
Dicas
16 min
Os alimentos da estação são mais baratos, saborosos e podem trazer grandes benefícios à saúde. Com a chegada do frio, as frutas e verduras do inverno começam a ganhar espaço nos supermercados.
Leia o post até o fim para descobrir quais são os alimentos do inverno maringaense e seus principais benefícios.
Os meses nos quais o morango está mais saboroso e suculento são entre agosto e outubro. Nesse período, é comum que a fruta esteja mais doce e maior do que no restante do ano.
O morango é uma das frutas e verduras do inverno que tem ação vasodilatadora, e por isso ajuda a diminuir os efeitos do sódio no corpo humano. Além disso, a fruta contém flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres e moderar o colesterol ruim.
A região do norte pioneiro paranaense tem se destacado na produção da fruta, especialmente na cidade de Jaboti. Dessa forma, o norte do estado fica sempre bem abastecido de morangos durante o inverno.
Conhecida por ser rica em vitamina C, a laranja também é fonte de cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, e estimula funções intestinais, previne gripes e ajuda a controlar a pressão sanguínea.
O Paraná é um dos maiores produtores de laranja do Brasil, colhendo cerca de 36,2 mil quilos por hectare. Paranavaí é responsável por 46% desse número, seguida por Maringá, com 19%, e Londrina, por 10%.
O período ideal de cultivo começa em julho, logo no início do inverno, mas pode se estender até dezembro.
A mandioca é uma raiz rica em potássio, fibras, vitamina C e folato. É altamente energética, sendo uma fonte de bons carboidratos para o corpo e auxiliando no combate aos radicais livres.
O período de cultivo começa ainda no outono, durante o mês de abril, e geralmente se estende até agosto, podendo chegar com boa produção até novembro, dependendo do ano.
Sua produção é destaque na região do Terceiro Planalto paranaense, em cidades como Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Toledo e Maringá.
É uma fruta com alto teor de líquidos e rica em vitaminas A e C. Pode ajudar na pressão sanguínea, diminuir o risco de câncer, melhorar a saúde da pele e dos ossos e auxiliar no controle da glicemia.
A safra do melão começa ainda no outono, por volta do fim de março, e dura até o mês de outubro.
Conhecida por diversos nomes, como tangerina, mimosa, bergamota e laranja-cravo, essa fruta é nativa de países asiáticos, como Índia e China. Hoje, já se espalhou pelo Paraná, que é o terceiro maior produtor do país.
A mexerica é rica em vitamina C e fibras e tem propriedades oxidantes que ajudam no combate dos radicais livres. Também é capaz de aumentar a imunidade do corpo e aliviar prisão de ventre. Sua safra dura entre junho e setembro.
A produção paranaense de figo corresponde a 5% do total brasileiro. Trata-se de uma fruta rica de origem asiática, rica em vitamina A, cálcio e potássio, e que traz diversos benefícios ao corpo humano.
Entre eles estão a redução da pressão arterial, a contribuição com o fluxo intestinal, o combate aos radicais livres e a redução da fadiga muscular.
No Cidade Canção Online, você encontra frutas e verduras do inverno sempre frescas. Basta pedir e receber de onde estiver! Clique no banner abaixo e confira!