
Pratos Principais
1 min
Comemorar datas importantes com quem a gente ama é sempre uma delícia. Melhor ainda é se dedicar para criar um momento românticos a dois, como um jantar de Dia dos Namorados especial para seu par.
Além de economizar em restaurantes, você pode caprichar nas receitas com pratos simples ou rebuscados, preparar uma decoração romântica e mostrar ao seu amor que todo esse cuidado foi pensado só para ele ou para ela.
Para te ajudar a definir o cardápio da noite, separamos 10 receitas fáceis para um jantar de Dia dos Namorados perfeito e cheio de amor, separadas em entradas, prato principal e sobremesa.
Ao final, você também encontra dicas de bebidas e de decoração. Confira!
Para começar a noite de Dia dos Namorados, é importante pensar em um prato simples que será servido como entrada. Geralmente, escolhe-se saladas, torradas ou opções mais leves, apenas para forrar o estômago.
A salada caprese é uma deliciosa receita para ser servida como entrada no seu jantar de Dia dos Namorados.
Fácil de fazer e excelente para abrir o apetite! Basta distribuir algumas fatias de tomate em um prato, e cobri-los com fatias de muçarela de búfala, azeite de oliva, folhas de manjericão fresco, sal e molho pesto a gosto.
Uma salada italiana simples, porém famosa e que, com uma boa apresentação, vai ficar elegante e deliciosa. Veja como prepará-la é simples!
A receita tradicional da salada caprese é feita com muçarela fresca, mas, atualmente, é muito comum utilizar a de búfala na hora do preparo.
Para servir este prato, basta dispor, lado a lado, a muçarela, uma rodela de tomate e uma folha de manjericão. Regue com azeite a gosto e tempere com sal.
Algumas pessoas também gostam de adicionar um pouco de molho pesto, mas não é um ingrediente clássico na receita. Caso opte por utilizá-lo, apenas cuidado na mão, pois ele é bem forte.
Para casais apaixonados por comida árabe ou, então, que seguem dieta vegana, o falafel é uma excelente dica de entrada. Não existem muitos segredos para fazê-lo, por isso, é muito prático e fácil de executar.
Antes de iniciar a receita, é preciso ressaltar um ponto sobre ela: o grão-de-bico deve, obrigatoriamente, ficar em molho por 24 horas, pois esse passo é fundamental para fazer o prato. Portanto, não esqueça de deixar essa etapa pronta.
No dia seguinte, quando começar a receita, escorra a água do grão-de-bico e, depois, passe-os por um pano de prato. O objetivo é deixá-los bem sequinhos para que possam ser fritos de forma correta, além de ser uma das características da receita.
Enquanto eles secam, comece a preparar os outros ingredientes: corte a cebola em quatro pedaços, descasque o alho e lave as folhas que serão usadas no tempero.
Depois, pegue esses ingredientes e passe-os no processador. Caso não tenha, pode utilizar um liquidificador.
Em seguida, acrescente metade dos grãos e bata novamente. Faça pausas para misturar todos os ingredientes. Aqui, é importante que vire uma pasta.
Após isso, jogue a outra metade de grãos para processar. Essa etapa deve ser feita em menos tempo, pois é necessário que fique pedacinhos do grão-de-bico.
Petiscos como entrada podem ser uma ótima forma de agradar o seu amor.
Com a base da massa do falafel pronta, coloque tudo em uma vasilha e misture a farinha e o bicarbonato de sódio. Se quiser deixar o processo mais rápido, deixe prontos os bolinhos para fritar.
O formato pode ser a seu critério mas, em geral, eles são mais achatados.
Depois, aqueça o óleo e comece a fritar. Verifique se o óleo não está muito quente, caso sim, os bolinhos podem ficar crus por dentro. O ideal é que o fogo esteja no médio e eles possam fritar até ficarem douradinhos.
Ao finalizar, coloque em papel toalha e arrume para servir. Um bom acompanhante são as rodelas de limão para temperar o falafel enquanto come.
Esse prato nada mais é que um refogado com legumes, geralmente comido frio com torradinhas. É uma excelente entrada para seu jantar romântico, por ser saborosa e simples de ser feita.
Pique todos os legumes em cubos bem pequenos e leve a um refratário que possa ir ao forno. Misture-os na travessa, adicione o azeite e tempere com o sal.
Leve ao forno preaquecido a 180º C e, a cada quinze minutos, mexa os vegetais e adicione mais azeite para que eles não sequem.
Geralmente, é necessário realizar esse processo apenas três vezes. Caso os legumes fiquem macios antes, pode desligar o forno e servir com algumas torradinhas.
Outra receita linda e deliciosa que vai tornar esse dia especial ainda mais prazeroso para você e para seu par romântico. Por mais que demore um pouco para ficar pronta, é uma excelente entrada.
Em um recipiente, adicione os tomates cortados ao meio, o azeite e tempere com alecrim, sal e pimenta-do-reino. Caso goste, pode acrescentar outras ervas frescas.
Misture e leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de uma hora. A cada quinze minutos, mexa os tomates para que eles não queimem e, caso estejam muito secos, adicione mais azeite.
Os tomates confit podem ser servidos puros ou com torradinhas.
Mais uma receita para os amantes da culinária árabe, o hummus com torradinha é extremamente fácil e rápido de ser feito. Se você busca por praticidade no Dia dos Namorados, essa é uma boa dica.
O hummus é uma boa ideia de receita para jantar de Dia dos Namorados, pois combina sabor e praticidade.
As torradinhas podem ser compradas prontas ou, se preferir, você mesmo pode fazer: basta fatiar algumas rodelas de pão francês (ou outro da sua preferência), passar manteiga ou azeite e polvilhar orégano. Depois, é só levar ao forno até que doure.
Já o hummus é feito à base de grão-de-bico e com a ajuda de um processador. Mas verá como é simples e saboroso.
Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão e deixe ficar por 15 minutos, após começar a pressão. Caso tenha deixado de molho por um dia, o tempo pode ser menor.
Ao terminar, espere a pressão abrir e coloque os grãos em um processador. Jogue o alho, o tahine e todos os temperos.
Antes de começar a bater, coloque a água. Mas cuidado! O hummus deve ficar cremoso e o excesso de líquido pode deixá-lo aguado. Por isso, comece por pôr bem pouco, uma quantidade que não chegue à metade dos grãos no processador.
Depois, processe tudo até virar uma pasta. Faça pausas para conferir a textura e o tempero. Se achar necessário, acrescente mais sal, pimenta e azeite.
Ao terminar, coloque em um bowl para servir. Se preferir, regue com mais azeite.
O espetinho caprese é uma ótima entrada para jantares com temática italiana e também para quem quer uma combinação deliciosa e muito fácil de se fazer. Tudo o que você precisará são três ingredientes: tomate cereja, muçarela de búfala e manjericão.
A quantidade de cada ingrediente irá depender de quantos espetinhos você quiser montar, portanto, ficará a seu critério.
Já a montagem é bem simples: basta inserir os ingredientes nos espetos, pela ordem que preferir, intercalados.
Para acompanhar, você pode preparar um molho pesto ou outro que for da sua preferência.
As cestinhas recheadas são entradas muito versáteis, já que podem ser recheadas com tudo o que você quiser! Elas agradam a todos os gostos e podem adaptar-se a diferentes dietas.
Para fazer a cestinha, basta utilizar massa de pastel e moldá-la de acordo com as forminhas, que devem ser as mesmas usadas para empadinhas. Depois, é só levar ao forno para assar por cerca de 15 minutos.
Para o recheio, se você está sem ideias, vamos deixar uma receita deliciosa de sabor pizza.
Para esta lista de ingredientes não deixaremos medidas, pois elas podem variar de acordo com a quantidade que você deseja de cestinhas! Portanto, na hora de comprar os itens, sempre calcule quantas entradas serão para cada um e se isso, de alguma forma, atrapalhará o apetite para o prato principal.
Comece por ralar as peças de presunto e muçarela. Se desejar, pode deixar ambos os ingredientes já misturados.
Em seguida, corte os tomates em cubos e adicione-os à mistura de presunto e muçarela. Depois, regue tudo com azeite.
Após essa etapa, faça a montagem das cestinhas. Aqui, as casquinhas já devem estar assadas. Coloque a quantidade de recheio que desejar, decore com azeitonas e leve ao forno até o queijo derreter.
Em seguida, é só servir. Muito fácil, não é mesmo?
Com a entrada pronta, é hora de levar seus dotes culinários para outro terreno: o do prato principal. As receitas são fáceis de serem preparadas e vão, com certeza, impressionar a pessoa amada.
Muitas pessoas pensam que preparar um risoto é uma tarefa complicada. No entanto, um prato que demora pouco tempo para ficar pronto e que vai deixar seu jantar de Dia dos Namorados mais elegante.
Você pode adicionar o sabor de sua preferência, mas o alho poró é uma boa sugestão pois tem um sabor marcante e leve. A seguir, confira a receita do canal Marisa Santina, na qual ela mostra como preparar essa receita deliciosa:
O peixe é uma opção de proteína saborosa, saudável e com um modo de preparo simples. Nessa receita, você pode temperá-lo com suas ervas e especiarias preferidas.
Em uma frigideira, frite os filés de tilápia no azeite até que fiquem dourados e macios. Enquanto isso, adicione um fio de azeite em uma panela e as ervas cortadas em pequenos pedaços.
Quando estiverem refogadas, coloque o peixe em um prato e despeje o molho de ervas com azeite por cima. A carne ficará bem molhada e suculenta.
Que tal preparar sua própria costelinha ao molho barbecue? A receita é bastante simples, mas exige tempo e paciência, já que demora um pouco para ficar pronta. No entanto, o resultado vale a pena!
Assista o preparo dessa receita disponível no canal Cansei de Miojo:
O nhoque com champignon é um prato delicioso para ser servido ao seu par romântico.
Para quem gosta de massas, mas quer fugir do já batido macarrão, esse prato é uma excelente opção. O molho funghi é aveludado e harmoniza bem com um vinho tinto, o que tornará sua noite muito romântica.
Além disso, não é necessário fazer a massa. Você pode prepará-lo com uma versão congelada ou seca do nhoque, e o resultado ficará muito bom.
Cozinhe o nhoque na água e no sal, apenas, para que o molho seja o elemento principal no prato.
Com ele pronto, coloque o creme de leite e os cogumelos em uma panela, temperando com sal e pimenta-do-reino. Lembre-se de não lavar os cogumelos, porque o contato com a água altera o gosto e a textura do fungo!
Quando o molho começar a borbulhar, adicione o nhoque, deixe cozinhar por alguns minutos para que o sabor incorpore na massa e sirva!
Caneloni é uma receita italiana que sempre cai bem e, inclusive, ela tem tudo a ver com o Dia dos Namorados! Uma ótima ideia de jantar mais sofisticado e que pode ser acompanhado de um bom vinho.
Para aprender todo o passo a passo, assista o vídeo do canal Isso é comida e confira!
Para os apaixonados por uma carne suculenta, a maminha na cerveja é uma grande aposta. O prato é ideal para quem procura um jantar mais desconstruído e com gostinho de churrasco.
Para começar, é necessário marinar a carne. Por isso, o primeiro passo é preparar os temperos para esse processo.
Junte o coentro, a pimenta-do-reino, a mostarda em grão e o tomilho em um pilão e macete para liberar os aromas. Em seguida, adicione o sal e um pouco de azeite.
Coloque a carne em uma travessa e, em seguida, comece a distribuir o tempero por ela, sempre massageando para que ele se espalhe bem. Faça isso de ambos os lados.
Após isso, adicione a cerveja preta e tape com papel alumínio. Deixe a carne marinar por duas horas na geladeira.
Em seguida, corte os legumes em tamanho médio e coloque para cozinhar na água. O ponto ideal é al dente.
Após duas horas da carne marinando, chegou o momento de selar. Em uma frigideira quente, acrescente azeite e ponha a peça da maminha. A ideia é dar uma cor dourada ao alimento.
Ao terminar, coloque a carne em uma outra vasilha e reserve a marinada.
Na vasilha da maminha, acrescente os legumes ao redor da carne. Amasse os dentes de alho e adicione ao recipiente. Regue com azeite e polvilhe com pimenta-do-reino. Finalize com tomilho e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por uma hora.
Enquanto assa, prepare o molho. Para isso, você deve adicionar uma parte de amido de milho e água à marinada. Depois, passe a mistura para uma panela e leve ao fogo para engrossar. Após ferver, coloque todo o amido. Termine com mel.
Quando a carne já estiver assada, retire-a do forno e corte-a em fatias. Troque os legumes e a peça para uma outra travessa, que será onde a receita vai ser servida. Regue com o molho da marinada.
A panqueca de brócolis com ricota é ótima para quem prefere consumir pratos mais leves à noite. A receita é muito simples e tudo o que você precisará é fazer a massa e, em seguida, o recheio, que é muito fácil.
No canal Meu Umbigo no Fogão você confere uma receita simples e deliciosa.
O macarrão ao molho branco é uma receita que combina praticidade e sabor. Se você está com menos tempo mas quer servir algo delicioso no jantar de Dia dos Namorados, pode apostar nessa opção.
Quem ama massas com certeza não se importará de comer essa receita como prato principal. Entretanto, se quiser, pode unir ao macarrão os acompanhamentos que desejar.
Em uma panela, coloque o macarrão para cozinhar. Enquanto isso, retire a pele dura do bacon e corte-o aos cubos. Em seguida, frite-o em uma panela com um pouco de óleo. Reserve.
Em um recipiente, adicione o leite, a margarina, a farinha de trigo e o amido de milho e o sal. Mexa até dissolver o amido de milho. Caso fique com pelotas, retire-as.
Depois, leve essa mistura para a panela onde está o bacon e mexa. Tempere com pimenta-do-reino e a noz-moscada. Quando estiver no ponto, jogue o creme de leite e misture.
Agora, ponha todo o macarrão em um refratário e, depois, jogue o creme branco por cima e misture. Está pronto para servir!
Para finalizar o jantar de Dia dos Namorados não poderia faltar uma sobremesa deliciosa. Ela será a responsável por tornar a noite perfeita e mostrará como ficar em casa é uma ótima opção, desde que seja para fazer um momento especial.
Além de deliciosa, essa é uma sobremesa com uma apresentação muito bonita. Por ser feita em porções individuais, é uma excelente opção para o dia dos namorados.
Ingredientes para a massa
Ingredientes para o recheio
Em uma panela, adicione os morangos e o açúcar, mexendo até que formem uma calda rala, parecida com uma geleia.
No liquidificador, adicione o cream cheese e a manteiga e bata até que fique uniforme. Reserve ambas as misturas do recheio e prepare a base de biscoitos.
Para isso, basta triturar os biscoitos e adicionar a manteiga, mexendo até formar uma massa úmida.
Agora é só montar. Em uma taça, adicione a base de biscoitos, preencha com o cream cheese e finalize com uma camada fina da geléia de morangos. Coloque na geladeira para ficar refrescante e sirva!
Esse doce é super fácil de fazer e fica pronto em questão de minutos. Basicamente, é a junção entre biscoitos e brigadeiro. Ou seja: não tem como ficar ruim!
Para fazer o brigadeiro perfeito, misture o leite condensado e o chocolate em pó na panela. Quando ficar uniforme, ligue o fogo baixo e adicione a manteiga, mexendo com frequência para que o doce não grude.
Quando a cor ficar marrom-escura e o brigadeiro desgrudar da panela, significa que o ponto foi atingido. Aí é só colocar, em um refratário, uma fileira de bolachas e cobrir com o doce.
Leve à geladeira para ficar consistente e, na hora de servir, esquente uma faca para cortar com mais facilidade.
O petit gateau é uma receita de sobremesa para o Dia dos Namorados fácil e deliciosa.
O petit gateau é um bolinho servido com o interior cremoso e acompanhado de uma bola de sorvete. A versão original é feita com chocolate derretido, mas você pode substituí-lo por chocolate em pó. Confira a receita abaixo:
Derreta a manteiga no microondas. Em seguida, junte em uma travessa um por um dos ingredientes, mexendo para que formem uma mistura homogênea. Encha forminhas pequenas até a metade e asse por 7 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
Sirva ainda quente acompanhado do sorvete de sua preferência.
Para quem está com pouco tempo, a torta gelada de Oreo é uma mão na roda. Com apenas pouquíssimos ingredientes, você pode criar uma sobremesa deliciosa.
O primeiro passo é retirar o recheio de todas as bolachas e colocar em um liquidificador. Em seguida, adicione o creme de leite e o leite condensado.
Antes de bater, jogue um pouco de água na gelatina para hidratar. Após isso, leve ao microondas por 15 segundos para derreter. Em seguida, adicione-a à mistura do liquidificador. Reserve.
Triture a bolacha e coloque-a no liquidificador, junto com o creme já feito. Aqui, é importante não bater para não estragar a receita. Portanto, com uma colher, misture tudo.
Em seguida, coloque em uma travessa e leve à geladeira por cerca de 3h e, depois, só servir. Muito fácil, não é mesmo?
A torta de maracujá é uma receita simples e fácil de fazer, mas que não deixa de lado o sabor. É um prato bastante refrescante e, sem dúvidas, cairá muito bem após um bom jantar.
Comece por preparar a massa. Em um liquidificador, triture todas as bolachas até virar uma farinha. Em seguida, coloque a manteiga e aperte até derreter com o calor da mão. Se preferir, pode levar antes ao microondas ou ao fogo para ficar líquida.
Depois, leve a farinha de bolachas para uma forma e comece a moldá-la de acordo com o formato do recipiente. Caso fiquem pedaços fora da forma, passe uma faca para que fique o tamanho por igual. Leve ao forno e deixe por dez minutos.
A torta de maracujá é uma ótima ideia de receita para um jantar de Dia dos Namorados simples e barato, mas delicioso.
Em seguida, comece a preparar a mousse. Em uma bacia, misture o creme de leite, o leite condensado e o suco de maracujá concentrado. Bata tudo com uma batedeira até ficar cremoso, com uma consistência um pouco líquida.
Após isso, prepare a calda de maracujá. Leve ao fogo a polpa retirada da fruta e adicione o açúcar e 100ml de água. Deixe levantar fervura e engrossar.
Agora, é só montar! Acrescente a mousse na massa e, depois, a cobertura. Leve à geladeira e deixe ficar por 3h antes de servir.
A barca de doces é uma sobremesa que combina com pessoas que têm menos tempo para preparar algo mas que desejam adocicar o jantar. A parte boa é que, tudo o que será necessário fazer é um brigadeiro. O resto, você irá comprar pronto.
Além de ser uma boa sobremesa, também pode ser ofertada como presente.
Confira o vídeo do canal DG Tudo, e aprenda a como montar a sua.
Romeu e Julieta e Dia dos Namorados é uma combinação perfeita, não é mesmo? E se tudo isso acabar em pizza, melhor ainda!
A pizza Romeu e Julieta é ótima para oferecer como sobremesa em um jantar italiano com pizza. Para fazê-la é muito simples e, inclusive, você pode comprar a massa já pronta e apenas rechear.
Por isso, nesta receita vamos apenas ensinar o recheio.
Para rechear a pizza, comece por passar o creme de leite em toda a massa. Em seguida, espalhe a muçarela ralada. Depois, distribua a goiabada e o queijo de minas cortados em cubos.
Por último, leve ao forno até derreter o queijo. Agora, é só deixar esfriar e está pronta para servir.
O melhor dica, nesse caso, é pesquisar o que combina mais com o prato que foi preparo. Caso você não encontre, então aposte nos vinhos, por serem relacionados a momentos íntimos.
Os vinhos branco e rosé são conhecidos como bebidas gastronômicas, o que significa que tendem a harmonizar bem com a maioria dos pratos.
Preparar drinks especiais também é uma ótima ideia. Agora, caso o casal seja fã de cervejas, o melhor é escolher as especiais para acompanhá-los no jantar.
Na hora de decorar a casa para o jantar de Dia dos Namorados, flores e velas são clássicos que sempre funcionam.
Além de preparar os pratos, caprichar em uma decoração temática faz toda a diferença na hora de criar um ambiente agradável e especial.
Para o Dia dos Namorados, a dica é apostar em uma decoração que una o preto e o vermelho, porque essas cores remetem, respectivamente, à elegância e ao amor.
Balões, fotos do casal, uma lousa de parede com uma mensagem romântica são dicas simples e ótimas. Caso queira ser mais intenso, pode montar a sala de jantar com rosas e usar a clássica luz de velas.
E, claro, na hora de servir os pratos lembre-se de decorá-los. Uma apresentação cuidadosa torna qualquer refeição mais agradável!
Esse ano, invista em um jantar de dia dos namorados mais intimista, preparando pratos fáceis e deliciosos para desfrutar com seu amor.
Se você gostou dessas dicas, assine newsletter do Cidade Canção e receba novos conteúdos como esse!