
Bebidas
10 min
Para quem mora sozinho, cozinhar nem sempre é uma atividade prazerosa. Como as quantidades são pequenas e algumas receitas costumam ser difíceis, a maioria opta por comida congelada ou apela para o delivery.
Se a intenção é se livrar dos congelados industrializados, é preciso criar o hábito de cozinhar por prazer e encontrar comidas fáceis para quem mora sozinho.
É crescente o número de pessoas que estão vivendo sozinhas. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisou os tipos de família no Brasil, o porcentual de brasileiros vivendo sozinhos cresceu de 10,4% para 14,6% entre 2005 a 2015.
O primeiro passo para entrar na culinária é comprar os ingredientes certos e na quantidade adequada para evitar desperdício. Planeje as refeições para não faltar nada, mas também para não jogar comida fora.
Quem mora só procura praticidade. Não quer passar horas preparando uma refeição e nem muito tempo na limpeza da cozinha, e ao mesmo tempo, quer um prato saboroso e saudável. Confira a nossa seleção com 25 comidas fáceis e rápidas para quem mora sozinho!
O melhor do omelete é que pode ser recheado com vegetais e carnes para ficar ainda mais completo e nutritivo.
O omelete pode ser feito no almoço ou no jantar. Quer uma das receitas práticas que entregam sabor para qualquer refeição? Veja só:
Bata levemente com um garfo os três ovos em uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Use uma frigideira antiaderente. Coloque um fio de azeite e aqueça. Quando estiver quente, despeje os ovos. Utilize uma espátula para levar os ovos para o centro da frigideira. Deixe cozinhar a parte de cima e coloque o recheio. Dobre a omelete e sirva.
O macarrão é um prato clássico no cardápio de quem mora sozinho. Aqui, apresentamos uma versão que foge do tradicional molho vermelho: o espaguete à carbonara.
É uma receita italiana que leva guanciale (papada de porco, que pode ser substituída por bacon), queijo pecorino, ovos, sal e pimenta. Assista ao vídeo do canal Gastronomismo para aprender a fazer essa receita bem prática. As quantidades são ideais para uma pessoa.
A pizza é uma deliciosa opção que pode ser feita para se deliciar sozinho e até para servir para os amigos.
Se você gosta de pizza, mas quer um tempo de preparo menor, a sugestão é fazer na frigideira. Basta comprar no supermercado a massa ou um wrap e acrescentar o recheio.
Selecionamos uma receita de pizza caprese, ideal para vegetarianos. Confira uma das opções mais fáceis e rápidas – pronta em cerca de 15 minutos – do alimento italiano.
Com a massa na frigideira, coloque o molho. Distribua a muçarela de búfala sobre ele e coloque as azeitonas e os tomates. Ligue o fogo baixo e tampe a frigideira. Deixe o queijo derreter e desligue o fogo. Por último, acrescente o manjericão fresco. Coloque no prato e bom apetite!
O ceviche é uma receita deliciosa e que sai do comum na hora de preparar a própria refeição.
O ceviche é um dos pratos mais gostosos e fáceis de fazer. É uma comida peruana com peixe marinado no limão.
O prato é um patrimônio do Peru e ganhou até homenagem em forma de data comemorativa. No dia 28 de junho, o país celebra o Dia Nacional do Ceviche. Aprenda a fazer o seu em casa!
Em um recipiente, adicione todos os ingredientes – com exceção do tomate –, misturando bem, e leve à geladeira por pelo menos uma hora. Quando for servir, coloque o tomate e um fio de azeite.
Para um aperitivo ou até mesmo para um jantar leve, essa receita italiana é muito fácil de fazer, fica uma delícia e leva poucos ingredientes. Para acompanhar, abra um vinho.
Em uma assadeira, coloque o pão e cubra com queijo ralado e com o tomate. Agora, basta levar ao forno preaquecido a 220 ºC por cerca de 10 minutos, polvilhar orégano e servir.
Seja de carne, de frango ou de cogumelos, o estrogonofe é uma ótima opção para o almoço ou para o jantar.
O estrogonofe é um sucesso nas cozinhas brasileiras. O prato tem uma série de variações e pode ser feito com camarão, frango ou carne de boi. Os acompanhamentos mais comuns são arroz e batatas.
Se você adora estrogonofe, mora sozinho e por isso nunca teve coragem de colocar a mão na massa e fazer uma das receitas fáceis e deliciosas só para uma pessoa, que tal começar agora?
Refogue a cebola no azeite e na manteiga apenas para murchar. Junte a carne e refogue. Tempere com sal e pimenta.
Adicione o molho inglês, a mostarda, o ketchup e os tomates. Misture bem e acrescente os cogumelos e o creme de leite. Acerte o sal se for preciso.
A culinária asiática é rica em aromas e sabores e tem pratos admirados em todo o mundo. O yakisoba, uma das receitas orientais mais famosas, é uma refeição completa, com proteínas, carboidratos e fibras.
Quer aprender uma receita prática? Confira o passo a passo no vídeo do canal da youtuber Lu Ferreira.
A batata recheada pode ser consumida sem acompanhamentos, criando um prato principal delicioso.
É um prato aconchegante para o inverno e que combina batata, queijo e bacon. A receita é feita com duas batatas grandes, mas você pode reduzir a quantidade e fazer o suficiente só para você. Veja a receita:
Unte uma forma de vidro de 20×20 cm com manteiga ou margarina. Descasque as batatas e corte em fatias de cerca de meio centímetro de espessura. Leve-as para cozinhar até ficarem al dente. Escorra e distribua as fatias na forma de vidro.
Preaqueça o forno a 190° C. Em uma panela, doure o bacon e a cebola. Junte o creme de leite, o requeijão ou o cream cheese, o parmesão ralado e os ovos batidos. Tempere com sal e pimenta.
Despeje o creme sobre as batatas na forma. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 25 minutos. Retire o papel alumínio, cubra as batatas com a muçarela e volte ao forno para dourar.
Mais uma receita com creme e que vai ao forno, mas, desta vez, o ingrediente principal é a couve-flor. O canal Panelaterapia tem uma receita bem simples.
Ótimo para qualquer hora do dia, o pão de queijo é uma comida super brasileira.
Esta receita é feita com o queijo meia-cura ou parmesão e polvilho azedo. É ótima sugestão para um lanche da tarde ou um café da manhã no fim de semana.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando o polvilho aos poucos para não travar as hélices. Quando ficar uniforme, distribua a massa em forminhas de empada untadas, enchendo-as até a metade, e leve ao forno preaquecido a 220º C por cerca de 25 minutos.
Esta é uma receita prática e rápida para preparar sozinho. Além de ser uma opção vegana, é nutritiva e dá para fazê-la com ingredientes encontrados na geladeira, pois os legumes podem variar.
Em uma assadeira, coloque os legumes em tiras, jogue azeite por cima e tempere. Preaqueça o forno a 220º C e deixe assar até que fiquem macios – pode levar cerca de 30 minutos.
Outra opção de vegetal feito em cerca de 15 minutos e com ingredientes simples e repletos de sabor. Confira como fazer essa opção vegetariana de refeição, que pode ser acompanhada de arroz e feijão.
Separe o brócolis do talo, derreta a manteiga no fogo e deposite o vegetal na gordura quando estiver completamente dissolvida.
Mexa com frequência para que o sabor incorpore e adicione os outros temperos. O fogo pode ser desligado quando o brócolis estiver macio.
Para fazer uma receita deliciosa de fricassê de frango, separamos um vídeo do canal Mohamad Hindi. A dica é cozinhar o frango na panela de pressão e, assim que terminar de cozinhar, tirar a pressão e chacoalhar bem. Assim, a carne desfia com facilidade.
Um acompanhamento perfeito para bife, arroz e feijão. O creme de milho é prático de ser feito, O melhor é que suja, apenas, o liquidificador e a panela.
No liquidificador, bata o milho e o creme de leite até que a mistura fique uniforme. Transfira para uma panela, adicione sal e temperos a gosto e sirva.
O sanduíche de linguiça é uma ótima opção para o jantar.
Procurando uma opção para jantar? Este sanduíche de linguiça é saboroso e se tornará um recheio de primeira para o lanche.
Em um recipiente, remova a linguiça do plástico modelador e solte para que vire uma espécie de carne moída. Esse feito só será possível se o alimento estiver completamente descongelado.
Leve a carne da linguiça em uma frigideira com um fio de azeite, tempere e espere cozinhar. Recheie o pão e, se quiser, adicione também alface, tomate e outros ingredientes.
Outra opção cheia de sabor e que é um acompanhamento para qualquer refeição. Confira nossa receita de purê para toda e qualquer hora!
Cozinhe as batatas descascadas em água fervente até que elas fiquem bem macias. Uma opção para que o processo seja mais rápido é cortá-las em pedaços.
Quando estiverem molinhas, amasse-as bem e leve ao forno com a manteiga derretida. Coloque o leite aos poucos, até atingir o ponto de purê, tempere e sirva.
Para o café da tarde e até para uma janta mais leve, a crepioca é uma ótima escolha. Pode ser recheada com o que tiver na geladeira, como queijo, doce de leite, geleia e até o restinho do fricassê.
Em um prato, adicione o ovo, a farinha de tapioca e o sal. Mexa até que fique uniforme e leve ao fogo baixo. Quando ficar consistente, vire a crepioca para que asse dos dois lados.
Recheie com o que preferir e sirva. Para uma refeição completa, faça duas: uma salgada e outra doce.
Quando ficar sem tempo e precisar cozinhar algo que não precisa de muita atenção escolha as batatas rústicas. Prepará-las é tão fácil que quase dispensa apresentações.
Lave bem as batatas em água corrente e corte-as em tiras, com casca e tudo. Em uma assadeira, posicione as lascas, jogue azeite por cima, tempere e deixe no forno preaquecido a 200º C por cerca de 10 minutos – ou até que fiquem bem macias.
A carne moída com molho pode ser recheio de lanche, molho de macarrão e até acompanhamento para o tradicional arroz branco. É, sem dúvidas, uma das melhores comidas para quem mora sozinho!
Em uma panela, coloque um fio de azeite e a carne moída. Espere cozinhar, adicione o molho de tomate e os temperos e sirva.
A torta de liquidificador é uma opção prática, fácil e que pode ser consumida em qualquer hora do dia. Para te ensinar essa receita, separamos um vídeo do Menino Prendado.
Tão brasileiro quanto o pão de queijo, o brigadeiro é a melhor escolha de sobremesa para comer sozinho.
Brigadeiro e micro-ondas: a combinação perfeita para quem mora sozinho. Não tem doce mais fácil de preparar do que esse, e melhor ainda se for feito sem sujar panela.
Coloque o leite condensado e o chocolate em uma tigela alta e grande e leve ao micro-ondas por seis minutos em potência alta.
Mexa quando completar quatro minutos. Se ainda não estiver bom, volte a esquentá-lo, pois o tempo pode variar conforme a potência do aparelho. Apenas tome cuidado para não queimar.
Retire e mexa até pegar consistência. Deixe esfriar – se quiser, coloque-o na geladeira. Faça bolinhas e passe no granulado. Se preferir, coma direto com a colher.
Para comer sozinho ou em grupo, o mousse de chocolate é delicioso.
Você vai precisar de um micro-ondas para preparar esse mousse de chocolate, que é muito fácil. Sabe aquela hora que bate a vontade de comer um doce? Então, é aí que essa receita entra em ação. Olha só:
Coloque o chocolate e o creme de leite em uma vasilha e leve ao micro-ondas em potência máxima. A cada 30 segundos, mexa e volte para o micro até o chocolate derreter. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Bata as claras em neve até ficarem firmes e misture-as com o chocolate derretido. Faça movimentos circulares de baixo para cima. Leve para a geladeira por, no mínimo, duas horas e sirva.
Quem não ama chocolate? E sorvete? E se for possível ter os dois em uma só sobremesa? Assim, está formado o petit gateau, que é um bolinho de chocolate quente servido com sorvete de creme.
A receita é muito fácil de fazer, mas você vai precisar de formas de cupcake que possam ir ao forno. Assista ao vídeo do canal Banquete para aprender:
O clima esquentou? O picolé de frutas é sua melhor opção de sobremesa! Pode ser feito com praticamente qualquer variedade, desde que sejam picadas antes. Confira uma possibilidade.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique uniforme, deposite-a em forminhas de picolé e deixe no congelador de um dia para o outro.
Esta opção de sobremesa é deliciosa e pode ser guardada no congelador por vários dias para que você sempre tenha um docinho por perto. Afinal, um aperitivo que reúne brigadeiro, sorvete e Bis não tinha como ser ruim, né?!
Com o brigadeiro de micro-ondas preparado – já explicamos como fazê-lo aqui –, triture o Bis, pegue um refratário e faça uma camada com ele.
Em seguida, faça uma segunda camada com o brigadeiro e finalize com o sorvete. A dica é esperar ele descongelar um pouco, para conseguir moldá-lo na forma com facilidade.
Espere gelar por cerca de duas horas e se delicie!
Fazer compras de supermercado para quem mora sozinho requer planejamento. É melhor não comprar grandes quantidades de comida porque há risco de desperdício.
Para os produtos de limpeza, você até pode ter um estoque maior porque são materiais que têm data de validade longa, mas analise se terá espaço suficiente para guardá-los.
Uma dica é substituir a compra do mês para uma pessoa por compras semanais. Assim, você consegue se programar melhor porque já terá um cardápio organizado e saberá o que comprar, especialmente os perecíveis.
Assim como o micro-ondas, o freezer é um grande amigo de quem mora sozinho. Congele as porções nas quantidades certas em potes ou saquinhos apropriados. Depois, fica muito mais rápido para um dia corrido ou quando você não quer ter trabalho na cozinha.
Uma ótima dica para quem mora sozinho é fazer supermercado online. O Cidade Canção oferece essa opção. Basta acessar a loja mais próxima, fazer o pedido no site e aguardar a entrega em casa. Experimente essa comodidade. Clique no banner!
Adorei.
Oi Maria, tudo bom?
Que bom que gostou do nosso blog. Continue acompanhando!
Que tal conferir nosso guia sobre como aproveitar melhor os alimentos? É só clicar aqui:
https://especial.cidadecancao.com/ebook-como-aproveitar-alimentos-mga/
Excelente. Quero aprender fazer.bolo de cenoura
.
Que bom que gostou, Marcos ??
Continue acompanhando o blog, sempre temos novas receitas deliciosas!
Adorei as dicas!
Que ótimo, Fernanda! Fique atenta que sempre temos novidades por aqui.
Abraços!
Excelente conteúdo, estão de parabéns. R
Olá, Rosiane! Como vai?
Ficamos muito felizes em saber que gostou. Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas e receitas no seu e-mail 🙂