
Dicas
8 min
Não restam dúvidas de que saber como congelar alimentos é importante. Se você tem uma rotina corrida, isso pode garantir refeições completas em poucos minutos. Sem falar que os itens podem ser conservados por muito mais tempo!
Mas como fazer isso sem prejudicar o sabor ou perder o valor nutricional dos ingredientes? Continue lendo e veja dicas práticas para aprender a congelar e descongelar alimentos no dia a dia.
O contato com outros ingredientes e o frio excessivo do congelador podem estragar o seu alimento, portanto é preciso garantir que ele fique bem isolado. A solução é utilizar sacos a vácuo, potes com fechamento hermético ou vasilhames de vidro.
Além de impedir a passagem de ar, o tamanho do refratário precisa estar de acordo com a quantidade de comida. Não deixe muito espaço sobrando e nem encha demais!
Você pode dividir a comida pelo número de pessoas da casa; montar pratos para todas as refeições da semana; ou, ainda, congelar as sobras do almoço de domingo. Separe como achar melhor, só não misture vários alimentos no mesmo recipiente.
Outra dica valiosa é colocar etiquetas em todos os congelados, sinalizando o que tem dentro de cada um e quando ele foi preparado. De vez em quando, organize os itens e coloque os mais antigos à frente, para lembrar de consumi-los primeiro.
Nem todas as comidas ficam boas se forem levadas direto ao congelador. Em alguns casos, você pode perder as propriedades do alimento ou até mesmo deixá-lo estragar!
Quase todas podem ser congeladas, exceto as que têm muita água ou escurecem, como a melancia e a banana. Nesses casos, é melhor consumir o alimento fresco ou usá-lo para fazer sucos.
Para as demais, a dica é lavá-las em água gelada, descascar e retirar todas as sementes. Vale congelar os frutos inteiros, cortados, em polpa ou em forma de purê.
Não congele os que serão consumidos crus ou em saladas, como a alface, a rúcula, o almeirão e a maioria das folhas. Para garantir um bom resultado, escolha legumes e verduras que possam ser refogados depois.
A melhor técnica para conservar sabor e textura é pré-cozer os vegetais. Também chamada de “branqueamento”, ela é feita mergulhando os alimentos em água e gelo, o que ocasiona um choque térmico e prolonga a duração.
Independentemente do tipo de tempero, é recomendado retirar toda a umidade antes de congelá-lo. Lave, corte os ingredientes e seque-os com a ajuda de um papel ou toalha.
Além de guardar em potes e saquinhos, você pode colocar as ervas em forminhas de gelo e completar com água, óleo ou azeite de oliva.
Se você não tem tanto tempo para ficar na cozinha durante a semana, congelar comida pronta pode ser a solução. Cozinhe menos os alimentos, para que não fiquem moles demais, e deixe para temperá-los só depois de descongelar.
Algumas receitas podem ser mantidas no mesmo refratário em que foram feitas, como é o caso de carnes e assados. Massas podem ser congeladas cruas, cozidas e com molhos e recheios.
Apesar de durarem mais tempo, alimentos congelados também têm prazo de validade. A melhor forma de acompanhar é manter o congelador limpo e organizado, mas saber o tempo médio de conservação pode ajudar bastante. Veja a duração dos principais itens:
Evite métodos que prometem acelerar o processo de descongelamento, como deixar a comida exposta na pia ou mergulhar a embalagem em água quente. Também não é recomendado congelar o mesmo item duas vezes, especialmente se ele for cru.
O jeito mais seguro é colocar o alimento na geladeira por algumas horas e esperar que ele descongele. Se estiver com pressa, o micro-ondas também pode funcionar: basta aquecer a comida e fazer pausas para virá-la de todos os lados.
Depois que você entende como congelar alimentos é prático e rápido, fica muito mais simples preparar as refeições da semana. Siga as dicas e evite o desperdício!
Para continuar aumentando o rendimento das suas compras do mês, assine a nossa newsletter e receba conteúdos informativos sobre alimentação diretamente no seu e-mail.
Gostei muito da matéria.
Sempre tive dúvidas sobre congelamento de alimentos.
Obrigada
Oi, Rosaria. Que ótimo que você gostou, ficamos felizes em saber disso!
No nosso blog, sempre temos novidades para sua casa e família. Volte sempre para conferir.
Abraços!