Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como economizar na ceia de Natal: dicas práticas

A ceia de Natal é tradicionalmente conhecida pela mesa farta, mas são tantos pratos típicos que fica difícil separar o que é necessário e o que é exagero. Além do desperdício de comida, é comum que a conta pese para quem está organizando o jantar.

Se você quer saber como economizar na ceia de Natal e evitar esse tipo de situação, veja as dicas que preparamos. Elas vão te ajudar a planejar uma noite incrível e, de quebra, evitar que você comece o novo ano no vermelho. Vamos lá?

Estipule um orçamento

De início, é importante definir o que é uma ceia de Natal barata para você. Pense na quantidade de convidados, nos gostos da sua família, no tipo de experiência desejada e no quanto você quer – e pode – pagar por ela. Se achar necessário, estabeleça um teto de gastos.

Abandone achismos e coloque tudo no papel, somando os valores dos ingredientes necessários para fazer os pratos principais, sobremesas e acompanhamentos, além das bebidas e dos itens decorativos. Lembre-se de considerar todos os gastos, incluindo condimentos, guardanapos e papel higiênico para os banheiros.

Crie um cardápio otimizado

Uma das principais dicas para economizar na ceia de Natal é planejar um menu inteligente. Duas opções de prato principal, dois acompanhamentos e duas sobremesas são mais do que suficientes para uma família grande, por isso, evite exageros.

Na hora de fazer as compras, escolha ingredientes nacionais, econômicos e que possam ser usados em várias receitas. Os alimentos da estação também são excelentes alternativas, afinal, custam muito menos.

como economizar na ceia de natal - planeje o cardápio

Para economizar no cardápio da ceia, escolha ingredientes nacionais, econômicos, versáteis e produzidos na época.

Considere abrir mão das receitas tradicionais e substituí-las por pratos que fazem mais sentido, como trocar o peru pelo lombo recheado ou pelo filé de merluza. O mesmo vale para os drinks, que não precisam ser feitos com vinhos importados e caríssimos.

Outra possibilidade é pedir para que os convidados colaborem com a ceia, trazendo bebidas, pratos doces, acompanhamentos e/ou petiscos. Se a ocasião for em família e amigos, compartilhar as despesas fica ainda mais fácil.

Faça cálculos de quantidade

Como fazer uma ceia de Natal econômica sem que falte ou haja desperdício de comida? Simples: calcule a quantidade necessária de cada prato principal, acompanhamento, sobremesa e bebida.

Para carnes, peixes e outros pratos principais, a quantidade média é de 300g a 400g por pessoa. Farofas, maioneses e outros acompanhamentos costumam ser consumidos entre 200g e 300g. As sobremesas podem ser calculadas por porção: tenha pelo menos duas para cada convidado.

As bebidas variam de acordo com o tipo servido. Refrigerantes, sucos de fruta e água somam cerca de 600 ml por pessoa. Se houver bebida alcóolica, vale contar entre três e quatro latas de cerveja por convidado ou uma garrafa de vinho por casal.

como economizar na ceia de natal - calcule quantidades

Calcular a quantidade exata de comida e bebida é indispensável para fazer uma ceia de Natal barata e evitar desperdícios.

Pesquise os preços

Depois de decidir o que será servido e a quantidade necessária, é importante antecipar os gastos. Não deixe para comprar os alimentos de última hora, pois os preços tendem a aumentar conforme o Natal vai se aproximando.

Liste tudo o que você precisa e compare os valores em diferentes fornecedores. Fazendo isso com antecedência, você consegue aproveitar promoções e comprar o melhor pelo menor preço.

Já sabe como economizar na ceia de Natal? Siga as dicas que preparamos e tenha uma noite mágica, econômica e sem preocupações.

Para te ajudar a escolher ingredientes de qualidade e com preço justo, o Cidade Canção Online tem diversas linhas de produtos para a sua ceia de Natal. Conheça o nosso site e comece a planejar a sua lista desde já!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. Eloir Valença disse:

    Gostei… muito obrigado!

    1. Cidade Canção disse:

      Que bom que gostou, Eloir. Esperamos que a sua ceia de Natal seja um sucesso!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *