
Doces e sobremesa
14 min
Morar sozinho não é fácil. É comum ter que se dividir entre estudos, trabalho, tarefas domésticas e outras atividades que aparecem durante a rotina. No meio disso tudo, ter na manga algumas receitas para uma pessoa pode ser a salvação em dias de correria.
Na hora de preparar uma refeição simples, é importante pensar não apenas em funcionalidade, mas também em sabor e em nutrientes. Aqui, você encontra receitas doces e salgadas para preparar um almoço para uma pessoa ou um jantar rápido e prático. Vamos conferir
Para refeições completas, pratos salgados são fundamentais. São a base do nosso almoço e o ideal é que sejam, também, nosso jantar. Essas receitas de comida para uma pessoa vão ser ótimas na hora de ir para a cozinha!
Os bolos de micro-ondas ganharam espaço na cozinha de quem gosta de praticidade e de doces. O que pouca gente conhece, ainda, é que existe uma receita salgada de caneca infalível, deliciosa e que fica pronta em menos de cinco minutos.
Em um recipiente, adicione a farinha e o óleo, mexendo até que a mistura se torne uniforme. Depois, acrescente o queijo, o presunto, o sal e o orégano, mexa mais um pouco e pegue uma caneca média.
Encha-a até a metade e leve ao micro-ondas por quatro minutos. Finalize colocando o tomate-cereja picado e, caso queira um gostinho de pizza, uma pitada de orégano.
Agridoce e cheio de sabor, o molho barbecue deixa o peito de frango irresistível.
Tem um frango parado no congelador e um molho de churrasco na geladeira? Então pegue os dois, combine-os e prepare uma receita de frango ao molho barbecue em 30 minutos que pode ser saboreada no almoço e na janta!
Em uma assadeira, coloque um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para cobrir e fechar o filé de frango depois de montá-lo. Fazer essa espécie de concha garantirá que a carne não seque.
Coloque o frango, tempere com sal e batatas, cubra com a cebola em rodelas e despeje o molho barbecue. Tudo será montado em pilha e envolto no papel alumínio.
Leve ao forno preaquecido a 200º C por 10 minutos. Deixe o frango cozinhar por 30 minutos e sirva! A receita, nessas proporções, rende mais de uma refeição.
Essa é uma receita bastante saborosa para quem quer sair do comum e comer um prato bastante nutritivo e saudável. O peixe na manteiga pode até ficar um pouco mais caro, mas vale a pena.
Novamente, a dica é montar o prato no papel alumínio antes de levá-lo ao forno para que o peixe não seque. Na assadeira, coloque os filés de tilápia, o dente de alho picado, os temperos e finalize com a manteiga derretida.
Cubra tudo com o papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180º C por 25 minutos. Feito isso, é só servir! Uma dica para completar a refeição é preparar, enquanto o peixe estiver no forno, um purê de batatas. Os pratos harmonizam e você consome mais nutrientes!
Bruschetta de forno com queijo e tomate-cereja: uma delícia para qualquer hora do dia.
Se você não é o maior fã de ingerir comida no jantar ou busca um café da manhã mais encorpado, essa é uma ótima receita. O melhor é que ainda dá para usar aqueles pãezinhos que estão velhos no armário e evitar o desperdício.
Na assadeira, coloque os pães, cubra com as fatias de queijo — coloque quantas você preferir — e com os tomates em cubos. Na hora de picá-los, faça quadrados bem grandes e rústicos, para ficar mais suculento.
Cubra com o orégano e leve ao forno preaquecido a 220º C até que o queijo derreta. A temperatura precisa ser alta porque, caso contrário, a bruschetta não irá gratinar, mas sim cozinhar.
Após o queijo derreter, é só servir. O prato combina até com um bom vinho Cabernet ou Merlot.
Se você nunca fez a receita porque se perguntava como fazer tomate recheado e acreditava ser difícil, sua opinião irá mudar! Na verdade, esse prato é simples de ser feito e fica delicioso. Nossa dica é apostar na opção vegetariana, dispensando a carne e substituindo-a pela proteína de soja.
Antes de preparar o recheio, corte a parte debaixo do tomate para que ele não role na assadeira e uma “tampa” na parte de cima, pela qual você irá retirar a polpa e as sementes para, depois, rechear.
Depois de hidratar a proteína de soja, refogue a cebola em um fio de óleo. Quando dourar, adicione o alho e espere fritar. Coloque, na panela, a proteína, o molho de tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino. Uma dica legal é colocar, no molho, a polpa e as sementes do tomate, para utilizar melhor as sobras.
Depois que o recheio cozinhar, pegue os tomates e, com o auxílio de uma colher, coloque a proteína de soja dentro da fruta. Monte na assadeira, regue com azeite e cubra com o parmesão ralado.
A receita fica no forno preaquecido a 180º C por apenas 10 minutos. Quando gratinar, está pronta!
Quer uma refeição diferenciada para o fim de semana? Então aposte neste risoto. Ele vai tornar seu almoço muito mais especial e pode ser feito com facilidade. Para preparar mais de uma porção, é só dobrar as quantidades.
Antes de preparar a receita, dilua o caldo de legumes na água e reserve. Depois, frite o bacon até que ele doure. Por ser rico em gorduras, não é necessário adicionar óleo. Quando o bacon fritar, adicione o alho-poró, deixe refogar e coloque o arroz arbóreo e o vinho.
Deixe cozinhar e, quando o vinho estiver reduzindo, comece a adicionar, aos poucos, o caldo de legumes preparado no início da receita. É importante mexer com frequência o risoto, para que o arroz libere o amido. Durante o preparo, a panela deve permanecer destampada!
Quando o caldo estiver acabando, prove e confira se o arroz está cozido. Caso ainda não esteja, adicione água aos poucos para que chegue no ponto. Assim que ficar al dente, desligue o fogo e sirva ainda quente.
Polvilhar queijo ralado na hora de comer e combinar com uma taça do vinho branco que sobrou é uma boa dica. Além disso, caso você não coma carne, dá para substituir o bacon por vagem e se deliciar com muito sabor.
Às vezes, só queremos uma bobeira para comer. Nesses casos, não é necessário gastar com delivery! Preparar um lanche de linguiça de casa é barato e pode ser customizado com o que você mais gosta.
Em uma panela, frite a cebola e abra as linguiças com a ajuda de uma faca. É só romper a pele que a modela e colocar a carne para cozinhar. Tempere com sal, orégano, manjericão e o que mais preferir.
Quando a carne estiver pronta, corte os pães e recheie com o requeijão (ou com o catupiry), com o queijo e, para finalizar, a linguiça. Caso queira esquentar o lanche e derreter a muçarela, leve-o ao forno a 220º C por 10 minutos para gratinar.
Rápido, prático e delicioso, o macarrão cremoso é perfeito para quem mora sozinho.
Se você está procurando uma receita de como fazer macarrão na panela de pressão, essa pode ser sua solução. Além do preparo rápido, o alimento sustenta durante o dia e pode servir como almoço e janta.
Na panela de pressão, adicione todos o ingredientes — exceto o queijo — e coloque água até a metade da panela (ou até cobrir). Quando pegar pressão, deixe cozinhar por 4 minutos.
Desligue a panela e adicione o queijo. Não é necessário levar ao fogo, porque o calor irá derretê-lo. Mexa e sirva.
Essa receita vegetariana é nutritiva, deliciosa e apresenta um prato amado por todos os brasileiros em uma versão sem carne: o strogonoff.
Em uma panela, refogue a cebola e adicione o cogumelo limpo. Uma dica importante é não lavar o cogumelo, porque, no contato com a água, ele perde o sabor e a textura. Limpe com o auxílio de um guardanapo.
Quando o cogumelo cozinhar, adicione o creme de leite, o ketchup, a mostarda, a noz-moscada e o sal. Cuidado com a quantidade de sal, porque a mostarda é bem forte.
Espere o molho engrossar, desligue o fogo e sirva com batata-palha e arroz branco.
Para quem não come derivados animais, a tapioca vegana é uma ótima opção de receita para um lanche da tarde ou até para um jantar mais leve.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes do recheio com um fio de azeite e sal para temperar. O melhor é que, além de rechear a tapioca, essa receita pode ser consumida com arroz e até sozinha!
Na frigideira aquecida, despeje a mistura de tapioca peneirada, espere as pontas subirem e vire-a. Quando estiver consistente, adicione o recheio, feche e sirva com um suco bem refrescante.
Pratos salgados são necessários em qualquer refeição e não dá para ficar sem. No entanto, depois daquele almoço ou até durante o café da tarde, a vontade de doce sempre chega.
Se você está buscando guloseimas práticas de ser feitas, fique de olho nessas receitas!
Muita gente quer saber como fazer pudim na caneca. Essa receita é infalível e fácil, te garantindo um doce no qual o preparo não tem segredos.
Em um recipiente, adicione o ovo, o leite condensado e o leite integral. Misture até que fique homogêneo e reserve.
Na caneca, adicione o açúcar e a água, mexendo para que o primeiro dilua. Quando isso acontecer, leve a caneca ao micro-ondas por 1 minuto. Misture novamente e comece a aquecer de 15 em 15 segundos, até que caramelize.
Feito isso, despeje a massa do pudim na caneca com o caramelo e leve ao micro-ondas por 2 minutos. Caso ainda esteja mole, volte ao eletrodoméstico em ciclos de 30 segundos até que fique consistente.
Coloque na geladeira até que esfrie e desenforme. Não é recomendado levar ao congelador para gelar mais rápido porque o choque térmico pode estourar a caneca!
Mousse de maracujá: refrescante, azedinho e perfeito como sobremesa.
Quem não ama uma sobremesa refrescante? Essa receita fácil de mousse de maracujá pode ser preparada no domingo e saboreada durante a semana sem medo. Dá até para colocar em uma marmitinha e levar para o serviço!
No liquidificador, bata o suco de maracujá, o leite condensado e o creme de leite até ficar uniforme. Reserve a mistura e prepare a gelatina incolor como pede a embalagem.
Geralmente, é só incorporar o pó em 6 colheres de sopa de água em temperatura ambiente. Quando a mistura ficar homogênea, esquente no micro-ondas por 15 segundos.
Depois de preparar a gelatina, misture-a com os ingredientes no liquidificador e bata por no máximo 2 minutos. Agora é só gelar e se deliciar quando ficar consistente!
Procurando um doce para qualquer hora do dia? O biscoito de chocolate caseiro é muito mais fácil de ser feito do que parece. Além de ser preparado por você, ele tem bem menos aditivos químicos que os encontrados em supermercados.
Em um recipiente, adicione a farinha, o achocolatado, o ovo, o fermento e o sal, misturando, com uma colher, todos eles.
Nesse ponto, duas dicas são importantes: dê preferência ao chocolate em pó, pois o achocolatado leva açúcar na composição e pode adoçar demais a receita; e não bata o fermento com liquidificadores ou batedeiras, pois isso impede que ele aja da melhor forma na massa.
Depois de misturar tudo, adicione a manteiga e, aos poucos, vá adicionando o leite. Nesta etapa o ideal é misturar com as mãos, até a massa ficar homogênea e modelável.
Quando ela ficar consistente, comece a separar pedaços e a modelar da forma como você preferir. Leve os biscoitos à uma assadeira untada e coloque-a no forno preaquecido a 180º C por 25 minutos.
Os brigadeiros gourmets já conquistaram admiradores por todo o Brasil. Aqui, você confere como fazer brigadeiro de Oreo para cozinhar o seu diretamente na sua casa!
Antes de começar a fazer o brigadeiro, é importante preparar o biscoito. Para tal, separe o recheio das bolachas e triture-as até que fiquem bem amassadas.
Depois, em uma panela, adicione a manteiga e o leite condensado. Quando estiver bem quente, adicione os recheios do Oreo e continue mexendo para derretê-los.
Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, adicione as bolachas trituradas e continue mexendo rapidamente até que fique homogêneo. Agora é só escolher um filme, esperar esfriar e comer de colher!
Prática, rápida e deliciosa, essa receita de palha italiana caseira vai se tornar uma das suas preferidas.
Um doce que ganhou fama nos últimos anos, é delicioso e tem a dose certa de açúcar! A palha italiana caseira é rápida e prática de ser feita, além de ser deliciosa.
Ingredientes
Modo de preparo
Em uma panela, adicione a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó até formar uma mistura homogênea. Esse doce nada mais é que um brigadeiro, portanto, mexa até que comece a desgrudar do fundo.
Uma dica para deixar a receita menos doce é adicionar, entre os ingredientes do brigadeiro, alguns pedaços de chocolate meio amargo. Quando o brigadeiro estiver homogêneo e não grudar na panela, adicione a bolacha picada.
Cuidado para não quebrar demais o biscoito! O ideal é que ele esteja em pedaços maiores, para que seja possível mordê-lo enquanto come a palha italiana.
Misture bem o doce e reserve para que esfrie. Se quiser uma apresentação mais bonita, coloque-o em um refratário, deixe bem distribuído e corte com o auxílio de uma faca quente depois.
Receitas para uma pessoa só são práticas de serem preparadas e, muitas vezes, podem ser consumidas em mais de uma refeição. O importante é variar seu cardápio, fugir só do miojo e se alimentar com muitos nutrientes!
No Cidade Canção online, você pode fazer suas compras e recebê-las diretamente em casa. Assim, economiza tempo e consegue preparar, com os melhores produtos, as receitas escolhidas. Clique no banner abaixo e encontre a loja mais próxima de você!
Uau vcs apresentaram receitas maravilhosas …as vezes queremos comer algo diferente ou um docinho só pra eu agora tenho AMEI…obrigado vcs são mil!!!
Oi, Rosa.
Que bom que você gostou das receitas! Ficamos muito felizes em te ajudar a preparar pratos deliciosas.
Fica de olho que todo mês tem novidades especiais para você aqui, viu?!
Abraços.