Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Guia da comida italiana: tipos de massas e molhos

Clique para conferir os benefícios e vantagens do Clube+.

As influências italianas no nosso país são inúmeras. Dentre elas, a culinária é uma das principais. Entre macarrões, lasanhas, molhos e, às vezes, um pouco de vinho, os encontros sempre ficam melhores quando possuem tipos de massas e molhos italianos!

Se você é apaixonado por essa culinária, confira quais as principais massas e molhos que não podem ficar de fora da sua refeição à la Itália.

As massas mais italianas para você saborear!

As massas são, sem dúvidas, o forte da Itália! As mais famosas são o macarrão e a lasanha, mas também existem o raviolo, o nhoque, o tortellini, e por aí vai. Conheça um pouco mais de cada uma dessas e escolha sua preferida para cozinhar:

Espaguete

O espaguete é um tipo de macarrão fino e comprido, extremamente consumido ao redor do mundo. A receita italiana clássica era feita à mão, apenas com água e farinha. Hoje em dia, também é comum encontrar, em sua composição, ovos.

Depois de cozido, ele fica bem molinho e claro. A grande característica do espaguete é sua versatilidade. Ele pode ser combinado com vários tipos de molhos para macarrão, carnes e legumes. Por isso, é um dos macarrões mais queridos dos apaixonados por massas!

Ravioli

O ravioli é uma massinha quadrada que, hoje em dia, é recheada. No entanto, quando surgiu, seu propósito era ser uma massa mais densa para caldos e sopas. Os primeiros raviolis recheados eram de ricota e ervas e, com o tempo, outros conteúdos foram compondo-a.

Assim como o espaguete, o ravioli pode ser acompanhado de vários molhos. Os mais comuns são o sugo e o branco.

Nhoque

Originalmente feito de farinha de trigo, água e sal, o nhoque é uma massa mais encorpada. Hoje em dia, podemos encontrar de mandioquinha, de especiarias, de batata, e muito mais!

Na história desta massa, há uma lenda sobre um andarilho que, certa vez, entrou em um restaurante e pediu a única comida que havia ali. Serviram nhoque a ele e, anos depois, ele retornou ao restaurante afirmando que, depois de comer, sua vida mudou completamente. Por isso, o nhoque também é conhecido como a massa da sorte!

Tortellini

tortellini-uma-das-massas-e-molhos-italianos-mais-amados

Tortellini ao molho sugo com manjericão: uma ótima combinação de sabores!

É uma massa de farinha de trigo e gemas de ovos bem fina. Assim como o ravioli, é recheado, geralmente de carne. O nome referencia ao diminutivo da palavra tortello, que significa torta. Por isso, o tortellini sempre foi recheado!

Lasanha

Este é, talvez, o prato italiano mais amado pelos brasileiros! Trata-se de uma receita feita da sobreposição entre massa e recheio, formando uma espécie de bolo de camadas. A massa é feita dos mesmos ingredientes que o macarrão – farinha de trigo, água e, às vezes, ovos -, já o recheio varia de acordo com o gosto de quem faz. O mais comum, sobretudo, é o ragú: molho de tomate e carne moída. 

Na Itália, existe a crença de que, quanto mais popular é o restaurante, melhor será a lasanha servida!

Molho: o que não pode faltar na sua massa!

O molho é parte integral de uma massa saborosa! Ele acompanha macarrões, lasanhas, pode ser servido à parte e até feito em casa. Dentre tantas opções, é importante se atentar para qual combina mais com determinado prato. 

Molho à bolonhesa 

Feito de tomates e carne bovina moída, o molho à bolonhesa é um dos mais versáteis. Pode ser feito em casa e fica ótimo com macarrões e até com arroz branco. É, também, o molho para lasanha mais utilizado

Harmoniza com vinho tinto do tipo Cabernet Sauvignon e, na Itália, é chamado de ragú. Também vale colocar, no prato, quando for servir, queijo parmesão ralado ou em pedaços por cima deste molho!

Carbonara

O nome deste molho vem de carbonare, palavra italiana para carvão. A receita leva queijo parmesão, ovos, pimenta-do-reino e toucinho picado – ou bacon. Ao contrário do molho à bolonhesa, ele não é líquido e abundante. Na verdade, o carbonara adere aos fios do espaguete, como uma espécie de capa. 

O vinho mais indicado para macarrões com este tipo de molho é o tinto de uvas Merlot. Apostar em vinhos brancos também é uma boa, já que o prato tem a gordura do queijo e do bacon.

Molho branco

nhoque-ao-molho-branco-uma-receita-classica-e-deliciosa

Nhoque com molho branco: delicioso e fácil de fazer!

Feito basicamente de leite e queijo, o molho branco pode ser feito em casa, assim como os dois citados. É um molho mais forte e cremoso, graças a seu percentual de gordura, que fica ótimo com macarrão, nhoque e tortellinis. 

Ele combina com vinhos brancos, mais precisamente do tipo Chardonnay. 

Molho sugo

Este molho é mais ácido, feito basicamente à base de tomate, sal e azeite. Ele combina com nhoque e espaguete e fica mais gostoso ainda se servido com algumas folhas de manjericão em cima!

Por ser mais ácido, a dica é harmonizar com vinhos tintos tipo Chianti, porque eles possuem notas frutadas e florais.

download-do ebook-sobre-como-aproveitar-os-alimentos

Pesto

Dentre tantos molhos italianos, é impossível não citar o pesto – ou, como também é conhecido, o molho verde. Ele é feito de manjericão, alho, azeite, sal e pinoli (uma semente). 

Algumas pessoas substituem, na hora do preparo, o pinoli por nozes, o que também deixa o molho delicioso. Na hora de servir um macarrão com molho pesto, escolha vinhos brancos tipo Sauvignon Blanc.

Como fazer combinações saborosas?

Na hora de preparar sua refeição, é importante pensar bem o tipo da massa e o molho para criar pratos deliciosos! Para combinar, é importante se atentar à receita escolhida e ao recheio, caso ela tenha.

Massas longas e frescas, como o espaguete, não combinam muito com molhos densos. Nestes casos, aposte em molhos líquidos, com carnes e ervas. Já massas recheadas ficam melhores com molhos que não predominam no prato, para que o recheio se sobressaia.

Os macarrões – geralmente feitos de massa fresca – combinam com molhos à base de azeite e tomate. São indicados o molho de bolonhesa, o pesto e o carbonara.

Já massas recheadas e mais densas, como o nhoque, o tortellini e o ravioli, ficam melhor com molho branco e sugo. A ideia é pensar em balancear os sabores: a massa precisa ficar aparente e ser complementada pelo molho. Eles precisam estar equilibrados no prato!

Bônus: receitas italianas clássicas e simples!

receitas-com-os-melhores-tipos-de-massas-e-molhos-italianos

Espaguete: um dos tipos de macarrão mais amado pelas pessoas!

Vai fazer um almoço com os amigos ou para a família e não sabe o que preparar? Estas receitas são práticas, rápidas e muito saborosas! Escolha a sua, ligue o fogo e sirva o melhor da culinária italiana para quem você ama.

Lasanha à bolonhesa

A lasanha é um dos pratos mais amados do mundo. Pode ser consumida sozinha, com arroz branco e fica perfeita com um bom vinho. Algumas pessoas acham que preparar esta receita é uma tarefa difícil e complicada, porém ela é bastante simples!

Ingredientes:

  • 1 cebola pequena picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 500 g de carne bovina moída
  • 350 g de presunto fatiado
  • 350 g de queijo muçarela fatiado
  • 1 sachê de molho ou extrato de tomate
  • Massa para lasanha
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

O primeiro passo é preparar o molho! Tradicionalmente, a lasanha era feita apenas dele e da massa. Hoje em dia, incrementamos a receita para que ela fique ainda mais gostosa.

Em uma panela, refogue o alho. Quando ele dourar, adicione a cebola, espere fritar e acrescente a carne. Coloque o sal e a pimenta-do-reino, e espere cozinhar. Quando a carne ficar pronta, adicione o molho de tomate. Caso você queira que o caldo fique menos denso, pode adicionar dois saquinhos! Uma dica é colocar pedaços de tomate neste momento, para ficar mais natural.

Quando o molho à bolonhesa ferver, espere alguns minutos, desligue o fogo e reserve. Em uma assadeira, coloque o molho, a massa e cubra-a de mais molho. Depois, coloque o presunto e a muçarela, formando camadas.

Faça quantas camadas couber no refratário, afinal, quanto mais lasanha melhor! Pré-aqueça o forno à 200ºC e coloque a lasanha para assar. Em 30 minutos, ela já estará pronta para ser servida.

Macarrão à carbonara

Para fazer um macarrão à carbonara prático e delicioso, inclusive, ele é uma das receitas com massas secas mais gostosas, separamos um vídeo da Chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição do MasterChef Profissionais.

Nhoque ao molho branco

O nhoque, geralmente, é servido sem acompanhamentos. Existem vários tipos de nhoque no mercado, sendo o mais comum o de batatas. O molho branco caseiro é uma ótima pedida para harmonização!

Esta é uma receita vegetariana, deliciosa e rápida. Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 300 ml de leite
  • Noz-moscada a gosto
  • Sal a gosto
  • Nhoque 

Antes de começar a preparar o molho, ferva água e coloque o nhoque para cozinhar. Adicione uma pitada de sal e deixe cozinhando. Quando ele ficar mole, escorra a água e reserve.

Em uma frigideira, derreta a manteiga e, quando ela derreter completamente, adicione a farinha. Mexa rapidamente, com um batedor, até que os ingredientes se incorporem.

Uma massinha será formada e, nesse momento, você pode começar a adicionar o leite. Continue mexendo para que a massa derreta, formando um caldo grosso. Em seguida, adicione sal e noz-moscada a gosto e espere mais alguns minutos para que o molho engrosse.

Em um recipiente, coloque o nhoque e cubra com o molho. Caso você goste, jogue um pouco de queijo parmesão ralado e sirva!

Seja em jantares ou em almoços, comida italiana é sempre uma ótima pedida! O importante é preparar seu prato com carinho, servir e reunir quem a gente mais gosta para saborear tudo ao nosso lado. 

Na hora de preparar seu jantar italiano, confira os supermercados Cidade Canção online! Com uma variedade de produtos e entrega em domicílio, sua refeição se tornará mais saborosa e especial.

clique-e-acesse-a-loja-virtual-do-cidade-cancao

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *