Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Conheça as principais frutas do outono

Cada estação dá origem a alimentos diferentes. Durante sua época, as frutas estão mais saborosas e suculentas, já que são colhidas no momento certo e não necessitam de agrotóxicos. Também é comum que sejam mais baratas, já que produzem em mais abundância.

Outro benefício é o maior valor nutricional desses alimentos. Isso ocorre porque, durante esse período, são capazes de absorver melhor os nutrientes do solo, resultando em frutas mais saudáveis.

A estação do outono começa no fim de março, durante o fenômeno conhecido como equinócio, quando os dias e noites passam a ter a mesma duração. Se estende até o fim de julho, com o início do inverno.

Quer conhecer quais são as frutas do verão e seus benefícios? Continue sua leitura!

Kiwi

O kiwi é uma fruta de origem chinesa, mas que se adaptou bem a diversas outras regiões do mundo, como a Nova Zelândia. Foi lá que ganhou o nome, inspirado pelo pássaro típico da região.

No Paraná, é produzida na cidade de Mallet, na região centro-sul. Ao todo, comporta 32 alqueires da fruta, gerando 25 toneladas da fruta por hectare, exportando para todo o estado e também para o norte catarinense.

A época dessa fruta do outono se inicia em abril, se estendendo até agosto, já no meio do inverno. Durante esse período, o kiwi fica mais suculento e doce, ao contrário do restante do ano.

Além disso, é fonte de potássio, fibras e vitamina C, e pode auxiliar na saúde da pele, no sistema imunológico e melhorar a respiração.

frutas do outono

A época do kiwi se inicia no outono e se estende até o inverno. Foto: Rawpixel

Abacate

A época ideal do abacate é curta, durando entre abril e maio, bem no meio do outono. Durante esses meses, a fruta apresenta grandes quantidades de proteínas, vitamina A, ferro e magnésio.

Além disso, é composto por 30% de gordura monoinsaturadas, elementos essenciais para controlar o colesterol e regular os triglicérides.

O Paraná é o segundo estado do Brasil em produção de abacate, atrás apenas de São Paulo. A cidade de Arapongas é o principal polo, gerando cerca de 2 mil toneladas da fruta por ano.

Goiaba

A goiaba é uma fruta originária da América Latina muito comum no Brasil, podendo ser encontrada em todas as regiões. Seu período ideal para consumo se dá entre fevereiro e abril.

É rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento e melhorar o sistema respiratório. Além disso, também contém cálcio, ferro e magnésio.

O município de Carlópolis, no noroeste do Paraná, já foi considerado o maior produtor da fruta na América Latina, gerando entre 20 e 30 toneladas da fruta anualmente.

Caqui

Essa é essencialmente uma fruta do outono, já que, assim como a estação, sua produção se inicia no fim de março e termina no fim de junho.

No Paraná, são colhidos anualmente cerca de 12 mil toneladas da fruta. Sua produção se concentra no sul do estado, na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.

O caqui é rico nas vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12. Além disso, também contém licopeno, que auxilia na prevenção de doenças, e betacaroteno, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

frutas do outono

Uva

O período ideal das uvas é longo, começando em dezembro e se estendendo até julho, com a chegada do frio. Entre os meses do outono, porém, algumas variações estão na forma ideal para consumo, como a crimson (que não tem semente).

As uvas são fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de conter flavonóides, substância que fortalece, o coração e ajudam a regular o colesterol. Ainda apresenta grandes quantidades de fibras, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco.

A produção paranaense de uvas ocorre na região norte, mais precisamente em Marialva, região metropolitana de Maringá. São produzidos cerca de 35 a 40 toneladas anualmente.

frutas do outono

Durante sua época, a uva é repleta de vitaminas e minerais. Foto: Rodion Kutsaev/Unsplash

As frutas de outono, como kiwi, abacate, goiaba, caqui e uva, são produzidas entre o fim de março e o fim de junho. Durante esse período, estão mais suculentas, saborosas e repletas de nutrientes.

No Cidade Canção online, você encontra frutas frescas todos os dias. Basta fazer seu pedido e receber de onde estiver. Clique no banner abaixo para conferir!

4.70 avg. rating (93% score) - 10 votes

Comentários

  1. Vagnario disse:

    Legal! Gostei da dica…sempre bom conhecer melhor as frutas.

    1. Cidade Canção disse:

      Muito obrigado, Vagnario!

      Você já leu nosso post a respeito dos benefícios da uva? Tem muitas informações boas também.
      http://blog.cidadecancao.com/casa-e-cozinha/beneficios-da-uva-para-a-saude/

      Obrigado por acompanhar nosso blog!

  2. Werlayne liz disse:

    Adorei as informações, muito válidas. Já até fiz uma propaganda.

    1. Cidade Canção disse:

      Que bom que gostou, Werlayne, ficamos muito felizes!

      Continue acompanhando nosso blog!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *