
Pratos Principais
8 min
Seja para o Dia dos Namorados ou para surpreender quem você ama, saber como fazer jantar romântico é sempre uma opção quando se está apaixonado. Afinal, não há nada mais incrível que ver o rosto de uma pessoa especial se encher de felicidade.
Engana-se quem pensa que o jantar a dois é composto apenas pela entrada, prato principal, sobremesa e bebidas. Para economizar no preparo e ainda assim garantir um momento perfeito, é preciso planejamento e organização.
Por isso, separamos oito dicas para te ensinar como preparar um jantar romântico perfeito, que irá deixar a pessoa amada encantada e, claro, satisfeita após a refeição. Boa leitura!
Todo evento, por menor e mais íntimo que seja, começa com o levantamento do quanto pode ser gasto. Dessa forma, todas as outras ações e ideias serão guiadas e encaixadas nesse orçamento.
É possível, sim, fazer um jantar romântico simples e barato, desde que você defina quanto pode investir nesse momento e busque por receitas que caibam no seu bolso. Afinal, gastar muito não é sinônimo de sabor e não tornará a refeição menos especial.
Lembre-se que a pessoa que te ama certamente ficará surpreendida com o gesto, e não com o valor. Por isso, mesmo que o orçamento esteja apertado, invista nesse carinho.
No decorrer do texto, haverão dicas focadas em quem precisa criar um jantar romântico simples e em quem possui mais capital na hora de criar a surpresa. Assim, você se inspira e coloca em prática aquilo que conseguir.
Essa dica visa deixar o jantar romântico a dois mais criativo. A ideia é escolher um tema para guiar a construção da noite e a inspiração pode vir de vários tópicos, como filmes, séries, culinárias diferentes, data comemorativa em questão e muito mais!
Criar um jantar temático inspirado na culinária italiana, por exemplo, é uma escolha clássica em momentos a dois.
Vamos supor, por exemplo, que você e seu companheiro (ou companheira) sejam apaixonados por Friends e já tenham maratonado a série várias vezes. É possível criar a decoração do jantar inspirada no Central Perk, utilizando o logo do estabelecimento.
Além disso, você pode preparar pratos clássicos da série, como a cheesecake da Rachel, os cookies da Phoebe ou um frango, em homenagem à cena clássica do peru.
Para o jantar de Dia dos Namorados, uma possibilidade é investir em uma decoração clássica, com corações, frases bonitas e velas. Ademais, aposte nas receitas românticas fáceis, como uma lasanha à bolonhesa ou um espaguete à carbonara.
Na pegada de culinárias diferentes, as opções são inúmeras: jantar mexicano, noite francesa ou até um momento oriental. A dica é soltar a imaginação e surpreender quem você ama com uma ação que a deixará encantada.
Quem disse que o jantar romântico precisa ser feito na sala de jantar ou na copa? É possível explorar outros ambientes e transformá-los em lugares incríveis por meio da decoração!
Quem possui um quintal grande pode levar a mesa para fora e criar um ambiente intimista ao ar livre, com velas, plantas decorando e luz indireta. Já os residentes de apartamentos podem fazer isso na sacada.
Criar um jantar ao ar livre é uma oportunidade para investir em velas e em um momento mais intimista.
Pessoas com maior orçamento para a ocasião podem pensar em alugar uma chácara e transformar o jantar romântico em um dia mais longo e divertido, com direito à piscina e a contato com a natureza.
Dá, também, para usar o quarto e a sala, a fim de criar um jantar romântico combinado a um cinema a dois, um plano perfeito para casais cinéfilos em tempos de isolamento social.
Com o tema do seu jantar romântico e o ambiente definidos, é hora de pensar no cardápio da sua noite a dois. A dica é se inspirar nas decisões anteriores, e utilizá-las a seu favor.
Um jantar romântico no jardim, por exemplo, combinará com receitas mais refrescantes, como a salada Caesar, torradas com patê de frango, risoto de alho-poró e um bom vinho branco.
Já quem optou por inspiração em uma culinária estrangeira pode preparar os pratos clássicos dela, além das bebidas e das sobremesas. Assim, a pessoa amada irá passar por uma imersão no tema.
Ao optar por um jantar temático oriental, por exemplo, crie um cardápio com pratos típicos.
Um jantar combinado com cinema ou com uma maratona de séries pode ser acompanhado por petiscos, cerveja e drinks refrescantes. Dessa forma, você consegue fugir dos clichês e criar um momento mais surpreendente.
Para te ajudar a construir um cardápio simples e delicioso, separamos algumas possibilidades de acordo com a ocasião. Confira:
O jantar do Dia dos Namorados costuma ser mais clássico, por isso, uma inspiração interessante é a culinária italiana, repleta de massas e de vinhos encorpados.
O jantar mexicano conquista pela complexidade de sabores e pela simplicidade no preparo da maioria das receitas.
Se optar por um jantar com cinema, aposte em petiscos e comidas de bar.
O cinema a dois pede comidas mais leves e que combinem com o momento descontraído, porém íntimo. Por isso, aposte em uma tábua de frios ou em uma variedade de petiscos.
Um jantar no jardim ou na sacada pede opções mais leves e refrescantes, que combinem com o clima agradável e com a natureza. Por isso, você pode optar por algumas receitas vegetarianas para o momento.
Com essas possibilidades de cardápio, fica mais simples identificar como fazer um jantar romântico, afinal, as ideias começam a se consolidar.
Assim como as receitas da sua noite especial, as bebidas são parte integral para que ela seja perfeita e bem aproveitada. Afinal, um vinho muito doce, por exemplo, pode estragar completamente o paladar.
Se você optar por esse tipo de bebida, é importante destacar que existem alguns tipos: vinhos tintos, brancos e rosés. Eles, por sua vez, dividem-se em outras categorias, que alterarão, também, seu sabor.
Contar com um bom vinho tornará o jantar muito mais especial.
Bons vinhos tintos para seu jantar são os Cabernet Sauvignon (uma opção mais encorpada e aveludada no paladar), os Malbec (mais leves e com notas de sabor de flores e especiarias) e os Merlot (bebidas mais equilibradas, que ficam entre as duas outras variações).
Quando o assunto são vinhos brancos, opte pelas categorias Chardonnay — opções mais fortes, aromáticas e cítricas — e Sauvignon Blanc — rótulos suaves e ideias para serem consumidos em dias quentes.
Por fim, os vinhos rosés acompanham as classificações dos tintos, de forma que os mais indicados são os Cabernet, Malbec e Merlot.
Cada um deles harmonizam com diferentes receitas e observar a indicação de combinação (geralmente disponível no rótulo da garrafa) é uma forma de deixar o sabor dos pratos e da bebida mais evidentes.
Caso o casal não seja um grande fã de vinhos, é possível, sempre, apostar em outras opções de bebidas, como a cerveja, os drinks e até sucos refrescantes, se preferir evitar álcool no jantar.
Com o tema, ambiente e cardápio estruturados, é o momento de, enfim, pensar na decoração — parte importante do jantar a dois, já que um local bonito e aconchegante surpreende e pode até emocionar.
No geral, a dica para o evento é ser minimalista e intimista. Velas, flores, toalhas vermelhas e um porta-retrato com uma foto do casal na mesa sempre funcionam e satisfazem a pessoa amada.
Simplicidade é a chave para um jantar intimista e super-romântico.
Para as paredes, é possível colocar um pisca-pisca e dispensar as lâmpadas do teto, criando um ambiente com luz indireta.
Quem é romântico e gosta de expressar os sentimentos pode criar um caminho de pétalas, colocar uma pequena lousa com frases românticas próximas à porta e decorar as paredes com fotos.
Se você optou por um jantar temático, pode usar isso a seu favor também na decoração, com referências ao filme, à série ou ao país que originou o cardápio. Cores, bandeiras e outros elementos visuais podem compor a mesa e o espaço como um todo.
O ambiente romântico só fica completo de verdade quando a música certa começa a tocar, afinal, as canções são capazes de despertar sentimentos, trazer recordações e até emocionar.
Para um jantar a dois comemorativo ou mais intimista, a dica é preparar uma playlist customizada e própria para o evento. Assim, você insere as músicas preferidas do casal, aquelas que marcaram a história de vocês e outras com mensagens que você gostaria que a pessoa amada ouvisse.
A música é uma parte importante do jantar romântico.
Jantares temáticos podem ter playlists baseadas na inspiração, com músicas de determinado país ou com a trilha sonora do filme e da série.
Para fazer a sua, você pode usar aplicativos, como Spotify (aplicativo disponível para Android e para iOS), e até sites, como o YouTube. Além disso, dá para encontrar seleções de músicas previamente selecionadas nessas plataformas.
Quer demonstração de carinho mais incrível atualmente do que preparar todas as partes do jantar romântico artesanalmente? Afinal, na era da tecnologia, é comum e prático pedir um delivery e simplesmente esperar por ele.
Não que haja algum problema em pedir comida. Tem dias que é até preciso fazer isso, porém, nessa ocasião especial, opte por decorar o ambiente, preparar as receitas e fazer a seleção de músicas, a fim de demonstrar a importância da pessoa amada na sua vida.
Dessa forma, você se dedica de fato à preparação do jantar a dois e cuida para que tudo fique da maneira na qual o casal vai realmente curtir.
Com essas dicas, entender como fazer jantar romântico fica bem mais simples e organizado, e você tem a certeza de que a pessoa amada ficará feliz, surpreendida e contente com a surpresa.
Gostou deste conteúdo? Então garanta acesso exclusivo a vários outros diretamente no seu e-mail. Para isso, basta assinar a newsletter do Cidade Canção online, preenchendo o formulário abaixo, e ficar de olho na caixa de entrada!