Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como saber o ponto da carne: guia para churrasqueiros!

A carne tem diversos cortes, formas de preparo e finalizações, ficando ao cozinheiro responsável a tarefa de transformá-la em um delicioso prato. Acertar o ponto de cozimento é um dos maiores desafios, seja para quem quer preparar a peça na frigideira ou na churrasqueira.

Neste post, vamos te mostrar como saber o ponto da carne e alcançar todos eles com maestria. Confira e se delicie!

Como identificar os pontos

São quatro os principais pontos, cada um deles com sabores, texturas e suculências distintas. A experiência faz com que você consiga diferenciá-los, mas a forma mais exata é utilizando um termômetro para perfurar a carne e verificar a temperatura interna do corte.

Outra possibilidade é comparar a consistência da carne com a região lateral da sua mão. Para isso, junte o polegar com o dedo indicador e pressione com a outra mão. Em seguida, repita o processo com os dedos anelar e mindinho.

A junção entre o polegar e o indicador é similar à textura da carne mal passada; o polegar e o anelar remetem à carne ao ponto; e, por fim, o ponto bem passado pode ser simulado ao pressionar a área entre o polegar e o mindinho.

Dicas de preparo

O primeiro passo para preparar qualquer carne é escolher o corte adequado. Quando se fala em como saber o ponto da carne, a espessura da peça é o que mais conta: quanta mais alta, mais tempo levará para cozinhar e chegar ao ponto correto.

Outra dica é atentar-se aos utensílios e ferramentas. Caso queira fazer a carne na frigideira, por exemplo, escolha as versões antiaderentes. Abaixo, trouxemos dicas para preparar cada um dos principais cortes.

Carne selada

Também chamado de bleu, é o ponto mais próximo da carne crua, com uma temperatura que não passa dos 50ºC. O único diferencial está na camada externa, que fica um pouco mais tostada. Para prepará-lo, use uma superfície muito quente e sele rapidamente os dois lados do corte.

como saber o ponto da carne selada

A carne selada é praticamente crua por dentro e levemente tostada por fora.

Carne mal passada

O bife mal passado fica macio e avermelhado por dentro e levemente dourado por fora. Sua temperatura de cozimento varia entre 50ºC e 55ºC e o preparo é feito selando a carne por quatro ou cinco minutos de cada lado.

A principal diferença do selado para o mal passado é o tom de vermelho do interior da carne, que agora é um pouco mais rosado e opaco. Especialmente indicado para cortes mais grossos e suculentos, como a picanha, a carne mal passada é considerada um dos melhores jeitos de sentir o sabor da peça.

como saber o ponto da carne mal passada

O corte mal passado tem o interior rosado e opaco. Na parte externa, a carne começa a ficar mais dourada

Carne ao ponto

Universal, costuma ser o ponto escolhido quando não se sabe a preferência do convidado. A carne é um pouco mais firme que a mal passada, apresentando uma faixa rosada no centro e bordas tostadas e caramelizadas. Apesar de perder um pouco de líquido, continua suculenta.

Para chegar neste resultado, a peça deve ser cozida de seis a sete minutos para cada lado. A temperatura da carne ao ponto deve variar entre 60ºC e 65ºC.

como saber o ponto da carne ao ponto

Quando a carne está ao ponto, somente o meio da peça apresenta uma coloração rosada.

Carne bem passada

Este é o ponto mais difícil para o churrasqueiro, pois uma peça assada demais pode perder todo o sabor. Aqui, o toque da carne é um pouco mais rígido, não há liberação de suco e as extremidades e os centros são marrons.

Para ter sucesso com o ponto bem passado, sele a carne em fogo alto, reduza a temperatura e continue cozinhando cada lado da peça por mais 10 minutos. Dependendo da espessura do corte, sua temperatura alcança de 70ºC a 75ºC.

como saber o ponto da carne bem passada

Ponto bem passado: quando a carne é inteiramente marrom e tem o toque um pouco mais rígido.

Existem também as finalizações intermediárias, que vão do ao ponto para o mal e bem passado. Nesses casos, o que muda é o tempo de cozimento da carne, que deve ser acrescido ou reduzido dos métodos tradicionais. Para preparar um bife ao ponto para bem passado, por exemplo, não se deve cozinhá-lo por mais de cinco minutos.

Como saber o ponto da carne é uma questão que tende a ficar mais simples com o tempo. Quer colocar os conhecimentos adquiridos em prática? Conheça o Cidade Canção Online e tenha acesso às melhores carnes da região! 🥩

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *