Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como fazer uma tábua de frios: ingredientes e dica

Cada vez mais um sucesso entre entusiastas de receitas saborosas e caprichadas, quem se pergunta “como fazer uma tábua de frios” já sabe que a composição é rica em nutrientes e em aromas.

Geralmente, peito de peru, laticínios, embutidos e outros alimentos são organizados em cima de uma estrutura de madeira para criar a tábua de frios. Ela é uma opção refrescante, que combina com drinks e também com um bom vinho

Nos últimos meses, empresas e restaurantes começaram a criar essas combinações de alimentos e elas se tornaram uma febre para os consumidores. 

Para te ajudar a saborear essa delícia com economia, vamos te ensinar como fazer uma tábua de frios bonita em casa, reunindo os principais ingredientes e dicas para a montagem. Boa leitura!

Clique para acessar a loja do Cidade Canção mais próxima de você.

Ingredientes para montar a tábua

Para entender como fazer tábua de frios de forma prática, simples e, ainda assim, bonita e com alimentos saborosos, existem ingredientes básicos que devem estar presentes em cima da madeira.

A maioria dos produtos que serão utilizados para a montagem são simples de serem encontrados no supermercado e podem, inclusive, ser adquiridos sem sair de casa, pelo site do Cidade Canção online. Escolha quais ingredientes irão para sua tábua de frios e compre clicando no botão abaixo deles.

Embutidos

Embutidos são comidas que podem ser produzidas com base em carnes bovinas, suínas, caprinas, ovinas, de aves ou até de frutos do mar. A opção escolhida é triturada, homogeneizada e embutida com a adição de sal, para que as propriedades sejam preservadas e o alimento não estrague. 

Os embutidos mais utilizados na hora de preparar uma tábua de frios simples são o presunto e o salame. No entanto, caso você queira deixá-la ainda mais especial, pode adicionar parma, peito de peru e lombo.

Geralmente, são cortados em cubos. A dica para uma apresentação mais caprichosa, todavia, é optar por fatias, que podem ser acomodadas entre alimentos maiores e dão destaque devido sua coloração rosada e avermelhada. 

Clique para acessar a seção de embutidos no Cidade Canção online.

Queijos

Pares perfeitos para os embutidos, os queijos são obrigatórios em toda tábua de frios. Dentre tantas variedades, as mais acessíveis são o queijo muçarela e o prato, que entregam sabor com excelente custo-benefício.

Caso você queira algumas opções mais sofisticadas, pode adquirir o queijo gorgonzola, edam e brie, que são deliciosos e finos. Este ingrediente pode ser servido em fatias grossas ou até inteiros na tábua de frios.

Clique para acessar os queijos no site do Cidade Canção.

Frutas

Além de levar cor à tábua de frios, as frutas combinam com os ingredientes principais da composição e equilibram os níveis de açúcar. Na hora da montagem, dê preferência para morangos, kiwis, uvas e laranjas.

Para tábuas mais refinadas, tâmaras, damascos, pêssegos e framboesas também podem ser adicionados. A dica é colocar as frutas com coloração mais forte próximas aos queijos e aquelas com tons claros próximas dos embutidos, criando uma espécie de contraste.

Compre frutas no site do Cidade Canção clicando nessa imagem.

Grãos e sementes

Também conhecidos como nuts, adicionar mix de grãos e de sementes na tábua de frios é uma ótima opção para deixá-las ainda mais apetitosas, nutritivas e bem apresentadas. 

Entre as opções, é possível escolher castanhas, amêndoas e até amendoins saborizados, que tendem a ser coloridos e se destacam na tábua.

Clique e acesse os grãos disponíveis no site do Cidade Canção.

Patês e torradas

Geralmente, uma tábua de frios bem construída vem com uma opção de torrada (ou pão) acompanhado de um patê, que pode ser de origem vegetal ou animal. A dica é preparar o seu em casa, com cenoura ralada e maionese. Coloque-o em um pote transparente e posicione na tábua próximo à torrada.

Compre torradas na loja do Cidade Canção clicando aqui.

Legumes

Para criar uma tábua de frios ainda mais nutritiva, é possível colocar alguns legumes cortados em tiras – como cenoura e picles –, folhas de rúcula e espetinhos feitos com tomates, azeitonas e ovos, por exemplo.

Clique para comprar legumes e hortaliças no site do Cidade Canção.

Acompanhamentos

Para melhorar ainda mais a experiência e servir uma tábua de frios especial, você pode combiná-la com acompanhamentos deliciosos, como vinhos, geleias e mel.

Caso a ocasião seja um jantar romântico, pode acrescentar velas e flores na hora da montagem, para decorar a tábua. Assim, você irá garantir que a apresentação fique mais bonita e agradável.

Passo a passo para a montagem

Talvez a maior dificuldade na hora de entender como montar uma tábua de frios esteja relacionada com a disposição dos alimentos e dos itens ao redor da estrutura. 

A dica para os iniciantes é, antes de mais nada, escolher uma tábua de madeira grande. Assim, você terá mais espaço à sua disposição, o que facilita na acomodação dos ingredientes.

Tábua de frios com embutidos, geleia, torradas e legumes.

Tábua de frios montada para consumo usando queijos, embutidos, torradas e legumes.

Com a base escolhida, coloque os itens maiores criando quatro pontos principais na tábua, como se estivessem marcando quadrantes. O pote de patê, as velas, as laranjas e os queijos inteiros são exemplos de itens que podem ser utilizados para marcação.

Comece, então, a preencher os espaços vazios entre os componentes posicionados. As fatias de embutidos podem ser enroladas ou dobradas, criando ondinhas. 

Morangos e kiwis podem ser divididos em rodelas, enquanto uvas, damascos, tâmaras e outras frutas menores podem ser utilizadas para cobrir espacinhos que outros alimentos não preenchem. 

Uma dica importante, durante a montagem, é utilizar o contraste de cores. Tons mais fortes devem ser colocados ao lado daqueles mais claros para criar uma dinâmica chamativa entre os alimentos, que se diferenciarão pela coloração.

Para ilustrar o processo de montagem completo, separamos um vídeo do canal Mãe, Casei. Assista abaixo:

Ideias e inspirações

Na hora de montar uma tábua de frios, é importante reunir referências e inspirações para organizar os alimentos sem se sentir perdido. 

Para te ajudar a ter um direcionamento e a descobrir a disposição de alimentos que mais te agrada, separamos tábuas já construídas. Confira cada uma delas!

Opção 1

Tábua de frios circular com muitos embutidos e azeitonas.

Tábua de frios composta, principalmente, de embutidos.

Esta inspiração é repleta de embutidos variados, como parma e salames dispostos em diferentes apresentações – alguns enrolados e outros no formato de trouxinha. 

O queijo e as azeitonas dão destaque na tábua, com uma coloração distinta da predominante. Os quadrantes, neste caso, são marcados pelos embutidos. 

Opção 2

Tábua de frios com castanhas, frutas, mel, queijo, torradas e embutidos.

Tábua de frios com queijos, embutidos e acompanhamentos.

Composta de queijos, mel, biscoitos, frutas e castanhas, essa opção abusa do contraste entre as cores em sua montagem.

Os embutidos são colocados ao lado de queijos e torradas com tons mais claros, para que os alimentos se diferenciem e criem uma experiência agradável ao olhar.

Opção 3

Tábua com geleia, cogumelos, queijos e uvas.

Tábua com geleias e cogumelos, ingredientes saborosos e que saem do comum.

Para quem prefere uma construção que fuja do comum, esta opção reúne queijos, embutidos, geleias e cogumelos para criar uma sensação agridoce no paladar. A disposição deixa mais espaços vazios por utilizar elementos maiores.

Montar sua tábua não é tão difícil e pode ser parte de um momento gostoso com quem você ama ou até uma surpresa agradável para uma noite romântica.

Contar com bons ingredientes e dicas para a montagem são fundamentais no processo. Na hora de adquirir os componentes da sua tábua de frios, confira as promoções do Cidade Canção online e receba tudo em casa. Clique na imagem abaixo e descubra a loja mais próxima de você!

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *