 0% de gorduras e sem adição de açúcares, esta bebida láctea é nutritiva e saudável. É indicada para quem procura uma opção saborosa e light.

Clique para comprar a bebida láctea light da Batavo no Cidade Canção online.

Bônus: o que é petit suisse?

O petit suisse, ao contrário do que muitos pensam, não é uma bebida láctea ou um iogurte. Na verdade, trata-se de uma variedade de queijo francês. Ele também é produzido com a utilização de bactérias, enzimas ou coalho, no qual se adiciona, muitas vezes, frutas.

As versões mais conhecidas dele são o Danoninho e o Chambinho. No entanto, os nutricionistas advertem que elas precisam ser consumidas com moderação, visto que possuem muito açúcar.

Por isso, a melhor dica é comprar de vez em quando para as crianças e não tornar a ingestão dos petit suisse de mercado um hábito.

Receita de petit suisse caseira

A melhor dica para dar aos filhos um petit suisse de qualidade é o preparando em casa. Assim, você controla os ingredientes e pode fazer uma sobremesa mais saudável.

Separamos um vídeo do canal Delícias de Dudu, na qual você confere como preparar o doce em casa.

Marcas de petit suisse do mercado

Se você quer saber quais marcas são famosas e podem ser encontradas nas prateleiras, veja os exemplos.

Danoninho

É a marca mais comum e que geralmente todas as crianças adoram. O petit suisse Danoninho pode ser encontrado nos sabores morango, banana e maçã verde.

Clique para comprar Danoninho no Cidade Canção online.

Chambinho

Produzido pela Nestlé, é uma versão que já se tornou até sorvete, de tão amada pelas crianças e consumidores.

Clique para acessar o Chambinho e comprá-lo no Cidade Canção online.

Na hora de ir às compras, conhecer quais marcas de iogurte, bebida láctea e petit suisse estão a seu dispor ajudam a cuidar mais do que é comprado.

A maior dica é sempre se atentar ao rótulo e, na dúvida, apostar nos menores números e menos ingredientes.

Quando for adquirir os produtos para sua casa, não deixe de conferir as promoções e novidades do Cidade Canção online. Comprando no site, você recebe suas compras sem sair de casa. Clique no banner e acesse!

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

4.00 avg. rating (81% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *