Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Conheça as frutas da primavera e seus benefícios para a saúde

Apesar de ser conhecida como a estação das flores, a produção de alimentos na primavera também é expressiva. Saber quais são as frutas da primavera, especialmente as da sua região, é essencial para garantir que elas cheguem frescas e saborosas à mesa.

Além disso, as frutas da estação são mais baratas e não precisam de tantos aditivos químicos, o que preserva a maioria dos nutrientes. Continue lendo para saber mais sobre a produção de frutas do Paraná na primavera e os benefícios de consumir cada uma delas!

Acerola

Rica em vitaminas A e C, seu consumo fortalece o sistema imunológico e protege as células. Poucas unidades de acerola ao dia já são capazes de fornecer alguns dos nutrientes mais importantes para o corpo, como o cálcio e o potássio.

Sucos, geleias, mousses, pudins e sorvetes são ótimas opções para aproveitar a fruta e ter mais energia durante o dia.

Ameixa

Seu principal benefício é a alta concentração de fibras, que auxilia no funcionamento do intestino. Mesmo com poucas calorias, a ameixa dá uma sensação de saciedade que dura o dia todo.

A fruta pode ser consumida in natura ou seca, e fica incrível em docinhos, manjares, mousses, pavês e tortas.

frutas da primavera - ameixa

Coco verde

Essa fruta reforça a hidratação, controla o apetite e é uma ótima aliada na perda de peso. Além da água e da polpa, ela também pode ser consumida em forma de açúcar, farinha, leite e óleo.

Segundo o calendário de abastecimento do Paraná, o mês de dezembro é o ápice da produção de coco verde no estado, mas ele pode ser encontrado desde setembro.

Jabuticaba

Com propriedades antioxidantes, ela combate inflamações, retarda o envelhecimento da pele e desintoxica o corpo. Seu consumo regular pode contribuir até para o controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue!

Você pode usar a jabuticaba para fazer doces, geleias, molhos, sucos e smoothies. O ideal é consumi-la ainda fresca, mas, caso não seja possível, a dica é mantê-la em um recipiente bem fechado.

Mamão

O mamão é um dos destaques na produção de frutas da primavera, principalmente o Havaí ou Papaya. Ele possui betacaroteno e vitamina C, propriedades que beneficiam a saúde da pele, dos olhos e do coração e é um laxante natural.

Pode ser consumido puro, em sucos, iogurtes, saladas de frutas, doces e até como molho ou amaciante para carnes. Suas sementes são ainda mais saudáveis, por isso, vale a pena investir em receitas que aproveitem todo o fruto.

Manga

Mais uma das frutas da estação que é repleta de benefícios! Além de ter vitamina C, potássio, cobre e ferro, a manga é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva o nível de açúcar no sangue.

Ela é produzida principalmente entre os meses de outubro e dezembro, quando a primavera está no ápice, e pode ser aproveitada em sucos, águas saborizadas, vitaminas, saladas e molhos diversos.

frutas da primavera - manga

Pêssego

É uma excelente fonte de fibras e minerais, como o potássio e o manganês, e ajuda a fortalecer o tecido ósseo e conjuntivo. Também é rico em vitaminas C e E, ativos que estimulam o sistema imunológico.

Bolos, mousses, pavês, tortas e sucos são algumas das receitas práticas e deliciosas que podem ser feitas com o pêssego.

Conhecer as frutas da primavera é imprescindível para quem quer ter certeza do que está colocando no prato. Prepare sucos, sobremesas, molhos e saladas, ou consuma as frutas da estação in natura, e aproveite essa junção de sabor e saúde!

Agora que você já sabe todos os benefícios de consumir alimentos da época, que tal começar a transformar o seu cardápio? Compre no Cidade Canção Online e experimente o que há de melhor em frutas e verduras!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *