
Doces e sobremesa
6 min
As influências italianas no nosso país são inúmeras. Dentre elas, a culinária é uma das principais. Entre macarrões, lasanhas, molhos e, às vezes, um pouco de vinho, os encontros sempre ficam melhores quando possuem tipos de massas e molhos italianos!
Se você é apaixonado por essa culinária, confira quais as principais massas e molhos que não podem ficar de fora da sua refeição à la Itália.
As massas são, sem dúvidas, o forte da Itália! As mais famosas são o macarrão e a lasanha, mas também existem o raviolo, o nhoque, o tortellini, e por aí vai. Conheça um pouco mais de cada uma dessas e escolha sua preferida para cozinhar:
O espaguete é um tipo de macarrão fino e comprido, extremamente consumido ao redor do mundo. A receita italiana clássica era feita à mão, apenas com água e farinha. Hoje em dia, também é comum encontrar, em sua composição, ovos.
Depois de cozido, ele fica bem molinho e claro. A grande característica do espaguete é sua versatilidade. Ele pode ser combinado com vários tipos de molhos para macarrão, carnes e legumes. Por isso, é um dos macarrões mais queridos dos apaixonados por massas!
O ravioli é uma massinha quadrada que, hoje em dia, é recheada. No entanto, quando surgiu, seu propósito era ser uma massa mais densa para caldos e sopas. Os primeiros raviolis recheados eram de ricota e ervas e, com o tempo, outros conteúdos foram compondo-a.
Assim como o espaguete, o ravioli pode ser acompanhado de vários molhos. Os mais comuns são o sugo e o branco.
Originalmente feito de farinha de trigo, água e sal, o nhoque é uma massa mais encorpada. Hoje em dia, podemos encontrar de mandioquinha, de especiarias, de batata, e muito mais!
Na história desta massa, há uma lenda sobre um andarilho que, certa vez, entrou em um restaurante e pediu a única comida que havia ali. Serviram nhoque a ele e, anos depois, ele retornou ao restaurante afirmando que, depois de comer, sua vida mudou completamente. Por isso, o nhoque também é conhecido como a massa da sorte!
Tortellini ao molho sugo com manjericão: uma ótima combinação de sabores!
É uma massa de farinha de trigo e gemas de ovos bem fina. Assim como o ravioli, é recheado, geralmente de carne. O nome referencia ao diminutivo da palavra tortello, que significa torta. Por isso, o tortellini sempre foi recheado!
Este é, talvez, o prato italiano mais amado pelos brasileiros! Trata-se de uma receita feita da sobreposição entre massa e recheio, formando uma espécie de bolo de camadas. A massa é feita dos mesmos ingredientes que o macarrão – farinha de trigo, água e, às vezes, ovos -, já o recheio varia de acordo com o gosto de quem faz. O mais comum, sobretudo, é o ragú: molho de tomate e carne moída.
Na Itália, existe a crença de que, quanto mais popular é o restaurante, melhor será a lasanha servida!
O molho é parte integral de uma massa saborosa! Ele acompanha macarrões, lasanhas, pode ser servido à parte e até feito em casa. Dentre tantas opções, é importante se atentar para qual combina mais com determinado prato.
Feito de tomates e carne bovina moída, o molho à bolonhesa é um dos mais versáteis. Pode ser feito em casa e fica ótimo com macarrões e até com arroz branco. É, também, o molho para lasanha mais utilizado
Harmoniza com vinho tinto do tipo Cabernet Sauvignon e, na Itália, é chamado de ragú. Também vale colocar, no prato, quando for servir, queijo parmesão ralado ou em pedaços por cima deste molho!
O nome deste molho vem de carbonare, palavra italiana para carvão. A receita leva queijo parmesão, ovos, pimenta-do-reino e toucinho picado – ou bacon. Ao contrário do molho à bolonhesa, ele não é líquido e abundante. Na verdade, o carbonara adere aos fios do espaguete, como uma espécie de capa.
O vinho mais indicado para macarrões com este tipo de molho é o tinto de uvas Merlot. Apostar em vinhos brancos também é uma boa, já que o prato tem a gordura do queijo e do bacon.
Nhoque com molho branco: delicioso e fácil de fazer!
Feito basicamente de leite e queijo, o molho branco pode ser feito em casa, assim como os dois citados. É um molho mais forte e cremoso, graças a seu percentual de gordura, que fica ótimo com macarrão, nhoque e tortellinis.
Ele combina com vinhos brancos, mais precisamente do tipo Chardonnay.
Este molho é mais ácido, feito basicamente à base de tomate, sal e azeite. Ele combina com nhoque e espaguete e fica mais gostoso ainda se servido com algumas folhas de manjericão em cima!
Por ser mais ácido, a dica é harmonizar com vinhos tintos tipo Chianti, porque eles possuem notas frutadas e florais.
Dentre tantos molhos italianos, é impossível não citar o pesto – ou, como também é conhecido, o molho verde. Ele é feito de manjericão, alho, azeite, sal e pinoli (uma semente).
Algumas pessoas substituem, na hora do preparo, o pinoli por nozes, o que também deixa o molho delicioso. Na hora de servir um macarrão com molho pesto, escolha vinhos brancos tipo Sauvignon Blanc.
Na hora de preparar sua refeição, é importante pensar bem o tipo da massa e o molho para criar pratos deliciosos! Para combinar, é importante se atentar à receita escolhida e ao recheio, caso ela tenha.
Massas longas e frescas, como o espaguete, não combinam muito com molhos densos. Nestes casos, aposte em molhos líquidos, com carnes e ervas. Já massas recheadas ficam melhores com molhos que não predominam no prato, para que o recheio se sobressaia.
Os macarrões – geralmente feitos de massa fresca – combinam com molhos à base de azeite e tomate. São indicados o molho de bolonhesa, o pesto e o carbonara.
Já massas recheadas e mais densas, como o nhoque, o tortellini e o ravioli, ficam melhor com molho branco e sugo. A ideia é pensar em balancear os sabores: a massa precisa ficar aparente e ser complementada pelo molho. Eles precisam estar equilibrados no prato!
Espaguete: um dos tipos de macarrão mais amado pelas pessoas!
Vai fazer um almoço com os amigos ou para a família e não sabe o que preparar? Estas receitas são práticas, rápidas e muito saborosas! Escolha a sua, ligue o fogo e sirva o melhor da culinária italiana para quem você ama.
A lasanha é um dos pratos mais amados do mundo. Pode ser consumida sozinha, com arroz branco e fica perfeita com um bom vinho. Algumas pessoas acham que preparar esta receita é uma tarefa difícil e complicada, porém ela é bastante simples!
Ingredientes:
O primeiro passo é preparar o molho! Tradicionalmente, a lasanha era feita apenas dele e da massa. Hoje em dia, incrementamos a receita para que ela fique ainda mais gostosa.
Em uma panela, refogue o alho. Quando ele dourar, adicione a cebola, espere fritar e acrescente a carne. Coloque o sal e a pimenta-do-reino, e espere cozinhar. Quando a carne ficar pronta, adicione o molho de tomate. Caso você queira que o caldo fique menos denso, pode adicionar dois saquinhos! Uma dica é colocar pedaços de tomate neste momento, para ficar mais natural.
Quando o molho à bolonhesa ferver, espere alguns minutos, desligue o fogo e reserve. Em uma assadeira, coloque o molho, a massa e cubra-a de mais molho. Depois, coloque o presunto e a muçarela, formando camadas.
Faça quantas camadas couber no refratário, afinal, quanto mais lasanha melhor! Pré-aqueça o forno à 200ºC e coloque a lasanha para assar. Em 30 minutos, ela já estará pronta para ser servida.
Para fazer um macarrão à carbonara prático e delicioso, inclusive, ele é uma das receitas com massas secas mais gostosas, separamos um vídeo da Chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição do MasterChef Profissionais.
O nhoque, geralmente, é servido sem acompanhamentos. Existem vários tipos de nhoque no mercado, sendo o mais comum o de batatas. O molho branco caseiro é uma ótima pedida para harmonização!
Esta é uma receita vegetariana, deliciosa e rápida. Você vai precisar de:
Antes de começar a preparar o molho, ferva água e coloque o nhoque para cozinhar. Adicione uma pitada de sal e deixe cozinhando. Quando ele ficar mole, escorra a água e reserve.
Em uma frigideira, derreta a manteiga e, quando ela derreter completamente, adicione a farinha. Mexa rapidamente, com um batedor, até que os ingredientes se incorporem.
Uma massinha será formada e, nesse momento, você pode começar a adicionar o leite. Continue mexendo para que a massa derreta, formando um caldo grosso. Em seguida, adicione sal e noz-moscada a gosto e espere mais alguns minutos para que o molho engrosse.
Em um recipiente, coloque o nhoque e cubra com o molho. Caso você goste, jogue um pouco de queijo parmesão ralado e sirva!
Seja em jantares ou em almoços, comida italiana é sempre uma ótima pedida! O importante é preparar seu prato com carinho, servir e reunir quem a gente mais gosta para saborear tudo ao nosso lado.
Na hora de preparar seu jantar italiano, confira os supermercados Cidade Canção online! Com uma variedade de produtos e entrega em domicílio, sua refeição se tornará mais saborosa e especial.
Gostei da matéria !
Parabéns
Oi, Salvador! Que bom que você gostou. Fique de olho no blog para mais dicas, sempre postamos receitas deliciosas aqui!
Abraços.
Dicas preciosas , amei de paixão .
Ficamos felizes em ler isso, Gizelia!
Sempre compartilhamos dicas no nosso blog, volte sempre.
Abraços!
Gostei muito obrigado
Que ótimo, João Alberto! Volte sempre para conferir outras dicas de conteúdos.
Abraços!