
Dicas
4 min
Só quem já precisou esvaziar a geladeira por falta de espaço sabe o trabalho que dá. Conhecer quais são os alimentos que podem ficar fora da geladeira é uma forma de economizar tempo, organizar a cozinha e ainda evitar o desperdício de comida.
Preparamos este post com dicas preciosas de armazenamento para você aprender a guardar cada alimento e conservá-los por muito mais tempo. Nunca mais você vai acumular itens desnecessários no refrigerador!
Conhecido como um alimento que nunca estraga, sua composição não permite que bactérias e micro-organismos sobrevivam por muito tempo. Até mesmo as versões industrializadas costumam ter duração de 2 anos!
O ideal é guardá-lo em ambientes protegidos da umidade e do calor, pois ele pode cristalizar se for mantido na geladeira.
Ao contrário do que muitos pensam, também não deve ficar na geladeira: o melhor é que seja guardado em local fresco e em temperatura ambiente. Uma cabeça de alho com casca pode durar de 3 a 5 meses.
Depois de descascado, a melhor forma de armazená-lo é imerso em azeite de oliva e, aí sim, na geladeira.
Baixas temperaturas fazem com que esse item estrague mais rápido, por isso, guarde-o em local seco e arejado. Quando ainda está inteira, a cebola pode durar até uma semana. Depois de cortada, esse prazo diminui para 2 dias.
Você também pode congelá-la para utilizar em algumas receitas – porém, dê preferência aos ingredientes frescos na hora de preparar saladas.
A refrigeração pode alterar o sabor desse tubérculo. A dica é usar sacos de pão para armazenar as batatas, que podem durar até dois meses fora da geladeira se não estiverem maduras demais. Caso contrário, devem ser consumidas em, no máximo, uma semana.
O armazenamento vai depender de quão maduro o fruto está. Tomates verdes precisam ser estimulados, por isso, guarde-os em cestas ou fruteiras. Os que já estão maduros devem ser mantidos de cabeça para baixo, em ambientes com temperatura controlada, como armários e despensas.
Apenas os tomates muito maduros devem ser guardados no refrigerador. Em todos os casos, o tempo de conservação é de no máximo cinco dias.
Podem ser uma grande questão para quem não sabe como guardar alimentos na geladeira. O tomilho, o coentro, o manjericão, a salsinha e a cebolinha são algumas das ervas que não precisam ficar ocupando esse espaço desnecessário.
Você pode conservá-las de duas formas: congelando em forminhas de gelo com um pouco de água ou batendo com azeite para formar um purê. Nos dois truques, a duração é de até 30 dias.
Mais exemplos de alimentos que ficam melhores fora da geladeira. Neste caso, além de salvar espaço no seu eletrodoméstico, você vai colaborar para manter os níveis de antioxidante das frutas. A duração é de até uma semana.
Depois de cortados, o melão e a melancia podem ser guardados na geladeira normalmente: é só envolvê-los em plástico filme e consumir em dois dias.
O melhor jeito de armazenar o seu pão, principalmente se ele for caseiro, é utilizando sacos de pano ou mantendo em recipientes bem fechados. Dessa forma, ele pode ser consumido entre três e cinco dias.
Se o objetivo é saboreá-lo em prazos mais longos, o segredo é embrulhar em papel filme e congelar.
Guarde em potes com tampa hermética (que não permitem a entrada de ar) ou envolva os pedaços em papel alumínio. Além de organizar melhor a geladeira, o bolo estará bem mais gostoso no dia seguinte!
O tempo de conservação é de pelo menos uma semana, dependendo dos ingredientes usados no recheio e/ou na cobertura.
Mantenha o pó de café em potes com tampa para garantir que ele não absorva outros sabores. Ele costuma durar até 15 dias se estiver em local arejado, mas vai depender da embalagem de cada produto.
Saber como conservar os alimentos é muito importante para quem quer parar de ocupar espaços desnecessários na geladeira. Mas vale lembrar que, quando se trata produtos industrializados, o melhor é seguir as indicações do fabricante.
O armazenamento dos ingredientes também é muito importante para garantir receitas gostosas e fresquinhas. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos sobre alimentação diretamente no seu e-mail!
Sensacional
Ficamos felizes que você gostou, Emília.
Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas!