Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Comidas de piquenique: planeje o cardápio e festeje o Dia das Crianças

No auge da primavera, o Dia das Crianças é uma oportunidade para planejar um piquenique ao ar livre com seus filhos e sobrinhos.

Nessa programação diferente, vocês podem aproveitar o dia saboreando suas comidas favoritas e ainda se divertir com atividades físicas em contato com a natureza.

Continue lendo para conferir as melhores comidas de piquenique e muitas outras dicas para planejar esse dia especial!

Por que organizar um piquenique

Para muitas famílias, tem se tornado incomum se reunir ao ar livre. Por isso, programar algo diferente deve ser recreativo e fugir da rotina.

Para os pequenos, um piquenique pode ser uma experiência para conhecer lugares novos, fazer atividades físicas e respirar ar puro.

Também é uma boa oportunidade para as crianças comerem alimentos saudáveis e refrescantes, como frutas, sucos e sanduíches naturais.

Como organizar um piquenique

Antes de tudo, é importante escolher uma data em que você tenha tempo de sobra, pois um piquenique pode durar algumas horas. No Brasil, o Dia das Crianças também é um feriado nacional em razão do Dia de Nossa Senhora Aparecida, portanto é uma ótima ocasião.

Para se programar, sempre olhe com antecedência a previsão do tempo, pois a chuva pode estragar sua diversão.

Lembre de separar no dia anterior todos os itens que você levará, seja para refeições, higiene ou diversão. Escolha uma toalha grande para sentar, guardanapos, copos, talheres e pratinhos. É importante levar uma sacolinha para juntar seu lixo.

Leve uma caixa térmica com gelo para manter a temperatura dos alimentos e das bebidas. Para as crianças brincarem, separe bicicletas, patins, bolas e cordas para pular. Escolha roupas confortáveis para que se divirtam à vontade. Não esqueça o protetor solar e o repelente.

Faça uma lista com todos os itens e confira antes de sair de casa. Assim, você não corre o risco de esquecer de nada.

Escolha também um local gostoso, com um espaço amplo em que as crianças possam se divertir, mas que também tenha uma sombra para descansar e se refrescar.

comidas de piquenique

Onde fazer piquenique em Maringá

Em Maringá, há muitos lugares onde as famílias costumam fazer piqueniques. O primeiro deles é o Parque do Ingá, que possui um espaço arborizado, um lago artificial com pedalinhos e vários pássaros e animais diferentes.

Aos domingos e feriados, o perímetro do parque é fechado para veículos, transformando-se em uma grande área de lazer. Muitas pessoas caminham, dão uma volta de bicicleta, patins e passeiam com seus animais de estimação.

O Parque do Japão é outro destino das famílias. Como o próprio nome diz, tem uma temática em homenagem aos imigrantes nipônicos que residem em Maringá. Possui um lago com carpas, bosque de cerejeiras, casa de chá e ginásio.

Principal ponto turístico de Maringá, a praça da Catedral foi reformada recentemente e possui um vasto gramado onde é possível sentar e aproveitar um tempo com a família, além de passear e praticar esportes.

Outra área é o Bosque das Grevíleas, com pista para caminhada, ciclovia, equipamentos para exercícios e uma grande área com buganvílias, que florescem durante a primavera e enfeitam o entorno do bosque.

Por fim, o Parque Alfredo Werner Nyffeler, popularmente conhecido como Buracão, também é um excelente espaço para aproveitar com a família e entrar em contato com a natureza. Possui lago artificial, pista para caminhada e parque infantil.

Comidas

São a parte mais importante do seu piquenique. Procure escolher alimentos fáceis de comer com as mãos e que não façam muita sujeira. Evite o desperdício e separe tudo em porções pequenas.

Veja algumas das comidas de piquenique que não podem faltar:

Frutas

Frutas, como banana, maçã, pera, caqui, goiaba, mexerica, pêssego, morango e uva, podem ser levadas inteiras e já lavadas. Escolha frutas pequenas e que possam ser consumidas individualmente.

Se preferir cortar em pedaços menores, faça isso pouco tempo antes para que algumas frutas não escureçam e percam a consistência. Outra maneira de servir é fatiá-las e fazer uma salada de frutas, espremendo o suco de meia laranja para dar sabor e conservar melhor.

Frutas que podem ser levadas em porções menores são melancia, abacaxi, melão, kiwi, manga e mamão. Escolha sempre as frutas que as crianças gostam para que aproveitem o piquenique e também para evitar o desperdício.

Dê preferência às frutas da estação, que estão mais saborosas e saudáveis.

comidas de piquenique

Sanduíches

Por serem fáceis de comer, sanduíches são ótimos alimentos para se levar a um piquenique.

Na hora de preparar, utilize pão de forma ou pão integral. Para uma apresentação diferente, enrolando os recheios, escolha pão sírio ou wrap. Evite o pão francês, já que ele perde a crocância se não consumido na hora.

Use a criatividade e faça vários sanduíches diferentes. Presunto, queijo e mortadela são muito bem-vindos, juntos com manteiga, maionese ou requeijão para umedecer o pão. Para diversificar, use frios fatiados, como salame, copa e peito de peru, além de diferentes tipos de queijo.

Patês, como o de atum, são fáceis de fazer, refrescantes e muito saborosos. Outra ideia de sanduíche é com frango desfiado. Em todos os lanches, você pode colocar verduras e legumes, como alface, rúcula, cenoura ralada e pepino, que vão tornar sua refeição bem mais nutritiva.

comidas de piquenique

 

Salgados

Alguns salgados são fáceis de servir e podem ser saboreados em porções individuais pelas crianças, por isso devem combinar com seu piquenique. Prefira sempre os assados, pois, além de mais saudáveis, mantém melhor a consistência que os salgados fritos.

O primeiro deles é o pão de queijo. É muito simples e rápido de fazer com poucos ingredientes. Confira essa receita do canal Arte Culinária Por Tata Pereira:

Outra opção é fazer uma torta de liquidificador e cortar em pedaços pequenos para facilitar na hora de comer. Embora a maioria das receitas use o frango, você pode recheá-la com presunto e queijo, calabresa ou carne moída, de acordo com a preferência das crianças.

Um clássico e que não pode faltar é o empadão de frango. Também é fácil de fazer e você pode levar e servir em fatias.

Doces

É impossível pensar em comidas de piquenique e não lembrar do bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

Outros docinhos que elas adoram são os cupcakes, bolinhos norte-americanos que podem ter diversos sabores e coberturas. Ficam uma delícia e você pode enfeitá-los como quiser. Além disso, você pode levar brownies, cookies, brigadeiros e beijinhos.

Bebidas

Leve em sua caixa de isopor sucos naturais, pois eles são muito refrescantes. Antes de sair de casa, coloque pedras de gelo para mantê-los bem gelados e frescos.

Dê preferência aos sucos de laranja, abacaxi com hortelã e maracujá. Evite o de limão, pois em contato com o sol pode causar queimaduras nos pequenos.

Inclua na lista de bebidas algumas garrafas de água, pois com o calor as crianças vão ficar com sede durante o piquenique.

Um piquenique será uma experiência diferente e uma forma divertida de comemorar o Dia das Crianças, e se você seguir nossas dicas e caprichar no cardápio, elas vão adorar!

Que tal facilitar a compra dos ingredientes para as comidas de piquenique e ainda receber tudo na sua casa? Faça supermercado on-line no Cidade Canção. Clique no banner!

comidas de piquenique

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog