Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que fazer de almoço no domingo: dica de cardápio completo

Escolher o que fazer de almoço no domingo pode ser uma tarefa difícil até para quem cozinha a semana inteira. Seja você do tipo que reúne a família toda ao redor da mesa ou mora sozinho, saiba que é possível montar um cardápio completo com receitas fáceis, rápidas e que cabem no bolso.

Além de desfrutar de pratos deliciosos, fazer o seu próprio almoço de domingo pode ser uma experiência bem gostosa. Também é o momento ideal para mostrar os seus talentos culinários!

Continue lendo para conferir uma dica de menu com prato principal, acompanhamento, salada, bebida e até sobremesa.

Coxa e sobrecoxa assadas

É o tipo de receita que rende um prato caprichado sem que você precise passar muito tempo na cozinha. O ideal é que a carne fique marinando por algumas horas, mas isso pode ser feito na noite anterior.

o que fazer de almoço no domingo - prato principal

Ingredientes

  • 1,5 kg de coxa e sobrecoxa
  • 1 dente de alho picado
  • 1 e ½ cebolas cortadas em cubos
  • 4 colheres de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture o alho e a cebola, e acrescente os pedaços de coxa e sobrecoxa. Adicione o sal e a pimenta e vá massageando o frango para que incorpore bem o sabor dos temperos. Deixe descansando por duas horas na geladeira.

Use metade da medida de azeite de oliva para untar uma forma e disponha os frangos temperados, e, em seguida, despeje o restante por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno, pré aquecido a 220º, por 1 hora. Passado esse período, retire o papel alumínio e volte ao forno por mais meia hora para deixar dourar.

Dica: você pode acrescentar outros ingredientes para incrementar o tempero do frango, como o alecrim, a folha de louro e a mostarda. Faça de acordo com o seu gosto!

Batata gratinada

Para continuar preparando um almoço de domingo simples e barato, nada melhor do que uma batata macia por dentro, crocante por fora e com muito queijo. Vamos aprender?

Ingredientes

  • 5 batatas fatiadas
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 e ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 lata de creme de leite
  • ½ xícara de leite
  • 200 g de queijo mussarela ralado
  • 150 g de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Sal e orégano a gosto

Modo de preparo

Comece lavando as batatas, descascando e cortando-as em fatias finas. Em seguida, cozinhe em uma panela com água e uma pitada de sal. Enquanto isso, vá preparando o molho.

Misture a farinha de trigo, a manteiga, o leite e o creme de leite em outra panela. Use fogo médio para não queimar! Depois de conseguir uma mistura homogênea, é só acrescentar um toque de noz-moscada e ajustar o sal.

O último passo da receita é juntar os dois preparos em uma travessa. Unte uma forma com manteiga, faça uma camada de batata e outra de molho. Finalize com os queijos, adicione orégano e leve ao forno a 200º para gratinar por cerca de 15 minutos.

Arroz temperado

Um clássico na mesa dos brasileiros, esse acompanhamento não poderia ficar de fora do seu almoço. Ele combina com vários pratos e pode ser feito de muitos jeitos, inclusive aproveitando os ingredientes que você tem sobrando na geladeira.

Veja como preparar uma versão simples e econômica no vídeo do canal Panelaterapia.

Salada tropical

Se você está tentando ter uma alimentação mais saudável, não deixe de servir uma saladinha. Além de ajudar a balancear as calorias do almoço, ela deixa o prato colorido e a mesa mais completa.

O segredo de uma boa salada tropical está na combinação de frutas e verduras. Basta lavar bem a alface e a rúcula, descascar e fatiar a cenoura e a manga e finalizar com suco de limão e azeite de oliva.

Pavê de prestígio

Para completar o almoço e impressionar os seus convidados (ou fazer um agrado a si mesmo), sirva uma sobremesa clássica e que todo mundo ama: um pavê de prestígio. O resultado é ainda melhor se ela estiver bem geladinha!

o que fazer de almoço no domingo - sobremesa

Ingredientes

  • 2 pacotes de bolacha maisena
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 xícaras de leite
  • ½ lata de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de achocolatado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 200 g de coco ralado

Modo de preparo

O pavê de prestígio leva dois cremes: de coco e chocolate. Para fazer o primeiro é só misturar em fogo médio o amido de milho, o creme de leite e metade do leite. Mexa bem até incorporar tudo, adicione 100 gramas de coco ralado e reserve.

O creme de chocolate é feito como um brigadeiro tradicional, ou seja, é só cozinhar o leite condensado, o achocolatado e a manteiga, e mexer até que esteja desgrudando do fundo da panela. Com os dois prontos, é só montar a sobremesa!

Molhe as bolachas no que sobrou do leite e faça a primeira camada. Acrescente o creme de coco, faça outra camada de bolacha e adicione o brigadeiro. Repita quantas vezes for possível e, ao final, cubra com coco ralado. Duas horas na geladeira e está pronto.

Limonada suíça

Que tal um suco refrescante para fechar com chave de ouro o cardápio de receitas fáceis para almoço de domingo? O bom dessa bebida é que ela fica pronta em menos de cinco minutos!

Corte três ou quatro limões ao meio (dependendo de quantas pessoas você vai servir) e esprema o suco em um liquidificador. Adicione ½ lata de leite condensado e 1 litro de água gelada e bata. O gelo deve ser colocado por último.

Agora que você já sabe o que fazer de almoço no domingo, não deixe para preparar tudo de última hora. No Cidade Canção Online, você escolhe os ingredientes e recebe o pedido sem precisar sair de casa! Confira clicando no banner abaixo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. Rosângela disse:

    Que maravilha chega da água na boca.

    1. Cidade Canção disse:

      Que bom que você gostou, Rosângela.

      Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *