
Lanches
2 min
Comemorar um aniversário é sempre um momento especial. Preparar comidas gostosas e estar perto de quem amamos é uma ótima maneira de celebrar mais um ano de vida.
Pensando nisso, separamos receitas deliciosas para montar um menu supercompleto para o seu aniversário vegano. São oito opções de doces e aperitivos que dão água na boca e farão sucesso na sua festa. Continue lendo e confira!
O beijinho é um doce bem tradicional nas festas de aniversário brasileiras e tem como base o leite condensado. A boa notícia é que seu preparo pode ser adaptado e realizado apenas com ingredientes que não têm origem animal.
Para fazer o leite condensado vegano, é possível utilizar o leite vegetal de sua preferência, como o de amêndoas, e farinha de trigo. Na hora de servir o doce, você pode enrolá-lo da maneira tradicional ou, então, colocá-lo em copinhos.
Outra dica é finalizar o docinho vegano da maneira clássica, espetando um cravo-da-índia.
Veja o passo a passo para preparar essa versão de beijinho no vídeo do canal Presunto Vegetariano:
O brigadeiro é outro doce que não pode faltar em um aniversário vegano. Fácil de fazer e quase uma unanimidade, o docinho é sempre uma atração à parte e merece fazer parte do menu da sua comemoração. Veja como prepará-lo!
Em uma panela, coloque o leite de soja e o açúcar e mexa bem. Leve a mistura ao fogo médio e vá mexendo para não pegar no fundo. O ponto do preparo é quando começar a caramelizar.
Então, é hora de acrescentar o cacau em pó e mexer bem até a mistura ficar homogênea. O fogo deve ser desligado quando o brigadeiro estiver soltando do fundo da panela.
É possível servir o brigadeiro vegano tanto enrolado como em copinhos com colheres. Se a escolha for por enrolar os docinhos, vale a pena finalizar com granulado vegano.
A receita de brigadeiro vegano não demanda muito esforço e irá te surpreender.
O cajuzinho é outro doce tipicamente brasileiro, muito presente em festas de aniversário. O docinho tem um sabor inconfundível, por conta de seu principal ingrediente, o amendoim.
Sua finalização é feita com açúcar, que confere uma textura singular ao doce. Confira no vídeo abaixo, do canal TÁ NA MESA VEGG, o passo a passo para preparar o cajuzinho!
Quem consegue resistir a um bom bolo de cenoura com cobertura de chocolate? A versão vegana dessa iguaria pode ser confeitada e funciona bem para compor o cardápio de aniversário. Aprenda a fazer!
Leve as rodelas de cenoura para bater no liquidificador com o óleo e o leite de amêndoas até a mistura ficar homogênea.
Em um bowl grande, combine a farinha de trigo com o açúcar e o sal. Vá adicionando a mistura do liquidificador aos poucos e mexa para incorporar.
Depois que a mistura estiver com uma consistência homogênea, acrescente o fermento e mexa bem. Reserve.
Unte uma assadeira e pré-aqueça o forno a 180 °C por 10 minutos. Coloque a massa do bolo na forma untada e leve para assar por 40 minutos ou até dourar.
Derreta o chocolate em banho-maria e combine com o creme de leite vegetal, mexendo bem, para compor a cobertura. Cubra o bolo com essa mistura e finalize com granulado vegano.
O bolo de aniversário vegano é fundamental para a festa.
A coxinha é um salgadinho bem característico de festas de aniversário e também conta com uma versão vegana.
O preparo da massa leva poucos ingredientes e encanta pela praticidade. No vídeo abaixo, do canal Presunto Vegetariano, é possível aprender a fazer uma coxinha de palmito supertemperadinha e de textura marcante. Veja!
Outro salgadinho que tem presença certa em aniversários é o risole. Feito com recheios variados, o preparo tem uma massa de textura irresistível, além de muito saborosa.
Na versão vegana, é possível escolher diferentes ingredientes para rechear o salgado, e o modo de fazer é superdescomplicado. Assista ao vídeo abaixo, do canal VIEWGANAS, e confira!
Quando se fala em aperitivos veganos, uma das opções mais democráticas é o croquete. O preparo pode ser feito com massas variadas e levar recheios como abobrinha ou proteína de soja texturizada. Veja abaixo uma receita deliciosa!
Leve a proteína de soja para uma panela e cubra com água. Acrescente o suco de limão e leve ao fogo médio. Depois que ferver, espere um minuto, escorra a proteína e reserve.
Então, refogue o alho com uma colher de azeite e adicione a proteína hidratada. Tempere a gosto e cozinhe o preparo por mais ou menos 5 minutos. Reserve.
Cozinhe as batatas até que fiquem macias e amasse-as. Após isso, combine essa massa com uma colher de azeite, duas colheres de farinha de trigo, a proteína refogada e temperos a gosto. Misture tudo até ficar com uma consistência homogênea.
Molde os croquetes e prepare uma mistura com farinha de trigo e água para empanar. O ponto é quando o preparo estiver com uma textura de creme. Passe os croquetes nessa mistura e sem seguida na farinha de rosca (certifique-se que ela é vegana olhando os ingredientes no rótulo).
Depois, é só fritar os salgadinhos na imersão em óleo até ficarem dourados.
Os petiscos veganos para festa deixam as comemorações ainda mais gostosas.
Para fechar o cardápio de sua festa vegana com chave de ouro, você não pode deixar a bolinha de “queijo” de lado. O salgadinho vegano é daqueles que conquistam pelo gostinho e pela textura superespeciais.
O vídeo abaixo, do canal VIEWGANAS, traz uma versão de bolinha de “queijo” com um recheio incrível e que conta com uma casquinha para lá de crocante, feita com macarrão cabelo de anjo. Confira!
Viu como preparar comidas para o aniversário vegano não precisa ser difícil? Os aperitivos e doces agradarão a você e seus convidados por conta dos sabores incríveis.
Aproveite que agora você já sabe qual será o menu de sua festa e garanta os melhores ingredientes para as receitas na loja virtual do Cidade Canção. Clique no banner abaixo e confira!