Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Receitas de inverno: caldos, sopas, cremes e fondue

Comida quente tem tudo a ver com inverno. E a ciência comprova: alimentos quentes são benéficos para o corpo no período de frio porque, quando consumidos, ajudam a esquentar o organismo.

Caldos, cremes e sopas para o inverno se encaixam perfeitamente nessa descrição. São quentinhos, nutritivos e cheios de vitaminas.

As melhores receitas de sopas têm equilíbrio entre os grupos de nutrientes, que acontece quando proteínas, gorduras e carboidratos aparecem em níveis harmônicos durante o preparo. Esteja atento aos ingredientes, já que no inverno temos tendência a sentir mais fome e a ter impulso por alimentos calóricos, com carboidratos demais.

As melhores receitas de sopas

Sopa é janta, sim. Ainda mais no inverno. É uma refeição completa, saudável e o par perfeito para as noites de baixas temperaturas. A sopa tem um aconchego de comida caseira e é um prato que faz sucesso tanto em versões simples quanto no estilo gourmet.

Confira a nossa lista com cinco receitas de sopas para todos os gostos:

cremes e sopas para o inverno

Sopa vegetariana

Começamos com uma receita de sopa vegetariana light que leva salsão, alho-poró, batata, ervilha, cebola, cenoura e ervas frescas. Você pode servi-la com os pedacinhos de legumes ou bater no liquidificador para virar um creme.

Sopa de batata com cheddar

Saindo da versão light, esta sopa cremosa de batata com cheddar tem nos ingredientes requeijão, queijo cheddar e bacon.

Sopa de fubá com couve

A dica é usar folhas de couve para incrementar a sopa de fubá, que é básica. Bem fácil de fazer!

Sopa de lentilha com cenoura e toucinho

Até os iniciantes na cozinha conseguem fazer esta sopa de lentilha. O toucinho dá um sabor a mais para a sopa, que leva, além da lentilha, cenoura, alho, cebola e especiarias.

Sopa de cebola gratinada

Esta é uma versão da famosa sopa francesa de cebola gratinada. Vai molho béchamel, noz-moscada, batata, pedacinhos de pão torrado e queijo ralado. Delícia!

cremes e sopas para o inverno

Caldos e cremes quentes

Você sabe qual a diferença entre creme, caldo e sopa? Os caldos são pratos concentrados de aromas e sabores e que podem ser a própria refeição ou servir de base para uma sopa.

Caldos são preparados com legumes ou carnes e temperados com ervas. Além da sopa, são usados na base de risotos e ensopados.

Toda sopa tem como base um caldo. A sopa pode ser líquida, com pedaços de legumes ou carnes, ou em creme, quando é batida no liquidificador. Para ficar com a consistência ainda mais cremosa, algumas receitas incluem leite ou creme de leite.

Quer aprender? Separamos seis receitas de cremes e caldos!

Creme de ervilha com bacon

O crocante e o salgado do bacon fazem toda a diferença nessa receita de creme de ervilha com bacon. A base é de ervilhas congeladas, e não enlatadas. Sirva com fatias de pão torrado.

Creme de palmito com bacalhau

É uma receita leve e o bacalhau dá um sabor a mais no tradicional creme de palmito.

Creme de abóbora com carne seca

Tem combinação melhor? Veja a lista de ingredientes desse creme de abóbora com carne seca: abóbora cabotiá, cebola, alho, creme de leite, carne seca desfiada, sal, água e manteiga.

Caldo de feijão com bacon e calabresa

O caldo de feijão tradicional do outono/inverno vem acrescido de bacon e linguiça calabresa picados. Pode ser servido com pimenta.

Caldo de camarão com leite de coco

A receita desse caldo de camarão leva ainda tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde e alho.

Caldo de vaca atolada

A vaca atolada é receita tradicional no inverno. Este caldo é feito com carne de boi, mandioca, calabresa e temperos variados.

Fondue

Os doces também são uma ótima opção para esta época do ano. Chocolate quente, capuccino com creme e fondue de chocolate, é claro!

cremes e sopas para o inverno

Sempre aparecem dúvidas sobre como preparar fondue de chocolate, mas é bem fácil. Basta derreter o chocolate no micro-ondas, pausando e mexendo a cada 30 segundos, ou no fogão, em banho-maria, e depois acrescentar o creme de leite. Não tem erro! Algumas receitas incluem essência de baunilha e rum, mas esses dois ingredientes são opcionais.

Há versões do fondue em chocolate branco, com creme de avelã e vegano. Escolha uma e aproveite!

Fondue de chocolate tradicional

A receita de fondue de chocolate mescla chocolate ao leite e meio amargo. É possível substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha.

Fondue de chocolate branco

São duas barras de chocolate branco, creme de leite e conhaque para fazer o fondue de chocolate branco. Os acompanhamentos são frutas, marshmallow, biscoitos e bolos.

Fondue de chocolate com creme de avelã

Aqui, o fondue fica ainda mais gostoso com o creme de avelã. Para balancear o açúcar, a dica é usar chocolate meio amargo.

Fondue de chocolate vegano

A receita para o fondue de chocolate vegano não tem produtos de origem animal. Leva chocolate meio amargo, aveia, água e leite de coco.

Os fondues salgados vêm nas versões de queijo e carne. O fondue de queijo tradicional pode ser feito com dois ou mais tipos de queijo. Os acompanhamentos para fondue de queijo são pão italiano, batatas e pepinos em conserva, tomate cereja, brócolis, couve-flor, carne bovina em cubos, presunto e linguiça calabresa.

Já o acompanhamento para fondue de carne pode ser molho de queijo, rosé, de ervas ou de hortelã.

Você tem alguma receita de caldos, cremes e sopas para o inverno? Aquela receita de família ou que é sucesso no almoço de domingo? Envia pra gente! Escreva nos comentários.

E o almoço de domingo no inverno?

Prepare um cardápio para espantar o frio. Aposte em pratos quentes para aquecer o corpo nas baixas temperaturas. As opções são bem variadas e por isso separamos algumas ideias para lhe ajudar.

cremes e sopas para o inverno

Photo credit: Matt@TWN on VisualHunt / CC BY-NC-SA

Feijoada

Esta é uma receita completa. Você aprenderá a fazer até os acompanhamentos da feijoada: molho de pimenta, farofa, couve e banana à milanesa.

Caldo de mandioca com carne seca

Vá de caldo e com uma combinação certeira: carne seca desfiada e aipim. Incremente a receita e coloque queijo coalho. As visitas vão querer bis!

Polenta com ragú

Receita de polenta com ragú leva também cogumelos, alcatra e extrato de tomate. Sirva bem quente.

Conchiglione com passas e damasco

Difícil resistir a uma massa especial no almoço de domingo no inverno. Esta versão de conchiglione leva também muçarela, ricota e parmesão.

Escondidinho de carne seca

Esta receita de escondidinho é feita com batata – no lugar da mandioca – e carne seca. O prato fica muito saboroso.

cremes e sopas para o inverno

 

5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog