
Receitas
7 min
A culinária mundial é repleta de combinações saborosas que nos transportam para outras culturas sem que precisemos, de fato, sair do lugar. Na pluralidade de delícias encontradas no globo terrestre, o continente asiático guarda receitas de comida árabe que vão te surpreender.
A principal base dos pratos são sementes e leguminosas, como o grão de bico, porém algumas opções são feitas com carne moída, por exemplo, e possuem muito sabor. Por isso, a culinária pode agradar a vegetarianos, veganos e carnívoros.
Para te guiar no preparo, separamos 10 receitas de comida árabe fáceis para serem feitas em casa. Boa leitura!
O pão sírio é a base de várias receitas árabes e pode ser combinado ao babaganuche e ao homus na hora de servir as pastas. Por isso, é importante saber como fazer o seu em casa para servir um jantar completo.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até a massa ficar homogênea. Divida-a em bolinhas e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Abra a massa de forma circular, enfarinhe-a e leve ao forno à temperatura de 180º C até dourar. O pão sírio pode ser servido quente e frio, com diferentes recheios.
Para quem está procurando uma variação de salada refrescante para os dias quentes, o tabule é uma ótima opção. É uma combinação de trigo com legumes que fica temperada no ponto certo.
Coloque o trigo para hidratar em água fervente por 15 minutos. Em seguida, escorra o líquido para que o grão não fique encharcado.
Em um pote, adicione os outros ingredientes, tempere com sal, pimenta, cheiro verde, hortelã e suco de limão. Deixe gelar por algumas horas para que a salada fique mais refrescante.
Feita com grão de bico, o falafel é uma receita aromática, saborosa e relativamente cheia de processos. Para prepará-la, deixe de molho o grão de um dia para o outro e tempere bem. Separamos um vídeo do canal Gastronomismo para te auxiliar:
Os charutos de couve são recheados com arroz e carne e, por isso, é uma boa opção de prato principal para o almoço árabe. Prepará-lo é fácil e prático.
Em uma tigela grande, adicione água quente às folhas de couve para que elas fiquem macias e não quebrem na hora na hora de enrolar o charuto. Não coloque o líquido fervente, pois ele cozinhará demais o vegetal.
Em uma superfície, adicione o arroz e a carne no centro de uma folha de couve. Embrulhe-a para criar uma trouxinha. Para ter certeza de que não abrirá, espete um palito ou amarre cuidadosamente com barbante.
O charuto é uma opção deliciosa para o prato principal da refeição árabe.
Em uma panela, doure a cebola e o alho, adicione os charutos, cubra com água e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar até que o líquido seque, virando as trouxinhas com frequência para que todos os lados cozinhem.
Caso você prefira, pode substituir a carne por outros recheios, como bacon, legumes ou cogumelos.
Combinado com lentilha, o arroz árabe é uma opção bem completa para servir ao lado do tabule.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Adicione as xícaras de chá de arroz, de lentilha e de água, tempere e deixe cozinhar até a água secar. O ponto dos grãos deve ficar al dente.
Sirva quente e acompanhado de outras receitas da nossa lista, como o falafel, o tabule e os charutos.
O babaganuche é uma pasta feita de berinjela com tahine (outro molho árabe) e limão. É ácido na proporção certa e fica ótimo por cima do falafel ou do pão sírio. Separamos uma receita do canal Mohamad Hindi para te ensinar a preparar o seu:
O quibe é uma das receitas de comida árabe mais famosas que existem. Prepará-lo é bem rápido e, na hora de servir, pode ser apresentado com os molhos e pastas presentes neste texto.
Cubra o trigo com água quente e deixe hidratar por cerca de 30 minutos. Em seguida, escorra bem a água para que o grão não fique encharcado.
Misture o restante dos ingredientes e bata-os no liquidificador para que a massa fique bem processada. Com o auxílio de duas colheres de sopa, pegue um pouco da mistura e passe de uma para a outra, para dar formato ao quibe. Leve ao óleo quente e frite até dourar. Escorra em um papel toalha e sirva.
Enjoou do tabule? Não se preocupe! O fatuche é outra salada árabe bastante aromática e saborosa, com um gosto ácido e que combina com um almoço tropical.
Asse o pão sírio no forno preaquecido a 180º C para que eles fiquem crocantes e reserve. Lave os legumes e corte-os em rodelas, com exceção do tomate e da alface, que deve ser picados em cubos e rasgada em tiras largas, consecutivamente.
O fatuche é uma ótima opção de salada refrescante e levemente ácida
Misture todas as verduras em uma tigela, adicione o azeite, o suco de limão, o sal e o hortelã, mexendo novamente. Finalize com o pão sírio rasgado em pedacinhos por cima. Sirva em seguida, para que o pão não murche.
O homus é uma pasta, assim como o babaganuche, e geralmente elas são servidas lado a lado para que as pessoas experimentem – e até combinem! – ambas. É feito com grão de bico.
Hidrate o grão de bico cobrindo-o com água de um dia para o outro. Escorra o líquido, leve as leguminosas ao fogo com um litro de água e cozinhe até ficar bem macio.
Escorra novamente e descasque o grão de bico. Leve-o em pequenas quantidades para o liquidificador, sempre adicionando um pouco de água para que não estrague o aparelho. Quando formar uma pasta, adicione os outros ingredientes, misture e sirva.
A kafta, junto do quibe, é uma das receitas árabes que estão presentes no dia a dia do brasileiro com mais frequência. Preparar uma em casa é simples e garante o sabor tradicional do prato. Para aprender a fazê-la, confira o vídeo do canal Minuto Libanês:
O tahine é um creme de gergelim que serve de base para outras receitas de comida árabe. Ele pode ser adquirido pronto no supermercado, mas você pode fazer o seu em casa de forma rápida e fácil com apenas um ingredientes.
Leve o gergelim à frigideira até que ele doure. Depois, basta colocar no liquidificador e começar a bater.
No começo, será formada uma farofa. Continue batendo que o próprio ingrediente se tornará uma pasta, sem a necessidade de adicionar água. O processo é relativamente demorado e é importante parar algumas vezes para tirar o gergelim das bordas do liquidificador.
Quando o creme ficar espesso e liso, armazene-o em um pote de vidro com boa vedação. O tahine dura até três meses se mantido na geladeira.
Na hora de preparar suas receitas de comida árabe, faça as compras na loja do Cidade Canção online mais próxima de você e receba tudo em casa. Clique na imagem abaixo e acesse!