Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Ceia de Ano Novo barata e completa: dicas e receitas!

Com as chegadas das últimas festivas, todo mundo quer se divertir, ficar ao lado de quem ama e se despedir dos 365 dias passados. No meio de tanta celebração, cuidar do financeiro no Natal e organizar uma ceia de Ano Novo barata podem parecer tarefas impossíveis, mas não são!

Existem muitas formas de criar boas lembranças, preparar pratos de dar água na boca e fazer comemorações de fim de ano gastando pouco. A dica principal é se preparar com antecedência.

Para te ajudar a fazer uma ceia de Ano novo simples e barata, separamos ideias e hábitos para inserir na rotina durante as semanas que antecedem o feriado. Além disso, também listamos receitas deliciosas e que não pesam no bolso. Continue a leitura e confira!

Clique para acessar a loja do Cidade Canção mais próxima de você.

Como economizar na ceia de Ano Novo?

Não é tão difícil organizar um Ano Novo barato com a garantia de que, mesmo assim, haverá fartura na mesa. Entenda a melhor forma de fazer isso:

Defina quanto será gasto

Estipule um orçamento máximo para ser gasto nas compras de Ano Novo. Conte quantos convidados irão comemorar com você, o que é realmente necessário, o que seria uma vaidade e, principalmente, quanto você pode gastar.

Coloque tudo no papel: quais serão as receitas, a sobremesa e o que irá compor sua mesa de Ano Novo. Não se esqueça das bebidas e dos itens mais “simples”, como copos e guardanapos.

O estabelecimento de um teto de gastos te ajuda a não dar um “salto maior do que a perna” e estimula pensar em opções de pratos que sejam acessíveis e, ao mesmo tempo, deliciosos.

Faça os cálculos de quantidade

Na hora de preparar suas receitas para o Ano Novo, corra dos achismos. Existem médias que calculam quanto cada pessoa consome em questão de pratos principais, de acompanhamentos e de bebidas.

Mulher fazendo compras para ceia de Ano Novo barata no supermercado.

Calcule exatamente o número de ingredientes para não comprar além do necessário.

No jantar, cada pessoa ingere de 300 a 400g de alimentos. Já o consumo de acompanhamentos varia entre 200 a 300g. Na hora de comprar as bebidas, é bom ter em mente que cada um bebe cerca de 600ml. Para vinhos, a média é de uma garrafa por casal.

A sobremesa de Ano Novo pode ser preparada pensando em porções. Cada convidado come de uma a duas após a refeição.

Pesquise os preços

É importante começar a organizar as compras da ceia de Ano Novo com antecedência. Desde o começo do mês, comece a pesquisar os preços dos produtos e fique de olho em promoções.

Liste tudo que precisa ser comprado e visite diferentes comércios para encontrar valores que caibam no seu bolso. Assim, evita gastar mais por falta de análise.

Tente não usar cartões de crédito

Com o orçamento estipulado, tente pagar as contas de Ano Novo no débito. Assim, não começa janeiro com contas pendentes. A pesquisa de preço ajuda nessa parte, já que garante que você pague menos por diferentes produtos.

Não faça as compras de última hora

Evite deixar para realizar a aquisição dos itens para o Ano Novo na véspera do feriado. Assim, tem mais tempo para realizar a pesquisa e pensar os pratos que irá preparar.

Mulher realizando as compras para ceia de Ano Novo barata pela internet.

Realizar as compras pela internet é uma forma de adquirir tudo antecipadamente e de maneira prática.

Uma dica é fazer as compras de Ano Novo junto com as de Natal. Dessa forma, evita filas, não precisa sair durante a semana entre os feriados e consegue escapar do aumento do preço de alguns produtos, acontecimento comum da época.

Pense em uma ceia de Ano Novo compartilhada

Os feriados de final do ano são repletos de sentimentos de afeto, união e gratidão. Na maioria das vezes, escolhemos comemorá-los ao lado de quem amamos e temos admiração.

Por isso, uma ideia é realizar uma ceia compartilhada, em que cada convidado ajuda com um pouquinho. É uma forma de não pesar no bolso de ninguém e de todos se ajudarem.

Além disso, a ceia compartilhada pode ser bastante criativa. Em conjunto, os participantes podem definir um tema – como, por exemplo, luau de Ano Novo – e levar receitas coerentes com o assunto.

Vocês podem, ainda, se vestir à caráter e expandir a temática para a decoração, deixando tudo bem característico. No caso do luau, dá para investir em flores, velas, mesas de frutas e receitas de lanches frios.

Decoração de Ano Novo

A decoração não é o ponto principal da noite, mas, caso haja orçamento, é uma forma de colocar todos no clima de comemoração e ainda apresentar um ambiente agradável.

Mesa decorada para Ano Novo barato com velas, bolas natalinas e taças de champanhe.

Para a mesa de Ano Novo, invista em itens nas cores dourada e branca.

Para que ela não seja mais um gasto da lista, a dica é começar olhando para sua própria casa. Busque vasos de flores e luminárias para ornamentar a mesa, procure por toalhas brancas e tente analisar os itens decorativos que podem ornamentar o cômodo da festa de réveillon. 

Abra caixas em que você guarda a decoração utilizada em Anos Novos anteriores e confira se não há itens que podem ser aproveitados. Às vezes, quando combinados com outros elementos, eles ficam como novos.

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

Outra dica é reciclar a decoração do Natal. Bolas e adornos da árvore na cor prata, por exemplo, podem ser colocados dentro de vasos de vidro e criar um objeto lindo. Se você inserir o pisca, o ornamento com certeza chamará muita atenção quando aceso. 

Pesquise inspirações na internet e garanta que analisou bem o que você já tem em casa antes de comprar a decoração de Ano Novo. Assim, consegue investir mais nas receitas e nas bebidas.

Receitas para o Ano Novo

Contar com opções de receitas baratas para o Ano Novo é uma forma de evitar gastos grandiosos. Selecionamos oito pratos (quatro salgados e quatro sobremesas) que demonstram como sabor não tem relação alguma com pagar caro. Confira!

1. Bruschetta

Bruschetta servido sobre tábua de madeira para ceia de Ano Novo barata.

Deliciosa e prática, a bruschetta é uma excelente entrada para a ceia de Ano Novo.

Além de ser uma receita fácil de ser preparada, a bruschetta é barata e um ótimo acompanhamento para sua ceia de Ano Novo. 

Ingredientes

  • 10 pães francês
  • 4 tomates cortados em cubos
  • 20 fatias de queijo muçarela
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

Corte os pães ao meio e coloque-os em uma assadeira untada com azeite. Recheie com o queijo, com os cubos de tomate e cubra com orégano. Uma dica é cortar os legumes em pedaços medianos, para ficarem bem suculentos.

Leve ao forno preaquecido por 220ºC até o queijo derreter completamente e sirva. Atenção: é importante que a temperatura esteja elevada para que a bruschetta gratine. Caso contrário, ela irá cozinhar e não ficará tão suculenta.

2. Arroz com lentilha

A lentilha é um clássico do Ano Novo devido à crença de que o alimento atrai sorte e prosperidade quando ingerida. A dica é combiná-la com o arroz, criando um prato rico em nutrientes e que levará muita positividade para os convidados.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • ½ xícara (chá) de lentilha
  • 1 cebola picada em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 xícaras (chá) de água quente
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Quando dourar, coloque a lentilha, o arroz, a água e adicione sal. Assim que o líquido secar completamente, desligue o fogo e sirva.

Para uma apresentação mais agradável, você pode decorar o prato com folhas de cheiro verde e cebolinha.

3. Lombo com molho de laranja

Essa receita é elegante e combina muito com o réveillon. Ela une carne de porco com suco de laranja, criando uma explosão de sabores e mostrando como é possível fazer pratos diferentes de forma fácil e prática. Para te auxiliar no preparo, separamos um vídeo do canal Divino Minuto. Confira!

4. Tender

Provavelmente, o tender é a receita mais clássica do fim de ano. Nessa opção, você prepara o seu com mostarda e mel, o que resulta em uma carne macia, saborosa e que serve como prato principal do Ano Novo.

Ingredientes

  • 1 tender redondo
  • 4 colheres (sopa) de mostarda
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 1 saquinho de cravos

Modo de preparo

Misture a mostarda e o mel até ficar uniforme e reserve. Faça cortes quadriculados no tender, espete cravos nas junções e despeje o molho por cima. Peça auxílio para abrir levemente a carne, assim, a mostarda e o mel penetraram bem no tender.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado. Quando assar, fatie o tender e leve a um recipiente com rodelas de abacaxi para decorar.

5. Pudim de leite condensado

Pudim de leite condensado servido na ceia de Ano Novo barata.

Saboroso, o pudim combina com o Ano Novo e agradará todos os convidados.

Delicioso e refrescante, quando bem gelado, o pudim é uma ótima opção de sobremesa para o Ano Novo. Prepará-lo não tem segredos!

Ingredientes para o pudim

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite
  • 3 ovos

Ingredientes para a calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água

Modo de preparo

Bata os ovos no liquidificador, acrescente o leite condensado e o leite, misture novamente e reserve.

Em uma panela no fogo baixo, aqueça o açúcar até derreter e coloque a água. Mexa com frequência até engrossar. Evite usar fogo médio ou alto para que o caramelo não queime.

Coloque a calda em uma assadeira com furo, despeje a massa do pudim, deposite o recipiente dentro de um maior com água e asse a 200ºC por 45 minutos. Assim que cozinhar, deixe esfriar bem e desenforme.

Dicas: dá para medir a quantidade de leite com a caixa de leite condensado, adicionando as mesmas proporções. Antes de tirar o pudim do forno, espete-o com um garfo para garantir que não está cru.

6. Torta alemã

Além de saborosa, a torta alemã tem uma apresentação incrível. Para te ajudar no preparo, separamos um vídeo do canal Dika da Naka. Confira:

7. Bombom de travessa

Refrescante, prático e rápido de fazer, o bombom de travessa une brigadeiro e frutas, que podem ser alteradas, o que torna ela superversátil e deliciosa.

Ingredientes

  • 1 bandeja de morango
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Em uma panela, adicione a manteiga, o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó, mexendo em fogo baixo até que o brigadeiro desgrude da panela. Nesse caso, não é preciso atingir o ponto, já que não será enrolado.

Corte os morangos ao meio, forre o fundo de um recipiente com eles e cubra com o brigadeiro. Para um acabamento mais caprichado, é possível finalizar com raspas de chocolate por cima.

Dica: se você preferir, pode usar uva sem caroço ou kiwi como base para o bombom de travessa.

8. Mousse de cappuccino

Mousse de cappuccino servidos em copos de vidro para a ceia de Ano Novo barata.

A mousse de cappuccino é uma ótima opção se estiver calor no réveillon.

No Brasil, o Ano Novo geralmente é bem quente. Por isso, servir uma mousse é uma forma de aliviar o calor. Para sair do comum, opte por uma receita sabor cappuccino.

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 sachê de gelatina sem sabor
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de café solúvel já dissolvido

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o cacau e o café dissolvido até ficar uniforme. Prepare a gelatina sem sabor conforme pede a embalagem – geralmente, é só incorporar o pó em seis colheres de água e aquecer por 15 segundos no micro-ondas.

Misture a gelatina com os outros ingredientes, bata por no máximo dois minutos e deposite em copos de vidro (para porções individuais) ou em um refratário. Para uma apresentação mais caprichosa, finalize com raspas de chocolate.

Com a receita escolhida e as dicas certas, fica bem mais fácil preparar uma ceia de Ano Novo barata. Assim, encanta seus convidados, consegue se divertir e passa o réveillon com muita alegria.

Na hora de fazer suas compras para as festas, confira as promoções disponíveis na loja virtual do Cidade Canção, adquira os produtos e receba tudo em casa, sem filas! Clique na imagem abaixo e acesse a loja mais próxima de você.

Clique para acessar o site com o CIdade Canção mais próximo de você.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *