Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como aprender a cozinhar: 7 pratos fáceis para cozinheiros iniciantes

Para quem deseja aprender a cozinhar, existem muitos pratos para cozinheiros iniciantes possíveis de preparar sem muito trabalho. A partir deles, é possível ampliar cada vez mais sua capacidade na cozinha.

Confira a seguir como aprender a cozinhar com sete pratos fáceis para cozinheiros iniciantes. Boa leitura!

1. Panqueca de carne

A panqueca é uma comida fácil feita a partir de carne e massa. Você ainda pode usar sua criatividade e criar diferentes recheios. Essa receita tem duas etapas: o recheio e a carne.

Recheio

Passo 1: Para o recheio de carne moída, coloque em uma panela um fio de óleo e frite uma cebola e dois dentes de alho picados.

Passo 2: Quando estiverem bem dourados, acrescente um quilo de carne moída, mexendo com uma colher de pau para não empelotar. Não se preocupe se soltar muito líquido, pois tudo vai evaporar durante o preparo.

Passo 3: Depois de alguns minutos, a carne deve estar bem frita. Se desejar, jogue cebolinha picada para que fique mais colorida. Desligue o fogo e reserve.

Massa

Para fazer a massa, basta misturar três ovos, uma colher e meia (sobremesa) de sal, 2 colheres de sopa de óleo, 3 xícaras de leite e duas xícaras de farinha de trigo.

Passo 1: Você pode bater tudo no liquidificador para facilitar o processo. Se não tiver, basta misturar bem com uma colher grande ou fouet até que não sobrem mais pedaços de farinha. O ponto da massa é um líquido espesso.

Passo 2: Para cozinhar a massa, pegue uma frigideira (não precisa ser antiaderente), acrescente um fio de óleo e espalhe com um guardanapo por toda a superfície. Isso deve evitar que grude.

Passo 3: Quando a frigideira estiver bem quente, jogue uma concha da massa e espalhe fazendo movimentos circulares. Espere até a superfície da panqueca seca, ficando com um aspecto opaco. Nesse momento, vire com o auxílio de uma espátula, com cuidado para não dobrar.

como aprender a cozinhar

Passo 4: Espere mais cerca de um minuto e retire a massa, transferindo para um prato. Repita esse processo com todo o líquido. Após finalizar essa etapa, chegou a hora de colocar o recheio.

Passo 5: Para rechear sua panqueca, basta colocar uma colher de carne no canto do massa, formando uma fileira. Para fechá-la, pegue a aba de baixo da massa e enrole sobre o recheio até que ela fique com o formato de uma panqueca.

Para servir, coloque-as em uma travessa. Se preferir, cubra com molho de tomate.

2. Macarrão com molho branco

Esse macarrão pode ser feito com poucos ingredientes e é uma ótima refeição, seja para um almoço de domingo ou para a janta do dia a dia.

Além disso, o molho branco é versátil e utilizando-o como base, há como aprender a cozinhar lasanha, macarrão, legumes, suflês e gratinados. Você ainda pode utilizá-lo como base para fazer um molho com outros ingredientes.

Molho branco

Para preparar esse molho, aqueça em uma panela três colheres (sopa) de manteiga até que derretam. Em seguida, acrescente três colheres (sopa) de farinha de trigo. A proporção entre os dois ingredientes sempre será a mesma.

Mexa bem até formar um creme amarelado e grosso. Esse processo irá cozinhar a farinha e impedir que o molho fique com um gosto muito forte de trigo.

O próximo passo é adicionar um litro de leite frio. Vá despejando aos poucos enquanto mexe com a outra mão com uma colher ou fouet para evitar que o molho empelote. Por fim, adicione sal e pimenta do reino a gosto e estará pronto.

Macarrão

Em uma panela alta, ferva um litro de água para cada 500 gramas de macarrão, adicionando uma boa pitada de sal. Não é necessário colocar óleo ou azeite durante o cozimento.

Quando a água levantar fervura, coloque o macarrão e abaixe o fogo. O tempo de cozimento varia, portanto verifique na embalagem as recomendações.

Para retirar o macarrão da água, você pode utilizar um pegador ou um escorredor. Em seguida, basta colocar em uma travessa e despejar o molho branco por cima.

como aprender a cozinhar

3. Omelete recheado

Essa é uma receita feita à base de ovos e que pode ser comida inclusive no café da manhã. São poucos ingredientes e o preparo é bastante simples.

Passo 1: Em uma tigela, quebre dois ovos, acrescente uma pitada de sal e bata bem até formar um líquido homogêneo e amarelado. Em seguida, aqueça levemente uma frigideira antiaderente e adicione uma colher de manteiga até que derreta completamente.

Passo 2: Jogue o líquido na frigideira em fogo baixo e aguarde. Não é necessário mexer durante o processo. As beiradas começarão a se desgrudar da panela, o que significa que a parte de baixo já está ficando pronta.

Passo 3: Adicione os recheios de sua preferência como presunto, queijo e frango desfiado. Em seguida, com o auxílio de uma espátula, dobre o omelete para que continue cozinhando.

Passo 4: Após um minuto, seu omelete estará suculento e bem cozido por dentro!

como aprender a cozinhar

4. Purê de Batata

Um bom purê de batata pode ser um excelente complemento para a sua refeição. É muito fácil de fazer e pode acompanhar bem carnes, peixes ou frango.

Passo 1: Coloque cerca de três batatas grandes descascadas em uma panela e encha de água até cobrir, acrescentando uma pitada de sal. Em seguida, leve até o fogo alto e deixe por cerca de 25 minutos após levantar fervura.

Passo 2: Após esse tempo, tire a panela do fogo, descarte a água e amasse as batatas com a ajuda de algum utensílio (pode ser uma colher de pau). É importante deixá-las bem amassadas para que o purê fique cremoso.

Passo 3: Acrescente na panela uma colher de manteiga e meio copo de leite, e em seguida volte as batatas para o fogão, agora em fogo baixo. Mexa bem até formar um purê cremoso. Se for necessário, adicione um pouco mais de leite ou manteiga.

5. Guacamole

Sabe como aprender a cozinhar sem fogo? Essa é uma receita mexicana e que pode ser servida com torradas ou nachos. Não precisa de fogão e vai impressionar seus amigos.

O primeiro passo é preparar os ingredientes. Portanto, corte meia cebola e dois tomates em cubinhos, reservando em uma tigela grande. Em seguida, acrescente um ramo de coentro picado, o suco de um limão e uma pitada de sal.

Por fim, adicione meio abacate picado e uma colher de azeite, mexendo bem para que todos os ingredientes se misturem. Seu guacamole estará pronto para servir!

6. Brownie

O brownie é um tipo de bolo americano fino que não leva fermento. Por fora, ele forma uma casquinha crocante e o interior continua cremoso.

O preparo é bastante simples: basta misturar todos os ingredientes. Em uma tigela, acrescente quatro ovos e uma xícara de açúcar, batendo até formar um líquido homogêneo. Em seguida, acrescente 200 gramas (ou um tablete) de manteiga derretida. Você pode derretê-la no micro-ondas por cerca de 30 segundos.

Acrescente também duas xícaras de achocolatado e mexa bem. Por fim, acrescente uma xícara de farinha de trigo, misturando tudo. Terminando o processo, você terá uma massa com cor de chocolate e bem pesada.

Despeje a massa em uma forma untada com óleo. Uma dica é, ao invés de utilizar farinha, polvilhar um pouco de achocolatado. Asse o brownie em um forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 a 30 minutos.

como aprender a cozinhar

7. Estrogonofe de carne

De origem russa, o estrogonofe costuma agradar a todos. E, apesar de não parecer, seu modo de preparo é bastante simples.

Para fazer esse prato, muitas pessoas utilizam o filé mignon, que é uma carne mais cara. Porém, é possível utilizar carnes mais baratas, como alcatra e contrafilé, e ter um bom resultado.

O primeiro passo para fazer o seu estrogonofe é fritar 500 gramas de carne cortada em tiras em um fio de azeite. Evite mexer muito durante o processo para que a proteína não solte muitos líquidos. Quando estiver bem dourada, reserve.

Na mesma panela, adicione mais um fio de azeite. Depois, meia cebola e um dente de alho picados. Quando estiverem bem fritos, volte a carne para a panela. Adicione, então, duas colheres de molho inglês, três colheres de ketchup e duas colheres de mostarda, sempre mexendo bem.

Para finalizar, adicione uma caixinha de creme de leite e sal a gosto. Caso queira, você ainda pode adicionar champignon picado. Misture bem e sirva seu estrogonofe com arroz e batata palha.

Além das receitas, uma das principais maneiras de como aprender a cozinhar é a prática. Com o tempo você deve desenvolver a afinidade com a cozinha e preparar tudo com mais facilidade.

No Cidade Canção Online você encontra ingredientes selecionados para suas receitas. Clique no banner abaixo para conferir!

como aprender a cozinhar

3.00 avg. rating (65% score) - 4 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *