Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Receitas de inverno: caldos, sopas, cremes e fondue

Comida quente tem tudo a ver com inverno. E a ciência comprova: alimentos quentes são benéficos para o corpo no período de frio porque, quando consumidos, ajudam a esquentar o organismo.

Caldos, cremes e sopas para o inverno se encaixam perfeitamente nessa descrição. São quentinhos, nutritivos e cheios de vitaminas.

As melhores receitas de sopas têm equilíbrio entre os grupos de nutrientes, que acontece quando proteínas, gorduras e carboidratos aparecem em níveis harmônicos durante o preparo. Esteja atento aos ingredientes, já que no inverno temos tendência a sentir mais fome e a ter impulso por alimentos calóricos, com carboidratos demais.

As melhores receitas de sopas

Sopa é janta, sim. Ainda mais no inverno. É uma refeição completa, saudável e o par perfeito para as noites de baixas temperaturas. A sopa tem um aconchego de comida caseira e é um prato que faz sucesso tanto em versões simples quanto no estilo gourmet.

Confira a nossa lista com cinco receitas de sopas para todos os gostos:

cremes e sopas para o inverno

Sopa vegetariana

Começamos com uma receita de sopa vegetariana light que leva salsão, alho-poró, batata, ervilha, cebola, cenoura e ervas frescas. Você pode servi-la com os pedacinhos de legumes ou bater no liquidificador para virar um creme.

Canja de galinha

Esse tipo de sopa é de origem portuguesa, e é conhecido por fortalecer o sistema imunológico e combater a gripe durante as estações mais frias. Anote a receita:

Ingredientes

  • ½ quilo de coxa, sobrecoxa e/ou coxinha da asa de frango
  • 1 cebola picada
  • 2 cenouras picadas
  • 2 batatas picadas
  • 1 talo de salsão picado
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara (de chá) de arroz
  • 1 litro e meio de água
  • 1 fio de óleo ou azeite
  • cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, acrescente o fio de óleo e comece refogando a cebola, o alho, o salsão e as cenouras até que fiquem bem dourados. Em seguida, doure os pedaços de frango por todos os lados.

Acrescente, então, a água, as batatas e o arroz, e feche a panela. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 15 a 20 minutos em fogo médio. Após o tempo, sua canja estará pronta para o consumo! Abra a panela com cuidado e sirva com torradinhas.

Sopa de batata com cheddar

Saindo da versão light, esta sopa cremosa de batata com cheddar tem nos ingredientes requeijão, queijo cheddar e bacon.

Sopa de fubá com couve e gengibre

A dica é usar folhas de couve para incrementar a sopa de fubá, que é básica. Bem fácil de fazer!

O canal Presunto Vegetariano fez um vídeo explicando o passo a passo:

Sopa de lentilha com cenoura e toucinho

Até os iniciantes na cozinha conseguem fazer esta sopa de lentilha. O toucinho dá um sabor a mais para a sopa, que leva, além da lentilha, cenoura, alho, cebola e especiarias.

Sopa de cebola gratinada

Esta é uma versão da famosa sopa francesa de cebola gratinada. Vai molho béchamel, noz-moscada, batata, pedacinhos de pão torrado e queijo ralado. Delícia!

cremes e sopas para o inverno

Caldos e cremes quentes

Você sabe qual a diferença entre creme, caldo e sopa? Os caldos são pratos concentrados de aromas e sabores e que podem ser a própria refeição ou servir de base para uma sopa.

Caldos são preparados com legumes ou carnes e temperados com ervas. Além da sopa, são usados na base de risotos e ensopados.

Toda sopa tem como base um caldo. A sopa pode ser líquida, com pedaços de legumes ou carnes, ou em creme, quando é batida no liquidificador. Para ficar com a consistência ainda mais cremosa, algumas receitas incluem leite ou creme de leite.

Quer aprender? Separamos seis receitas de cremes e caldos!

Creme de ervilha com bacon

O crocante e o salgado do bacon fazem toda a diferença nessa receita de creme de ervilha com bacon. A base é de ervilhas congeladas, e não enlatadas. Sirva com fatias de pão torrado.

Creme de palmito com bacalhau

É uma receita leve e o bacalhau dá um sabor a mais no tradicional creme de palmito.

Creme de abóbora com carne seca

Tem combinação melhor? Veja a lista de ingredientes desse creme de abóbora com carne seca: abóbora cabotiá, cebola, alho, creme de leite, carne seca desfiada, sal, água e manteiga.

Caldo de feijão com bacon e calabresa

O caldo de feijão tradicional do outono/inverno vem acrescido de bacon e linguiça calabresa picados. Pode ser servido com pimenta.

Confira como fazer:

Ingredientes

  • 500 gramas de feijão
  • 2 xícaras de água
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 200 gramas de bacon
  • 200 gramas de calabresa
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Coloque o feijão, o louro e a água em uma panela de pressão, tampe e cozinhe por 15 minutos após pegar pressão. Reserve.

Em outra panela alta, frite a cebola, o alho, o bacon, a calabresa até dourar. Separe o feijão cozido em duas metades, adicionando uma parte nesse refogado.

Bata a outra parte no liquidificador e junte ao restante, cozinhando por mais 5 minutos. Prove e, se necessário, acrescente mais sal ao seu caldo.

Sugestão: se preferir, acrescente macarrão no final do processo e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.

Caldo de camarão com leite de coco

A receita desse caldo de camarão leva ainda tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde e alho.

Caldo de vaca atolada

A vaca atolada é receita tradicional no inverno. Este caldo é feito com carne de boi, mandioca, calabresa e temperos variados.

Consomé de frango

Apesar do nome difícil, é um caldo francês fácil de fazer e que leva poucos ingredientes. Além disso, pode substituir o caldo de galinha em receitas em que for necessário.

Ingredientes

  • 1 carcaça de frango (ossos do peito)
  • 1 cebola picada
  • 2 cenoura cortadas em rodelas
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 alho poró picado
  • 1 dente de alho picado
  • 1 ramo de alecrim
  • 20 sementes de pimenta preta
  • 4 claras
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela alta, acrescente todos os legumes, os ossos de frango e a água. Deixe esse caldo cozinhar por cerca de 2 horas em fogo baixo, até que extraia bem o sabor de todos os ingredientes.

O próximo passo é bater as claras até que formem um creme branco e espumado. Jogue essa mistura no caldo e deixe ferver por mais 15 minutos. Esse processo deve clarificar o caldo.

Por fim, passe o caldo por uma peneira ou filtro de café, e coloque sal e pimenta do reino a gosto. Ele deve ficar bem claro e aveludado, com um sabor suave.

Fondue

Os doces também são uma ótima opção para esta época do ano. Chocolate quente, capuccino com creme e fondue de chocolate, é claro!

cremes e sopas para o inverno

Sempre aparecem dúvidas sobre como preparar fondue de chocolate, mas é bem fácil. Basta derreter o chocolate no micro-ondas, pausando e mexendo a cada 30 segundos, ou no fogão, em banho-maria, e depois acrescentar o creme de leite. Não tem erro! Algumas receitas incluem essência de baunilha e rum, mas esses dois ingredientes são opcionais.

Há versões do fondue em chocolate branco, com creme de avelã e vegano. Escolha uma e aproveite!

Fondue de chocolate tradicional

A receita de fondue de chocolate mescla chocolate ao leite e meio amargo. É possível substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha.

Fondue de chocolate branco

São duas barras de chocolate branco, creme de leite e conhaque para fazer o fondue de chocolate branco. Os acompanhamentos são frutas, marshmallow, biscoitos e bolos.

Fondue de chocolate com creme de avelã

Aqui, o fondue fica ainda mais gostoso com o creme de avelã. Para balancear o açúcar, a dica é usar chocolate meio amargo.

Fondue de chocolate vegano

A receita para o fondue de chocolate vegano não tem produtos de origem animal. Leva chocolate meio amargo, aveia, água e leite de coco.

Os fondues salgados vêm nas versões de queijo e carne. O fondue de queijo tradicional pode ser feito com dois ou mais tipos de queijo. Os acompanhamentos para fondue de queijo são pão italiano, batatas e pepinos em conserva, tomate cereja, brócolis, couve-flor, carne bovina em cubos, presunto e linguiça calabresa.

Já o acompanhamento para fondue de carne pode ser molho de queijo, rosé, de ervas ou de hortelã.

Você tem alguma receita de caldos, cremes e sopas para o inverno? Aquela receita de família ou que é sucesso no almoço de domingo? Envia pra gente! Escreva nos comentários.

E o almoço de domingo no inverno?

Prepare um cardápio para espantar o frio. Aposte em pratos quentes para aquecer o corpo nas baixas temperaturas. As opções são bem variadas e por isso separamos algumas ideias para lhe ajudar.

cremes e sopas para o inverno
Photo credit: Matt@TWN on VisualHunt / CC BY-NC-SA

Feijoada

Esta é uma receita completa. Você aprenderá a fazer até os acompanhamentos da feijoada: molho de pimenta, farofa, couve e banana à milanesa.

Caldo de mandioca com carne seca

Vá de caldo e com uma combinação certeira: carne seca desfiada e aipim. Incremente a receita e coloque queijo coalho. As visitas vão querer bis!

Confira a receita do canal Panqueca na Parede:

Polenta com ragú

Receita de polenta com ragú leva também cogumelos, alcatra e extrato de tomate. Sirva bem quente.

Conchiglione com passas e damasco

Difícil resistir a uma massa especial no almoço de domingo no inverno. Esta versão de conchiglione leva também muçarela, ricota e parmesão.

Escondidinho de carne seca

Esta receita de escondidinho é feita com batata – no lugar da mandioca – e carne seca. O prato fica muito saboroso.

Para se aquecer nos dias mais frios, os cremes e sopas para o inverno podem ajudar.

No Cidade Canção, você encontra ingredientes para todas as suas receitas e ainda pode fazer suas compras sem sair de casa. Confira clicando no banner abaixo!

cremes e sopas para o inverno
5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Comentários

  1. Romilda luciano de avelis disse:

    Achei maravilhoso essas receitas vou fazer

    1. Cidade Canção disse:

      Oi, Romilda, que bom que gostou.

      Depois conta pra gente qual foi sua preferida!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *