Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como organizar um jantar de negócios?

Jantares e almoços empresariais trazem mais leveza e informalidade às reuniões profissionais, mas não descartam a necessidade de seguir certas regras de convivência e etiqueta corporativa.

Além disso, a ocasião envolve planejamento e atenção nas tomadas de decisão, especialmente quando o objetivo é impressionar clientes e fechar parcerias. Continue a leitura e veja como coordenar um jantar de negócios com excelência!

Planejamento inicial

Escolher o local adequado é essencial para garantir o sucesso da noite. Certifique-se que o restaurante seja bem avaliado, silencioso e com boa localização. Caso o jantar seja realizado em domicílio, é preferível que o anfitrião já conheça a qualidade do serviço.

Jantares à francesa, em que os pratos são montados e servidos na mesa, são os mais indicados para eventos corporativos. Estacionamento e climatização também são fatores que devem ser levados em conta.

jantar de negócios - planejamento inicial

Servir os convidados à mesa é o tipo de serviço mais indicado para o jantar empresarial.

Reserve o restaurante ou serviço de buffet com antecedência e atente-se a restrições e preferências alimentares, assegurando que o cardápio do jantar contemple os gostos e necessidades de cada convidado.

Cardápio

Comidas fortes e temáticas devem ser evitadas, assim como pratos que fazem muita sujeira ou precisam de utensílios específicos. Ao escolher o cardápio do jantar empresarial, opte pelo tradicional: menus com carnes, massas, saladas e sobremesas clássicas são à prova de erros.

O planejamento deve estender-se à carta de bebidas, que devem apenas complementar o jantar. Vinhos e coquetéis costumam impressionar, mas é preciso manter o bom senso e tomar cuidado com exageros.

Comportamento e etiqueta

Pontualidade e simpatia são indispensáveis em um jantar de negócios. Evite celulares e dispositivos eletrônicos, deixando-os em modo silencioso e fora do campo de visão. Caso precise atender uma ligação importante, peça licença e retire-se da mesa.

Se tiver mais de um convidado, deixe que eles acomodem-se primeiro e lembre-se de fazer contato visual com todos os presentes. Durante a noite, permita que eles conduzam as ações e seja você mesmo, tratando dos assuntos com naturalidade.

  • Leia também: 31
jantar de negócios - regras de etiqueta

Pontualidade, simpatia e naturalidade: regras de ouro para comportar-se no jantar corporativo.

Cuidar da logística do evento e manter um clima agradável é importante, mas é preciso voltar aos negócios. Após pedir o prato principal, ou quando sentir que o momento é propício, vá direto ao assunto.

Ao final da noite, peça a conta – a responsabilidade é sempre do anfitrião – e agradeça a presença dos convidados. É interessante manter contato após o jantar, enviando um e-mail formal para reforçar o agradecimento.

A organização de eventos corporativos não deve ser um bicho de sete cabeças. Planeje tudo com antecedência, escolha um bom local, seja educado e conciso e as chances de resultados satisfatórios serão grandes.

Se optar por realizar o jantar de negócios na sua empresa, é preciso garantir um serviço de confiança para fornecer os ingredientes necessários. Clique no banner e conheça o Cidade Canção Online!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *