Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Alimentos para o inverno: o que comer nos dias frios e dicas de receitas

Com a chegada da estação mais fria do ano, a saúde das pessoas e até a natureza são afetadas pelas mudanças climáticas. Por isso, é importante conhecer os melhores alimentos para o inverno, a fim de se prevenir e se deliciar durante ele. 

Para evitar gripes e resfriados – ou até doenças mais graves, como a pneumonia – e fortalecer o sistema imunológico manter uma alimentação saudável nessa estação é fundamental. 

A dica, para o inverno, é apostar em legumes e verduras que são fontes de vitaminas e de ferro. Assim, o corpo fica melhor preparado para caso precise combater vírus e bactérias. Confira algumas opções de alimentos saudáveis para que você e sua família curtam o melhor dos dias frios!

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

Alho

Presente na hora de preparar a maioria dos pratos feitos pelos brasileiros, o alho possui substâncias antibacterianas e antivirais. Use-o para preparar refogados, carnes e assados.

Cebola

A maior parceira do alho na hora de refogar também é rica em agentes antivirais que reduzem o risco de doenças. Além de utilizá-la em pratos quentes, adicione-a nas saladas.

Cenoura

Rica em betacaroteno, a cenoura auxilia na produção de mucosa pelas vias respiratórias. Assim, evita alergias e doenças nasais. A abóbora e o fígado também apresentam esse benefício. 

Vegetais verdes

Pode parecer abrangente demais, mas os vegetais verdes são ótimas pedidas para o inverno. Quanto mais pigmentados, melhor para o corpo, já que a presença de ferro será maior. 

No topo da lista, podemos citar o brócolis, o espinafre, o agrião e a rúcula. Utilizá-los em caldos, aliados a temperos como o curry, a páprica e até a pimenta, é ótimo, visto que eles aumentam a temperatura corporal.

Cogumelos

Sopa de cogumelos, um dos melhores alimentos para o inverno.

Os cogumelos podem ser preparados em forma de sopa, de risoto e até de strogonoff. O importante é inseri-los na sua alimentação.

Graças às betaglucanas, substâncias presentes no alimento, os cogumelos agem junto às células de defesa e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, eles também são excelentes no combate às bactérias e aos vírus. 

Alimentos integrais

Na hora de comprar o arroz, os biscoitos e os pães, dê preferência às versões integrais desses alimentos. Por serem ricos em fibras, eles melhoram o funcionamento do sistema digestivo e deixam o corpo imune às doenças.

Iogurte

Os iogurtes naturais possuem microorganismos que reforçam a defesa do corpo e são fonte de vitaminas. Apenas atente-se ao rótulo na hora das compras, para não adquirir bebida láctea.

Canela

Um dos alimentos saudáveis para o inverno que mais causa benefícios durante a estação. A canela é termogênico natural, que ajuda a aquecer o corpo e reduz o alto colesterol. 

Ela também possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e expectorantes, sendo perfeita para prevenir gripes e resfriados. 

Frutas para o inverno

Laranja em cima da mesa, um dos melhores alimentos para inverno em questão de frutas.

Assim como a canela, a laranja é um dos melhores alimentos para se ingerir durante o inverno.

Além de legumes, verduras e grãos, algumas frutas ajudam o corpo a se manter saudável durante o inverno. Existem, também, as que nascem nesta época e, por isso, tendem a ser encontradas em valores mais baixos.

Acerola

Rica em vitamina C – que fortalece a defesa do corpo e auxilia na produção de mucosas, da mesma forma que a cenoura –, a acerola pode ser consumida inclusive como suco

Laranja

A laranja, assim como a acerola, é rica em vitamina C que, aliada às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da fruta, a tornam perfeita para o inverno. A mexerica, a tangerina e o limão são outras opções com os mesmos benefícios.

Frutas vermelhas

O morango, a framboesa e até a cereja também são ótimas pedidas durante a estação. Além de auxiliarem no sistema imunológico, elas têm função antioxidante.

Além dessas opções, para uma dieta rica em vitamina C, é possível fazer sucos e chás de caju e de abacaxi.

Baixe o ebook sobre como aproveitar todo o alimento gratuitamente clicando aqui.

Como cuidar da saúde no inverno?

Consumir alimentos saudáveis é só uma das atividades que você pode fazer para cuidar de si e de quem você ama durante o inverno. Fique de olho em outras atitudes que também irão deixar sua casa preparada!

1. Renove o ar da casa

Com o tempo frio, é normal que a casa seja fechada para evitar a entrada dos ventos. No entanto, sem ventilação, os ácaros e bactérias permanecem no ar e não circulam. Por isso, o melhor é deixar as janelas abertas durante algumas horas, pelo menos.

2. Mantenha-se agasalhado

Independentemente de estar dentro de casa ou não, permaneça de blusa e de calça. A exposição à frentes frias repentinas diminuem a imunidade e podem causar dores de cabeça.

3. Coloque as vacinas em dia

Vá até o posto de saúde mais próximo, de preferência antes do inverno começar, e certifique-se de que as vacinas estão todas em dia. Assim, seu corpo tem a proteção necessária para gripes e outras doenças.

4. Cuide da pele

Família com cobertores e livros reunida durante o inverno.

Ficar embaixo das cobertas no inverno é uma delícia, mas, antes, cuide da sua e de si mesmo para evitar doenças.

Por mais que a incidência do sol esteja sendo menor, ela ainda está acontecendo. Por isso, não abra mão do protetor solar. Existem alguns produtos, inclusive, que possuem agentes hidratantes, o que ajuda a evitar o ressecamento da pele graças aos ventos.

Mesmo para pessoas com a pele oleosa, é importante mantê-la hidratada, já que as baixas temperaturas podem ressecá-la. 

A dica é manter a hidratação do corpo, do rosto e das mãos sempre. Para isso, aplique loção após os banhos, quando lavar as mãos e antes de ir dormir.

Também esteja sempre equipado com um protetor labial, para que a boca não rache e fique machucada.

5. Umidifique a casa

Ao contrário dos países ao norte do hemisfério, que são chuvosos e úmidos durante o inverno, o Brasil não conta com essa característica, o que é péssimo para a saúde respiratória, especialmente para pessoas que têm bronquite, asma, alergias e outras doenças desse tipo. 

O ideal é contar com um umidificador, para que o nível de umidade da sua casa fique em uma boa taxa e torne a respiração mais confortável, evitando a sensação de nariz ressecado e, até mesmo, machucado por dentro. 

6. Manter as mãos higienizadas

No inverno, as chances de gripes, resfriados e conjuntivite são muito maiores. Por isso, manter as mãos sempre higienizadas, apesar de ser algo tão simples, auxilia a prevenir esse tipo de doença transmissível. 

Carregue com você sempre álcool em gel, para poder higienizar as mãos quando sair do transporte público, do trabalho ou do mercado, por exemplo.

Bônus: receitas para esquentar toda a família

Agora que você já sabe o que comer e como cuidar da sua casa para o inverno, nada melhor que algumas receitas para preparar e manter seu corpo aquecido

Chá de laranja com cravo

Aposte em chás de frutas para o inverno, como o de laranja, de morango, de framboesa e de gengibre. Eles esquentam e dão uma dose de vitamina C ao corpo. Combinados com o cravo, são mais deliciosos ainda!

Ingredientes

  • 3 laranjas
  • 6 cravos-da-Índia
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

Em uma chaleira, adicione a água, o açúcar e o cravo-da-Índia. Espere ferver, diminua o fogo e adicione o suco das laranjas, misture e desligue antes que volte ao ponto de fervura. Sirva ainda quente.

Caldo verde

Caldos e sopas são, sem dúvidas, as receitas mais deliciosas para os dias frios. Para te ajudar no preparo de um caldo verde bem quente e saboroso, separamos um vídeo do canal da Dona Dirce. Confira!

Chocolate quente

Seja para o café da manhã ou para o da tarde, o chocolate quente sempre deixa todos que tomam com o corpo mais aconchegante. Nos dias frios, fica ótimo com um bolo para acompanhar.

Ingredientes

  • 200 mL de leite
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de leite condensado
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • ½ caixa de creme de leite

Modo de preparo

Em uma chaleira, adicione o leite, o chocolate em pó, o amido de milho e o leite condensado, mexendo até que levante fervura. 

Quando a bebida ficar consistente e homogênea, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Misture até adquirir consistência e sirva ainda quente.

Canja de galinha

A canja de galinha é uma receita que tem tudo a ver com as estações mais frias, afinal, ela é uma ótima aliada na hora de curar gripes e manter o corpo hidratado. 

Uma grande vantagem da canja é que ela é muito versátil e pode ser servida tanto para adultos quanto para crianças e bebês. Portanto, vale a pena fazer essa sopa para toda a família como uma ótima opção de comida quente para o frio!

Ingredientes

  • 500g de sobrecoxa de frango desossado
  • 3 batatas médias
  • 1 tomate
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 4 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de arroz cru
  • 1 colher (café) de páprica
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Antes de começar a receita, deixe os ingredientes prontos para facilitar o processo. Portanto, corte em cubos o frango e os legumes também. 

Em seguida, em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite e ponha os cubinhos de frango para dourar e ficar bem refogados. Depois, adicione os legumes, a cebola e o alho e deixe refogar tudo. Tempere com sal e pimenta-do-reino. 

Adicione a páprica e, agora, a água, que deve cobrir três dedos acima de todos os ingredientes. Agora, feche a panela de pressão e deixe 15 minutos após pegar pressão. 

Depois que tirar toda a pressão da panela, chegou o momento de adicionar o arroz branco cru. Adicione mais água, para não correr o risco da canja ficar com pouco líquido. 

Deixe ficar por mais alguns minutos até o arroz ficar macio e pronto. Finalize com cheiro-verde a gosto e sirva a canja. 

Fondue

Vai reunir amigos ou pensa em fazer um jantar especial a dois? A dica é apostar no fondue, a receita que tem tudo a ver com ocasiões como essas e combina perfeitamente com inverno.

Para os apaixonados por doces, existe a versão com chocolate e frutas. Mas, neste post, falaremos sobre a receita com queijo, feita de forma artesanal. 

Confira o passo a passo no vídeo do canal Gastronomismo e aprenda a fazer um fondue de verdade. 

Polenta com tomatada

Difícil resistir a uma boa polenta, não é mesmo? O prato combina com uma grande variedade de alimentos e ainda cai muito com o friozinho. Portanto, vale a pena explicar essa receita para o jantar

É um alimento que, inclusive, se sobrar, pode ser reaproveitado em forma de polenta frita, que é simplesmente delicioso. 

Ingredientes para polenta

  • 1 xícara (chá) de polenta
  • 840ml de água
  • 1 pastilha de caldo de carne, frango ou legumes
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto

Ingredientes para a tomatada

  • 4 tomates maduros
  • 1 cebola pequena
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Antes de começar a polenta, a nossa dica é iniciar pela tomatada. Afinal, a primeira receita tende a esfriar rapidamente e perder a cremosidade. 

Primeiro, comece por lavar e cortar em cubos os tomates e a cebola. Em seguida, refogue ambos e deixe ficar na panela até que o tomate seque e a água que é soltada pela fruta também.  

Enquanto isso, tempere com alecrim e sal a gosto. O processo de secar o tomate e soltar molho pode ser um pouco demorado, portanto, vale a pena fazer outras partes da receita enquanto isso. O ponto certo é quando a tomatada fica com pedaços e pouca água. 

Passando para a polenta, você tem duas opções: dissolver o fubá antes de ir para a panela ou dissolvê-lo enquanto cozinha. A primeira é mais fácil, especialmente se você está com pressa. 

Se optar pela segunda, coloque aos pouquinhos o fubá e vá mexendo sem parar para não criar pelotas. 

Mas, antes disso, comece a ferver a água e adicione um pouco de sal. Quando começar a levantar fervura, jogue a pastilha de caldo e misture até que ela se dissolva. 

Depois, comece a jogar o fubá e vá mexendo sem parar. Caso já tenha dissolvido a farinha, a polenta ficará pronta em minutos. Mas, se decidiu fazer na hora, o processo tende a ser mais demorado. 

Quando alcançar o ponto ideal, coloque a manteiga, mexa até dissolver, desligue o fogo e sirva-a rapidamente em pratos fundos. Depois, finalize com a tomatada. Garantimos que você irá amar a combinação!

Tutu de feijão

O tutu de feijão é aquela receita para o inverno com sabor de infância e casa de vó. E não importa quantos anos você tem, sempre cai bem trazer memórias afetivas por meio do paladar.

Tutu em tigela de cerâmica

O tutu de feijão é uma ótima comida quente para se apreciar no inverno.

Além disso, o tutu é ótimo para os dias frios, especialmente por ser uma receita mais pesada. Pensando nisso, ele não poderia ficar fora da nossa lista.

Ingredientes

  • Feijão já pronto
  • 1 linguiça calabresa
  • 50g de bacon
  • 1 ovo cozido
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 limão
  • Farinha de mandioca
  • Banha
  • Couve
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte a calabresa e o bacon cortados em cubos e coloque em uma panela com uma colher de banha para refogar. 

Depois, corte a cebola de acordo com a sua preferência, assim como o alho. Adicione ambos os ingredientes na panela junto com as carnes e deixe refogar. Jogue uma pitada de sal.

Adicione uma colher de feijão à panela. Acrescente a farinha de mandioca e deixe-a cozinhar. Vá colocando e mexendo, até engrossar. 

Enquanto isso, faça uma salada de couve crua com salsinha, cebolinha e o suco de um limão inteiro. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Agora que o tutu está pronto, sirva no prato junto com a salada e acrescente o ovo cozido. Está pronto para servir!

Café Dalgona

O Tik Tok é a rede social do momento, e os jovens que o digam! Os vídeos curtos viraram um verdadeiro sucesso no mundo todo, influenciando até mesmo a culinária, com receitas que se tornam uma febre entre os internautas. 

E uma delas é o famoso café Dalgona que, além de lindo e fotogênico, a consistência é supercremosa e deliciosa. 

O melhor de tudo é que a receita é extremamente fácil e você só vai precisar de três ingredientes: água, café instantâneo e açúcar. 

Para você conferir o passo a passo e a consistência, veja o vídeo do canal Flavia Calina

 

Chá de maçã

Os chás com ervas são bebidas bem conhecidas e comuns mas, que tal sair da rotina e experimentar um feito com frutas? Isso mesmo!

Para aquecer os seus dias frios de um jeito especial, a nossa dica é o chá de maçã com especiarias, que não tem segredo nenhum e é muito prático de se fazer, como você verá na receita. 

Ingrediente (para uma xícara de chá)

  • 1 maçã
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 canela em pau

Modo de preparo

Em uma panela ou chaleira, coloque água e as especiarias. Enquanto aquece, corte metade de uma maçã em cubinhos e acrescente na água. Retire as sementes e miolo, eles não devem fazer parte do chá. 

Já com a outra metade, retire a casca e adicione junto aos outros ingredientes. Corte a maçã em cubos pequenos e coloque na xícara. 

Deixe as especiarias e a maçã cozinhar na água por três minutos em fogo baixo. Em seguida, desligue, coe e sirva na xícara. Adoce com açúcar ou mel. 

Chá mate com limão

O chá mate é um clássico das receitas de chá para o inverno e, por isso, não poderíamos deixá-lo de fora. 

Sem dúvidas, essa deve ser a receita mais simples de todas que selecionamos, mas, caso você ainda tenha qualquer dúvida de como preparar a bebida com limão, é só conferir o nosso passo a passo. 

Ingredientes

  • Chá mate
  • Água
  • Limões
  • Açúcar para adoçar

 Modo de preparo

Em uma chaleira ou panela, ferva a água. Após levantar fervura, adicione o chá mate, de acordo com a indicação da embalagem. Desligue o fogo e abafe com uma tampa. Deixe ficar por dez minutos. 

Após isso, coe, adicione o açúcar e esprema os limões diretamente no chá. Está pronto para servir!

Essa receita também pode ser feita na versão gelada. Para isso, basta acrescentar gelo ou levar à geladeira. 

Risoto de limão siciliano

Um risoto cremoso para saborear no jantar é tudo de bom, não é mesmo? Além de ser um prato sofisticado, ele é delicioso e, em geral, todos adoram provar as variações dessa receita. 

Se você gosta de experimentar novidades, o risoto de limão siciliano é uma boa aposta. Ele é simples de preparar e não pede por ingredientes caros. Confira a receita do canal Nhac GNT.

No inverno, amando o frio ou esperando ele passar embaixo das cobertas, o importante é cuidar do corpo e da saúde para evitar gripes e resfriados. Assim, aproveita como preferir os benefícios da estação.

Para se manter aquecido em casa, no Cidade Canção online você faz suas compras e recebe diretamente na sua casa. Clique na imagem abaixo e acesse a loja mais próxima de você!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *