Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Aprenda a organizar um jantar mexicano em casa

A cozinha mexicana é quase uma unanimidade fora do México. As tortilhas de milho e o chili caíram nas graças dos apreciadores da boa comida por duas razões: são fáceis de fazer e deliciosos. Por isso, não se surpreenda se receber um convite para participar de um jantar mexicano.

A base da gastronomia do México é o milho, cereal que é o principal ingrediente para as globalizadas tortilhas, mas que também vai à churrasqueira para ganhar um sabor defumado. O feijão também, mas o consumo é diferente do que os brasileiros estão acostumados. Os mexicanos servem o feijão preto ou marrom sem caldo e bem cozidos para formar uma pasta.

A pimenta é outro ingrediente comum na cozinha mexicana e não se restringe a pratos salgados. Ela está também em doces, como chocolates e sorvetes.

O que acha de preparar um jantar mexicano em casa? Pode ser a dois ou uma confraternização para amigos e parentes. Confira nossas sugestões de pratos, bebidas e decoração!

Cardápio

A culinária mexicana tem algo a oferecer a praticamente todos os paladares. Carnes a carnívoros, frutas e legumes aos vegetarianos e tempero a qualquer um. A pimenta é onipresente, mas há níveis de intensidade. Se comida apimentada não é muito a sua praia, fique nas mais leves.

É totalmente possível recriar uma experiência mexicana na cozinha de casa. Os ingredientes são fáceis de encontrar no supermercado e o preparo nem é tão complicado. Quer ajuda para definir um cardápio mexicano? Aproveite as nossas sugestões.

Taco

O taco é uma tortilha de milho recheada com carne, legumes, feijão e com temperos à moda mexicana (pimenta, coentro, páprica e demais especiarias). Para a tortilha, você tem a opção de comprar pronta ou fazer a massa em casa. Aprenda uma receita de tacos mexicanos com tortilha caseira.

jantar mexicano

Guacamole

O guacamole é um molho mexicano autêntico até porque o abacate, protagonista desse prato, tem origem no Centro-Sul do México. Diz a história que o guacamole foi uma invenção do povo asteca, que viveu no território mexicano entre os séculos 14 e 16.

A receita original de guacamole leva abacate, pimenta, tomate, cebola e sal. Hoje em dia, é comum acrescentar limão e coentro.

Quesadilla

A quesadilla é feita com tortilha de milho ou de trigo e é uma comida típica de rua no México, daquelas que você come enquanto está caminhando. O recheio pode ser de carne de boi, frango ou porco, cogumelos e queijo.

Nachos

Nachos são tortilhas crocantes de milho cortadas em triângulos, que você pode fazer em casa ou comprar já prontas no mercado.

São basicamente duas formas de apresentação dos nachos: com as tortilhas dispostas no fundo de um prato e os acompanhamentos servindo de cobertura (queijo, carne, tomate e pimenta) ou com os molhos separados em potinhos.

Quando o molho é servido à parte, você percebe como o formato triangular da tortilha é funcional. As pontinhas do triângulo têm um mergulho certeiro no guacamole, no chili, no molho picante ou no creme azedo. Clique para ver uma receita de nachos com chili.

Burrito

O burrito mexicano é mais um prato típico feito com tortilhas, mas desta vez o principal ingrediente da massa é a farinha de trigo, e não a de milho. O recheio é variado: guacamole, carne moída, frango desfiado, chili, pimenta, pimentão, tomate, alface e queijo. Você pode usar um pouquinho de cada ingrediente.

Para a montagem, basta abrir o disco da tortilha, acrescentar os ingredientes no meio e enrolar ou fechar como um envelope. Que tal uma receita de burrito com carne moída?

Fajitas

As fajitas são tiras de carne de boi ou de frango refogadas com cebola, pimentão, pimenta e salsa mexicana. São servidas com tortilhas de farinha de trigo.

Assista ao vídeo do canal da youtuber Francielle Nogueira, ensinando uma versão das fajitas de carne:

Paletas mexicanas

Para a sobremesa, a sugestão é servir paletas mexicanas, que são picolés artesanais que não contêm corantes e nem aromatizantes. Lembra deles? Vendidos por franquias, eles eram febre no Brasil anos atrás.

Se na sua cidade não há onde comprar paletas mexicanas, a dica é fazer em casa. Sim, dá para produzir uma versão caseira do picolé que é sucesso no México.

Bebidas mexicanas

O México oferece bebidas além da tequila. O país é o quarto produtor mundial de cerveja (atrás de China, Estados Unidos e Brasil), com um total de 11 bilhões de litros em 2017.

Além disso, o setor cervejeiro é a atividade mais importante do agronegócio. São das fábricas mexicanas que saem as famosas Dos Equis, Corona, Sol e Negra Modelo.

Tequila

A bebida é orgulho do país e tem um dia dedicado a ela (24 de julho). Conta a história que foi nessa data, no ano de 2006, que a Unesco declarou a região de Tequila, em Jalisco, Patrimônio Cultural da Humanidade. Lá, é produzido o agave, a planta que é o principal ingrediente da bebida.

jantar mexicano

Foto: Francisco Galarza

Mezcal

Tão popular quanto a tequila, o mezcal também tem como matéria-prima o agave. As duas bebidas compõem a identidade mexicana e são exportadas para os quatro cantos do mundo.

Enquanto a tequila exige a fabricação com o agave azul, o mezcal é feito com outra variação da planta. As duas têm elevado teor alcoólico, cerca de 40%.

Decoração

Prefira uma decoração romântica, com objetos decorativos em vermelho, se o jantar mexicano for a dois. Se a ocasião for para amigos ou familiares, você pode misturar várias cores e fazer uma decoração mais alegre.

jantar mexicano

Jantar a dois

Comece com o básico: rosas vermelhas e velas flutuantes. Você pode acrescentar um quadrinho de lousa sobre a mesa (escreva o cardápio ou uma mensagem romântica em espanhol) e espalhar pimentas na toalha. Se não gostar da ideia das pimentas, pegue bowls ou taças e preencha-as com pimentas (uma única variedade ou várias).

Jantar para amigos e familiares

Invista em uma decoração colorida e alegre. Dê uma cara mexicana à sua casa com elementos que remetem ao país, como sombreiros, flores, cactos, Frida Khalo ou caveira.

Se tiver uma parede de lousa, escreva boas-vindas em espanhol (Bienvenidos!) ou ainda as tradicionais palavras ditas ao beber tequila: Arriba, abajo, al centro y adentro!

Na mesa, decore com pimentas, mini sombreiros em papel ou bigodinhos pretos em feltro ou papel colados no cardápio.

Monte uma área para bebidas com taças para margaritas (já deixe a borda de sal pronta) e copinhos de tequila. Corte os limões para deixar o preparo mais fácil. No cantinho do bar, deixe tudo o que os convidados possam precisar para fazer os drinks: garrafas, copos e demais ingredientes.

Por último, a trilha sonora! Você pode criar sua própria playlist de músicas mexicanas no Spotify, escolher uma já pronta ou selecionar vídeos no YouTube.

Então, já sabe qual será o cardápio do seu jantar mexicano? Aproveite a praticidade da internet e faça suas compras de supermercado on-line. O Cidade Canção oferece essa comodidade para Maringá e Londrina.

Leia também:

5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog