
Dicas
4 min
Durante o réveillon, muitas pessoas apostam em tradições de Ano Novo. Desde a maneira de se vestir até dar sete pulinhos à meia-noite, essas simpatias ajudam a atrair boas vibrações para o novo ciclo que se inicia.
Além disso, há uma série de costumes culinários que são repetidos todos os anos, cada um deles tem uma função diferente. Continue a leitura para descobrir quais não podem faltar na sua ceia!
Não se sabe ao certo quando surgiu essa tradição. Muitos dizem que as lentilhas são associadas à fartura desde a antiguidade, sendo citadas diversas vezes na Bíblia com esse intuito. Outros acreditam que esse costume vem da Itália por sua similaridade com moedas.
O fato é que em muitos países da América do Sul, como Brasil, Venezuela e Chile, é comum comer uma colher de lentilhas à meia-noite. Esse hábito, de acordo com a tradição, trará fartura e prosperidade ao novo ano.
A romã é um símbolo de prosperidade e fartura, já que dá origem a diversas sementes. Para muitos, sua cor avermelhada também significa amor. Por essas razões, é utilizada em diversas tradições de ano novo diferentes.
Uma das mais comuns funciona da seguinte maneira: escolha sete sementes de romãs e morda exatamente à meia-noite, segurando-as entre os dentes. Depois disso, não jogue fora, mas guarde-as em lugar durante o ano todo, de preferência enroladas em um papel branco.
Se a finalidade for relacionada ao dinheiro, guarde as sementes na carteira. É importante enrolá-las em um papel branco e mantê-las durante o ano inteiro.
Esse é um dos rituais mais conhecidos, seguido por muitas pessoas todos os anos. Sua origem é provavelmente espanhola, já que desde o século 19 era comum comer doze uvas à meia-noite, durante a passagem do ano no país.
Cada uma simbolizaria um mês do ano. O sabor das frutas definem como serão os meses: doces, azedos ou amargos.
Os louros são comumente associados à vitória. Por isso, é comum que na noite de ano novo as pessoas coloquem uma folha de louro na carteira, simbolizando o triunfo no ano que virá.
Assim como as sementes de romã, a folha deve ficar na carteira durante o ano todo. Ao fim desse período, deve ser substituída por outra.
Esses alimentos simbolizam a fartura e a prosperidade, pois são resistentes e duráveis. As frutas secas foram trazidos do Oriente Médio, onde são consumidas desde o século 16 antes de Cristo.
Não há uma forma de comer específica, porém é comum que sejam utilizados como ingredientes em pratos da ceia.
O peru é um dos principais pratos de uma ceia de natal, mas muitos teriam pavor de servi-lo no ano novo. Isso porque, segundo algumas tradições, não se deve comer carne de aves no réveillon, sejam quais forem.
O motivo é muito simples: as aves ciscam para trás. Isso pode significar atraso ou remeter a coisas do ano que passou. Outros alimentos a serem evitados são as frutas com espinho.
O hábito de brindar surgiu na Idade Antiga. Por meio desse gesto, o anfitrião servia seus convidados e a si mesmo, mostrando a todos que a bebida não estava envenenada, e, portanto, todos eram bem-vindos.
Até hoje, brindar com champanhe ou espumante tem um forte significado. Além de ser feita de uvas, o vinho também significa a vida para o cristianismo. Oferecer um brinde à meia-noite, portanto, é imprescindível para atrair saúde, prosperidade e felicidade para o novo ano.
Independente de qual seja, as tradições de ano novo têm todas o mesmo objetivo: atrair coisas boas para o novo período.
Você já conhecia essas tradições? Se sabe de alguma outra que não foi citada no post, deixe nos comentários!