Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como aprender a cozinhar e 10 receitas fáceis para iniciantes

Para entender como aprender a cozinhar, é preciso se atentar a algumas dicas preciosas e combiná-las com receitas fáceis que farão iniciantes na cozinha sentirem confiança neste espaço.

Reunimos, portanto, dicas de como aprender a cozinhar sozinho combinadas com 10 pratos para explorar suas habilidades na cozinha. Continue a leitura e confira!

Clique para acessar a loja do Cidade Canção mais próxima de você.

Dicas para começar a cozinhar

Antes de preparar uma refeição completa é importante cultivar algumas práticas que te ajudarão a entrar na cozinha com menos receio e com uma sensação de que está mais preparado. Ao todo, podemos listar costumes e formas de pensar que te ajudam a fazer pratos.

Perca o medo da cozinha

Conforme crescemos, ouvimos inúmeras vezes como a cozinha é um ambiente perigoso e que pede cuidados especiais. Por isso, é comum que de fato tenhamos medo de elaborar receitas.

Criar uma experiência na cozinha é a melhor forma de lidar com esse receio. Aproxime-se do cômodo, comece a manipular facas, a se acostumar com o fogão e a provar temperos puros antes de preparar algo. Dessa forma, você se familiariza com o ambiente.

Observe outras pessoas

Pode ser aquela pessoa da família que manda bem fazendo receitas ou até programas de culinária, como os reality shows. Dessa forma, você começa a notar como as pessoas se portam na cozinha, como segurar a faca e tem noção do tempo de cozimento dos alimentos.

Pai ensinando filho como aprender a cozinhar.

Observar e pedir para pessoas sobre como cozinhar é uma das melhores formas de começar a prática.

Preste atenção como se fosse, de fato, uma aula. Assim, você se torna um aluno e consegue replicar.

Prepare o que te interessa

A melhor forma de aprender a cozinhar como iniciante é buscando receitas que você gosta. Se você é fã de doces, comece preparando um brigadeiro e depois vá arriscando outras combinações.

É importante entender, também, que você está tomando um risco e, por isso, vai cometer erros. Eles são fundamentais até para cozinheiros habilidosos e irão te ensinar o que não fazer. 

Grandes receitas surgiram de deslizes culinários, como o doce de leite e até a querida cervejinha.

Comece pelo básico

Aprender como cozinhar em casa não é complicado, porém precisa partir do simples. Sua primeira grande obra culinária certamente não será uma carne assada com caldo de laranja, mas pode ser um arroz com bife grelhado e salada de alfaces.

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

Lembre-se: todas as grandes receitas e técnicas partem do básico para serem feitas.

Experimente enquanto cozinha

Conforme for preparando receitas, pegue um pouco do molho ou um pedacinho do alimento e prove para sentir o gosto. No caso de carnes, uma dica é cortar um pedaço para ver se atingiu o ponto. Já legumes podem ser espetados com garfos para ter certeza de que estão macios. 

Aproximar-se do sabor durante o preparo é uma forma de compreender como os alimentos se comportam conforme são cozidos.

Evite temperos industrializados

Além de não serem benéficos à saúde, temperos e alimentos industrializados raramente possuem o sabor real da comida. Por isso, prefira ingredientes frescos e comece com o combo básico da culinária brasileira: sal, pimenta-do-reino e orégano.

Use e abuse da tecnologia

Hoje em dia, o YouTube possui inúmeros canais de receitas que ensinam o passo a passo por trás do preparo. Assisti-los enquanto faz seus pratos é ótimo, inclusive por eles indicarem o tempo para assar e algumas dicas importantes.

Além disso, você pode acessar a categoria de Casa e Cozinha do nosso blog, que está repleta de receitas para você.

10 receitas para iniciantes da cozinha

Para te auxiliar a começar pelo básico, separamos 10 opções que irão te guiar na arte da culinária, tornando a tarefa menos assustadora. Confira!

1. Panqueca de carne

Massa da panqueca na frigideira.

Fácil e rápida de ser feita, a panqueca é um prato delicioso.

A panqueca é uma comida fácil feita a partir de carne e massa. Você ainda pode usar sua criatividade e criar diferentes recheios. Essa receita tem duas etapas: o recheio e a carne.

Ingredientes para o recheio:

  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1kg de carne moída

Ingredientes para a massa

  • 3 ovos
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

Para o recheio de carne moída, coloque, em uma panela, um fio de óleo e frite a cebola e o alho.

Quando estiverem bem dourados, acrescente a carne moída, mexendo com uma colher de pau para não empelotar. Não se preocupe se soltar muito líquido, pois tudo vai evaporar durante o preparo.

Depois de alguns minutos, a carne deve estar bem frita. Se desejar, jogue cebolinha picada para que fique mais colorida. Desligue o fogo e reserve.

Para fazer a massa, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Se não tiver, misture bem com uma colher grande ou fouet até que não sobrem mais pedaços de farinha. O ponto da massa é um líquido espesso.

Para cozinhá-la, pegue uma frigideira (não precisa ser antiaderente), acrescente um fio de óleo e espalhe com um guardanapo por toda a superfície. Isso deve evitar que grude.

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

Quando a frigideira estiver bem quente, jogue uma concha da massa e espalhe fazendo movimentos circulares. Espere até a superfície da panqueca secar, ficando com um aspecto opaco. Neste momento, vire com o auxílio de uma espátula, com cuidado para não dobrar.

Espere cerca de um minuto e retire a massa, transferindo para um prato. Repita esse processo com todo o líquido. 

Para rechear sua panqueca, basta colocar uma colher de carne no canto da massa, formando uma fileira. Pegue a aba de baixo e enrole sobre o recheio até que ela fique com o formato de uma panqueca.

Para servir, coloque-as em uma travessa. Se preferir, cubra com molho de tomate.

2. Macarrão com molho branco

Macarrão com molho branco servido em um prato.

O macarrão é uma ótima forma de começar na cozinha.

Este macarrão pode ser feito com poucos ingredientes e é uma ótima refeição, seja para um almoço de domingo ou para a janta do dia a dia.

Além disso, o molho branco é versátil e utilizando-o como base, há como aprender a cozinhar lasanha, macarrão, legumes, suflês e gratinados. Você ainda pode utilizá-lo para fazer um molho com outros ingredientes.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500g de macarrão da sua preferência
  • 1 L de leite
  • 1 L de água
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Para preparar o molho branco, aqueça em uma panela a manteiga até que ela derreta. Em seguida, acrescente a farinha de trigo. Mexa bem até formar um creme amarelado e grosso. Esse processo irá cozinhar a farinha e impedir que o molho fique com um gosto muito forte de trigo.

O próximo passo é adicionar o leite frio. Vá despejando aos poucos enquanto mexe com a outra mão com uma colher ou fouet para evitar que empelote. Por fim, adicione sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Em uma panela alta, ferva a água e adicione o macarrão com uma boa pitada de sal. Não é necessário colocar óleo ou azeite durante o cozimento. Quando a massa ficar molinha, desligue o fogo.

Para retirar o macarrão da água, você pode utilizar um pegador ou um escorredor. Em seguida, basta colocar em uma travessa e despejar o molho branco por cima. Não é indicado colocar o macarrão embaixo d’água, pois o choque térmico tira o amido e o molho não irá aderir na massa.

3. Omelete recheado

como aprender a cozinhar

O omelete pode ser feito em minutos e, com um recheio gostoso, é uma mistura fácil de ser feita.

Esta é uma receita feita à base de ovos e que pode ser comida inclusive no café da manhã. São poucos ingredientes e o preparo é bastante simples.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • Fatias de queijo
  • Fatias de presunto
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, quebre dois ovos, acrescente uma pitada de sal e bata bem até formar um líquido homogêneo e amarelado. Em seguida, aqueça levemente uma frigideira antiaderente e adicione a manteiga até derreter completamente.

Jogue o líquido na frigideira em fogo baixo e aguarde. Não é necessário mexer durante o processo. As beiradas começarão a se desgrudar da panela, o que significa que a parte debaixo já está ficando pronta.

Adicione os recheios e, se quiser, pode variar, utilizando frango. Em seguida, com o auxílio de uma espátula, dobre o omelete para que continue cozinhando. Após um minuto, seu omelete estará suculento e bem cozido por dentro!

4. Purê de Batata

Um bom purê de batata pode ser um excelente complemento para a sua refeição. É muito fácil de fazer e pode acompanhar bem carnes, peixes ou frango.

Ingredientes

  • 3 batatas descascadas
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque as batatas descascadas em uma panela e encha de água até cobrir, acrescentando uma pitada de sal. Em seguida, leve ao fogo alto e deixe por cerca de 25 minutos após levantar fervura.

Passado esse tempo, tire a panela do fogo, descarte a água e amasse as batatas com a ajuda de algum utensílio, como uma colher de pau ou um amassador, encontrado em lojas de itens domésticos. É importante deixá-las bem amassadas para que o purê fique cremoso.

Acrescente, na panela, a manteiga e o leite, e, em seguida, volte as batatas para o fogão, agora em fogo baixo. Mexa bem até formar um purê cremoso. Se for necessário, adicione um pouco mais de leite ou manteiga.

5. Guacamole

Guacamole servido com nachos ao lado.

Uma receita tradicional do México simples e deliciosa, o guacamole combina com nachos.

Quer aprender a cozinhar sem fogo? Essa é uma receita mexicana que pode ser servida com torradas ou nachos. Não precisa de fogão e vai impressionar seus amigos.

Ingredientes

  • ½ cebola em cubinhos
  • 2 tomates em cubinhos
  • 1 abacate pequeno
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher (chá) de azeite
  • Coentro a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Adicione a polpa do abacate em um recipiente e amasse-o até ficar como um purê. Em seguida, adicione os outros ingredientes e misture bem. Prove e, se achar que precisa de mais ácido, coloque suco de mais meio limão. 

6. Cogumelos na manteiga

Esta receita utiliza apenas dois ingredientes e fica deliciosa. Pode acompanhar arroz branco e até ser recheio de tapioca. Confira o passo a passo e descubra como é simples de prepará-la!

Ingredientes

  • 1 bandeja de cogumelos de sua preferência
  • 3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Antes de mais nada, limpe os cogumelos com o auxílio de papel toalha. É importante não colocá-los na água, pois a superfície do alimento é porosa e absorverá o líquido, fator que altera seu sabor e textura.

Corte os cogumelos em pedaços menores, derreta a manteiga na frigideira e deposite-os, mexendo com frequência para que o sabor penetre no ingrediente.

Quando a maior parte da manteiga tiver sido absorvida, desligue o fogo e sirva.

7. Estrogonofe de carne

De origem russa, o estrogonofe costuma agradar a todos. E, apesar de não parecer, seu modo de preparo é bastante simples.

Para fazer esse prato, muitas pessoas utilizam o filé mignon, que é uma carne mais cara. Porém, é possível usar cortes mais baratos, como alcatra e contrafilé, e ter um bom resultado.

Ingredientes

  • 500g de carne em tiras
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 colheres (chá) de ketchup
  • 2 colheres (chá) de mostarda
  • ½ cebola cortada
  • 1 dente de alho cortado
  • Sal a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer o seu estrogonofe é dourar a cebola, o alho e, depois, fritar a carne em um fio de azeite. Evite mexer muito durante o processo para que a proteína não solte muitos líquidos. 

Adicione, então, o creme de leite, o ketchup e a mostarda, corrigindo o sal, se achar necessário. Caso queira, você ainda pode adicionar champignon picado. Misture bem e sirva seu estrogonofe com arroz e batata palha.

8. Brownie

como aprender a cozinhar

O brownie é um bolo que pode ser consumido no café da manhã e no lanche da tarde.

O brownie é um tipo de bolo americano fino que não leva fermento. Por fora, ele forma uma casquinha crocante e o interior continua cremoso.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de chocolate em pó

Modo de preparo

O preparo é bastante simples: basta misturar todos os ingredientes. Em uma tigela, acrescente os ovos e o açúcar, batendo até formar um líquido homogêneo. Em seguida, adicione a manteiga já derretida.

Acrescente também o chocolate e, por fim, coloque a farinha, misturando bem. Com isso, você terá uma massa com cor de chocolate e bem pesada.

Despeje a massa em uma forma untada com óleo. Uma dica é, ao invés de utilizar farinha, polvilhar um pouco de achocolatado. Asse o brownie em forno preaquecido a 180º C por 25 a 30 minutos.

9. Bombom de travessa

Depois de uma refeição salgada, todo mundo começa a procurar um doce. O bombom de travessa é perfeito para depois do almoço e mais indicado ainda para os iniciantes da cozinha. Separamos um vídeo do canal Receitas de Pai para te ensinar:

10. Mousse de maracujá

A última receita é, provavelmente, uma das sobremesas mais fáceis e saborosas que existem. Afinal, nada melhor que um doce refrescante para aqueles dias quentes, né?

Ingredientes

  • 1 sachê de suco de maracujá em pó
  • 1 sachê de gelatina incolor
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 caixa de leite condensado

Modo de preparo

No liquidificador, bata o suco de maracujá, o creme de leite e o leite condensado até ficar homogêneo e reserve.

Com o auxílio do micro-ondas, prepare a gelatina incolor. Geralmente, é só diluir o pó do sachê em 6 colheres de sopa de água e levar ao micro por 15 segundos.

Coloque a gelatina incolor no liquidificador com os outros ingredientes, bata por 2 minutos, despeje em uma travessa e deixe gelar até ficar consistente.

Além da prática, uma das principais maneiras de como aprender a cozinhar é escolhendo boas receitas. Com o tempo você deve desenvolver a afinidade com a cozinha e preparar tudo com mais facilidade.

No Cidade Canção online você encontra ingredientes selecionados para preparar seus pratos. Clique no banner abaixo e acesse a loja mais próxima de você!

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

2.86 avg. rating (60% score) - 7 votes

Comentários

  1. Andréa disse:

    Sensacional!!! Adorei!!!

    1. Cidade Canção disse:

      Obrigado, Andréa!
      A gente que adora ler comentários assim. Aproveita e confere outros textos do site, porque todos têm receitas deliciosas.
      Abraços!

  2. Rosana Leal disse:

    Adorei as dicas. Sempre quero receber mais dicas.

    1. Cidade Canção disse:

      Oi, Rosana!
      Ficamos muito contentes que você gostou.
      Volte sempre para conferir as novidades, hein?!
      Abraços!

  3. Luisa disse:

    Amei as dicas e receitas, bem explicadas.

    1. Cidade Canção disse:

      Oi, Luísa!
      Que ótimo que gostou. Todo mês temos conteúdos com dicas e receitas culinárias, fique de olho e se cuide.
      Abraços!

  4. MAYSA CARLA SANTIAGO disse:

    Muito legal, ficou até mais fácil de entender

    1. Cidade Canção disse:

      Oi, Maysa!
      Que ótimo que deu para entender bem cada uma das receitas, esse é o propósito mesmo. Quando fizer alguma delas, manda uma foto pra gente, que adoramos ver as receitinhas de vocês.
      Abraços!

  5. Narcy Souza disse:

    Adorei as receitas, bem explicadas e são pratos bastante deliciosos… 😋

    1. Cidade Canção disse:

      Oi, Narcy.
      Que bom que você gostou! Quando fizer alguma, tira uma foto e manda pra gente!
      Abraços.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *