
Receitas
8 min
Na hora de criar um jantar temático ao lado de quem você ama, as comidas típicas indianas são uma ótima opção para surpreender os convidados. Além de saborosas, algumas podem ser preparadas com facilidade e fogem do que estamos acostumados a ingerir no dia a dia.
Durante a história, a Índia foi fortemente influenciada pelo Oriente Médio e pelos colonizadores, de forma que sua cultura é rica e encantadora, repleta de cores, de ornamentos e de características singulares do país — que é, inclusive, um dos maiores do mundo.
Com tantas influências externas, a culinária indiana se tornou tão incrível quanto o país, formada de pratos típicos que conquistam apreciadores ao redor do mundo.
As especiarias e os temperos são as grandes estrelas da hora de preparar um jantar indiano. Além disso, a Índia é um país que cultua animais sagrados — como o elefante, o macaco e a vaca —, de forma que a carne bovina, comum no nosso cotidiano, não é consumida lá.
Justamente por isso, a culinária indiana é repleta de legumes e de vegetais. Logo, quem não come carne encontrará ótimas opções de preparo nesta cultura — que é, também, supersaudável.
Separamos 10 pratos tradicionais indianos para você preparar em casa e conhecer mais da culinária. Confira as receitas!
A samosa é um pastel indiano que pode ser recheado de diversas maneiras.
A samosa é uma espécie de pastel indiano repleto de sabor. O recheio pode variar de acordo com o que você preferir, mas, na nossa receita, separamos um dos tradicionais no país.
Em um recipiente, coloque as farinhas, a margarina e o sal. Vá adicionando, aos poucos, a água morna e misture até a massa ficar homogênea. Reserve e vá para o recheio.
Coloque água em uma panela e cozinhe a couve-flor e as batatas até ficarem bem macias. Ao mesmo tempo, em uma frigideira, derreta a manteiga e prepare um molho apenas unindo o ingrediente aos temperos.
Escorra a água, deposite o molho sobre os legumes e misture bem. Reserve até esfriar.
Faça bolinhas com a massa e abra-a com o auxílio de um rolo de macarrão. Deposite o recheio no meio e feche, molhando as bordas com um pouquinho de água e apertando-as com o garfo.
Frite as samosas em óleo quente, deixe escorrer no guardanapo de papel e sirva com molhos.
O rajma masala é um feijão saboroso e com tempero forte e característico.
Na Índia, masala é uma espécie de tempero feito com várias especiarias. Está presente em diferentes pratos e até em bebidas, como os chais.
O rajma masala nada mais é que um feijão preparado com este condimento, formando um prato vegetariano delicioso que pode ser saboreado sem acompanhamentos.
O primeiro passo para fazer seu rajma masala é preparar o tempero. Coloque todos os ingredientes do garam masala em uma panela e mexa até que eles comecem a pipocar. Desligue o fogo, mexa mais um pouco para que eles parem de cozinhar e triture tudo com a ajuda de um pilão. Reserve.
Em seguida, depois de deixar o feijão de molho por, no mínimo, 12 horas, é o momento de começar a receita. Coloque o ingrediente em uma panela de pressão com a água e deixe cozinhar em pressão por 30 minutos.
Enquanto isso, corte e amasse o alho e o gengibre até que virem uma pasta e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a folha de louro e a cebola. Mexa até fritar.
Coloque, na mesma panela, a pasta de gengibre com alho, a pimenta dedo-de-moça em rodelas — retire as sementes para ficar menos picante — e os tomates. Quando começar a cozinhar, coloque a pimenta vermelha, o açafrão-da-terra, o garam masala, o coentro e o cominho.
Deixe a mistura no fogo até que o tomate derreta e os ingredientes tenham incorporado, formando um molho homogêneo.
Escorra o feijão cozido e adicione-o à mistura. Continue mexendo, no fogo médio, até que forme um molho grosso e cremoso. Se preciso, corrija o sal. Sirva com torradas ou como caldo.
Se você, alguma vez, já ouviu falar sobre o frango marinado no iogurte, famoso na Índia, saiba que esta é a receita! Para te ajudar no preparo, separamos um vídeo do canal Petitchef. Confira!
O dal é uma comida indiana feita à base de lentilha bastante aromatizada graças às especiarias que são usadas durante o preparo. Para as noites frias, é uma pedida saborosa e saudável.
Adicione um fio de azeite em uma panela funda e refogue a cebola, o alho e o tomate até que eles comecem a cozinhar juntos. Em seguida, adicione a manteiga, o gengibre, o coentro, o cominho, a pimenta caiena e o sal, misturando tudo para que os temperos incorporem.
Depois de cinco minutos, adicione a lentilha e água suficiente para cobri-la. Deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos. Caso o líquido seque, coloque mais um pouco — mas não muito, pois o ideal é a mistura ficar cremosa.
Quando um caldo grosso for formado, adicione o gergelim, misture e sirva com torradas.
Para quem busca uma comida indiana com frango esta é a melhor opção. É saborosa e picante na medida certa, além de contar com um molho delicioso. O nome pode parecer complicado, mas, no final, é uma carne branca na manteiga.
Em um recipiente, adicione todos os ingredientes da marinada e misture bem para que o sabor incorpore em todo o frango. Deixe descansar na geladeira por, pelo menos, duas horas.
Tire duas colheres de manteiga das quatro que seriam usadas no molho e utilize-as para fritar o frango até que eles fiquem dourados. Quando fritar, retire os pedaços da carne da panela e reserve.
Na panela usada para fritar o frango, adicione as duas colheres restantes de manteiga, espere derreter e coloque a páprica, o cominho, o gengibre, o alho e a folha de louro. Mexa bem para que tudo cozinhe.
Passados três minutos, coloque o tomate e misture até levantar fervura. Deposite a nata, mexa até ficar cremoso e, para finalizar, adicione os pedaços de frangos. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos.
O palak paneer é uma receita vegetariana saborosa e feita com ingredientes simples.
Este prato indiano é conhecido por ser uma opção vegetariana repleta de sabor. É fácil de ser preparada e fica pronta em minutos.
Em uma panela de pressão, adicione o gengibre, o alho e o espinafre com água suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe na pressão por sete minutos, leve os alimentos ao liquidificador e bata até formar uma pasta espessa.
Corte a ricota em cubos médios e leve-a à frigideira com um fio de óleo. Frite até ela ficar marrom clarinha e reserve.
Em outra panela, derreta a manteiga e doure a cebola com a folha de louro, o cominho, o sal, o gengibre, a pimenta preta e o garam masala — que já ensinamos a fazer acima.
Quando ela ficar dourada, coloque a pasta de espinafre, a ricota e cozinhe por cerca de dez minutos em fogo baixo. Sirva quente e com arroz, pão ou torradas.
O naan é um pão indiano que pode ser combinado com várias outras receitas da nossa lista, como o rajma masala e o palak paneer. Lembra bastante o pão sírio, mas é feito com iogurte natural.
Em um recipiente, misture o fermento biológico, o açúcar e a água morna e deixe descansar por 15 minutos, até espumar.
Enquanto isso, derreta a manteiga no micro-ondas e deixe ela esfriar. Também deixe o iogurte fora da geladeira, para atingir a temperatura ambiente. Adicione a manteiga e o iogurte na mistura e mexa até incorporar.
Em outro pote, coloque o sal e a farinha, chacoalhe levemente para eles se juntarem e coloque a mistura de fermento, manteiga e iogurte, com metade do ¼ de xícara de água.
Misture com as mãos, fazendo movimentos circulares do centro para a borda e coloque o restante da água. Sove a massa por dez minutos, até ficar macia e úmida.
Cubra a massa com um pano e deixe descansar até ela dobrar de tamanho — cerca de uma hora. Divida-a em bolinhas e abra-as com o auxílio de um rolo de macarrão em uma bancada untada com farinha.
Aqueça uma frigideira e leve um naan por vez ao fogo. Assim que pequenas bolhas surgirem na fatia, vire-a. Fique atento nesse processo, pois não leva mais que 30 segundos para tostar cada lado.
Sirva com o rajma masala ou com palak paneer. Se preferir, pode comer no café da manhã, com geleia e até com requeijão.
O curry é um dos ingredientes mais queridos da culinária indiana e não poderia ficar de fora desta lista de receitas. Junto do peixe, fica delicioso. Para te ensinar a preparar o prato, separamos um vídeo do Tastemade Brasil. Confira!
Uma das comidas indianas doces mais conhecidas, o kheer é o arroz doce característico do país. Afinal, para fechar seu jantar com chave de ouro, uma sobremesa é fundamental!
Lave o arroz e leve-o ao fogo em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Quando o líquido secar, adicione o leite e as especiarias e cozinhe até ficar macio.
Sirva em porções com amêndoas e pistaches por cima para decorar. O doce pode ser consumido morno e até frio.
O chai é uma bebida cremosa e levemente picante.
O chai é, certamente, uma das receitas da culinária indiana mais conhecidas ao redor do mundo. Trata-se de um chá consumido com água e leite, cremoso e levemente picante.
Misture a água e o leite e leve ao fogo até que comece a ferver (ou até atingir entre 90ºC e 100 ºC). Desligue o fogo, adicione os ingredientes e deixe em infusão por cinco minutos.
As comidas típicas indianas são supersaborosas e certamente surpreenderão quem você ama. Por serem repletas de temperos, elas fogem do comum e encantam o paladar.
As culinárias estrangeiras são ótimas oportunidades para conhecer novos pratos. Outra forma de se manter por dentro de receitas deliciosas é assinando a newsletter do Cidade Canção online. Semanalmente, enviamos dicas de diferentes preparos para você. Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo e fique atento ao e-mail!