Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como fazer uma ceia de Natal para poucas pessoas?

O Natal é a melhor data do ano para celebrar ao lado das pessoas que você ama, mas isso não significa que você precisa convidar uma grande quantidade de pessoas ou cozinhar as receitas mais elaboradas.

É possível preparar uma ceia de Natal para poucas pessoas com tudo o que há de melhor: receitas deliciosas, decorações temáticas, bebidas refrescantes e um cardápio adaptado, sem exageros ou desperdícios.

Continue lendo para conferir as melhores dicas para oferecer uma ceia de Natal pequena, mas inesquecível!

Dicas de organização

A primeira preocupação com a ceia de Natal deve ser a adaptação da quantidade de ingredientes. A maioria das receitas natalinas é pensada para servir muitas pessoas, mas para uma ceia de natal barata e pequena é preciso planejar o cardápio levando em conta o número de convidados.

Fazer um cálculo de quantidade garante que nada falte ou seja desperdiçado. A carne deve ser calculada em 500 gramas para cada pessoa e, se houver mais de uma opção, entre 200 e 300 gramas por convidado. Acompanhamentos variam de 50 a 150 gramas, dependendo da densidade da receita, e duas porções de sobremesa são suficientes.

ceia de natal para poucas pessoas

Apesar de ser tentador, uma ceia de Natal para poucas pessoas não precisa ter muitos pratos. Fique apenas com o necessário!

Bebidas também devem entrar na soma, por isso, calcule uma garrafa de vinho para até dois casais, e duas latinhas de cerveja por pessoa. Pensando nas bebidas sem álcool, uma garrafa de refrigerante de 2 litros é suficiente, assim como duas embalagens de 1 litro de suco de frutas.

Outro ponto importante é conhecer as preferências e restrições alimentares dos seus convidados. Dependendo do cenário, o tradicional salpicão pode ser substituído por uma maionese vegana, por exemplo.

Ideias de decoração e ambientação

As dicas para ceia de Natal não se restringem ao cardápio, já que a ambientação pode ser tão importante quanto a comida. Tradicionalmente, as cores utilizadas nessa época do ano são o vermelho, o verde, o dourado e o branco. Se quiser fugir do comum, invista em uma decoração neutra com apenas alguns toques de cor.

Decore a casa e a mesa com velas, bolas coloridas, ramos de alecrim, luzes e laços vermelhos. Plantas e flores naturais também são boas opções para incrementar o espaço, especialmente por trazerem mais frescor.

ceia de natal para poucas pessoas - decoração

Uma decoração simples, com os elementos e as cores tradicionais, é perfeita para uma ceia de Natal barata e bonita.

Os elementos da mesa posta também devem ser pensados com carinho, sendo o momento perfeito para retirar as louças mais requintadas do armário. Guardanapos de tecido e toalhas especiais também ajudam a dar o clima para a ceia, especialmente se possuírem detalhes que remetem ao Natal.

Para oferecer um ambiente acolhedor a todos os presentes, que tal preparar uma playlist com as principais faixas natalinas? Escolha músicas clássicas, animadas, calmas, modernas e adequadas para embalar todos os momentos do jantar.

Sugestão de cardápio completo

Depois de definir as quantidades e os elementos decorativos, chegou a hora de preparar as receitas que vão estrelar a ceia. Lembre-se de fazer adaptações e comprar apenas o que for necessário, optando por peças menores se desejar servir peru, pernil, bacalhau ou outras carnes tradicionais.

Para uma ceia de duas a quatro pessoas, é indicado que você planeje servir comidas de Natal simples e assertivas. Dividir o jantar em prato principal, acompanhamento e sobremesa e preparar duas receitas para cada categoria já é mais do que suficiente. Veja algumas sugestões para montar o menu da noite tão especial:

Prato principal

Peru, pernil ou chester assados são as opções mais clássicas, mas uma peça inteira pode chegar a pesar até 10 quilos. Caso você não abra mão desses alimentos na sua ceia, escolha pedaços menores ou considere outras opções, como o bacalhau, o lombo recheado e o frango assado.

Pratos mais simples podem ser servidos com batatas assadas e outros complementos, como as versões gratinadas. É uma ótima alternativa para economizar e, ainda assim, garantir uma refeição completa!

Acompanhamentos

O arroz natalino costuma marcar presença em todas as ceias, trazendo novas cores e sabores à mesa. Para um resultado caprichado, incremente o arroz para ceia de Natal com castanhas, amêndoas, frutas secas e cristalizadas.

Farofa, salpicão, cestinhas recheadas, batata gratinada e arroz de forno são outras propostas de acompanhamento que combinam perfeitamente com a ocasião.

ceia de natal para poucas pessoas - cardápio completo

Farofa para ceia de Natal: um acompanhamento saboroso, prático e que não pode ficar de fora do seu cardápio.

Sobremesas

Para finalizar a refeição, escolha doces simples e gostosos. Existem inúmeras sobremesas de Natal fáceis, como o pudim de leite condensado, o pavê de bolacha e o mosaico de gelatina. Outra dica é aproveitar os panetones para preparar receitas diferenciadas, como o pudim de panetone.

A rabanada também é um clássico do Natal, podendo ser frita, assada e até incrementada com outros doces, como sorvetes, caldas e geleias.

Bebidas

Além das bebidas tradicionais, que tal servir drinks especiais para seus convidados? Gin tônica, sangria, caipirinha e clericot são opções que todo mundo ama e vão muito bem no calor do fim de ano.

ceia de natal para poucas pessoas - bebidas

Para finalizar a ceia de Natal com chave de ouro, harmonize vinhos e outros drinks com os pratos do seu jantar.

É perfeitamente possível preparar uma ceia de Natal para poucas pessoas com boa comida e sem desperdício. Siga as dicas que preparamos, convide aqueles que você ama e aproveite essa época mágica!

O Cidade Canção Online tem os melhores produtos para a sua ceia de Natal. Clique no banner abaixo, conheça e aproveite a comodidade de receber tudo sem precisar sair de casa.

5.00 avg. rating (97% score) - 4 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *