Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Noite de jogos: ideias de brincadeiras, receitas e muito mais!

Quando chega o fim de semana ou após um dia estressante, não tem nada melhor do que reunir quem a gente ama na sala e descontrair um pouco. Para te auxiliar na tarefa de descobrir o que pode ser feito, reunimos algumas ideias para noite de jogos.

A dica é escolher brincadeiras clássicas e modernas, decorar um cantinho da casa para que todos entrem no clima e até preparar algumas receitas deliciosas. Assim, sua noite de jogos com amigos ou com a família valerá a pena e todos se divertirão muito.

Continue a leitura e confira um guia de tudo que pode ser feito aqui, no blog do Cidade Canção!

Clique para acessar a loja do Cidade Canção mais próxima de você.

Ideias de jogos e brincadeiras

A primeira coisa a se fazer para que a noite de jogos seja um sucesso é escolher quais brincadeiras, games e atividades serão feitos. É importante levar em consideração a faixa etária dos participantes, para que todos se divirtam da mesma forma.

Além disso, é importante ter mais de uma ideia em mente, assim, quando o jogo ficar cansativo, haverá uma outra opção esperando para entrar na brincadeira. 

O melhor é que, para criar sua noite, você não precisa gastar muito dinheiro. Algumas atividades podem ser feitas com materiais caseiros ou com aquele jogo que está esquecido no armário há um tempo.

Dê uma olhada em algumas possibilidades da lista que separamos para você!

Banco Imobiliário

Este é considerado um dos jogos clássicos, e a maioria das pessoas nascidas entre os anos 90 e os 2000 tem no armário.

Basicamente, é um jogo de tabuleiro em que cada participante tem uma quantia de dinheiro que será gasta em propriedades durante a partida. O andamento da rodada começa a ficar mais interessante com as casas surpresas, que podem fazer o jogador se tornar milionário ou até ir para a cadeia.

Família na noite de jogos brincando com o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário.

O Banco Imobiliário é uma das opções de jogos de tabuleiro que podem divertir a família.

É indicado para crianças a partir de 12 anos e as ajuda a compreender melhor questões financeiras e monetárias. No entanto, também pode ser jogado por adultos em uma homenagem aos tempos de infância.

Damas

Quem nunca pegou um tabuleiro de damas e ficou jogando por horas? Esse jogo reúne crianças e adultos em partidas divertidas, cheias de estratégia e que rendem, sempre, boas risadas. 

Caso você não tenha o jogo original, pode fazer um em casa imprimindo o tabuleiro na internet e juntando tampinhas de cores diferentes para fazer as peças.

Mímica

Um jogo clássico e que todos amam. Existem aplicativos para auxiliar na tarefa de decidir o que será feito pelo mímico, mas você também pode organizar a brincadeira com um jogo de tabuleiro – como Imagem e Ação – ou definir um tema e deixar a escolha livre para quem for realizar os gestos.

Baralho

Um item que torna possível ir além dos jogos de tabuleiro, por exemplo, é o baralho. Com tantas variedades de brincadeiras criadas usando as cartas, dá para ficar horas se divertindo com elas.

Os jogos mais famosos são Porco, Rouba Monte, Truco, Cacheta e Buraco. No entanto, existem vários outros que vão entreter a turma. Separamos uma playlist de vídeos no Youtube que vai te ajudar a descobrir alguns deles.

Uno

Seguindo a linha de jogos de cartas, outro clássico que há anos conquista crianças, adolescentes e adultos é o Uno. 

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

Basicamente, é um jogo de combinações entre números e cores com cartas especiais que podem aparecer durante a jogada (como a de “compre quatro”). O propósito é limpar a sua mão o mais rápido possível, e o resultado é diversão pura!

Dark Stories

Um jogo que vai deixar adolescentes e jovens adultos entretidos por horas, Dark Stories é um aplicativo de celular com histórias sombrias – e algumas nem tanto. O app está disponível para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente.

A ideia do jogo é que um grupo de pessoas descubra a narrativa por trás de uma frase curta e que deixa uma pulga atrás da orelha. Por se tratar de mistério, é muito divertido e deixa todos sedentos por resposta.

Cidade Dorme

Outra brincadeira de mistério que irá entreter crianças e adultos por horas, Cidade Dorme é clássica das noites de jogos. Para te ajudar a entendê-la, separamos um vídeo do canal Sou Recreador:

Torre de Copos

O jogo, que conquistou fãs após se tornar um quadro do Caldeirão do Huck, pode ser feito com copos descartáveis ou de plástico.

Torre de copos vermelhos montadas durante noite de jogos entre amigos.

Fácil de ser feito em casa, Torre de Copos é um jogo de agilidade feito para todos.

Basicamente, consiste em criar uma torre utilizando-os e desmontá-la em sequência, empilhando os copos e sem que nenhum deles caia. Quem realizar os processos mais rápido ganha a partida.

Tromba de Elefante

Cansou de brincar com as crianças de Torre de Copos? Então não os guarde ainda! O jogo Tromba de Elefante também pode ser feito com materiais caseiros e vai divertir os filhos.

A brincadeira consiste em dispor os copos no chão distanciado-os um do outro. O jogador deve vestir uma meia calça com um peso em cada uma das pernas e, balançando-a, derrubar cada um dos copos. 

Para dificultar, você pode colocar obstáculos entre os copos. É uma atividade simples de ser feita e extremamente divertida!

Separamos um vídeo do canal Amy Go em que você confere como realizar a brincadeira:

Just Dance

Para quem tem um videogame em casa, este é um jogo perfeito para uma noite de brincadeiras! São músicas coreografadas, e o propósito dos jogadores é acompanhar os passos que aparecem na tela.

Todos podem entrar na dança e se divertir a noite inteira com as inúmeras variedades de canções que o game coloca à disposição dos jogadores.

Além dessas dicas, sempre é possível dar uma vasculhada no armário e procurar outras ideias para divertir a galera. Brincadeiras como “Quem sou eu?” e outros jogos de tabuleiro podem deixar todos animados durante a noite e vão render boas risadas.

Para que a jogatina seja perfeita, ela também precisa reunir alguns quitutes e estar bem decorada. Por isso, continue a leitura e confira dicas de decoração e pratos perfeitos para este momento.

Ideias de decoração

Ao contrário de um jantar temático ou de um momento a dois, a decoração para a noite de jogatina pode ser simples, desde que passe um ar de ânimo e descontração.

Ambiente

O ideal é pegar um lugar da casa para concentrar as atividades, como a sala, que tende a ser bastante ampla, e estender um tapete ou um lençol no chão, para que as pessoas sentem em cima.

Família com cinco pessoas reunida em cima de um tapete durante a noite de jogos, brincando com jogo de tabuleiro.

Escolha um local grande para concentrar as atividades e permitir que todos interajam entre si.

Em uma mesa, arrume as comidas e, se for o caso, alguns ingredientes para fazer drinks com frutas e com suco.

Outra ideia legal é apostar em uma luz indireta ou colorida, para dar um clima de balada. Caso você tenha uma lousa, pode escrever uma frase divertida de boas-vindas nela e posicioná-la próxima da recepção.

Música

Separe algumas playlists para tocar durante a noite com músicas mais animadas, como pop, funk – se gostar –, ou as temáticas dos anos 80 que sempre fazem as pessoas dançarem.

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

Aplicativos como Spotify e sites como o Youtube possuem playlists prontas que podem ser tocadas de forma gratuita. Nestas plataformas, existem muitas opções e você pode variar no decorrer das horas.

Ideias de receitas e petiscos

Durante as atividades, é comum sentir fome e procurar algum lanchinho para comer. Para te ajudar a preparar sua noite de jogos com praticidade, separamos algumas dicas de receitas para rechear a diversão.

Pipoca

Homem negro com taça de vinho na mão e comendo pipoca durante a noite de jogos.

Além dos filmes, a pipoca combina com a noite de jogos, garantindo um alimento rápido e gostoso.

Pode parecer clichê, mas a pipoca é sempre um acerto quando se tratar de reunir amigos e desfrutar um momento de diversão. Ela fica pronta rapidamente, é amada por muitos e pode ser ingerida com facilidade.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de milho para pipoca
  • 8 colheres (sopa) de óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o milho, o óleo, tampe o recipiente e espere os grãos estourarem completamente. Mexa com frequência para que não grude no fundo e não queime. Quando estourar, adicione sal e sirva.

Amendoim

Podem ser comprados no supermercado em diversas variedades, como torrado, crocante, de salsa e cebola e até com pimenta. Basta colocá-los em pequenos potes e distribuir pela sala para que os convidados se sirvam.

Torradas com patê

As torradas clássicas, deliciosas e podem ser comidas com as mãos e rapidamente. A dica é servir com um patê de cenoura vegetariano.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de maionese
  • 1 cenoura grande ralada
  • Ervas finas

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes, coloque na geladeira por pelo menos uma hora e sirva com as torradas.

Pizza

Pessoa pegando fatias de pizza com as mãos durante noite de jogos.

A pizza é um ótimo aperitivo para sua noite de jogos.

A opção de pedir a pizza é uma ótima ideia, mas, caso você queira surpreender o pessoal, pode preparar pizzas de frigideira deliciosas rapidamente.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinho de trigo
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • ½ colher (chá) de sal
  • 100 ml de água

Recheio

  • Fatias de presunto
  • Fatias de queijo mussarela
  • Tomate
  • Molho de tomate
  • Orégano

Modo de preparo

Em um pote, coloque a farinha, o azeite, o sal e vá adicionando a água em pequenas quantidades até que a massa fique consistente para ser aberta na mesa.

Quando isso acontecer, despeje a farinha sobre a pedra, um pouco da mistura e a abra com a ajuda de um rolo até ficar lisa.

No fogo baixo, coloque um fio de azeite, a massa aberta e espere dourar. Disponha o molho de tomate, o presunto. Espere o queijo derreter e adicione o tomate e o orégano.

Na hora de comprar os itens para os preparativos da sua noite de jogos, confira as ofertas do Cidade Canção online e faça suas compras sem sair de casa. É só clicar no banner abaixo e acessar a loja mais próxima de você!

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *