Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conheça as frutas e verduras da época produzidas em Maringá

Consumir frutas e verduras da época tem suas vantagens. É mais saudável, mais barato e fácil de encontrar. Todos os vegetais têm período de safra, quando a colheita é maior, e é nesse momento que você e sua família devem incluí-los com mais frequência no cardápio do dia a dia.

Frutas e verduras da época estão no auge da produtividade. Isso significa que não precisam tanto de agrotóxicos para se desenvolver. Como consequência, os custos de produção são menores e os alimentos que chegam ao consumidor final estão mais saudáveis.

Frutas e verduras que estão em período de safra absorvem mais nutrientes do solo. Em condições normais de plantio, essa absorção de proteínas, minerais e vitaminas, tanto em quantidade como em qualidade, acontece naturalmente, sem necessidade de interferência de produtos químicos. Além disso, elas são mais saborosas. As frutas estão mais doces e os vegetais têm cor intensa, dizem os nutricionistas.

Produção de frutas, legumes e verduras do Paraná

No Paraná, a safra de frutas é representativa. O Estado é o oitavo maior produtor do país, com 1,44 milhão de toneladas por ano, segundo o Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.

São 27 mil produtores de frutas, trabalhando de norte a sul do Paraná, no cultivo de 35 variedades, principalmente banana, morango, abacaxi, laranja, melancia, tangerina, uva, maçã e goiaba. Boa parte delas é produzida em Maringá e está em safra no outono/inverno.

Neste post, mostraremos as principais frutas e verduras produzidas em Maringá e os seus benefícios. Confira!

frutas e verduras da época

Banana

A banana é a fruta com o maior volume de produção em Maringá, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São colhidas, ao menos, 1,6 mil toneladas por ano em propriedades rurais da cidade.

Popular entre os brasileiros, é uma das frutas da época e traz vários benefícios à saúde, a começar pelo potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. O consumo diário indicado desse mineral é de 4,7 gramas e uma banana tem cerca de 400 miligramas do nutriente. A fruta ainda é rica em fibras, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2, C e D.

O magnésio, também presente na banana, teria relação na redução entre as taxas de LDL, o colesterol ruim, e HDL, o bom, segundo pesquisadores asiáticos.

Na casca, que muita gente joga fora, estão as maiores concentrações de potássio e vitamina C. Essa parte da banana pode ser reaproveitada, sim, basta higienizar e usar em receitas de bolos, pães e vitaminas. A casca pode ser congelada por dois meses sem perder as propriedades.

Laranja

Entre as frutas e verduras da época, a laranja é destaque de maio a julho. A produção em Maringá é alta, com ao menos 700 toneladas colhidas por ano – perde em volume só para a banana.

A laranja é a fonte mais conhecida de vitamina C, e duas unidades médias fornecem a quantidade necessária por dia do nutriente.

A fruta é eficaz na prevenção de gripes e resfriados, enxaquecas e insônias. O alto teor de fibras atua na regularização do intestino, mas atenção: as fibras estão concentradas no bagaço.

Um copo de suco tem potássio, que controla a pressão arterial; betacaroteno, um antioxidante; e vitamina C.

Uva

A uva é conhecida como um poderoso antioxidante por ter nutrientes que combatem o envelhecimento. Para aproveitar todos os seus benefícios, no entanto, é preciso comer a casca e as sementes.

A produção de uva em Maringá está na casa de 150 toneladas anuais, segundo o IBGE. É uma safra pequena se comparada à de Marialva e equivale a cerca de 1% da produção da cidade vizinha, conhecida como Capital da Uva Fina. No calendário de frutas e verduras da época, a uva se destaca no mês de maio.

As substâncias antioxidantes presentes na uva aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim, protegem o sistema cardiovascular, previnem câncer e envelhecimento precoce. A casca é fonte de resveratrol, e a semente, de magnésio, zinco e cálcio.

frutas e verduras da época

Foto: Marius Ciocirlan

Limão

Versátil, vai do doce à salada, o limão é fonte de vitamina C, potássio, magnésio, cálcio e fósforo. A fruta dá uma força ao sistema imunológico, dificultando que doenças se instalem no organismo.

O limão também auxilia na digestão, controla a pressão sanguínea e possui função adstringente e antibacteriana.

Por ano, são produzidas, pelo menos, 80 toneladas da fruta em Maringá.

Figo

Apesar de não ser tão comum no cardápio do brasileiro, o figo é outra fruta da estação rica em vitamina C. Contém fibras, que atuam no funcionamento do intestino; pectina, substância que regula os níveis de colesterol; cálcio e fósforo, dois nutrientes importantes para o fortalecimento dos ossos.

Os benefícios não param aí. O figo é antioxidante, tem baixa caloria, efeito levemente laxativo, zero gorduras e reduzido nível de sódio.

A produção em Maringá é baixa, com cerca de 3 toneladas colhidas por ano.

Tangerina

A tangerina é uma ótima fruta para enfrentar os dias frios. Por ser rica em vitamina C, ela fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. A fruta, que é típica do outono/inverno, é fonte de betacaroteno, ferro e vitaminas B1 e B2, que regulam o apetite. Também tem alto índice de fibras.

Não sabe o que fazer para sobremesa do almoço e do jantar? Sirva uma tangerina. A fruta é fonte de vitamina C e auxilia na fixação do ferro no organismo, prevenindo anemias.

Em Maringá, a produção é de 15 toneladas anuais.

frutas e verduras da época

Maracujá

Maringá produz cerca de 12 toneladas por ano de maracujá, fruta rica em vitaminas e minerais e com propriedade calmante. Na composição do maracujá, estão fósforo, potássio, zinco, cálcio, ferro, flavonoides e vitaminas A e C.

A lista de benefícios do maracujá para a saúde é grande. Os flavonoides, por exemplo, atuam como tranquilizantes e relaxantes musculares. A vitamina C, como você já aprendeu acima, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção do ferro proveniente de outros alimentos, como feijão e verduras verde-escuras.

Parte da popularidade do maracujá está na pectina, substância que se transforma em um gel ao ser ingerida, bloqueando a absorção de gorduras e açúcares. Dessa forma, a fruta se torna uma aliada no controle dos níveis de glicose no sangue. A pectina do maracujá está na casca e nas sementes. Para consumo, é facilmente encontrada em forma de farinha.

Morango

Das frutas em Maringá, o morango está em plena safra no outono/inverno. O cultivo de morango se transformou em renda extra para várias famílias da região; algumas conseguem gerar ainda mais receita com a forma de produção orgânica.

O morango é fonte de vitaminas B5 e C, contém potássio, sódio e antioxidantes. Entre os benefícios, destacam-se: combate inflamações e envelhecimento da pele, previne doenças cardíacas e melhora a capacidade mental.

Como medida de segurança, morangos cultivados com agrotóxicos precisam ser lavados em água corrente e deixados de molho por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.

O cultivo do morango é uma atividade desenvolvida por cerca de 1,3 mil famílias no Paraná e ocupa 723 hectares. É a terceira fruta que mais gera receita no Estado: R$ 164 milhões por ano.

Legumes e verduras

Brócolis, espinafre, repolho e acelga são apenas alguns exemplos que constam do calendário de frutas e verduras da época. Hortaliças são alimentos fontes de vitaminas e minerais e fazem parte do cardápio diário dos brasileiros.

Aproveite para incluir nas suas receitas legumes e verduras do outono/inverno: faça saladas, caldos, sopas, molhos e refogados com esses superalimentos.

Brócolis

Vegetal fonte de antioxidantes, ácido fólico, ferro, fibras, vitaminas A, B, C, E, K e zinco. Tem característica anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão

Espinafre

Rico em ferro, vitamina A, fósforo, cálcio e nitrato. O nitrato é um vasodilatador e controla a pressão sanguínea.

frutas e verduras da época

Repolho

É fonte de fibras, vitaminas A, B1, B2, B6, C e K. Tem ácido fólico, fibras, cálcio, fósforo e enxofre.

Acelga

Tem ferro e vitamina K. Comum na culinária japonesa, que tem fortes raízes em Maringá, a acelga tem baixa caloria e gordura, além de ajudar na proteção da visão.

Agora que você já sabe os benefícios dos alimentos do outono/inverno para a sua saúde, confira o calendário de frutas e verduras da estação. E se você não tem tempo para ir ao mercado, pode comprar on-line no Cidade Canção e receber no conforto do seu lar!

frutas e verduras da época

5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog