Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cardápio da semana: 19 receitas práticas para montar o seu

É difícil ter criatividade para pensar em receitas novas, especialmente se você cozinha todos os dias ou tem uma rotina corrida. Recorrer a restaurantes também não é a melhor opção, afinal, a conta pode pesar no fim do mês.

Se você quer aproveitar os ingredientes da sua geladeira e experimentar novos sabores, vale a pena planejar o cardápio da semana. Com ele, é possível preparar pratos deliciosos sem deixar a praticidade de lado!

Separamos 19 opções fáceis, que vão te ajudar a montar um menu completo e que também podem ser levadas na marmita da semana. Confira!

Pratos principais

Apesar de ser o protagonista da refeição, o prato principal não precisa ter um passo a passo superelaborado. A seguir, apresentamos algumas propostas que podem ser feitas até por quem ainda está aprendendo a cozinhar. Veja só:

1. Carne de panela

Muito versátil, ela se adapta a todos os bolsos e pode ser feita com carnes nobres ou cortes mais baratos. Você também pode adicionar batatas, cenouras e outros vegetais, fazendo a receita render ainda mais.

Ingredientes

  • 1 kg de acém
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 copos de água
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Comece cortando o acém em cubos médios, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe-o descansar por alguns minutos. Enquanto isso, ligue a panela de pressão em fogo médio (180°), acrescente o azeite, a cebola e o alho, e refogue bem.

Quando estiverem bem dourados, é hora de adicionar a carne e misturá-la ao extrato de tomate. Em seguida, cubra com água e cozinhe em fogo alto (200°) até pegar pressão. Depois disso, é só abaixar o fogo e deixar cozinhar por mais vinte minutos.

cardápio da semana - carne de panela

2. Peixe grelhado

Outro exemplo de que você não precisa de muito para se alimentar bem durante a semana! Separe um quilo de filé de merluza (ou um peixe branco de sua preferência), e tempere com alho picado, suco de limão, sal e pimenta a gosto.

O próximo passo é grelhar o peixe, em fogo mínimo, para que ele cozinhe por dentro e fique com aquela casquinha crocante por fora. Adicione um pouco de manteiga para dar mais sabor e, se quiser, alguns legumes picados também.

3. Linguiça assada com batatas

Essa receita é a cara de um almoço de domingo com a família, mas pode ser feita em qualquer dia da semana. A primeira etapa é lavar um quilo de linguiça, que pode ser tradicional, mista, de frango, de pernil ou de porco, e temperar com meio limão espremido e uma pitada de sal.

Enquanto os temperos são absorvidos, lave e corte as batatas em fatias finas, tempere com sal, pimenta e orégano a gosto, e transfira tudo para uma assadeira. Faça uma camada generosa de azeite de oliva e, por fim, asse por trinta minutos em fogo médio.

4. Frango ao curry

Que tal uma receita com toque oriental que fica pronta em menos de vinte minutos? Prepare um arroz branquinho e uma salada para acompanhar e você terá uma refeição completa!

Para aprender a fazer um delicioso frango ao curry, assista o vídeo do canal Receitas que amo:

5. Strogonoff de carne

Com um passo a passo bem simples e itens que todo mundo tem em casa – ou que, pelo menos, são fáceis de encontrar – o strogonoff é um dos pratos mais amados pelos brasileiros. Veja como é moleza prepará-lo:

Ingredientes

  • 1 kg de alcatra (ou outra carne macia)
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 1 e ½ latas de creme de leite
  • 2 colheres de extrato de tomate
  • 3 colheres de ketchup
  • 1 colher de mostarda
  • 200 g de champignon em conserva fatiado (opcional)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Depois de cortar a carne em cubos e temperar com sal e pimenta, leve para refogar em uma panela com azeite. Mantenha o fogo médio e, aos poucos, acrescente a cebola picada, o extrato de tomate, o ketchup e a mostarda.

Enquanto continua mexendo a carne, acrescente o champignon e, por último, o creme de leite. Não se esqueça de provar para ajustar a quantidade de sal, se necessário. Para finalizar com chave de ouro, sirva com uma porção generosa de batata palha.

6. Omelete de forno

Pronta em menos de dez minutos, é perfeita para quem mora sozinho ou quer preparar algo prático. O recheio pode ser tomate, queijo, presunto, bacon, linguiça, salame, abobrinha e o que mais você quiser!

Misture quatro ovos, duas colheres grandes de farinha de trigo e duas de leite, temperos variados, o recheio escolhido e uma pitada de fermento em pó. Em seguida, despeje tudo em uma forma pequena e leve para assar, em fogo alto (200°), por quinze minutos.

7. Quibe de berinjela

O quibe está presente em toda seleção de receitas práticas para marmita, pois ele não costuma perder o sabor com facilidade e pode até ser congelado. Sua versão tradicional é feita com carne moída, mas você pode experimentar outros sabores se quiser sair do comum.

Veja como preparar um quibe de berinjela no vídeo do canal Presunto Vegetariano:

8. Shimeji cremoso

Quem disse que o cardápio semanal não pode ter pratos veganos? Seguindo a mesma proposta de receitas fáceis e com ingredientes acessíveis, esse shimeji cremoso vai agradar até os paladares mais exigentes.

Comece o preparo limpando os cogumelos e retirando as partes mais duras. Nesse meio tempo, aqueça uma frigideira com azeite e frite duas cabeças de alho picadas. Em seguida, acrescente os cogumelos e mexa para garantir que fiquem bem crocantes.

Para finalizar a receita, é só adicionar sal, cebolinha picada e molho shoyu. Mexa mais um pouco, retire da panela e saboreie!

Acompanhamentos

Para completar as receitas da semana, o segredo é investir em acompanhamentos que harmonizem com a maioria dos pratos principais. Saladas, legumes e receitas assadas são clássicos que, além de deliciosos, trazem mais equilíbrio para as refeições. Confira algumas opções:

9. Arroz de forno

É um daqueles pratos que podem ser feitos aproveitando o que você já tem na geladeira. A versão mais clássica leva presunto, queijo, creme de leite, sal, pimenta-do-reino e orégano, mas você pode (e deve!) testar combinações diferentes.

O preparo é muito simples: misture o recheio com o arroz cozido, adicione duas colheres de creme de leite para dar consistência, e termine a montagem com os temperos e uma camada de queijo. Ao final, é só deixar assando por meia hora.

cardápio da semana - arroz de forno

10. Salada colorida no pote

Manter a salada fresquinha pode ser uma grande questão para quem planeja a marmita da semana. Aprenda a fazer uma versão que mistura cores e sabores e dura até sete dias:

Ingredientes

  • 2 tomates picados
  • 1 cenoura cozida picada
  • 100 g de milho enlatado
  • 100 g de ervilha enlatada
  • Folhas de espinafre
  • Folhas de agrião
  • Cebolinha
  • Azeite de oliva a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Faça a base com o tomate e a cenoura, que são os ingredientes mais pesados, e depois acrescente o milho, a ervilha e a cebolinha. Finalize com as folhas de agrião e espinafre e, na hora de comer, misture tudo e tempere com azeite de oliva e sal.

11. Purê de mandioquinha

O purê é um dos acompanhamentos mais fáceis que existem, e fica ainda mais gostoso nessa versão de mandioquinha. Para fazê-la em casa, tenha em mãos meio quilo do tubérculo, duas colheres de manteiga, uma lata de creme de leite e seus temperos favoritos.

Basta cozinhar a mandioquinha por quinze minutos, amassá-la e acrescentar os demais ingredientes. Mantenha o fogo baixo enquanto mexe o purê, para evitar que ele queime, e desligue o fogo somente quando a mistura estiver bem homogênea.

12. Lasanha de batata

A lasanha de batata é uma alternativa muito mais prática do que a original, afinal, você quase não precisa se preocupar com a massa. Veja o passo a passo em vídeo no canal Dika da Naka:

13. Farofa crocante

Quer combinação mais certeira do que uma farofinha com arroz e feijão? Além de ser a cara do Brasil, esse acompanhamento pode facilitar ainda mais a montagem do seu cardápio semanal. Aprenda a fazer uma versão supercrocante:

Ingredientes

  • 500 g de farinha de mandioca torrada
  • 150 g de bacon em cubinhos
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de manteiga
  • 50 ml de óleo
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Em uma frigideira com óleo, frite o bacon e a cebola até que fiquem bem dourados. Depois disso, adicione a farinha de mandioca e a manteiga e mexa para incorporar bem, finalizando com o sal. Transfira para uma travessa e sirva com lanches e pratos quentes.

14. Tomates recheados

Uma receita digna de restaurantes chiques, mas que pode ser preparada em poucos minutos na sua casa. Se você está planejando um jantar especial no meio da semana, pode ser uma boa pedida!

Vamos ao preparo? Depois de lavar os tomates, retire as sementes e a parte interna do fruto, abrindo espaço para o recheio. Enquanto isso, em outro recipiente, misture 300 gramas de ricota cremosa, cheiro-verde e sal a gosto.

Recheie os tomates com o queijo, salpique parmesão por cima e, se quiser dar um toque extra, adicione algumas folhas frescas de manjericão. O último passo é levar ao forno em temperatura média por, aproximadamente, meia hora.

Sobremesas

Não poderiam faltar sobremesas no cardápio da semana, né? Veja receitas que podem ser feitas quando bate aquela vontade incontrolável de comer um doce:

15. Pudim de limão

Refrescante, prático e muito saboroso, esse pudim nem precisa ir ao forno! Para saboreá-lo durante a semana, separe uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, quatro colheres de suco de limão e um pacote de maria-mole.

Para começar, dissolva a maria-mole em água quente, leve ao liquidificador e adicione o creme de leite e o leite condensado. Você só vai precisar bater por dois minutos, acrescentar o suco de limão, despejar tudo em uma forma de pudim e levar para gelar.

cardápio da semana - pudim de limão

16. Brigadeirão

Além de ser delicioso e muito prático, ele rende bastante e pode ser compartilhado com várias pessoas. Confira o passo passo detalhado:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 colher de manteiga
  • 3 ovos
  • 200 g de granulado

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata primeiro os ingredientes líquidos e, depois, adicione os demais itens (exceto o granulado). Assim que conseguir uma consistência lisa, despeje o creme em uma forma untada com manteiga e leve ao forno, em temperatura média, por quarenta minutos.

Espere algumas horas para que a sobremesa esfrie, desenforme o doce e cubra com granulado. Aí é só levar para gelar e aproveitar!

17. Gelatina ao creme

A gelatina é uma das principais escolhas quando o assunto é sobremesa rápida e fácil. Para fazer uma versão cremosa, basta cozinhar uma lata de leite condensado, outra de creme de leite, e usar esse creme para montar uma camada extra.

Escolha o sabor de gelatina que você mais gosta, prepare-a seguindo as instruções da embalagem e, por último, junte as duas camadas em um refratário. Duas horas na geladeira e o doce está pronto. Fácil, né?

18. Bolo de leite condensado

Já pensou em levar um bolo macio e saboroso na marmita da semana? Ele pode ser uma ótima opção de café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa. O passo a passo você aprende no vídeo a seguir, do canal Cook’n Enjoy:

19. Danoninho de morango

Mais uma proposta de sobremesa simples, mas que vai adoçar e alegrar o seu dia. Para fazê-la, tenha em mãos uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, um copo de iogurte natural e um pacote de suco de morango em pó.

Você vai ter que misturar os ingredientes no liquidificador, despejar o creme em uma tigela de vidro e levar para gelar. Em cerca de três horas o doce está pronto para agradar todas as idades.

A dica para montar um cardápio da semana que funcione é usar o tempo livre do domingo. Você planeja e prepara todas as suas refeições em apenas um dia!

Para economizar ainda mais tempo, faça suas compras no Cidade Canção Online. Além de escolher os alimentos sem perder tempo em filas, você recebe tudo na sua casa. Clique no banner e aproveite essa comodidade!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *