
Doces e sobremesa
1 min
Ao contrário do que se pensa, ovos e laticínios não são os melhores alimentos para substituir a carne, pois não possuem a quantidade indicada de ferro e podem elevar os níveis de colesterol no sangue.
Por outro lado, existem uma série de cereais, folhas, grãos, leguminosas e até mesmo frutas capazes de fornecer as proteínas e nutrientes que o corpo humano precisa para funcionar corretamente.
A seguir, listamos os melhores alimentos para descobrir como substituir a carne nas refeições, seus benefícios e dicas de pratos fáceis de fazer. Confira!
Sim, o queridinho dos brasileiros pode ser uma ótima fonte de proteínas para sua dieta. Além disso, é um grão rico em fibras, o que prolonga a sensação de saciedade e entrega mais disposição durante o dia.
O feijão ainda é rico em cálcio, em ferro, em magnésio, em potássio, em ácido fólico e em carboidratos. Combate a anemia, a diabetes e melhora a saúde do coração. Por isso, é um dos melhores alimentos de origem vegetal para inserir na alimentação e deixar a proteína animal de lado.
Ele pode ser feito da forma tradicional na hora de preparar suas receitas para substituir a carne, como caldos, farofas, saladas, hambúrgueres e bolinhos. Em outras culturas, é utilizado em sobremesas, como brownies e brigadeiros.
É um excelente aliado na dieta vegetariana, entregando quase todas as proteínas, fibras e nutrientes que uma refeição completa deve ter. Apesar disso, o mais indicado é combiná-lo com outros alimentos, como grãos e legumes.
O grão-de-bico é ótimo para controlar a diabetes, prevenir doenças cardíacas, fortalecer os ossos e melhorar o humor, visto que auxilia na produção de serotonina. Por isso, é um dos grandes alimentos para substituir a proteína animal.
Alimentos como o grão-de-bico são nutritivos e demonstram como é fácil abrir mão da carne vermelha sem deixar o sabor de lado.
Experimente usar o grão-de-bico para preparar sopas, caldos, saladas, patês e receitas da gastronomia árabe, como o homus.
Contendo quase o dobro de gramas de proteína da maioria dos vegetais, é também uma fonte riquíssima de antioxidantes e de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a saúde da pele.
Para além desses benefícios, faz bem para o coração, para o cérebro e para a visão, previne a diabetes, fortalece os ossos, ajuda a digestão e ainda diminui o risco de depressão. Portanto, na hora de substituir a carne no almoço, considere esse alimento!
Pode ser o ingrediente principal de cozidos, de cremes, de saladas, de sopas e de patês, além de incrementar uma infinidade de receitas.
Apesar de ser mais consumida no fim de ano, é uma das opções de alimentos com proteína e ferro que responde à pergunta “o que substitui a carne?”. Também reforça a saciedade, combate a anemia e ajuda a regular o funcionamento do intestino.
Além disso, melhora a saúde do coração, fortalece os ossos, previne a prisão de ventre, controla níveis de açúcar no sangue, e ajuda no funcionamento do sistema imunológico.
Extremamente versátil, pode ser combinada com arroz, legumes, grãos, cogumelos e especiarias. A lentilha pode protagonizar no prato, principalmente quando preparada como feijão.
A “carne” de soja é um dos alimentos mais famosos na dieta vegana, já que ajuda a entender como substituir a carne ao diminuir a vontade pelo alimento. Produzida a partir do grão, ela é repleta de nutrientes e proteínas e possui baixa concentração de calorias.
A soja também reduz o risco de doenças cardiovasculares, alivia a TPM, cuida da saúde dos ossos, da pele e regula os níveis de açúcar no sangue. Também pode ser consumida de forma líquida, como leite,
O vegetal em si pode ser ingerido como feijão, em saladas, em patês ou utilizado para compor outros produtos, óleos e a própria “carne”, que pode ser adquirida em mercados e armarinhos de produtos naturais como “proteína de soja” ou “PTS”.
A lista de benefícios associada ao brócolis é extensa, visto que ele é um dos alimentos ricos em proteína perfeito para diminuir o consumo de carne. É conhecido pela alta concentração de vitaminas e de fibras, ajuda a regular o intestino, fortalece a imunidade do corpo e tem ação desintoxicante.
Também controla os níveis de açúcar no sangue, melhora a saúde do coração e do cérebro, diminui a prisão de ventre e ainda fortalece os ossos.
Além de ser rico em proteínas e nutrientes, o brócolis é um ingrediente versátil e que fica delicioso em muitas receitas sem carne.
É um dos alimentos mais democráticos da lista, pois fica bem em massas, saladas cruas, pratos cozidos, grelhados, refogados e combina com uma variedade de sabores.
Excelente fonte de cálcio, ferro, fibras e proteína, é considerado um dos principais alimentos para substituir a carne. Também auxilia na desintoxicação do organismo, fazendo sucesso em receitas de sucos e vitaminas detox. A folha ainda é rica em vitamina C, que fortalece os ossos e previne infecções.
A couve não precisa de muito para ser inserida no cardápio semanal, já que pode ser refogada, assada, gratinada e combinada com diversos ingredientes. Preparar um caldo verde durante o inverno com o alimento, por exemplo, é delicioso!
A aveia possui grande quantidade de fibras, proteínas e vitaminas e é outra possibilidade incrível para incrementar suas receitas sem carne. Também é conhecida por ser um ingrediente para quem quer perder peso com saúde.
O grão diminui a pressão arterial, reduz o colesterol ruim (LDL), controla o açúcar no sangue, melhora a digestão, a saúde do coração e o humor, e é fonte de energia para o dia.
As receitas vão desde vitaminas, panquecas e biscoitos para o café da manhã, até hambúrgueres, sopas e tortas salgadas.
Sua principal função no cardápio vegetariano é fornecer ômega 3, nutriente comumente encontrado em peixes e frutos do mar. Além disso, a chia possui boa quantidade de proteínas, cálcio e fibras.
O alimento ajuda a emagrecer, previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, previne e controla a diabetes, fortalece o sistema imunológico e protege os ossos e o cérebro. Por ser tão benéfica à saúde, a chia é considerada a queridinha dos nutricionistas.
De sabor neutro, ela pode ser a protagonista de massas de pães e tortas, de saladas e de complementos para bebidas especiais.
É uma proteína completa, o que significa que possui todos os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo. É a melhor escolha para quem quer descobrir como virar vegetariano, mas ainda não sabe de qual forma começar.
Com todos os aminoácidos necessários, a quinoa é uma das melhores proteínas para quem quer cortar ou reduzir o consumo de carne.
Fica deliciosa em saladas, risotos, sopas, farofas, hambúrgueres vegetarianos, panquecas, cookies e massas de bolos e tortas.
Excelente complemento para as receitas sem carne, a oleaginosa tem propriedades antioxidantes, é rica em proteínas e ajuda a fortalecer os ossos. Também promove a saciedade do organismo, mas deve ser consumida em pequenas quantidades.
Outro benefício está ligado à saúde mental, já que as nozes ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. Utilize-a para preparar saladas, pães, tortas, bolos, biscoitos, granolas e incrementar receitas doces e salgadas.
O fruto é uma das principais fontes de magnésio e manganês, nutrientes que atuam no fortalecimento dos ossos. Também é rica em proteínas e combate os radicais livres, prevenindo doenças e ajudando a manter a saúde da pele.
Quando cozida e desfiada, a fruta tem sabor neutro e textura macia, que lembra a carne de frango. No dia a dia, pode ser usada como recheio de lanches, de tortas, de salgados, de pastéis e até mesmo como a proteína principal da refeição.
Embora também seja um derivado da soja, o tofu é uma das alternativas mais interessantes de alimentos para substituir a carne. É altamente nutricional, contendo boas quantidades de ferro, cálcio e magnésio, e tem baixo teor de gordura.
É um queijo vegetal, por isso, fica bem em diversas receitas: cremes, pães, pastas, massas, saladas, tortas, mexidos e o que mais a imaginação permitir.
O amendoim é outro grão repleto de proteínas para inserir na alimentação sem carne. Além disso, tem índices de carboidratos, de fibras e de minerais. Ele previne doenças cardiovasculares e diabetes, controla o colesterol e ajuda na perda de peso.
Preparar uma combinação com o amendoim e outros grãos é uma ótima forma de inseri-lo na alimentação.
Pode ser consumido durante o dia, no lanche da tarde ou no meio da manhã. Além disso, pode ser adicionado a receitas para dar crocância. Uma boa pedida é colocá-lo na farofa.
Além das proteínas, o arroz é rico em carboidratos e em vitaminas, sendo ótimo para pessoas que precisam de energia durante o dia. Apenas dê preferência ao integral, visto que ele possui mais nutrientes saudáveis.
O alimento previne câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. Na hora do preparo, pode ir pelo método tradicional e apenas cozinhá-lo ou testar novas combinações, como o arroz de forno.
Rica em gorduras, carboidratos, proteínas e fibras, a amêndoa é uma ótima para compor um mix de grãos ao lado das nozes e do amendoim.
No corpo, previne e trata a osteoporose, diminui cãibras, elimina líquidos e abaixa a pressão. Além do grão, a amêndoa pode ser consumida em forma de óleo e de leite.
Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.
Ele mantém a pele hidratada e bonita, fortalece os músculos, aumenta a hidratação dos cabelos, auxilia na gravidez, ajuda a emagrecer, melhora a saúde do cérebro e previne doenças cardíacas.
Montar um lanche com abacate, queijo (caso você coma derivados de animais), alface, tomate e cebola roxa, por exemplo, é uma ótima forma de ingerir a fruta e se deliciar no lanche da tarde.
O espinafre é uma das folhas verdes ricas em proteínas e em carboidratos que fazem par com o brócolis e com a couve na hora de elencar alimentos para substituir a carne.
A hortaliça previne a diminuição da visão, o câncer de cólon e a anemia, protege a pele contra o envelhecimento precoce e ajuda a emagrecer.
Na hora de preparar o espinafre, você pode servir como salada (combinado com manga, por exemplo), refogar, usar como recheio de tortas e até para preparar sucos.
Extremamente benéficos ao corpo, os cogumelos são considerados ótimos fornecedores de proteínas e de carboidratos para o corpo, sendo o funghi secchi e o shitake as variedades com mais nutrientes.
O cogumelo na manteiga é delicioso e supernutritivo.
O alimento ajuda a emagrecer, previne doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico, afasta o câncer, a diabetes tipo 2 e a anemia, melhora a digestão e a saúde dos ossos e mantém o sistema nervoso saudável.
É possível utilizá-lo como recheio de tortas e como elemento principal no estrogonofe. Prepará-lo na manteiga também é uma dica saborosa e nutritiva.
Por fim, a berinjela é rica em proteínas, em carboidratos e em fibras alimentares. É um alimento que combate a diabetes, reduz o colesterol, ajuda a emagrecer, aumenta a imunidade, melhora o funcionamento do intestino, tem ação antioxidante e previne uma série de doenças, como o câncer, a anemia e problemas cardíacos.
É possível prepará-la de diversas maneiras: refogada, no forno, como recheio de lasanha, transformá-la em babaganuche, e até levá-la à churrasqueira, como opção à carne no churrasco.
A vitamina b12 é um nutriente que, de acordo com muitas pessoas, está restrita à carne. No entanto, essa afirmação não é 100% verdadeira.
Na realidade, a vitamina está presente em alimentos de origem animal. Portanto, caso você esteja em uma dieta sem carne, pode consumi-la em leites, queijos, iogurtes e ovos.
Caso você seja vegano, precisará buscar por alimentos que tenham vitamina b12 adicionada ou ingeri-la de forma separada, por meio de comprimidos, por exemplo. Esse cuidado é importante porque a falta do nutriente pode resultar em doenças.
Agora que você já tem um repertório de proteínas saudáveis e deliciosas para experimentar, pode começar a reduzir ou cortar o consumo de carne. Lembre-se de manter uma alimentação variada e, sempre que possível, aposte em ingredientes frescos.
No Cidade Canção online você encontra uma variedade de legumes, grãos, cereais e alimentos de boa procedência. Clique no banner a seguir e aproveite a comodidade de fazer as compras com muito mais rapidez e praticidade!
Gostaria de saber quais alimentos que uma pessoa com insuficiência rena cronical pode comer.
Obrigada.
Oi, Aparecida! Nesses casos, a melhor dica é procurar um nutricionista para criar uma dieta balanceada. Conseguimos te adiantar que alimentos pesados (como carnes) e com altas doses de sal e de água devem ser evitados, viu?! Qualquer dúvida, fale com a gente!
Abraços.
Gostei muito, bastante esclarecedor. Tirou todas as minhas dúvidas. Só lamento q as mães não façam isso conosco desde criança!
Ótimo dia!
Maria Dias
Oi, Maria! Ficamos muito felizes que você tenha gostado.
Volte sempre para mais dicas e informações. Abraços!
Muito esclarecedor. Predendo deixar ,aos poucos, de comer a carne.
GRATIDÃO pelas informações.
Oi, Ana! Obrigado você pelo carinho. E é isso aí, o ideal é ir tirando a carne aos poucos para o corpo não estranhar a falta do alimento. Volte sempre para mais novidades, viu?
Abraços!
Maravilhoso adorei tudo muito bem esclarecido
Oi, Adenilza! Tudo bem por aí?
Ficamos felizes em saber que as suas dúvidas estão esclarecidas. Qualquer coisa, conte com a gente. ?
Abraços!
Estou me conscientizando e deixando de comer carnes. Mais tenho dificuldade em elaborar receitas atractivas. Pode me falar aonde encontrar receitas diferenciadas com todos os ingredientes que você mencionou??
Gratidão
Elienai Nascimento
Porto /Portugal
Olá, Elienai! Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa e desejamos que tenha sucesso na sua mudança de alimentação.
Aqui mesmo em nosso blog temos receitas vegetarianas! Você pode dar uma olhadinha nelas.
Agradecemos o seu comentário. Abraços! ?