
Pratos Principais
9 min
Quando o frio chega, a vontade de comidas quentinhas aparece. Uma boa sopa, um creme ou até um prato mais elaborado, como o fondue, são excelentes opções de receitas para o inverno.
Além de muito saborosos, os preparos ajudam a manter o corpo aquecido e deixam as refeições nos dias mais frios ainda mais especiais.
Para te ajudar na tarefa de escolher pratos saborosos e cheios de nutrientes, separamos 30 receitas irresistíveis para essa época do ano. Continue lendo e confira!
Sopa é janta, sim. Ainda mais no inverno. É uma refeição completa, saudável e o par perfeito para as noites de baixas temperaturas.
A sopa tem um aconchego de comida caseira e é um prato que faz sucesso tanto em versões simples quanto no estilo gourmet. Veja ótimas versões para preparar nos dias frios!
As receitas de cremes e sopas deixam as refeições no inverno mais gostosas.
Começamos com uma receita de sopa vegetariana que leva salsão, alho-poró, batata, ervilha, cebola, cenoura e ervas frescas. Você pode servi-la com os pedacinhos de legumes ou bater tudo no liquidificador para obter um creme.
Em uma panela, refogue a cebola e adicione a cenoura, o alho-poró, o salsão e espere começar a cozinhar.
Quando isso acontecer, coloque as batatas, as ervilhas, cubra com água e insira o manjericão e a cebolinha. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios.
Sirva bem quente, para espantar o frio e com pães italianos para acompanhar!
A sopa de mandioquinha, ou batata baroa, tem um preparo prático e é uma boa pedida para quem quer uma refeição quentinha e gostosa, mas sem gastar horas na cozinha.
Para acompanhar, você ainda pode fazer um crocante de parmesão, que dá um charme para o prato e também fica pronto em instantes. Veja o passo a passo no canal Amante do Fogão:
Esta sopa tem origem portuguesa e é conhecida por fortalecer o sistema imunológico, principalmente durante as estações mais frias. Anote a receita:
Em uma panela de pressão, acrescente o fio de óleo ou de azeite e comece refogando a cebola, o alho, o salsão e as cenouras até que fiquem bem dourados. Em seguida, doure os pedaços de frango por todos os lados.
Acrescente, então, a água, as batatas, o arroz, e feche a panela. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar de 15 a 20 minutos em fogo médio.
Após o tempo, sua canja estará pronta para o consumo! Abra a panela com cuidado e sirva com torradinhas.
Esta sopa de frango lembra muito a canja, mas é feita com talharim. Bem aromática, a receita leva ingredientes como gengibre, pimenta, alho e tomilho. O frango desfiado é o ponto alto do prato, que deixará suas noites superaquecidas.
Confira o passo a passo no vídeo do canal Gastronomismo:
Se você gosta da combinação clássica do cheddar com o bacon, essa é sua sopa ideal. A base do preparo é feita com batata, que harmoniza superbem com os demais ingredientes, e a textura cremosa do prato irá te dar água na boca.
Adicione as batatas em uma panela e cubra com água para cozinhar. A dica é cortá-las em pedaços menores, para cozinharem mais rápido. Quando ficarem molinhas, amasse-as como se fosse fazer um purê.
Em outra panela, doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Frite o bacon, coloque o creme de batatas, o leite e os temperos que preferir, misturando bem. Quando ficar uniforme, desligue o forno e adicione o requeijão e o cheddar. Mexa até ficar homogêneo e sirva.
Aqui, você irá aprender a preparar uma sopa de fubá cheia de sabor. A dica é utilizar folhas de couve e caldo de legumes para incrementar o preparo que, além de tudo, é vegano.
O canal Presunto Vegetariano fez um vídeo explicando o passo a passo deste caldo verde incrível:
Até os iniciantes na cozinha conseguem fazer esta receita. A calabresa dá um sabor a mais para a sopa, que leva, além da lentilha, cenoura, alho, cebola e especiarias.
Na panela de pressão, com um fio de azeite, doure a cebola e, depois, o alho. Adicione a lentilha, cubra com água e coloque sal. Deixe cozinhar até que as sementes fiquem bem macias.
Coloque as batatas, a cenoura e a calabresa, mais duas xícaras de água e deixe na pressão por dez minutos. Desligue o fogo e sirva.
Esta é uma versão da famosa sopa francesa de cebola gratinada. Feita com caldo de carne, pode ser incrementada com bechamel, noz-moscada e outros temperos que você gostar.
Confira a receita do canal MasterChef Brasil e reproduza em casa!
Você sabe qual a diferença entre creme, caldo e sopa? Os caldos são pratos concentrados de aromas e sabores e que podem ser a própria refeição ou servir de base para uma sopa.
Caldos são preparados com legumes ou carnes e temperados com ervas. Além da sopa, são usados na base de risotos e ensopados.
Toda sopa tem como base um caldo. A sopa pode ser líquida, com pedaços de legumes ou carnes, ou um creme, quando é batida no liquidificador ou com um mixer. Para ficar com a consistência ainda mais espessa, algumas receitas incluem leite ou creme de leite.
As sopas, cremes e caldos são excelentes receitas para jantar!
Quer aprender? Veja abaixo receitas de cremes e caldos deliciosos!
O crocante e o salgado do bacon fazem toda a diferença nessa receita. A base é de ervilhas congeladas, e não enlatadas. Sirva com fatias de pão torrado.
Frite o bacon em uma frigideira e reserve. Não é necessário colocar óleo ou azeite, tendo em vista que o alimento solta muita gordura.
Dissolva o caldo de legumes na água, adicione as ervilhas e espere cozinhar por cerca de dez minutos, até as sementes ficarem macias. Coloque o creme de leite, tempere como preferir e deixe ferver.
Quando ficar homogêneo, bata tudo no liquidificador para criar um creme denso. Sirva com os cubos de bacon fritos por cima.
O creme de ervilha com bacon tem um sabor inconfundível!
Que tal preparar um caldo com uma combinação certeira: carne seca desfiada e aipim? Incremente a receita e coloque queijo coalho. As visitas vão querer bis!
Para te ajudar no preparo, confira o vídeo do canal Panqueca na Parede:
Está é uma receita leve e o bacalhau dá um sabor a mais no tradicional creme de palmito. Perfeita para um jantar, já que é bem sutil.
Refogue meia cebola em um fio de azeite, adicione o bacalhau, o manjericão e o alecrim e deixe cozinhar. Quando ficar pronto, reserve.
Para o creme, doure a cebola e, depois, o alho. Dissolva o caldo de legumes na água, adicione o palmito, o leite e o creme de leite, deixe ferver por cinco minutos e desligue o fogo.
Bata os ingredientes do creme no liquidificador, engrosse no fogo e sirva com o bacalhau por cima.
Que tal preparar uma receita vegetariana, fácil de fazer e muito saborosa? O creme de espinafre é feito com batata e pode levar um acompanhamento para lá de especial, o petisco de tofu.
Assista ao vídeo do canal Presunto Vegetariano para aprender o passo a passo:
Esta é outra receita que conta com uma combinação clássica e irresistível. Aqui, a abóbora se junta com a carne seca, criando um prato delicioso.
Cozinhe a abóbora em água até que fique bem macia, a ponto de amassar. Faça um purê com a cabotiá e reserve.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola na manteiga. Acrescente o purê de abóbora, a carne seca cozida, o creme de leite e a água. Deixe ferver.
Tempere com sal, pimenta-do-reino e o que mais você preferir e sirva com torradinhas.
Se você está em busca de uma receita com uma apresentação incrível, o caldo verde no pão italiano irá te ajudar. Aqui, a tradicional receita portuguesa é servida diretamente no pão, que pode ser consumido junto com o líquido.
É uma combinação irresistível e que fará sucesso na sua mesa. Confira o vídeo do canal Cook’n Enjoy para aprender a preparar:
O caldo de feijão, tradicional do outono e do inverno, vem acrescido de bacon e linguiça calabresa picados. O prato pode ser servido com pimenta. Confira como fazer:
Coloque o feijão, o louro e a água em uma panela de pressão, tampe e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. Reserve.
Em uma panela alta, frite a cebola, o alho, o bacon e a calabresa até dourarem. Separe o feijão cozido em duas metades, adicionando uma parte nesse refogado.
Bata a outra parte no liquidificador e junte ao restante, cozinhando por mais cinco minutos. Prove e, se necessário, acrescente mais sal ao seu caldo.
Sugestão: se preferir, acrescente macarrão no final do processo e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
O caldo de feijão é uma das melhores receitas de caldo para o inverno.
A receita deste caldo de camarão leva tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde e alho. Uma delícia para quem quer aproveitar os frutos-do-mar nos dias frios.
Em uma panela, com um fio de azeite, refogue a cebola, o alho e o pimentão. Adicione metade dos camarões, o tomate e o caldo de peixes diluído, temperando com sal e pimenta-do-reino.
Cozinhe por 15 minutos, bata no liquidificador e volte para o fogo com o leite de coco.
Em outra panela, refogue o camarão com azeite e adicione manjericão e outros temperos que gostar. Sirva o caldo em cumbucas e adicione os camarões refogados por cima.
A vaca atolada é uma das receitas tradicionais no inverno. Para te ajudar no preparo deste prato, separamos uma receita do canal Amante do Fogão.
O creme de 3 queijos é um prato de consistência encorpada e muito saboroso. É possível utilizar diferentes queijos para compor o preparo, e um aspecto importante para conquistar a textura espessa é o uso da farinha de trigo. Aprenda a fazer!
Leve o alho e a cebola para refogar com azeite em fogo médio. Adicione duas xícaras de leite, a farinha e os queijos. Mexa até que os queijos derretam e formem um creme homogêneo.
Coloque a mistura no liquidificador e bata com o restante do leite. Retorne o preparo ao fogo para esquentar e adicione a pimenta e os temperos a gosto.
Sirva imediatamente para manter a textura cremosa, finalizando com a salsinha.
O creme de queijo irá te surpreender pelo gostinho marcante.
Apesar do nome difícil, é um caldo francês fácil de fazer e que leva poucos ingredientes. Além disso, pode substituir o caldo de galinha, caso prefira.
Em uma panela alta, acrescente todos os legumes, os ossos de frango e a água. Deixe esse caldo cozinhar por cerca de duas horas em fogo baixo, até que extraia bem o sabor de todos os ingredientes.
O próximo passo é bater as claras até que formem um creme branco e espumoso. Jogue essa mistura no caldo e deixe ferver por mais 15 minutos. Esse processo deve clarificar o caldo.
Por fim, passe o caldo por uma peneira ou filtro de café, e coloque sal e pimenta-do-reino a gosto. Ele deve ficar bem claro e aveludado, com um sabor suave.
O brócolis é um ingrediente que funciona muito bem para compor cremes. De textura e sabor marcantes, o vegetal é cozido em poucos minutos e pode ser temperado com inúmeros ingredientes.
Aqui, ele é acompanhado pela batata, que ajuda a dar uma consistência mais espessa ao prato. Confira uma receita deliciosa, do canal Mussinha, de creme para o inverno:
Os acompanhamentos ajudam a deixar as sopas, os caldos e os cremes ainda mais completos e gostosos. São muitas as possibilidades nesse sentido, e você pode conferir algumas delas abaixo!
A ciabatta é um pão de origem italiana que acompanha bem sopa e cremes.
Pães e torradas harmonizam muito bem com os pratos líquidos e possibilitam um ótimo contraste de texturas. As opções mais conhecidas são os croutons e o pão italiano.
O queijo parmesão ralado é outro acompanhamento clássico para sopas e cremes. O ingrediente dá ainda mais sabor aos pratos e pode ser utilizado tanto fresco como na versão industrializada.
Se você é do time que adora carnes e embutidos, vale a pena apostar em pedacinhos de bacon ou calabresa fritos na hora de incrementar sua sopa. Eles também dão mais gosto e textura ao prato.
Já se você prefere preparos saudáveis e nutritivos, palitinhos de cenoura ou abobrinha crus podem deixar seus caldos e cremes muito mais gostosos.
O fondue é uma ótima pedida para um jantar a dois ou em família. Começar com a versão salgada do prato, feita com queijo, e finalizar com a de chocolate como sobremesa é uma excelente combinação para os dias mais frios.
O fondue de queijo é uma boa opção para dividir com a família ou em um jantar romântico.
O preparo do prato pode parecer complicado, mas é mais fácil do que você imagina. No caso do fondue de queijo, é preciso se atentar somente à consistência dos queijos escolhidos e à combinação de seus sabores.
Já no caso dos fondues de chocolate, você terá que prestar atenção no ponto do derretimento para não queimar, e também na quantidade de creme de leite para chegar à textura correta do preparo.
Uma dica para preparar o doce corretamente é derreter o chocolate no micro-ondas, pausando e mexendo a cada 30 segundos, ou no fogão, em banho-maria.
O prato pode ser uma boa opção de sobremesa para quando o tempo esfriar.
Veja receitas incríveis de fondue para reproduzir em casa e garantir refeições surpreendentes!
O fondue de queijo é um prato de textura incrível e que funciona muito bem para o inverno.
Seu preparo pode ser realizado com queijos variados, com destaque para o emmental e o gruyère. Além disso, é possível aromatizar com ervas e especiarias. Cubos de carne, legumes em conserva e pães cortados são bons acompanhamentos.
Confira no vídeo abaixo, do canal Mohamed Hindi, o passo a passo para preparar um delicioso fondue de queijo!
A receita de fondue de chocolate mescla chocolate ao leite e meio amargo. É possível substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha.
Pique as barras de chocolate e as derreta em banho-maria ou no micro-ondas. Quando derreter, adicione o creme de leite, misture até ficar homogêneo e sirva com suas frutas preferidas.
Para quem prefere o chocolate branco ao invés do ao leite, também é possível criar uma sobremesa deliciosa para aproveitar com quem você ama.
Leve o creme de leite e o chocolate cortado em cubos ao fogo e mexa até que derreta completamente. Quando ficar uniforme, sirva com o que mais gostar, como morango, uva e banana.
Aqui, o fondue fica ainda mais gostoso com o creme de avelã. Para balancear o açúcar, a dica é usar chocolate meio amargo.
Os fondues doces podem ser servidos com frutas variadas.
Coloque todos os ingredientes em um recipiente de vidro e leve ao micro-ondas em intervalos de 30 segundos até que derreta e incorpore. Mexa durante as pausas para garantir que os ingredientes ficarão bem misturados.
A receita para o fondue de chocolate vegano não tem produtos de origem animal, garantindo que os adeptos da filosofia também se deliciem durante o inverno. Leva chocolate meio amargo, aveia, água e leite de coco.
Prepare o leite de aveia deixando-a de molho na água por 30 minutos. Bata no liquidificador, coe e reserve.
Em uma panela, derreta o chocolate no leite de coco, adicione o leite de aveia e misture até ficar homogêneo. Sirva com as frutas da época e se delicie!
Prepare um cardápio para espantar o frio. Aposte em pratos quentes para aquecer o corpo nas baixas temperaturas. As opções são bem variadas e por isso separamos algumas ideias para lhe ajudar.
A polenta pode ser utilizada para compor refeições incríveis no inverno.
No vídeo do canal Cozinhando com Fernando Couto, você aprende a preparar uma feijoada completa para aquecer a família durante o almoço. É tudo bem rápido, simples e, principalmente, delicioso!
Quem não ama um boa polenta? Esta é incrementada com o ragú de carne, para dar mais sabor, beleza e sofisticação ao prato.
Na panela de pressão, adicione um fio de óleo e refogue a cebola e o alho. Coloque o músculo cortado em cubos grandes, deixe dourar e complemente com os tomates, o molho de tomate, o sal e a pimenta-do-reino.
Quando começar a cozinhar, adicione água até cobrir e deixe na pressão por cerca de 40 minutos ou até a carne ficar bem macia. Desfie e reserve.
Em uma panela grande, coloque a água e o sal e, quando ferver, comece a adicionar o fubá. Caso você goste de cebolinha, vale a pena colocar um pouco. A polenta estará pronta quando começar a desgrudar do fundo e das bordas da panela.
Na hora de montar, coloque a polenta em uma cumbuca e finalize com o ragu por cima.
Esta receita de escondidinho é feita com batata — no lugar da mandioca — e carne seca. O prato fica muito saboroso e é bastante prático.
O escondidinho é um prato supercompleto e funciona bem para o inverno.
Em uma panela, cozinhe as batatas com água em abundância e sal. A dica é cortá-las em cubos para que fiquem macias mais rapidamente.
Quando ficarem molinhas, amasse-as misturando com a manteiga e o leite até que fique em ponto de purê.
Desfie a carne seca, dessalgue e leve ao fogo com os temperos que preferir. Cuidado com o sal, visto que ela é bem salgada. Cozinhe por cerca de dez minutos, para ficar bem macia.
Em um recipiente de vidro, coloque a carne seca e cubra com o purê. Se quiser, finalize com queijo parmesão ralado por cima. Leve o preparo para gratinar no forno a 180 °C por mais ou menos 5 minutos.
Difícil resistir a uma massa especial no almoço de domingo durante o inverno. Esta versão de conchiglione é deliciosa e vai tornar o almoço muito mais especial se combinada com um bom vinho.
Em uma panela grande, adicione água e sal. Quando levantar fervura, coloque os conchigliones e deixe que eles cozinhem por quatro minutos. Escorra a água e reserve fora do fogo, para que não continue cozinhando.
Em outra panela, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Adicione o parmesão, a uva passa e o damasco, temperando com o que mais gostar. A dica é apostar no alecrim.
Depois de cerca de cinco minutos no fogo, pegue os conchigliones, recheie com a mistura e coloque em uma assadeira forrada com molho de tomate. Deixe no forno a 180ºC por 20 minutos e sirva.
Sugestão: na assadeira, cubra a receita com muçarela para ainda mais sabor!
A carne assada é uma ótima receita para compor refeições nos dias frios. Seguindo alguns passos simples, você poderá preparar uma costela suculenta e cheia de sabor.
Para deixar tudo ainda mais gostoso, você pode acompanhar com batatas supertemperadinhas. Veja como fazer no vídeo do canal Mohamed Hindi:
Para se aquecer nos dias mais frios, os cremes e sopas para o inverno podem ajudar muito. E, para sair da mesmice, as outras receitas citadas podem te ajudar na tarefa de esquentar a família.
No Cidade Canção, você encontra os melhores ingredientes para suas receitas e ainda pode fazer suas compras sem sair de casa. Clique no banner abaixo e veja como é prático!
Achei maravilhoso essas receitas vou fazer
Oi, Romilda, que bom que gostou.
Depois conta pra gente qual foi sua preferida!