Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Calculadora de churrasco: como acertar na quantidade

O fim de semana se aproxima e a família e os amigos já mobilizam um churrasco. O churrasqueiro eleito fica responsável por arrecadar dinheiro dos participantes e ir às compras. Nessa hora, a pergunta que não quer calar é: como acertar na quantidade de carne, acompanhamentos e bebidas para que não falte, mas também não haja desperdício? A solução está na calculadora de churrasco.

Afinal de contas, ninguém quer fazer feio! Além de acertar na quantidade de churrasco, é preciso selecionar cortes de qualidade e preparar a lista dos acompanhamentos.

Neste post, você saberá como calcular a quantidade de churrasco para uma festa pequena ou grande, incluindo carnes, guarnições e bebidas. Continue lendo para aprender!

calculadora de churrasco

Como calcular quantidade de churrasco

Para um churrasco feito em casa, a quantidade sugerida é de 400 gramas de carne por adulto. Essa estimativa inclui todos os tipos que serão servidos, como carne de boi, frango, porco e linguiça. No caso das crianças menores de 11 anos, a metade – 200 gramas – é suficiente.

Se o churrasco for uma costela fogo de chão, recomenda-se comprar 20% a mais em razão da gordura e dos ossos.

A quantidade de churrasco para homens e mulheres é diferente, já que eles costumam comer mais. Para elas, calcule 25% a menos.

Para as bebidas, a estimativa é de 1 litro e meio para os adultos. Quando o convidado não consome bebida alcoólica, a proporção indicada é de 1 litro de refrigerante ou suco e meio litro de água.

Para a cerveja, a média é de cinco latas ou long necks por pessoa. Essa quantidade, que pode variar, é claro, é indicada para um churrasco com duração de duas horas.

Os acompanhamentos podem ser pão de alho (um por adulto), queijo, frutas e legumes assados (cebola, milho, aspargos, batata, abacaxi e banana-da-terra, por exemplo), farofa, salada, arroz, maionese e molhos. O indicado são 200 gramas de guarnições por adulto.

Um saco de 5 quilos de carvão é suficiente para assar 6 quilos de carne. Se você vai reutilizar carvão de um churrasco anterior, observe se não está úmido. Caso contrário, será preciso uma quantidade muito maior.

Para resumir, foque no seguinte:

Adultos (por pessoa):
Quantidade de carne para homens: 400 gramas
Quantidade de carne para mulheres: 300 gramas
Acompanhamentos: 200 gramas
Quantidade de bebida não alcoólica (refrigerante, suco e água): 1,5 litro
Quantidade de cerveja: 5 latas ou long necks

Crianças de até 11 anos (por pessoa):
Quantidade de carne: 200 gramas
Quantidade de bebida não alcoólica (refrigerante, suco e água): 750 ml

Carvão: 5 quilos para 6 quilos de carne

calculadora de churrasco

As melhores carnes para churrasco

Para preparar um bom churrasco, é fundamental escolher uma carne de qualidade. Escolha um corte que você e seus convidados apreciem e capriche no tempero.

  • Fraldinha: corte saboroso e com pouca concentração de gordura. Aceita temperos além do sal grosso. Uma das melhores formas de preparar a fraldinha é na mostarda.
  • Alcatra: é uma carne de primeira, macia, tem pouca gordura, é muito saborosa e saudável. Corte em fatias espessas para colocar na grelha e sirva ao ponto.
  • Contrafilé: a gordura entremeada (como um mármore) deixa a carne macia e suculenta. É uma peça grande de onde é possível extrair outros cortes, como o entrecôte, o bife de chorizo, o bife ancho e o T-bone. Corte em bifes de espessura média para assar na grelha e sirva malpassado ou ao ponto.
  • Picanha: é um corte bovino nobre que pode ser assado inteiro ou em bifes altos. O tempero pode ser apenas sal grosso ou ser incrementado com uma pasta de alho. Na grelha, sele a carne para deixá-la mais suculenta e saborosa.
  • Costela: o tempo de cozimento longo acentua o sabor do tempero da costela. Para temperar, você pode usar apenas sal grosso ou molho barbecue.
  • Frango: você pode usar a asa, a coxinha da asa, o peito e o coração. Capriche no tempero! Uma dica é usar shoyu, gengibre e mel.

calculadora de churrasco

Dicas para um churrasco bem feito

Especialistas em churrasco afirmam que o ideal é não servir somente um tipo de carne, e sim diversificar. Sirva carne suína e bovina, de frango, além de queijo coalho e pão de alho. Confira mais dicas para arrasar como churrasqueiro.

  • O tempero tradicional é o sal grosso. Uma carne de qualidade não precisa de nada além dele. Temperos demais podem esconder o verdadeiro sabor do corte bovino.
  • Compre um carvão de boa qualidade, com pedaços grandes, para segurar a brasa por mais tempo. Você até vai conseguir acender a churrasqueira com facilidade.
  • Acerte no ponto da carne. Um churrasco saboroso tem carne malpassada e ao ponto, nunca bem passada.
  • Não tire a carne da geladeira e coloque direto na churrasqueira. O indicado é retirar do refrigerador 30 minutos antes de levar à brasa para que a carne absorva melhor o tempero.

Está planejando um churrasco para o fim de semana? Compre os ingredientes no Cidade Canção on-line e receba as compras diretamente em casa.

calculadora de churrasco

 

4.50 avg. rating (89% score) - 10 votes
Esse conteúdo foi útil?
4.50 avg. rating (89% score) - 10 votes

Comentários

  1. Laércio disse:

    Dica muito importante , sempre comprei meio as cegas

    1. Cidade Canção disse:

      Oi Laércio, tudo bom?

      Que bom que gostou do post! Continue acompanhando nosso blog.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog