Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Descubra 12 alimentos ricos em energia para o seu dia a dia

No dia a dia, observar o que iremos ingerir no café da manhã, no almoço e no jantar é importante para que nosso corpo funcione da melhor maneira possível, com todas as vitaminas e minerais necessários.

Líquidos, gorduras, açúcares, alimentos que dão energia e muito mais devem ser consumidos de maneira equilibrada, para que o corpo não tenha escassez de nutrientes — o que pode levar a problemas de saúde.

Se você faz atividades físicas, ingerir comidas que estimulam a produção de energia, principalmente, é fundamental. Assim, seu corpo contará com os nutrientes necessários na hora de malhar.

Pensando no bom funcionamento do seu corpo e em um condicionamento físico bem desenvolvido, separamos 12 alimentos que dão energia para você inserir na sua rotina e consumi-los durante o dia. Confira!

1. Oleaginosos

As oleaginosas são plantas, vegetais, grãos, castanhas e outros alimentos ricos em óleos e gorduras, os quais podem ser extraídos de forma adequada. Esse processo pode acontecer de forma natural, ou seja, feito pelo nosso corpo, ou de maneira induzida, por meio da tecnologia.

As oleaginosas são ricas em óleos benéficos à saúde, como ômega 3 e gorduras poliinsaturadas, além de vitaminas e minerais, moléculas que auxiliam as células na formação de energia.

As principais comidas que dão energia presentes nessa categoria são  castanha-do-pará, de castanha-de-caju, macadâmia, avelã, amêndoas e amendoim. A recomendação é consumir em pequenas quantidades, cerca de cinco unidades por dia.

2. Mel

O mel é um alimento rico em energia, pois é composto de carboidratos bons como frutose e glucose, que são absorvidos pelo organismo com bastante facilidade. Por essa razão, pode fornecer  bons níveis de energia para o corpo durante o dia. Outras de suas propriedades são efeitos anti-inflamatórios e oxidantes.

Ainda é um excelente substituto para os açúcares refinados. Isso porque não passa por processos químicos, e ao contrário desses outros alimentos, é mais completo, fornecendo vitaminas e minerais  importantes ao físico.. Lembre-se de sempre utilizá-lo em pequenas quantidades, pois mesmo sendo saudável, o mel é calórico.

3. Água de coco

Essa bebida é conhecida por ser um isotônico natural graças à sua grande quantidade de minerais. Seu índice alto de potássio auxilia no estoque de glicogênio (combinação de moléculas de glicose) e fornece energia para os músculos, sendo altamente recomendada para a prática de exercícios físicos.

A água de coco também auxilia em processos como o controle de sódio na circulação e no sistema renal, mantendo o corpo somente com a quantidade necessária.

 

 

4. Batata doce

Nos últimos anos, o consumo de batata doce se popularizou, principalmente pelo constante uso por parte dos atletas, o que fez o vegetal conquistar o reconhecimento como um dos alimentos ricos em energia para malhar.

Um dos principais benefícios do consumo desse ingrediente é a maneira com que a energia é liberada no corpo durante a digestão. Como batata doce possui tem uma resposta glicêmica gradual, o açúcar entra nas células aos poucos, gerando uma eficácia mais duradoura.

5. Aveia

A farinha de aveia pode muitas vezes substituir a farinha de trigo como ingrediente em bolos e tortas. Além de ser benéfica a pessoas com alergia, apresenta mais nutrientes e benefícios à saúde.

É uma cereal constituído de até 70% carboidrato, que ao chegar nas células, é quebrado em moléculas de glicose, e em seguida, energia. Além disso, também possui um grande número de fibras solúveis, sendo um importante alimento para o controle do colesterol.

6. Banana

A banana pode ser considerada uma das frutas ricas em energia graças à sua grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, como a frutose. Além disso, a fruta é uma fonte natural de potássio, evitando cãibras, vantagem importante principalmente para pessoas que praticam exercícios físicos.

Uma dica é consumir uma banana entre as refeições, o que pode fazer toda a diferença na qualidade de sua alimentação e na sua disposição durante o dia.

As bananas aumentam a energia do corpo e evitam câimbras.

Uma dica é consumir uma banana entre as refeições, o que pode fazer toda a diferença na qualidade de sua alimentação e na sua disposição durante o dia.

7. Açaí

O açaí é uma fruta originária do norte brasileiro consumida congelada em outras regiões, de forma similar a um sorvete. É fonte de nutrientes e carboidratos, fornecendo energia para o corpo humano, seja para o dia a dia ou antes de exercícios físicos. Sua digestão é rápida, o que o torna capaz de liberar energia no decorrer do dia após seu consumo.

Apenas atente-se aos acompanhamentos, pois consumir açaí com outros alimentos calóricos e com açúcares de baixa qualidade, como leite condensado ou chocolate, pode atrapalhar na geração de energia por parte do corpo. O ideal é comê-lo com frutas, aveia ou granola.

8. Guaraná

Antes de mais nada, é importante frisar que não estamos falando do refrigerante, e sim da fruta do guaraná. Originária da Amazônia, ela é rica em vitaminas e em sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

O suco feito a partir da fruta do guaraná é rico em energia.

Ademais, o guaraná é repleto de cafeína, um composto que, como a grande maioria sabe, dá energia ao corpo. Na hora de consumir a fruta, é possível preparar sucos ou ingeri-la moída, desde que com moderação e, de preferência, com o acompanhamento de nutricionista.

9. Chá verde

Feito à base de uma planta chamada Camellia sinensis, o chá verde é rico em cafeína e em antioxidantes, o que faz dele uma excelente bebida para quem busca energia.

Um dos maiores benefícios do chá verde é a presença da L-teanina, um composto calmante e sedativo, que evita que o consumo da bebida cause ansiedade. Por isso, ela é uma ótima substituta para o café.

Além do chá verde, o branco e o preto, também produzidos à base da Camellia sinensis, possuem propriedades energéticas. 

10. Chocolate amargo

Entre as opções existentes, o chocolate amargo é um dos doces mais indicados para quem quer bons níveis de açúcar ao mesmo tempo em deseja cuidar da saúde, visto que ele é rico em nutrientes.

Por ser rico em calorias, o alimento também é ótimo para dar energia ao corpo. Podemos citar, ainda, seus benefícios à saúde do coração e sua ação reguladora do colesterol.

11. Ovo

O ovo é um alimento rico em ferro e em proteína, duas substâncias que dão energia ao corpo durante todo o dia.

O ovo é outra opção de alimento rico em energia.

Ademais, ele possui vitamina B, uma substância necessária para melhorar a função cerebral e a produção de energia pelo corpo.

12. Café

O último item da lista é o clássico e nacionalmente querido café. Além de ser rico em cafeína, uma substância que dá energia para o corpo, o alimento estimula a digestão e atua na queima de gorduras.

É uma das melhores bebidas para quem quer ficar ativo e ter uma boa produção durante o dia, com energia para qualquer situação.

O que evitar?

A fim de que você tenha energia durante todo o dia e evite aquele sono característico depois do almoço, existem alguns alimentos que podem ser evitados. Dessa forma, você garante que ficará ativo.

Durante o dia, o ideal é priorizar as verduras, os legumes e as carnes magras, como o frango e o peixe. Dessa forma, garante que seu corpo irá digerir comidas mais leves, sem a sensação de pesar.

Carboidratos também devem ser evitados, pois eles causam um pico de glicemia que, logo em seguida, é seguido de uma baixa, o que causa sonolência e indisposição.

De preferência, deixe os alimentos gordurosos demais, como churrasco e feijoada, para o fim de semana. O organismo usa energia extra para processar esses pratos, o que causará a sensação de sono.

Agora que você já conhece alguns dos alimentos ricos em energia, aposte neles em seu dia a dia e fique disposto durante todo o expediente e na hora de praticar exercícios físicos.

Na hora de adquirir suas comidas saudáveis e que estimulam a produção de energia, acesse o Cidade Canção online e faça as compras sem sair de casa! Clique na imagem abaixo e encontre a loja mais próxima de você!

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

 

4.00 avg. rating (81% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *