
Dicas
7 min
Quando chega o fim de semana ou até depois do expediente, não tem nada melhor que chegar em casa e passar um tempo com quem a gente ama. Nessas horas, contar com bons filmes para ver com os filhos faz toda a diferença.
Além de nos ajudar a relaxar, reunir toda a família em volta da TV com uma bacia de pipoca, um brigadeiro e um suco refrescante pode melhorar o dia de todos na casa. Nesta lista, você descobre os 20 melhores filmes para ver em família. Confira!
Um clássico do cinema, Shrek tem uma franquia com quatro filmes emocionantes e que vão garantir boas risadas para todos que estiverem assistindo. A história é sobre um ogro que é contratado para salvar uma princesa e, durante a aventura, se apaixona por ela.
Além de uma história sobre amor e amizade, o filme fala sobre a importância de aceitar a forma como somos, além de reforçar o papel fundamental da família e de quem amamos em nossas vidas.
A dica é fazer uma maratona durante as férias escolares ou até no final de semana.
Outro filme que ganhou duas continuações e que conquistou fama entre as crianças. Como Treinar o seu Dragão reúne muita aventura e magia ao contar a história de Soluço e seu dragão, Banguela.
Além de falar sobre amizade, o filme mostra, com diversão e coragem, como mudanças são importantes para nosso crescimento. Com certeza, irá deixar pais e filhos encantados.
Um clássico do cinema, O Rei Leão foi regravado em uma versão extremamente realista. Foto: Divulgação | IMDb
Em 2019, esse filme da Disney foi regravado em live action, deixando mais real ainda a história de vida de Simba. É um clássico que conquista gerações através do tempo, tornando-se inesquecível.
As músicas, piadas e situações pelo qual o pequeno leão passa até se tornar adulto garantem, à história, aventura e emoção. Vale a pena escolher entre a animação e o live action, dar o play e curtir com os filhos.
Adaptado dos livros do escritor C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia conta a história de quatro irmãos que, após atravessarem um portal mágico em um guarda-roupa, vão parar no mundo encantado de Nárnia.
Repleta de criaturas fantásticas – como sereias, minotauros e animais falantes –, a história de aventura e de coragem vai fortalecer o laço em famílias com mais de um filho. É indicado para pré-adolescentes e para as crianças que gostam de ver a magia saindo pela tela.
O filme recebeu duas continuações, chamadas Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada. Alguns dos títulos estão disponíveis na Netflix.
Um dos filmes da Disney que mais fez sucesso nos últimos anos, Viva conta a história de Miguel e de sua aventura pelo mundo dos mortos, um lugar famoso na cultura mexicana.
É um convite para se emocionar e lembrar da importância da família em nossa vida. O filme tem uma história apaixonante, músicas lindas e um desenho colorido e detalhado.
Além disso, é uma oportunidade de conhecer mais sobre os costumes de outros países, sendo indicado para todas as idades.
Uma das animações clássicas da Disney Pixar, Procurando Nemo é um filme antigo que continua atual em questões de história e de fãs.
Ele conta a história de de Marlin, um peixe-palhaço, em sua busca por seu filho, Nemo, que foi capturado por mergulhadores. No meio da jornada, encontra Dory, que traz alegria ao filme e fará todos darem ótimas risadas.
Piadas e risos à parte, a história de Nemo também salienta o que é o amor de uma família e a força que uma amizade tem, visto que Dory cruza o oceano ao lado do amigo.
Se Procurando Nemo é um convite para conhecermos a família de Marlin, em Procurando Dory é o momento dela seguir sua sua jornada em busca dos pais.
O filme traz novos personagens, nos convida a conhecer mais do passado de Dory e reforça ainda mais a ligação entre ela, Marlin e Nemo. Quem gostou do primeiro filme vai, com certeza, amar o segundo.
Com uma franquia de quatro filmes, Toy Story vai fazer todos se apaixonarem. Foto: Divulgação | IMDb
Outro clássico da Disney que conquistou muitas gerações e conta com uma franquia de quatro filmes encantadores e muito bem avaliados pela crítica. Cada uma das animações é um convite para se apaixonar.
Os quatro filmes da série acompanham Woody, Buzz e seus amigos – todos brinquedos – em diferentes aventuras. Durante elas, temas como amor, amizade e até crescimento são abordados.
É, sem dúvidas, um filme para ver com a família que todos irão amar!
Dois Irmãos é o mais novo filme da Disney Pixar, estreado em 2020. Ele se passa em um mundo que, no passado, era cheio de magia. No entanto, com o passar do tempo, ela foi deixando de ser usada por conta da tecnologia.
Tudo seguia assim até que, no aniversário de Ian, ele ganha um cajado mágico que leva ele e seu irmão – Barley – à uma aventura incrível. Novamente, é um filme da Pixar que trata sobre família e amizade, mais precisamente entre irmãos.
Esté é um. sem dúvidas, um dos melhores filmes para ver em família na Netflix. Detona Ralph conta a história de um vilão que está cansado de ser visto de forma negativa e decide fugir de seu jogo para ganhar uma medalha.
Durante sua aventura, conhece Vanellope, a personagem da Corrida Doce, que também precisa de uma medalha. O filme retrata a construção da amizade dos dois, por mais que tão diferentes.
Além disso, fala de temas importantes como bullying, autoestima e amor próprio. Uma ótima escolha para crianças de todas as idades!
Que criança nunca sonhou com a Fada dos Dentes, o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa? Este filme reúne todas essas personagens junto a Jack Frost: a figura mágica da neve.
Juntos, eles precisam derrotar uma criatura mágica e má, que quer roubar os sonhos das crianças e acabar com a esperança do mundo. É um filme mágico e que extrapola os limites da imaginação.
Um clássico originado da literatura, Alice vai conquistar todos da família. Foto: Divulgação | IMDb
A imaginação é, talvez, a melhor amiga do seu filho. Em Alice no País das Maravilhas, ela é explorada ao seu máximo após Alice cair em um buraco que a leva à uma terra de magia e personagens incríveis.
A história, que vem de um livro famoso entre as crianças, ganhou uma adaptação em animação e uma em live-action. Ela também conta com sua continuação – Alice Através do Espelho –, para quem quiser continuar se apaixonando pelo Mundo das Maravilhas.
Por mais que antigo, esse filme ainda ganha o coração de todos que o assistem. Afinal, que criança (e adulto) nunca sonhou em ter poderes?!
Matilda conta a história de uma garotinha com habilidades mágicas e de sua família. Além de divertido, o filme fala sobre amor e amizade, e irá encantar todos em casa.
Este é um dos filmes para ver em família mais emocionantes da lista e pode até tirar algumas lágrimas das pessoas mais emotivas. Up conta a história de um senhor que decide, após anos reunindo coragem, realizar seu sonho de viajar até o Paraíso das Cachoeiras.
O que ele não esperava é que contaria com a companhia de Russell – um escoteiro –, de um cão falante e de uma ave rara. No meio disso tudo, ainda descobre segredos enormes sobre seu ídolo da infância.
Mais um exemplo de filme que fala sobre temáticas importantes, como família, envelhecimento, amizade e morte, de uma forma leve e bonita.
Seus filhos gostam de aventura e não tem medo de nada? Então eles irão amar este filme! Baseado em uma série de livros muito famosa, Goosebumps conta a história de um adolescente que se apaixona por sua vizinha.
O único problema é que o pai dela escreve contos de terror que, quando lidos, se tornam reais. Com alguns sustos, muitos monstros e incríveis aventuras, Zach, Hannah e Robert vão guiar você para um mundo de arrepios extremamente divertidos.
Nanny McPhee é um filme sobre boas maneiras e educação que vem com uma dose especial de magia. Com o marido na 2ª Guerra Mundial, a Sra. Green contrata uma babá para ajudá-la a cuidar dos filhos.
Enquanto educa as crianças, Nanny passa por transformações gigantescas. É um ótimo filme para falar sobre a importância da educação e das boas maneiras.
Com uma franquia de oito filmes, Harry Potter é um clássico atemporal. Foto: Divulgação | IMDb
Essa franquia com oito filmes conquistou fãs ao redor do mundo inteiro e é, hoje em dia, considerado um dos clássicos do cinema contemporâneo.
Os filmes de Harry Potter são baseados nos livros de J. K. Rowling e contam a história do jovem bruxo enfrentando seu destino. São oportunidades para dar asas à imaginação, viver aventuras repletas de magia e discutir, sobretudo, o valor da amizade.
É mais indicado para famílias com adolescentes, pois, conforme a história de desenrola, vai ficando mais séria.
Quem já assistiu Meu Malvado Favorito, se apaixonou, e quem ainda não, irá se apaixonar! Os três filmes da franquia contam a história de Gru, um vilão que adota três garotinhas.
Os filmes ainda contam com a participação dos Minions, personagens que encantam todos que assistem e irão tirar boas risadas de toda a família.
A história clássica de Saint-Exupéry ganha novos tons em 2015, após ser contada em formato de animação. O filme conta a história de uma garotinha que segue uma vida à risca até conhecer um aviador.
Ao contar a história do Pequeno Príncipe, o aviador dá, à garota, o poder de imaginar o mundo de outra forma. Esta é uma história emocionante, que conquista jovens e adultos há anos ao redor do mundo todo.
Para quem gosta de aventura e ação, essa é uma opção bem interessante. Kung Fu Panda conta a história de Po, um panda desengonçado que é escolhido como o grande Dragão Guerreiro.
O filme ganhou duas continuações que continuam a história de Po e de seus amigos. Vale a pena conferir os três no fim de semana.
Falar de luto com as crianças nem sempre é fácil, especialmente quando se trata de um ente muito próximo, como a mãe ou o pai. Em A caminho da lua, essa temática é um dos pontos principais da história mas, com ela, vem também a superação, a imaginação e o amor.
Assistir A caminho da lua é uma ótima dica do que fazer com os filhos na quarentena (Imagem: reprodução/IMDb)
A caminho da lua retrata a história de Fei Fei, uma menina que perde a mãe e passa a morar com o pai, sua nova namorada e o filho dela. Para a pequena, é inaceitável o novo relacionamento, assim como o novo irmão.
Por sentir-se sozinha, a única conexão que mantém com a mãe são as histórias que lhe foram ensinadas, como a existência de uma deusa na lua. Essa lenda motiva Fei Fei a criar a própria nave espacial e viajar até o local e desvendar o mito.
Uma ótima animação para conhecer um pouco mais sobre a cultura chinesa e sair dos filmes mais tradicionais.
Moana é uma das princesas da Disney que em nada se assemelha com as mais tradicionais que usavam longos vestidos e esperavam pelo príncipe encantado.
Aventureira nata, Moana parte em uma jornada pelo mar para proteger o seu povo de males que começavam a atingir a ilha onde moram.
Pelo caminho, a princesa conhece Maui, um semideus poderoso e que irá ajudá-la a atingir os seus objetivos.
Um filme infantil divertido e cheio de magia, que inspira meninas a serem corajosas e não temerem as suas jornadas.
Se os seus pequenos são fãs de filmes com extraterrestres e personagens fofas, o Cada um em sua casa é uma ótima dica de animação para assistir com a família.
O filme conta com a participação de Rihanna, que dá voz à personagem principal, Tip, uma adolescente que parte em uma jornada para encontrar a mãe, que está desaparecida.
E quem a acompanha é o extraterrestre Oh, que está fugindo dos Boovs, grupo ao qual pertence mas que o baniram após ele destruir o planeta deles.
Prepare-se para dar boas risadas e curtir uma trilha sonora incrível com canções de Rihanna.
O menino e o mundo é uma produção brasileira, indicada ao Oscar na categoria Melhor Animação.
Não há dúvidas de que este é um filme incrível e que conquista as crianças com as cores e texturas das cenas, mas também aos pais, já que aborda temáticas complexas como o mundo contemporâneo, a pobreza, o trabalho e a cidade grande.
Ao mesmo tempo que o filme nos lembra das ilustrações de livros infantis, ele chama a atenção pelas reflexões.
O menino e o mundo também conta com a participação do rapper brasileiro Emicida, que nos presenteia com a música “Aos olhos de uma criança”, que resume bem a história.
Os fãs de musicais da Disney com certeza irão se encantar com a nova versão do clássico, que traz um novo toque para as personagens e canções já conhecidas da animação.
Aladdin, além de trazer cenários e figurinos encantadores, surpreende com muito humor e com a tecnologia que recria o macaquinho Abu, o tigre Rajah e o gênio da lâmpada, interpretado pelo engraçadíssimo Will Smith, estrela da série Um maluco no pedaço.
Se a sua família adora a nova leva e live actions da Disney, não deixe de fora Aladdin.
Recorda-se que dissemos que Menino e o Mundo foi indicado ao Óscar para a categoria de Melhor Animação? Nesse mesmo ano, concorreu contra Divertidamente, o filme que conquistou a estatueta.
Divertidamente é uma animação muito interessante e que, com certeza, irá agradar pais e crianças.
De um lado, os pais podem se interessar pelo mundo da psicologia, já que a história do filme contou com a consultoria de Paul Ekman, pesquisador com experiência de 50 anos na área de emoções.
E por outro, as crianças irão se divertir com os pequenos personagens que representam as emoções, assim como a jornada da pré-adolescente Riley.
Divertidamente explica como as emoções acontecem dentro de nós e qual o propósito delas. Por exemplo, a Nojinho, mantém Riley protegida ao desconfiar de alimentos e outros elementos do mundo.
Justamente por se passar na cabeça de uma pré-adolescente que acaba de mudar-se, os sentimentos vivem grandes aventuras e uma busca pela felicidade e bem-estar psicológico de Riley.
Um dos filmes mais deliciosos da parceria Disney e Pixar, Ratatouille é uma animação que nos traz o belíssimo universo da culinária francesa por meio de um adorável ratinho, o Remy.
Remy é apaixonado por cozinhar mas, por ser um rato, esse sonho parece muito distante. A sua sorte muda quando conhece Linguini, um jovem rapaz sem qualquer experiência e conhecimento gastronômico e que trabalha em um dos restaurantes mais famosos de Paris.
Juntos, unem o útil ao agradável: Remy pode realizar o seu sonho de ser um chef, enquanto Linguini mantém o seu emprego e melhora a vida.
Para quem busca por uma animação bem divertida e que tira boas risadas, Madagascar é uma opção.
O filme conta a história dos quatro amigos Alex, Gloria, Melman e Marty que, nada mais são do que animais do zoológico.
Marty, a zebra, tem o sonho de conhecer o seu continente de origem, a África. Por isso, resolve fugir do zoo de Nova York para viajar até o local. Claro que os seus grandes amigos não o deixariam sozinho e, por isso, vão atrás dele. Além dos quatro personagens principais, Madagascar conta com outros icônicos, como os famosos pinguins e o tão conhecido rei Julian, com a música “Eu me remexo muito”.
Os heróis, em geral, são personagens muito adorados e que fazem sucesso no mundo todo. Claro que, no universo da Pixar, isso não seria diferente. A animação Os Incríveis retrata uma família onde todos tem superpoderes mas, infelizmente, não podem usá-los ou salvar o mundo.
Beto e Elena, os pais da família, são ex-heróis e precisam adaptar-se à calma de uma vida comum, já que os heróis chegaram ao fim. Até que acontecimentos surgem e o Senhor e Senhora Incrível precisam entrar em ação, junto com os filhos.
Os Incríveis é um ótimo filme para toda família, porque ao mesmo tempo que retrata um pouco da vida adulta, ele traz ação e aventuras, além de personagens com que você e os seus filhos podem se identificar.
Atualmente, já existe a sequência do filme, Os Incríveis 2, que foi muito esperada por todos os fãs.
O Expresso Polar faz parte do leque de filmes para o Natal, entretanto, a história é tão mágica e bonita que vale a pena assistir em qualquer altura do ano.
A animação mostra a história de um menino que deixa de acreditar no espírito de Natal. Por isso, embarca em um trem rumo ao Polo Norte, onde irá viver aventuras que o farão acreditar no Papai Noel e no universo desse feriado.
A beleza do filme está na nostalgia que o filme traz sobre a época de criança e como o Natal pode ser mágico nessa etapa da vida.
Na hora de reunir a família ao redor da TV, ter alguns lanchinhos para petiscar é uma delícia! Essas receitas ficam prontas em um piscar de olhos e são perfeitas para fazer um cinema caseiro.
A pipoca é, sem dúvidas, o melhor acompanhamento para um filme.
Não tem nada que combina mais com um filme que pipoca. Esta, em específico, preparada na manteiga, fica idêntica a do cinema e vai deixar toda a família mais feliz enquanto assiste à TV.
Em uma panela, adicione o milho e o óleo, mexendo com frequência. Quando a pipoca terminar de estourar, adicione a manteiga rapidamente e chacoalhe a panela para que misture bem. Termine de acertar o sabor com o sal e sirva.
Além de ser um doce super brasileiro, o brigadeiro se tornou um aperitivo muito apreciado junto aos filmes. Prepará-lo é rápido e, para comer de colher, não precisa nem se preocupar com o ponto.
Com o fogo desligado, adicione o chocolate e o leite condensado na panela. Misture até ficar homogêneo, ligue o fogo baixo e coloque a manteiga.
Continue mexendo até que fique uniforme e a coloração chegue a marrom-escuro. Quando isso acontecer, espere esfriar e sirva.
Pronto em cinco minutos e super saboroso, o bolo de caneca é uma ótima opção para acompanhar seu cineminha em casa.
Em uma caneca grande, adicione o ovo, o leite, o óleo, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem e coloque a farinha de trigo e o fermento, mexendo novamente até que fique homogêneo.
Quando a massa estiver uniforme, leve ao micro-ondas por três minutos. Faça o teste do palito para verificar se está assado e sirva.
As panquecas americanas são praticamente um ícone dos café da manhã de filmes e, por isso, é bem provável que os pequenos já tenham visto e sentido vontade de experimentar. Por isso, que tal surpreendê-los com essa receita?
Ela é extremamente fácil e rápida de se fazer, e vai bem tanto de lanche da tarde para comer enquanto assiste filmes, como até mesmo de café da manhã.
Em uma tigela, misture todos os ingredientes líquidos, como o leite, a manteiga derretida e os ovos. Em seguida, adicione todos os sólidos e mexa bem.
Para fazer as panquecas, chame as crianças para participar.
Coloque no fogo uma frigideira e um fio de óleo. Com uma concha, tire um pouco da massa e ponha na panela até que ela possa ser facilmente virada com a espátula. Deixe dourar em ambos os lados. Fique atento, pois as panquecas podem queimar rapidamente. O ponto certo é ficarem semelhantes a um bolinho.
Após preparar todas, coloque em um prato e ponha a cobertura que desejar. Pode ser geleia, Nutella, calda de chocolate ou mel.
Bolinho de chuva é uma receitinha amada por todos e, além disso, ainda tem aquele gostinho de casa de vó e infância. O prato é muito simples de se fazer e combina muito bem com sessão de cinema em casa.
Junte todos os ingredientes em uma tigela e mexa bem. Em seguida, aqueça o óleo e, quando ele estiver quente, comece a fritar. A dica é não deixar ferver, pois isso pode deixar os bolinhos crus por dentro.
Após fritar todos, polvilhe-os com açúcar e canela. Está pronto para servir!
O misto quente no forno é uma receita extremamente fácil que, inclusive, pode ser feita com ajuda das crianças. Em poucos minutos você prepara tudo e leva ao forno. A textura fica crocante e o sabor delicioso.
Para esta receita não colocamos quantidades dos ingredientes, pois tudo irá depender de quantas pessoas vão comer e se irão repetir. Portanto, fique à vontade para comprá-los de acordo com a necessidade.
Comece por passar a margarina ou manteiga no pão. Em seguida, coloque uma fatia de queijo e uma de presunto para cada lanche.
Corte os tomates em rodelas e também distribua uma por lanche. Em seguida, polvilhe com orégano e feche o sanduíche.
No topo do sanduíche, passe margarina para deixar dourado e crocante, e, novamente, polvilhe com orégano.
Agora, é só levar os sanduíches ao forno e tirá-los quando estiverem dourados e com a muçarela derretida.
O pão de queijo é uma das receitas brasileiras mais apreciadas por todos, perfeita para ser consumida a qualquer horário e em qualquer ocasião. Além de superdelicioso, ele não tem segredo nenhum e pode ser feito rapidinho.
No canal Bete com carinho você confere todo o passo a passo. Não se esqueça de chamar as crianças para participarem desse momento.
Com apenas quatro ingredientes, o sequilho é uma bolachinha deliciosa para o lanche com as crianças. Para deixá-lo mais especial, esta receita conta com limão para deixá-lo ainda melhor.
O modo de preparo não tem qualquer segredo: em uma tigela, junte todos os ingredientes. Depois, com auxílio do ralador, tire raspas de limão para a mistura.
Você verá que a mistura vai virar uma farofa úmida, porém sem liga. Para isso, vá pingando gotas do limão até que a massa fique mais consistente. Rapidamente, ela irá ficar encorpada.
Após isso, pegue a massa e, com as mãos, faça cordões com ela. Depois, veja qual o tamanho que deseja dos sequilhos e vá cortando.
Depois, é só colocar tudo em uma assadeira. Caso a sua não seja anti-aderente, passe margarina antes de usar. Por último, leve ao forno no tempo de 15 a 20 minutos. Lembre-se: sequilhos não devem ficar douradinhos, e sim branquinhos.
Ao desligar, espere a massa esfriar para que ela não se quebre. Após isso, é só colocar em um prato e servir para a família.
Na hora do descanso, ter atividades para fazer com os filhos e reunir a família é uma ótima forma de relaxar. Afinal, não tem nada melhor que passar tempo com a gente ama.
Para receber mais dicas como essas, cadastre-se na newsletter do Cidade Canção preenchendo o formulário abaixo e fique de olho no seu e-mail!