
Pratos Principais
9 min
Noites temáticas são divertidas, saborosas e muito mais econômicas do que sair para jantar. Seja para celebrar momentos especiais ou reunir os mais chegados, a noite do hambúrguer é a oportunidade perfeita para degustar algumas delícias gastronômicas.
Neste post, você confere dicas para escolher a carne, preparar o hambúrguer e os acompanhamentos, organizar o evento e decorar a casa. Boa leitura e ótimo apetite!
A organização do jantar começa com a escolha da melhor carne para hambúrguer. Os hambúrgueres artesanais precisam ser suculentos, gordurosos e macios, e o segredo para alcançar esse resultado são os blends de carne.
Cortes de segunda, como o acém e o peito, são as escolhas mais comuns. Para versões gourmet, prefira peças da parte traseira do boi, como a alcatra e o patinho. Você também pode combinar carnes suínas, como o pernil, para aprimorar o sabor do lanche.
Outro aspecto importante é a quantidade de gordura da carne, que deve ficar entre 15% e 20% do total do peso do blend. Dentre as opções, as gorduras do peito e da costela são as que possuem melhor custo-benefício.
Não sabe exatamente como fazer hambúrguer em casa? Escolha um bom blend, garanta que as carnes sejam rigorosamente moídas e tempere com os ingredientes certos. Seguindo esses três passos, a chance de errar é praticamente nula!
O ideal é que os convidados possam escolher entre os ingredientes e montar seu próprio hambúrguer. Complementos como alface, queijo, tomate, bacon, cebola e picles são tão importantes quanto a carne, assim como os temperos e molhos.
Em vez de servir o hambúrguer pronto, deixe que os convidados montem suas versões favoritas.
Você pode utilizar condimentos clássicos, como o sal, o alho e a cebola, ou investir em temperos especiais, como a páprica, o cominho, o coentro e a hortelã. O molho caseiro para hambúrguer também é uma opção imbatível, desde os mais tradicionais até os agridoces.
Outra dica é oferecer diferentes tipos de pão de hambúrguer, como o americano, o italiano, o australiano, o brioche, o pão de cebola e o ciabatta.
Os convidados chegaram e o prato principal ainda não está pronto? Sirva algumas opções de entradas para noite do hambúrguer e deixe todos satisfeitos. Amendoins, torradas, patês, bolinhos e croquetes são boas sugestões para começar a noite.
Junto com os hambúrgueres, vale disponibilizar batatas fritas, canoas, chips ou rústicas, anéis de cebola, queijos empanados, cremes, molhos e azeites aromáticos.
Além dos acompanhamentos para noite do hambúrguer, é necessário garantir uma variedade de drinks e bebidas, como milk-shakes, sucos naturais, refrigerantes, água, cervejas e coquetéis clássicos.
Para deixar a noite ainda mais temática, decore o espaço com elementos rústicos e que remetam ao universo do hambúrguer. Toalhas de mesa estampadas, tábuas de madeira e facas e talheres de churrasco são algumas das sugestões.
Elementos rústicos caracterizam o ambiente e deixam a noite ainda mais divertida.
A mesa posta da noite do hambúrguer deve conter todos os ingredientes e utensílios necessários, além de espaço suficiente para que os convidados fiquem à vontade na hora de montar os lanches.
Disponha pratos de jantar, talheres, copos e guardanapos e, para facilitar, deixe todos os acompanhamentos em recipientes separados. Também é interessante adicionar etiquetas para identificar cada um dos ingredientes.
Sabe como fazer hambúrguer em casa, mas precisa de ajuda com a lista de compras? Preparamos uma seleção com itens indispensáveis e a quantidade ideal para servir cinco pessoas:
Adapte as quantidades e ingredientes de acordo com o número de convidados e os gostos pessoais. Depois disso, é só seguir as orientações que apresentamos, ir às compras e deixar tudo pronto para uma noite do hambúrguer inesquecível!
Quer continuar aprendendo sobre gastronomia e receber dicas de culinária no seu e-mail? Preencha o formulário abaixo e assine a newsletter do Cidade Canção Online.