Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cardápio para empresa: como servir refeições para a equipe?

Criar um cardápio para empresa e servir o almoço no estabelecimento comercial é uma prática indicada para aqueles que querem promover o engajamento na equipe. No entanto, manter esse refeitório interno pede organização.

Para te ajudar a estruturar um cardápio empresarial, separamos algumas dicas e orientações para garantir que será servida uma alimentação de qualidade para seus colaboradores. Continue a leitura e confira!

Clique para acessar a loja do Cidade Canção mais próxima de você.

Faça um planejamento

Toda ação realizada dentro do negócio pede planejamento e com o cardápio para refeitório da empresa não seria diferente. É preciso colocar os gastos na ponta do lápis, realizar orçamentos e traçar cenários positivos, ideais e negativos antes de sair investindo.

Pedir ajuda para o responsável pelo financeiro na empresa pode ajudar nessa tarefa. Caso a refeição no estabelecimento comercial se mostre uma despesa insustentável, é melhor esperar mais um pouco para realizar o investimento e pensar em ações parecidas e possíveis no momento, como servir um café da manhã uma vez por semana.

Analise as necessidades dos colaboradores

Os alimentos ingeridos influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Uma refeição pesada e não balanceada, por exemplo, pode acabar causando sonolência durante a tarde, enquanto um almoço com escassez de nutrientes possivelmente trará exaustão aos funcionários.

Cardápio para empresa servido em uma mesa longa de madeira.

O ritmo de trabalho e o esforço físico e mental feito pelos colaboradores devem ser considerados ao compor o cardápio.

Por isso, é importante compreender e estudar com atenção seu negócio e as necessidades dos colaboradores antes de montar o cardápio para empresa semanal.

Alguns nichos de mercado, como escritórios e agências, pedem refeições mais leves, já que os colaboradores não precisam queimar tanta energia. Por outro lado, serviços que demandam atividade física precisam de pratos bem estruturados para que a equipe tenha todos os nutrientes que precisa.

Compreender a relação entre seu negócio e a alimentação dos funcionários é primordial para estruturar um cardápio de empresa que faça sentido para todos e contemple as necessidades diárias de cada um.

Respeite restrições alimentares

Antes de começar a servir as refeições, é fundamental rodar uma pesquisa interna com os colaboradores para compreender as restrições alimentares de cada um deles e, assim, oferecer opções no dia a dia de acordo com elas.

Às vezes, alguns colaboradores deixaram de comer carne e outros não podem ter contato algum com certos alimentos, como pessoas intolerantes à lactose ou celíacas.

Berinjela com rúcula e tomate servida para funcionários vegetarianos.

É importante entender se há, por exemplo, vegetarianos na empresa, e adaptar o cardápio para que ninguém se sinta excluído.

Essas informações vão influenciar diretamente na estruturação do cardápio, afinal, é necessário criar refeições que não excluam ninguém. Adaptar o que será servido para as restrições de cada pessoa é uma atividade simples que demonstra um grande interesse em relação à equipe.

Ofereça sobremesas

Uma refeição completa envolve um doce ao final. Nesse caso, a sobremesa se torna uma oportunidade para opções com menos açúcar, como frutas e alimentos menos industrializados, e você contribui diretamente para a saúde do funcionário.

A redução de açúcares – assim como a de sal – pode ser benéfica para o funcionário e evitar doenças no futuro que afetariam a vida íntima dele e o funcionamento do seu negócio.

Crie refeições personalizadas

Aproveite datas comemorativas ou a véspera delas (em casos de feriados) para oferecer um cardápio temático. Páscoa, Natal e até aniversário da empresa se tornam oportunidades para sair do comum e surpreender os funcionários.

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

Ações simples, como uma decoração e um prato típico da festa, são suficientes para causar ânimo entre a equipe. Assim, o almoço se torna um espaço para socialização e descontração.

Fique atento às despesas

É primordial ficar de olho no estoque de alimentos que serão utilizados na preparação do cardápio para empresa, evitando, assim, que eles estraguem no armário.

Fazer um levantamento do que será utilizado no mês e realizar as compras de uma vez são boas práticas para otimizar a organização financeira.

É interessante, também, fazer uma planilha para organizar o que você tem na despensa da empresa e o que está em falta. Dá para inserir, inclusive, abas com diferentes supermercados, para realizar orçamentos e preencher com o valor. Isso facilita na hora de comparar preços e comprar de onde vende mais barato.

Contrate profissionais capacitados

Na hora de estruturar um cardápio completo, contar com a ajuda de profissionais qualificados garante que a alimentação servida possui a qualidade e os nutrientes necessários para o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Nutricionista com utensílios ao redor em consulta com empresário para definir cardápio para empresa.

Nutricionistas e engenheiros de alimentos podem te ajudar a criar um cardápio que seja saudável e atenda as necessidades diárias dos colaboradores.

Contratar um nutricionista ou até uma empresa especializada em servir almoços são algumas opções que otimizam o tempo e certificam a qualidade do cardápio.

Exemplo de cardápio para empresa

Separamos um exemplo de cardápio para que você consiga compreender o que uma refeição completa possui. Lembrando que é apenas uma amostra e que o ideal é que as opções de pratos sejam validadas por um especialista.

  • Arroz branco
  • Feijão
  • Filé de frango grelhado
  • Purê de batatas
  • Brócolis com molho branco (caso haja vegetarianos)
  • Salada de mix de folhas 
  • Banana (como sobremesa)

Essa é uma opção de almoço leve e completo. Para trabalhos que requerem mais força física, seria interessante oferecer mais carboidratos, como uma salada de maionese à base de macarrão.

Por que investir em alimentação na empresa?

Servir o almoço na empresa é uma ótima prática e possui pontos positivos para levar em consideração na hora de decidir entre realizar o investimento ou não.

Otimização do tempo

Tanto o funcionário quanto a empresa ganham com a refeição no estabelecimento comercial. O colaborador não precisa se preocupar em cozinhar ou em gastos para almoçar. O tempo que ele levaria indo à sua casa ou ao restaurante também é otimizado.

Funcionários da empresa sentados juntos à mesa do trabalho após almoço com cardápio para empresa.

Às vezes, os funcionários usam o horário do almoço para resolver problemas rápidos e debater questões que aconteceriam durante o expediente, otimizando o tempo.

Já o negócio ganha ao reter a equipe na empresa, evitando atrasos para retornar o expediente e aumentando a assiduidade e a produtividade dos funcionários, que, às vezes, voltam às atividades mais cedo.

Motivação da equipe

Com a refeição sendo servida na empresa, os funcionários não precisam se preocupar em o quê e como irão fazer o almoço. Isso melhora a imagem do negócio interna e, inclusive, externamente, visto que outras pessoas podem se interessar por um local de trabalho que investe diretamente na equipe. Assim, se sentem mais motivados e valorizados.

Momento de descontração

Durante o almoço, a equipe irá interagir entre si, se conhecer melhor, criar laços de amizade que são importantes para o bem-estar pessoal e gerar um sentimento de pertencimento forte.

Esse momento promove, ainda, descontração, dando aos colaboradores a oportunidade de relaxar e descansar nas dependências da empresa – período que não existiria se eles tivessem que ir para casa, fazer almoço e, possivelmente, não descansar.

Ficando na empresa, conseguem se alimentar em alguns minutos e ter um momento de socialização até a hora de retornar ao expediente.

Após estruturar o cardápio da empresa e decidir o que será oferecido em cada refeição, visite o site do Cidade Canção e compre os ingredientes pela internet, recebendo-os diretamente no seu estabelecimento. Clique na imagem e descubra a loja mais próxima!

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *