Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como ter uma alimentação mais saudável em 2019

O início de um novo ano é a época ideal para programar mudanças de hábito. Para muitas pessoas, o principal objetivo é descobrir maneiras de como ter uma alimentação saudável.

Continue a leitura para descobrir como iniciar uma rotina de alimentação com hábitos mais saudáveis em 2019!

Mastigue bem

A primeira fase da digestão é a mastigação. Através dessa função, os alimentos serão triturados e pré-digeridos pela saliva, chegando ao estômago já prontos para o restante do processo.

A sensação de saciedade do organismo é maior quando a comida é melhor mastigada. Por isso, seu corpo demora para dar sinais de fome, evitando que você coma em grandes quantidades entre as refeições.

Por isso, ao ingerir qualquer alimento, é essencial mastigá-lo com calma. Reserve ao menos 20 minutos para a sua refeição e aproveite todo seu tempo.

ter uma alimentação saudável
Aproveitar suas refeições com calma pode dar ao corpo maior sensação de saciedade.

Coma alimentos da estação

Não há como ter uma alimentação saudável sem consumir frutas e verduras da época. Além de ser o período onde não precisam de agrotóxicos, os alimentos conseguem absorver melhor os nutrientes do solo, atingindo sua melhor forma.

Outro benefício é o preço: por ter uma safra maior, são encontrados com mais facilidade e, por isso, são mais baratos.

As frutas e verduras são ricas em vitaminas, fibras e sais minerais e proporcionam inúmeras vantagens ao organismo. Por isso, é essencial incluir em sua dieta diariamente.

ter uma alimentação saudável

Coma diferentes tipos de alimentos

Nas escolas, é comum que as crianças aprendam sobre a importância de haver comidas de pelo menos cinco cores diferentes no prato. Isso porque as diferentes tonalidades representam tipos diversos de alimentos, cada um deles com seus benefícios ao organismo.

Para os adultos, a regra é a mesma. É imprescindível fazer refeições completas com grãos, proteínas, frutas, verduras e legumes. Dessa forma, será possível absorver o que há de melhor em cada um dos alimentos.

Hidrate-se

Para melhorar a qualidade da alimentação é essencial beber mais água durante o dia. Dessa forma, o organismo permanecerá hidratado, eliminando as toxinas e absorvendo melhor nutrientes vindos dos alimentos.

Uma dica é sempre ter uma garrafinha à mão nos lugares em que você passa boa parte do tempo como seu quarto, trabalho ou sala de aula. Você criará o hábito de beber água mais vezes durante o dia.

ter uma alimentação saudável2
Ao beber água mais vezes ao dia, o organismo absorve melhor os nutrientes dos alimentos.

Alimentos integrais

Comparados aos alimentos comuns, os integrais apresentam uma maior quantidade de fibras, minerais e vitaminas. Isso porque passam por menos processos e representam uma versão mais próxima à forma como são encontrados na natureza.

Podem auxiliar nos processos digestivos, reduzir os níveis de colesterol e reduzir o risco de diabetes. Além disso, também proporcionam uma maior sensação de saciedade ao organismo.

É possível encontrar diversos alimentos integrais, como arroz, farinhas, pães, macarrão e bolachas. Todos esses podem compor sua dieta substituindo alimentos semelhantes.

Não fique sem comer

Na busca por como ter uma alimentação saudável, há quem ache que o resultado está em ficar sem comer. Na realidade, a lógica é justamente a inversa. Distribuindo mais refeições durante o dia, você sentirá mais saciedade. Dessa forma, você acaba comendo mais vezes, porém em quantidades menores.

Não há uma unanimidade a respeito de quantas refeições diárias precisam ser feitas, já que isso pode variar conforme a rotina de cada um. Porém, é muito importante que em todas você consuma alimentos saudáveis.

Consuma alimentos naturais

Os produtos industrializados, na maior parte das vezes, levam corantes, realçadores de sabor, açúcar, sódio e conservantes, elementos que podem fazer mal à saúde. Portanto, sempre prefira consumir alimentos naturais.

Invista em versões caseiras de molhos, temperos, caldos e sucos, evitando produtos já prontos. Além de mais saudáveis, esses alimentos possuem mais sabor, já que são feitos a partir de ingredientes frescos.

Seja persistente

As refeições são hábitos diários. Por isso, não basta descobrir como ter uma alimentação saudável, mas é preciso ser persistente até que você se acostume com esse estilo de vida.

É normal que, se você já se alimenta de uma maneira, haja dificuldades para se adequar com esse novo estilo de vida. Porém, após insistir algumas vezes, a alimentação se tornará algo natural.

Adotando esses hábitos para o próximo ano, você poderá mudar seu estilo de vida e adotar refeições que tragam benefícios para a sua saúde.

No Cidade Canção Online você encontra diversos produtos que podem auxiliar em uma mais alimentação saudável para 2019. São frutas e verduras fresquinhas, além de produtos integrais, sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Confira clicando no banner abaixo!

alimentação saudável
5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *