
Saúde e Bem-estar
3 min
Você sabia que é possível identificar os principais benefícios de um ingrediente apenas por sua cor? Sim, os alimentos e suas cores podem dizer muito sobre a nossa alimentação!
Entender essa relação é uma boa pedida para quem quer comer de forma saudável. Continue lendo e atualize a lista de compras com itens que realmente são capazes de atender as suas necessidades.
Alimentos de cor amarela são uma grande fonte de vitamina C, fortalecendo a imunidade e prevenindo gripes e resfriados. Sua ação antioxidante pode ajudar até na produção de colágeno, que reduz o aparecimento dos sinais de envelhecimento.
Já os alaranjados são ricos em betacaroteno, que no nosso organismo se transforma em vitamina A. São ótimos especialmente para a visão, pele, cabelo e unhas.
Além de possuírem uma quantidade significativa de vitamina C, os alimentos na cor vermelha também ajudam na manutenção da saúde do coração e na redução das taxas de “mau colesterol” no sangue.
Se conciliados com outras frutas e verduras ricas em fibras, facilitam o funcionamento do intestino e dão aquela dose de energia necessária para realizar as tarefas do dia a dia.
Os frutos e vegetais roxos retardam o envelhecimento das células, prevenindo diversas doenças, como glaucoma, catarata e até alzheimer. Sua tonalidade vem da antocianina, um poderoso antioxidante.
A longo prazo, uma dieta que inclui alimentos de cor roxa, principalmente aqueles com tonalidade mais forte, é benéfica até mesmo para o fortalecimento da memória e das competências motoras.
As fibras são um dos principais benefícios de colocar mais verde no prato. Elas reduzem a absorção de açúcares e gorduras no organismo, regulam o apetite e combatem a prisão de ventre.
Alimentos verdes são ainda compostos pela clorofila e pela luteína, excelentes ativos para desintoxicar o corpo e renovar as células. Não é à toa que as receitas detox fazem tanto sucesso!
São muitos os benefícios dos cereais, leguminosas e oleaginosas marrons. Além de uma das maiores fontes de zinco, que atua principalmente na defesa do organismo, esses ingredientes são repletos de vitaminas, minerais e “gorduras boas”.
Também são conhecidos por prolongar a sensação de saciedade, regular o intestino e espantar a fadiga.
A vantagem principal dos alimentos brancos é a concentração de cálcio e fósforo, compostos importantes para o fortalecimento (e manutenção) dos ossos, dentes e outras musculaturas do corpo.
Mas não para por aí! Por contar com carboidratos e vitaminas do complexo B, eles favorecem o organismo como um todo e apresentam até mesmo funções antialérgicas.
Um prato colorido é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios. Mais cor representa mais saúde!
Se você gostou de conhecer a relação entre os benefícios dos alimentos e suas cores, clique para se cadastrar na nossa newsletter e receber mais conteúdos sobre alimentação.
Muito bom
Oi, Antônio, que bom que gostou!
Continue nos acompanhando para conferir mais dicas de alimentação e saúde.