
Pratos Principais
8 min
A comida que seu filho consome no dia a dia precisa ser saborosa, nutritiva e capaz de mantê-lo saciado até a próxima refeição. No entanto, conciliar o preparo dos lanches com a rotina pode ser um verdadeiro desafio. A dica é driblá-lo por meio de lanches rápidos para crianças!
Esses quitutes podem ser inseridos nas lancheiras dos pequeninos e até compor o café da manhã ou lanche da tarde. A questão é organizar seu tempo, criar um cardápio saboroso, benéfico à saúde e preparar tudo com muito carinho.
Neste post, vamos te ensinar a escolher os melhores alimentos, preparar lanches rápidos para as crianças e montar uma rotina de alimentação saudável e completa. Continue a leitura e confira!
O primeiro passo é evitar itens de um único grupo alimentar, como pão e biscoito, queijo e iogurte, frutas e suco. Segundo a nutricionista Nayara Almeida Faris, a alimentação infantil carece do valor nutricional de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.
O horário da refeição também deve ser levado em consideração. “O lanche da manhã pode ser menos calórico, especialmente se a criança toma desjejum antes de ir à escola; o da tarde, por sua vez, costuma ser mais calórico”, afirma a nutricionista Denise Utsch Teixeira.
Não se preocupe, porém, em contar calorias. Enquanto alguns alimentos zero calorias não têm nutrientes importantes, outros, mais calóricos e à base de gorduras boas (como ovo, queijos e grãos), são cheios de benefícios. O segredo é priorizar alimentos naturais e atentar-se à composição do prato.
As frutas da estação estão entre as melhores opções de lanches rápidos para crianças.
Corra dos alimentos industrializados. Sucos de saquinho, bolinhos prontos e bolachas recheadas são repletos de açúcar e de corantes, que fazem mal para as crianças. A dica é apostar em alimentos integrais e adquirir produtos de padaria.
Por fim, cuide do armazenamento. A melhor forma de conservar os lanches e aguçar o paladar infantil é a bolsa térmica, que mantém os alimentos na temperatura adequada. Outra opção é embalar a comida em papel alumínio e levar as bebidas e iogurtes semicongelados.
Respeitar a preferência e idade dos filhos é de extrema importância. “Uma criança de 2 anos nem sempre consegue morder uma maçã, precisaria de alguém para cortar e dar a ela, mas na escola teria essa ajuda?”, levanta Denise.
Logo, se a ideia for compor a lancheira, corte as frutas mais duras de antemão. Caso a criança vá ingerir o alimento em um passeio com você, uma dica é cortar e comer com ela, para que ela veja o exemplo.
A combinação de alimentos também é um ponto relevante, já que, segundo Patrícia, é um incentivo para que a criança coma. “Talvez ela não aceite um filé de frango na hora do lanche, mas fazer um patê de frango e colocar no pão fique mais saboroso e chame sua atenção.”
Outra boa ideia é combinar cores e criar pratos em formato de bichinhos e de expressões. Assim, os pequenos se encantam com o visual do lanche, o que pode surtir o desejo de prová-lo. Essa prática é ainda mais indicada para aqueles alimentos que não agradam tanto as crianças, como vegetais e legumes.
Não sabe por onde começar? Veja algumas sugestões de lanches saudáveis para seus filhos levarem para a escola ou comerem durante os dias da semana:
Cupcakes e minibolos caseiros são perfeitos para alimentar e agradar o paladar infantil.
O bolo de fubá vai deixar as crianças pedindo mais.
Para levar à escola, lanches saudáveis e integrais são práticos, gostosos e nutritivos.
Agora que você já tem dicas de um cardápio saudável e saboroso, selecionamos doze receitas para o lanche das crianças que podem ser feitas em minutos e usando pouquíssimos ingredientes. Olha só:
O lanche frio pode ser preparado com vários recheios e fica delicioso sempre.
Acompanhado de iogurte natural e de uma porção de frutas da estação, é um lanche saudável e que vai conservar a energia do seu filho. O atum pode ser substituído por frango desfiado e até por manteiga de amendoim para criar uma versão doce.
Retire as cascas dos pães e achate-os o máximo que puder. Em seguida, passe o queijo cremoso no lado de dentro de cada fatia, recheie com o atum e feche o sanduíche. Também é possível misturar a ricota com o atum antes de adicioná-los, criando uma espécie de patê.
Ingredientes saudáveis, como frutas e vegetais, são ideais para preparar lanches rápidos para crianças.
Um lanche vegetariano, fácil de fazer e que ajuda a enriquecer a alimentação infantil. Além de muito nutritivo, o resultado é um pãozinho delicioso e que derrete na boca. Confira:
Depois de cozinhar a cenoura, amasse-a até formar um purê. Deixe esfriar e, enquanto isso, misture os demais ingredientes em uma vasilha. Junte o purê de cenoura, incorpore tudo e sove a massa até desgrudar das mãos. Por fim, basta assar em fogo médio (190º C) por 15 minutos.
Uma opção para agradar os pequenos e ainda criar um cardápio saudável. E a melhor parte é que o lanchinho é feito com apenas três itens!
Amasse as bananas até atingir a consistência de um purê, junte a aveia e as gotas de chocolate e misture bem. Em seguida, faça bolinhas com a massa e posicione-as espaçadas em uma forma untada. O último passo é assar os cookies em fogo alto (200º C) por 15 minutos.
Que tal preparar um lanche sem glúten para seu filho, diminuindo o consumo diário deste componente. A receita é super simples e pode ser feita com ingredientes encontrados no seu armário e na sua geladeira.
Em um refratário, adicione todos os ingredientes da massa e misture-os com um garfo até ficar homogêneo.
Coloque um terço da massa em um pote quadrado (caso queira que fique com aspecto de pão) ou em um prato (se preferir que o formato seja redondo), unte com azeite e leve ao micro-ondas por cerca de dois minutos. Repita o procedimento até a massa acabar.
O sanduíche sem glúten é delicioso e nutritivo para os pequenos.
Pegue a massa cozida, recheie metade dela com duas fatias de presunto, duas fatias de queijo e dois tomates-cereja em rodelas, feche-a e leve à uma frigideira até que o lanche fique dourado. A receita rende três sanduíches sem glúten.
Que tal preparar um pão de queijo livre de componentes industrializados em casa para que seu filho se delicie durante o lanche da tarde? É rápido e prático!
Quebre o ovo em uma tigela e adicione os outros ingredientes, misturando. Leve a massa a uma frigideira untada com um fio de azeite e frite dos dois lados.
Uma dica para deixar a receita ainda mais saborosa é rechear o pão de queijo com peito de peru, por exemplo.
Essa opção leva mais ingredientes, mas fica deliciosa e com certeza fará as crianças pedirem mais. Algumas vezes, pode até ser um lanche para a noite.
Leve a fatia de Rap 10 à frigideira e frite até ela ficar durinha (não é necessário untar o recipiente). Misture o frango com o requeijão e adicione-os, com o queijo frescal. Feche-o e deixe cozinhar por cinco minutos, servindo ainda quente.
Na cozinha, o misto quente é um clássico que deixa todos pedindo mais.
O misto quente é uma das receitas mais fáceis e saborosas que existem, sendo um clássico que encanta os pequenos na hora do lanche. Para preparar, você pode usar uma sanduicheira elétrica ou de metal.
Coloque as fatias de presunto e de queijo entre as de pão e leve à sanduicheira. Caso você utilize a elétrica, fique atento ao dispositivo, que indica quando o lanche está pronto. Se usar a de metal, deixe-a por cinco minutos no fogo e lembre de virá-la com frequência, para que um dos lados não queime.
Essa é uma ideia divertida, colorida e que vai fazer com que as crianças comam frutas com facilidade. Dá para variar nos componentes, utilizando opções da época.
Intercale os morangos, as uvas e os cubos de manga em um palito de churrasco. É indicado cortar a ponta, para que a criança não se machuque com ele. Para fazer mais espetinhos, duplique as quantidades.
Toda criança ama pastel e, nessa opção de receita, você dispensa a fritura ao cozinhá-lo no forno. O melhor é que o recheio pode ser alterado com facilidade. Para te ajudar no preparo, separamos um vídeo do canal Cook’n Enjoy. Confira:
Impossível falar de lanches rápidos para crianças sem citar a salada de frutas. Além de saudável e gostosa, ela fica pronta em um piscar de olhos. Veja como variar nas cores e texturas para criar um lanchinho atrativo para os pequenos:
Depois de lavar e descascar as frutas, corte-as em cubos pequenos e despeje tudo no recipiente escolhido. Cubra com o iogurte e, se sentir necessidade, adoce com mel ou outros adoçantes naturais. Para finalizar, é só manter na geladeira até o momento de se deliciar.
Combine shakes e vitaminas com sanduíches ou biscoitos para uma lancheira completa
Que tal fazer uma deliciosa vitamina de morango? É exatamente o que seu filho precisa para ter energia, sobretudo se for acompanhado de um sanduíche natural ou de bolachinhas integrais. Veja como é simples:
Lave bem os morangos e bata-os em um liquidificador por dois minutos. Acrescente o leite, a linhaça e o açúcar mascavo e continue misturando até obter uma textura homogênea. Para aproveitar todo o sabor, mantenha a receita na geladeira até o momento de consumi-la.
Outra opção de suco para fazer em casa que vai deixar as crianças apaixonadas é a limonada suíça. Esta opção leva leite condensado, então maneire na quantidade de vezes por semana que você oferece aos pequenos.
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uniforme. Sirva com gelo.
A seleção de lanches rápidos para crianças é perfeita para cuidar da família sem passar muito tempo na cozinha. Se você gosta desse tipo de conteúdo, assine gratuitamente a newsletter do Cidade Canção e receba dicas em primeira mão!