Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Ideias de pratos simples para Ceia de Ano Novo

Ser anfitrião de uma festa de réveillon pode ser muito gratificante. É uma forma de se reunir com pessoas próximas, fazer desejos para um novo ano e comer uma boa ceia.

Porém, organizar um banquete leva tempo e pode ser trabalhoso, e se você não tiver afinidade com a cozinha, pode ser que não saia como esperado. Portanto, uma boa ideia é apostar em pratos simples para ceia de ano novo.

Escolha um menu que agrade a todos e não se esqueça das tradições. Mantenha-se focado no mais prático e seguro e, desse modo, você terá uma boa refeição.

Quer conferir algumas ideias de pratos simples para ceia de ano novo? Continue lendo nossas dicas!

Cardápio

Monte um cardápio com salada, carne e acompanhamentos para servir seus convidados.

Saladas

Por acontecer no verão, é comum que no dia de ano novo faça calor, portanto escolha uma salada refrescante. Utilize ingredientes frescos como folhas, pepino, manga e tomate. Tempere com molhos à base de iogurte, limão e hortelã.

A maionese e o salpicão também são fáceis de fazer e podem trazer frescor à refeição. Você não precisa fazer a maionese em casa e pode utilizar uma base pronta para facilitar.

Carnes

O lombo de porco é um clássico entre os pratos simples para a ceia de ano novo e você pode encontrar diversas receitas fáceis com molhos e temperos diferentes. Uma dica é prepará-lo na panela de pressão, pois costuma ser mais rápido que no forno.

A carne de porco combina bem com sabores agridoces, portanto molhos com abacaxi, maracujá, laranja e iogurte podem dar um toque adocicado. Outra ideia é recheá-la com bacon, calabresa ou vegetais.

pratos simples para ceia de ano novo

Foto: Randy OHC/Flickr

Você também pode servir uma peça de carne bovina ao molho. Para isso, escolha peças que possam ir ao forno inteiras, pois isso deve facilitar seu trabalho. Algumas delas são fraldinha, lagarto, maminha e filé mignon.

Escolha molhos como madeira, mostarda dijon e béarnaise, que tenham a acidez moderada e um toque de manteiga.

Por fim, também é possível servir peixe assado, uma opção mais leve e menos gordurosa. Basta assar com batatas, legumes e azeite e você terá um bom prato para sua ceia de ano novo.

Escolha peixes frescos e com um sabor mais acentuado como bacalhau, robalo e pintado. Tire os espinhos para que seus convidados não se engasguem.

Acompanhamentos

Sirva acompanhamentos que combinam com as carnes e possam complementar os sabores. Evite alimentos com características conflitantes, pois a refeição pode ficar enjoativa. Se o molho for ácido, não sirva acompanhamentos com muita acidez. Se a carne for muito gordurosa, evite alimentos gordurosos.

As batatas têm um sabor neutro e podem ser assadas, cozidas, fritas ou servidas em forma de purê. Em todos os casos, elas devem combinar com a sua ceia. Alguns legumes podem ser assados junto com as carnes como cenoura, vagem, abobrinha, berinjela e cebola.

O arroz é outro acompanhamento clássico entre os brasileiros e pode ser temperado de diversas formas: com frutas secas, embutidos e legumes. Uma ideia é aproveitar a tradição e fazer um arroz com lentilhas inspirado na culinária árabe.

Se preferir, faça uma receita de lentilhas cozidas. É importante comê-las antes da meia noite para trazer boa sorte ao novo ano que virá.

Para acrescentar outra textura ao cardápio, prepare uma farofa. Você pode utilizar ingredientes como ovos, bacon, uvas passas e castanhas.

Sobremesas

Não existe sobremesa que represente melhor o fim do ano que o pavê. Para não repetir a sobremesa do natal, utilize ingredientes diferentes como morangos ou doce de leite.

Outro prato simples para a ceia de ano novo é o cheesecake. É fácil de fazer e pode ter seu sabor favorito, basta adaptar a receita. Uma dica é deixá-lo esfriando de um dia para o outro para que fique com uma boa textura.

Não se esqueça das uvas! Seguindo a tradição, cada um deve comer doze uvas à meia noite. Enquanto isso, é importante mentalizar as coisas boas que você quer para o futuro.

Cada uva representa um dos doze meses. Se a quinta uva estiver azeda ou sem gosto quer dizer que o mês de maio será uma época difícil.

Conta-se que esse costume teve origem na Espanha em 1909. Na ocasião, o país europeu teve uma produção abundante de uvas.

Bebidas

Escolha as bebidas de acordo com a preferência dos seus convidados. Pode ser que alguns prefiram cerveja e outros vinho. Nesse caso, compre uma quantidade de cada ou escolha de acordo com a maioria. Durante o jantar, sirva também água, suco e refrigerante.

Uma ideia para a ceia de ano novo é escolher um vinho que harmonize com o prato principal. Para carnes vermelhas, prefira vinhos tintos e encorpados como malbec, cabernet sauvignon e tannat. Para os peixes, os vinhos brancos leves como chardonnay e sauvignon blanc são mais indicados.

Lembre-se de abrir o espumante à meia noite! Verifique se há copos para que todos brindem juntos. Para as crianças, sirva ponche sem álcool feito com frutas e refrigerante.

pratos simples para ceia de ano novo

Quantidades

Calcular as quantidades não é uma tarefa simples, pois esse número pode variar de acordo com o perfil dos seus convidados. Porém, é possível ter uma ideia para que não falte comida e nem haja desperdício.

Para as saladas, o recomendado é pelo menos 70 gramas por pessoa. Para acompanhamentos, 50 gramas de arroz e 70 gramas de farofa são suficiente.

Já para as carnes, calcule 250 gramas por convidado. Carnes com gordura perdem peso quando vão ao forno, portanto calcule cerca de 20% a mais. Se houver vegetais, cada pessoa deve consumir em média 150 gramas.

Se a bebida da noite for o vinho, cada garrafa deve servir até quatro pessoas, portanto multiplique pelo número de convidados. Caso seus convidados prefiram cerveja, a quantidade deve ser de duas a três latinhas para cada.

Uma garrafa de dois litros de refrigerante serve em média quatro pessoas. Se os convidados preferirem suco, a quantidade será de 400 ml por pessoa.

Para fechar a noite, sirva também 100 gramas de sobremesa por convidado.

Lembre-se de adaptar as quantidades à sua ceia. Pode ser que entre seus convidados haja pessoas vegetarianas, ou que só comem carne. Dessa forma, aumente entre 50 e 100 gramas dos outros alimentos para balancear a ceia.

Em relação às bebidas, considere também o horário de chegada e saída dos seus convidados. Quanto mais tempo ficarem, é provável que a quantidade de bebida aumente.

Decoração

Na noite de ano novo, use como base na decoração o branco. Essa cor simboliza a união e a paz, pois é a junção de todas as cores. Além disso, é comum que os convidados também usem roupas claras, gerando uma harmonia no ambiente.

Outros tons comuns nessa ocasião são o prateado, que significa inovação e renovação, e o dourado, para atrair a riqueza e a prosperidade. Você pode utilizar balões, velas, luzes e flores.

A noite de réveillon é uma ocasião muito especial e simboliza um novo recomeço. É uma ótima oportunidade para comemorar o que passou e mentalizar coisas boas para o ano que virá.

O Cidade Canção on-line tem os ingredientes para suas pratos simples para ceia de ano novo, e pode facilitá-la ainda mais. Você pode comprar sem sair de casa e receber tudo de maneira simples e rápida. Clique no banner abaixo para conferir!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog