Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conheça as principais frutas do verão maringaense

O fim do ano traz consigo a estação mais quente do ano. Com suas altas temperaturas e chuvas refrescantes, o verão é a época preferida para quem gosta de viajar para o litoral, acampar, praticar esportes e aproveitar o tempo bom.

Além do clima, a estação também traz as frutas do verão. Com diferentes sabores, apresentam benefícios à saúde e são excelentes para se refrescar em dias de sol.

A seguir, separamos as principais frutas do verão maringaense, junto à importância do consumo dos alimentos. Boa leitura!

Benefícios de consumir frutas da época

Consumir alimentos da época significa aproveitá-los durante sua melhor fase. Isso porque, nesse período, eles absorvem melhor os nutrientes do solo. Portanto, ao dar preferência a frutas do verão você estará consumindo-as em sua melhor forma.

Além disso, é comum que durante a safra os alimentos estejam mais frescos, já que produzem em maior quantidade. Isso os torna, inclusive, mais baratos, pois a oferta acaba sendo maior.

Por fim, as frutas da época dispensam o uso de agrotóxicos, pois estão em seu ciclo natural. Isso significa que além de mais saborosas e com mais nutrientes, estarão mais saudáveis.

Frutas do verão maringaense

O verão maringaense é repleto de frutas produzidas na região norte do Paraná. Durante seu período fértil, essas frutas chegam à cidade ainda frescas. Confira a seguir algumas delas.

Melancia

A melancia é uma das principais frutas produzidas no Paraná, ultrapassando 146 toneladas anualmente. Boa parte da produção do estado se concentra em Colorado, cidade que faz parte da região metropolitana maringaense.

A safra da fruta começa em outubro, mas atinge seu auge em dezembro e janeiro, durante o verão. É muito consumida durante a estação por sua suculência e frescor. Pode ser servida em fatias ou também em forma de suco.

É fonte das vitaminas do complexo B e C, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e cobre. Por suas propriedades, a melancia pode trazer benefícios a diversos órgãos, como coração, rins, olhos, músculos e ossos.

frutas do verão

Abacaxi

A produção do abacaxi ocorre entre os meses de outubro e janeiro, época em que as altas temperaturas auxiliam no amadurecimento. Durante esse período, você encontrará frutas doces e suculentas, além de ricas em vitamina C e antioxidantes.

Essa fruta tropical é indicada para aliviar dores, reduzir os riscos de trombose, auxiliar na perda de peso e até prevenir doenças cardíacas.

A produção paranaense dessa fruta do verão acontece entre Santa Mônica e Santa Isabel do Ivaí, cidadezinhas no noroeste do Estado. Chegam até Maringá ainda frescos e doces, prontos para o consumo.

O abacaxi pode ser servido fatiado ou em forma de sucos, saladas de fruta, geléias ou até em assados na churrasqueira.

Uva

O norte paranaense é uma região de grande destaque na produção de uvas de mesa. Em Marialva, cidade vizinha de Maringá, são produzidas entre 35 e 40 toneladas durante o ciclo. A época começa em janeiro e só termina em julho, com a chegada do frio.

A uva é rica em fibras que contribuem para a digestão, além de fornecer vitamina C, vitamina B, vitamina K, vitamina E, Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Potássio e Zinco. O consumo da fruta favorece o coração, a circulação e o sistema digestivo.

Laranja

A laranja não pode ser considerada especificamente uma fruta do verão, já que sua produção é ativa praticamente o ano todo. Porém é muito saborosa, e pode trazer frescor para dias quentes.

Por ano, são produzidas na região de Maringá aproximadamente 126 toneladas de laranja, cerca de 16% do total no Paraná.

É rica em Vitamina C, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Pode auxiliar no controle da pressão sanguínea e do colesterol, além de prevenir gripes e aumentar a imunidade do corpo.

frutas do verão

Limão

Mais uma das frutas do verão ricas em ácidos cítricos, o limão auxilia na digestão, é antibactericida e pode ajudar na renovação celular. Além disso, é um agente na prevenção de doenças cardíacas, no fortalecimento do sistema imunológico e até na prevenção do câncer.

No Paraná, 16 toneladas da fruta são produzidas por safra no pequeno município de Altônia. Essa colheita abastece principalmente centros como Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá.

Pode ser utilizada para fazer suco, tempero para saladas e carnes, sobremesas e até como ingrediente da caipirinha, bebida típica brasileira. É muito importante, porém, lavar bem as mãos após manusear o limão. Seu suco, em contato com o sol, pode causar queimaduras.

Além de serem refrescantes durante os dias de calor, as frutas de verão podem trazer diversos benefícios à saúde. Por serem colhidas na estação, estarão ainda mais saborosas e suculentas.

O Cidade Canção Online oferece frutas frescas e com preços especiais durante as Terças e Quartas Verdes. Clique no banner abaixo para conferir!

frutas do verão

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog