Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

16 receitas para o Dia dos Pais fáceis e deliciosas

Está procurando uma maneira de demonstrar seu carinho por seu pai no Dia dos Pais? Saiba que preparar uma bela refeição para ele pode ser um ótimo jeito de comemorar a data e criar um momento especial. Seja no almoço ou no jantar, ele certamente ficará muito feliz com esse agrado!

Para te ajudar nessa missão, separamos 16 receitas de Dia dos Pais que são fáceis de fazer e muito saborosas. Confira abaixo!

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

1. Churrasco

O churrasco é o menu oficial de muitas confraternizações, e não seria diferente no Dia dos Pais. Se o seu pai é daqueles que adoram carnes e outros alimentos assados na brasa, vale a pena investir nesse tipo de refeição.

Algumas boas opções de carne vermelha para o churrasco são alcatra, fraldinha, picanha e contra-filé. Já se a preferência for por carnes brancas, coxinhas e asinhas de frango funcionam bem. As linguiças também são uma alternativa interessante e possuem carnes variadas em sua composição. 

churrasco

O churrasco é uma ótima pedida para comemorações.

Além das carnes, você pode assar vários outros alimentos na brasa. Queijo coalho e pão de alho costumam fazer muito sucesso nos churrascos e, caso alguém de sua família não consuma carne, é possível preparar também espetinhos de legumes ou hambúrgueres veganos.

O mais importante ao gerenciar os alimentos perto do fogo é tomar cuidado e ficar de olho para que eles não passem do ponto ou queimem. 

Outro ponto importante no quesito churrasco são os acompanhamentos! É possível preparar vinagrete, farofa e arroz para servir com os alimentos assados. O pão francês também pode ser uma boa pedida nesse sentido. 

2. Maminha assada com mostarda

E as carnes não precisam ser assadas apenas na churrasqueira! A maminha ao forno com molho de mostarda é a prova disso. O corte é macio e suculento e funciona muito bem para compor o prato principal do Dia dos Pais. 

Veja o passo a passo para preparar essa carne no vídeo do canal Cansei de Miojo:

3. Panquecas 

Essa é uma receita simples, sem segredos e que leva poucos ingredientes: leite, farinha, ovos e óleo. Já o recheio fica a critério do cozinheiro. Algumas opções são carne moída, frango desfiado e presunto e queijo.

Receita para o Dia dos Pais: panqueca servida em refratário.

As panquecas aliam praticidade e versatilidade, por isso, são uma boa pedida para o almoço de Dia dos Pais.

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata três ovos, uma colher e meia (sobremesa) de sal, duas colheres de sopa de óleo, três xícaras de leite e duas xícaras de farinha de trigo até que tudo fique homogêneo. Se preferir, pode misturar com um fouet ou garfo. 

Para cozinhar a massa, despeje o líquido com uma concha em uma frigideira quente, untada com óleo. Espalhe para cobrir toda a superfície, e espere alguns segundos até que fique com um aspecto seco.

Com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e aguarde mais alguns segundos. Em seguida, tire-a do fogo e recheie. Para servir, coloque todas as panquecas já recheadas em uma travessa e cubra com o molho de sua preferência.

4. Lasanha à bolonhesa

A lasanha é uma boa opção de comida para se compartilhar e, por isso, é uma ótima pedida para o almoço ou jantar no Dia dos Pais. Nada de comprá-la pronta! Prepare seu próprio molho e monte, intercalando com a massa.

Veja como fazer no vídeo do canal Ana Maria Brogui:

5. Escondidinho de batata

Essa é uma versão mais rápida do escondidinho de mandioca e uma excelente receita de almoço para o Dia dos Pais, já que o tempo de cozimento da batata é menor. Para o recheio do prato, a sugestão é preparar um molho de carne moída.

Ingredientes

  • 6 batatas médias
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara de leite
  • 200 g de muçarela
  • 300 g de carne moída
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Comece preparando as batatas. Descasque e cozinhe por cerca de 15 minutos em água fervente, até que fiquem bem macias. Em seguida, escorra a água, amasse as batatas, acrescente a manteiga e o leite, e tempere com sal e pimenta.

Para o recheio, refogue a cebola e o alho em uma colher de óleo ou azeite. Quando estiverem bem dourados, acrescente a carne e deixe fritar até que mude totalmente de cor. Por fim, tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente o extrato de tomate e misture bem. 

Chegou a hora de montar! Acomode metade do purê de batatas no fundo de uma assadeira, despeje todo o recheio e cubra com o restante. Para gratinar, preencha a superfície com as fatias de muçarela. Deixe assar em um forno pré-aquecido a 200º por cerca de 15 minutos, ou até o queijo dourar.

Escondidinho de carne com batata servido com alecrim: uma ótima receita para o Dia dos Pais.

O escondidinho é uma ótima comida para o Dia dos Pais, já que tem uma textura cremosa e um gostinho irresistível.

6. Macarrão com queijo 

O macarrão com queijo é um prato que fica pronto em poucos minutos e encanta pelo sabor acentuado. É possível usar diferentes queijos para compor o preparo, mas sua versão com cheddar é a mais difundida. 

A consistência cremosa é outro destaque que te dará água na boca. Aprenda a preparar o prato com o vídeo abaixo, do canal Ana Maria Brogui:

7. Fricassê 

O fricassê de frango é um prato de textura bem molhadinha e sabor superagradável. O preparo é bem simples e o resultado surpreendente. 

Ingredientes 

  • 2 peitos de frango
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 copo de requeijão
  • 1 lata de milho verde
  • 80 g de azeitona sem caroço
  • 300 g de mussarela fatiada
  • 1 pacote de batata palha
  • Tempero a gosto

Modo de preparo

Leve os peitos de frango para cozinhar em água com os temperos de sua preferência. Depois de cozidos, escorra a água e desfie a carne. 

Bata o milho com o creme de leite, o requeijão e um pouco de água no liquidificador.

Combine a mistura do liquidificador com o frango desfiado em uma panela e leve para o fogo médio. Mexa bem e acrescente a azeitona. Tempere a gosto.

Disponha o preparo em uma assadeira e cubra com as fatias de queijo mussarela. Leve para o forno a 180 °C até gratinar. Cubra com a batata palha antes de servir.

8. Frango assado

O frango assado também pode ser uma boa ideia para o Dia dos Pais. Preparada da forma correta, a carne fica com uma textura bem suculenta e é um ótimo prato para dividir com a família. Veja como fazer no vídeo do canal Mohamed Hindi:

9. Torta de liquidificador

O preparo da torta de liquidificador é rápido e encanta pela praticidade. O recheio do prato é versátil, e você pode colocar o que preferir. As opções mais conhecidas são a de frango e a de legumes.

Ingredientes 

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 1 e ½ colheres (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • 1 pitada de queijo ralado
  • Recheio a gosto

Modo de preparo

Coloque o leite, o óleo, os ovos, a farinha e o sal no liquidificador e misture até virar uma massa homogênea. Acrescente o fermento e bata por mais alguns segundos. 

Disponha metade da massa em uma assadeira untada, coloque o recheio por cima e cubra com o restante. Leve para assar por mais ou menos meia hora em forno pré-aquecido a 180 °C.

torta de liquidificador

A torta de liquidificador fica pronta em poucos minutos e é uma ótima receita de Dia dos Pais.

10. Suflê de queijo e espinafre

Com certeza você já se pegou pensando: “Almoço de Dia dos Pais, o que fazer?”. 

Nesse caso, vale a pena considerar uma receita vegetariana muito bem elaborada: o suflê de queijo e espinafre. 

A combinação de sabores e a textura do preparo são irresistíveis, e ele com certeza será um dos pontos altos da sua refeição. 

Confira o passo a passo neste vídeo, do canal Mohamed Hindi:

11. Bolo de chocolate fofinho

Que tal uma receita de sobremesa para o Dia dos Pais? O bolo de chocolate é um clássico, e, quando bem feito, não há quem resista a pelo menos um pedacinho. Aprenda o modo de preparo neste vídeo do canal Receitas de Minuto:

12. Mousse de maracujá

Essa é uma daquelas receitas em que só é preciso misturar tudo e colocar na geladeira. Ideal para quem procura uma sobremesa prática.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 320 ml de suco de maracujá concentrado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture uma lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite e 320 ml de suco de maracujá concentrado (para facilitar essa medida, utilize a lata do leite condensado). Quando formar um creme liso e homogêneo, despeje em uma travessa e coloque na geladeira por cerca de duas horas.

13. Torta de limão

A torta de limão é uma sobremesa clássica e que agrada a diversos paladares. Seu preparo não demanda muito trabalho e é uma boa pedida para quem prioriza a praticidade, mas não quer deixar a qualidade de lado. 

Para aprender a fazer esse doce delicioso, confira o vídeo abaixo, do canal Receitas da Cris:

14. Pudim flan

Essa sobremesa é fácil de fazer e funciona muito bem para ocasiões especiais, como o Dia dos Pais. A textura inconfundível do pudim encanta qualquer um e irá fazer sucesso na refeição em família para celebrar a data. Veja como preparar:

Ingredientes 

  • 1 litro de leite
  • 6 ovos
  • 250 g de açúcar

Modo de preparo

Disponha 100 g de açúcar em uma panela e acrescente um pouco de água. Leve ao fogo baixo e mexa o preparo até alcançar o ponto de caramelo. Coloque a cobertura na forma que irá assar o pudim. 

Combine o restante do açúcar com os demais ingredientes em uma vasilha grande. Bata até a textura ficar homogênea. Leve a mistura para a forma com o caramelo e asse em banho-maria no forno a 150 °C por mais ou menos uma hora. 

Para saber se está no ponto, corte o pudim e veja se a faca sai limpa. Caso isso não ocorra, volte a assar por mais alguns minutos. 

pudim flan

O pudim flan é uma sobremesa de textura marcante.

15. Bolo vulcão simples

Quer um bolo de Dia dos Pais gostoso e com preparo descomplicado? Esta é uma boa pedida. O bolo vulcão de chocolate faz sucesso pelo visual incrível e pela cobertura supercremosa. 

No vídeo abaixo, do canal Gabriel Freitas, você poderá conferir o passo a passo para fazer essa sobremesa irresistível, de modo simples. 

16. Salada de frutas

Se você é uma pessoa que gosta de preparos tradicionais, a salada de frutas funcionará bem como sobremesa para sua refeição de Dia dos Pais.

O doce é versátil, já que pode ser feito com as frutas que você tiver em sua casa, e fica pronto em minutos. 

Modo de preparo

Para preparar a salada de frutas basta picar as frutas desejadas em cubinhos e levar a mistura para a geladeira por cerca de meia hora. Algumas opções interessantes são morango, laranja, uva, mamão e kiwi. 

Se quiser incrementar, é possível finalizar com ingredientes como iogurte, mel, leite condensado ou creme de leite.  

salada de frutas

A salada de frutas é uma receita de Dia dos Pais simples e saborosa.

O Dia dos Pais é sempre um momento de retribuir toda a dedicação recebida ao longo da vida. Por isso, cozinhar uma refeição para comemorar a data em família pode deixá-la ainda mais especial!

Agora que você já tem uma sugestão de cardápio para o Dia dos Pais, aproveite para comprar os melhores ingredientes para as suas receitas. Clique no banner abaixo para fazer seu pedido online na loja do Cidade Canção mais próxima de sua casa! 

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *