Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Alimentos para o inverno: o que comer nos dias frios e dicas de receitas

Com a chegada da estação mais fria do ano, a saúde das pessoas e até a natureza são afetadas pelas mudanças climáticas. Por isso, é importante conhecer os melhores alimentos para o inverno, a fim de se prevenir e se deliciar durante ele. 

Para evitar gripes e resfriados – ou até doenças mais graves, como a pneumonia – e fortalecer o sistema imunológico manter uma alimentação saudável nessa estação é fundamental. 

A dica, para o inverno, é apostar em legumes e verduras que são fontes de vitaminas e de ferro. Assim, o corpo fica melhor preparado para caso precise combater vírus e bactérias. Confira algumas opções de alimentos saudáveis para que você e sua família curtam o melhor dos dias frios!

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

Alho

Presente na hora de preparar a maioria dos pratos feitos pelos brasileiros, o alho possui substâncias antibacterianas e antivirais. Use-o para preparar refogados, carnes e assados.

Cebola

A maior parceira do alho na hora de refogar também é rica em agentes antivirais que reduzem o risco de doenças. Além de utilizá-la em pratos quentes, adicione-a nas saladas.

Cenoura

Rica em betacaroteno, a cenoura auxilia na produção de mucosa pelas vias respiratórias. Assim, evita alergias e doenças nasais. A abóbora e o fígado também apresentam esse benefício. 

Vegetais verdes

Pode parecer abrangente demais, mas os vegetais verdes são ótimas pedidas para o inverno. Quanto mais pigmentados, melhor para o corpo, já que a presença de ferro será maior. 

No topo da lista, podemos citar o brócolis, o espinafre, o agrião e a rúcula. Utilizá-los em caldos, aliados a temperos como o curry, a páprica e até a pimenta, é ótimo, visto que eles aumentam a temperatura corporal.

Cogumelos

Sopa de cogumelos, um dos melhores alimentos para o inverno.

Os cogumelos podem ser preparados em forma de sopa, de risoto e até de strogonoff. O importante é inseri-los na sua alimentação.

Graças às betaglucanas, substâncias presentes no alimento, os cogumelos agem junto às células de defesa e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, eles também são excelentes no combate às bactérias e aos vírus. 

Alimentos integrais

Na hora de comprar o arroz, os biscoitos e os pães, dê preferência às versões integrais desses alimentos. Por serem ricos em fibras, eles melhoram o funcionamento do sistema digestivo e deixam o corpo imune às doenças.

Iogurte

Os iogurtes naturais possuem microorganismos que reforçam a defesa do corpo e são fonte de vitaminas. Apenas atente-se ao rótulo na hora das compras, para não adquirir bebida láctea.

Canela

Um dos alimentos saudáveis para o inverno que mais causa benefícios durante a estação. A canela é termogênico natural, que ajuda a aquecer o corpo e reduz o alto colesterol. 

Ela também possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e expectorantes, sendo perfeita para prevenir gripes e resfriados. 

Frutas para o inverno

Laranja em cima da mesa, um dos melhores alimentos para inverno em questão de frutas.

Assim como a canela, a laranja é um dos melhores alimentos para se ingerir durante o inverno.

Além de legumes, verduras e grãos, algumas frutas ajudam o corpo a se manter saudável durante o inverno. Existem, também, as que nascem nesta época e, por isso, tendem a ser encontradas em valores mais baixos.

Acerola

Rica em vitamina C – que fortalece a defesa do corpo e auxilia na produção de mucosas, da mesma forma que a cenoura –, a acerola pode ser consumida inclusive como suco

Laranja

A laranja, assim como a acerola, é rica em vitamina C que, aliada às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da fruta, a tornam perfeita para o inverno. A mexerica, a tangerina e o limão são outras opções com os mesmos benefícios.

Frutas vermelhas

O morango, a framboesa e até a cereja também são ótimas pedidas durante a estação. Além de auxiliarem no sistema imunológico, elas têm função antioxidante.

Além dessas opções, para uma dieta rica em vitamina C, é possível fazer sucos e chás de caju e de abacaxi.

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

Como cuidar da saúde no inverno?

Consumir alimentos saudáveis é só uma das atividades que você pode fazer para cuidar de si e de quem você ama durante o inverno. Fique de olho em outras atitudes que também irão deixar sua casa preparada!

1. Renove o ar da casa

Com o tempo frio, é normal que a casa seja fechada para evitar a entrada dos ventos. No entanto, sem ventilação, os ácaros e bactérias permanecem no ar e não circulam. Por isso, o melhor é deixar as janelas abertas durante algumas horas, pelo menos.

2. Mantenha-se agasalhado

Independentemente de estar dentro de casa ou não, permaneça de blusa e de calça. A exposição à frentes frias repentinas diminuem a imunidade e podem causar dores de cabeça.

3. Coloque as vacinas em dia

Vá até o posto de saúde mais próximo, de preferência antes do inverno começar, e certifique-se de que as vacinas estão todas em dia. Assim, seu corpo tem a proteção necessária para gripes e outras doenças.

4. Cuide da pele

Família com cobertores  e livros reunida durante o inverno.

Ficar embaixo das cobertas no inverno é uma delícia, mas, antes, cuide da sua e de si mesmo para evitar doenças.

Por mais que a incidência do sol esteja sendo menor, ela ainda está acontecendo. Por isso, não abra mão do protetor solar. Existem alguns produtos, inclusive, que possuem agentes hidratantes, o que ajuda a evitar o ressecamento da pele graças aos ventos.

Também esteja sempre equipado com um protetor labial, para que a boca não rache e fique machucada.

Bônus: receitas para esquentar toda a família

Agora que você já sabe o que comer e como cuidar da sua casa para o inverno, nada melhor que algumas receitas para preparar e manter seu corpo aquecido

Chá de laranja com cravo

Aposte em chás de frutas para o inverno, como o de laranja, de morango, de framboesa e de gengibre. Eles esquentam e dão uma dose de vitamina C ao corpo. Combinados com o cravo, são mais deliciosos ainda!

Ingredientes

  • 3 laranjas
  • 6 cravos-da-Índia
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

Em uma chaleira, adicione a água, o açúcar e o cravo-da-Índia. Espere ferver, diminua o fogo e adicione o suco das laranjas, misture e desligue antes que volte ao ponto de fervura. Sirva ainda quente.

Caldo verde

Caldos e sopas são, sem dúvidas, as receitas mais deliciosas para os dias frios. Para te ajudar no preparo de um caldo verde bem quente e saboroso, separamos um vídeo do canal da Dona Dirce. Confira!

Chocolate quente

Seja para o café da manhã ou para o da tarde, o chocolate quente sempre deixa todos que tomam com o corpo mais aconchegante. Nos dias frios, fica ótimo com um bolo para acompanhar.

Ingredientes

  • 200 mL de leite
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de leite condensado
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • ½ caixa de creme de leite

Modo de preparo

Em uma chaleira, adicione o leite, o chocolate em pó, o amido de milho e o leite condensado, mexendo até que levante fervura. 

Quando a bebida ficar consistente e homogênea, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Misture até adquirir consistência e sirva ainda quente.

No inverno, amando o frio ou esperando ele passar embaixo das cobertas, o importante é cuidar do corpo e da saúde para evitar gripes e resfriados. Assim, aproveita como preferir os benefícios da estação.

Para se manter aquecido em casa, no Cidade Canção online você faz suas compras e recebe diretamente na sua casa. Clique na imagem abaixo e acesse a loja mais próxima de você!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *