Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como fazer uma ceia de Natal para poucas pessoas?

O Natal é uma oportunidade de celebrar com as pessoas mais próximas, não importa quantas sejam. Apesar da relevância da data, é importante também que haja boa comida.

Porém, muitas receitas são elaboradas para uma grande quantidade de pessoas. Por isso, podem ficar incertezas em como fazer uma ceia para poucas pessoas e como adaptar os pratos para menos convidados.

Continue lendo para saber como preparar uma ceia de Natal para poucos convidados sem desperdício. Boa leitura!

Cardápio

Não é necessário descartar nenhuma das receitas clássicas para essa época do ano. Porém, será preciso adaptar a quantidades menores, como para duas ou quatro pessoas.

Planeje o cardápio levando em consideração as quantidades por pessoa para evitar o desperdício. Se já tiver em mente uma receita de família, diminua a quantidade de ingredientes levando em conta o seu número de convidados.

Prato principal

Aves como o peru e o chester costumam ser grandes e pesadas, portanto podem ser uma escolha errada para uma ceia de Natal para poucas pessoas. Você pode substituí-las por um frango, por exemplo. É mais barato e é possível temperá-lo para que fique saboroso e suculento.

Um frango será suficiente para até quatro pessoas, levando em conta os acompanhamentos. Tome cuidado com o tempo de forno para que não fique ressecado.

ceia de natal para poucas pessoas

Foto: Neal Whitehouse Piper/Flickr

Se você e seus convidados fizerem questão do peru, prepare um peito de peru recheado. É possível comprar esse corte por quilo, portanto compre a quantidade adequada para a sua ceia.

No caso do pernil, é possível comprá-lo por quilo e adaptar a receita ao número de convidados. Uma peça inteira chega a ter 7 quilos, portanto escolha um pedaço menor e que sirva todos os seus convidados.

Se houver mais de uma carne, sirva entre 200 e 300 gramas por pessoa. Caso contrário, calcule até 500 gramas.

Há diversas maneiras de temperá-lo, e para que os sabores se fixem no pernil, é comum deixá-lo marinando por algumas horas. Uma dica é utilizar sabores agridoces. Misture elementos como abacaxi e vinho branco e você terá uma carne suculenta e saborosa.

Também é possível servir bacalhau, seguindo a tradição portuguesa. Nesse caso, cozinhe o peixe em lascas com ovos, batata e azeite. Para economizar, compre uma posta pequena.

Você também pode utilizar lascas para fazer um arroz temperado com alho, azeitonas e amêndoas.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos para a ceia são tão importantes quanto os pratos principais. É difícil imaginar um Natal sem salpicão, arroz e farofa.

O arroz natalino costuma ser bem temperado e ornamentado, trazendo beleza À ceia. Misture diferentes ingredientes como castanhas, amêndoas, damasco, frutas secas, frutas cristalizadas e salsinha.

Para cada pessoa, calcule aproximadamente 50 gramas de arroz, pois ele triplica seu peso depois de pronto. Além disso, os outros ingredientes devem aumentar o volume do prato.

Para equilibrar a ceia, faça uma farofa com defumados, ovos e pimenta. Isso trará uma harmonia à refeição, pois os sabores combinam bem juntos. Não será necessário fazer muito, pois cada convidado consome cerca de 80 gramas.

O salpicão é uma receita deliciosa tradicional do Natal. Pode ser encontrada em diversas versões, com diferentes verduras e legumes. Em algumas versões, também leva frutas como maçã, pera e abacaxi.

Por convidado, sirva em média 120 gramas. Em uma ceia de Natal para quatro pessoas, é possível arredondar para um total de 500 gramas.

Caso não queira fazer salpicão, você também pode servir uma salada caesar. É feita com alface romana, croutons, queijo parmesão e temperada com um molho cítrico e refrescante a base de limão, maionese e mostarda.

Sobremesas

Para finalizar sua refeição, escolha uma sobremesa simples e gostosa. O pudim é um exemplo de doce que agrada a todos e é fácil e rápido de fazer. Você ainda pode aproveitar os panetones que ganhou e fazer um pudim de panetone.

Outra opção é o tradicional pavê. Para não fazer algo repetitivo, adicione frutas como morango, coco e abacaxi.

A rabanada também é muito tradicional no Natal, é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Pode ser frita ou assada, dependendo da preferência. Sirva quente com sorvete de creme.

Ao pensar na quantidade de sobremesa por pessoa, considere sempre que cada um coma duas porções. Portanto, faça a sobremesa em travessas pequenas, para que não sobre muito após a janta.

Já para a rabanada, calcule duas unidades por pessoa. Caso sirva com sorvete, um pote é suficiente.

Bebidas

Em uma ceia de Natal para poucas pessoas, é mais fácil acertar na bebida. Algumas garrafas serão suficientes para a ceia inteira.

Uma garrafa de vinho deve ser suficiente para até quatro pessoas. Portanto escolha uma variação que combine com os pratos servidos.

As carnes vermelhas casam bem com uvas como Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec. Para pratos agridoces, você também pode escolher vinhos brancos como o Moscato.

ceia de natal para poucas pessoas

Harmonize vinhos com os pratos do seu jantar.

Com o frango, é possível harmonizar vinhos brancos encorpados como o Chardonnay ou tintos leves como Pinnot Noir. O bacalhau segue a mesma lógica, dependendo da receita.

Se a bebida escolhida for a cerveja, calcule cerca de duas latinhas por pessoa. Esse número deve aumentar se a noite for se estender, assim como vinho.

Calcule cerca de 500 ml por pessoa para bebidas não-alcoólicas. Para até quatro pessoas, uma garrafa de refrigerante de dois litros é suficiente. Já para os sucos, serão necessárias duas embalagens de um litro.

Decoração

Tradicionalmente, as cores utilizadas nessa época do ano são vermelho, verde, dourado e branco. É provável que todas já estejam em enfeites para a casa.

Decore a mesa com objetos como velas, bolas coloridas, ramos de alecrim, luzes e pinhas. Para dar um ar natalino, amarre laços vermelhos.

Invista em toalhas e guardanapos especiais. Você ainda pode utilizar um jogo americano ou sousplat nas cores do Natal.

Como a ceia é para poucas pessoas, procure não encher a mesa de forma que atrapalhe seus convidados. Da mesma forma, deixe espaço para os pratos e louças.

ceia de natal para poucas pessoas

Bônus: Receita de frango de Natal

O frango é uma ótima opção para sua ceia de Natal para poucas pessoas. Esse prato tem um toque agridoce e combina bem com saladas, salpicão, farofa e arroz temperado, afinal é menor que o peru e, se bem temperado e marinado, pode ficar tão saboroso e suculento quanto.

Confira o modo de preparo:

1. Com um dia de antecedência, coloque seu frango em um saco plástico e tempere com duas xícaras de espumante de maçã, três dentes de alho picados, uma cebola fatiada, um ramo de alecrim, um ramo de salsinha, uma colher (sopa) de gengibre ralado, duas folhas de louro e uma pitada de sal.

2. Deixe na geladeira marinando de um dia pro outro. Se não houver como temperá-lo com antecedência, é possível tirá-lo com três horas, porém quanto maior tempo, mais saboroso o frango deve ficar.

3. Após a marinada, coloque seu frango em uma assadeira e espalhe fatias de maçã em volta dele. Cubra com papel alumínio e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos.

4. Depois desse tempo, retire o papel alumínio e deixe-o no forno até a pele dourar. Cuidado com o tempo, pois ele pode ficar seco.

Fique atento aos detalhes e quantidades e você terá uma ceia de natal para poucas pessoas com boa comida e sem desperdício.

O Cidade Canção on-line tem os melhores produtos para o seu Natal! Clique no banner abaixo e confira.

ceia de natal para poucas pessoas

5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog