Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conheça os principais benefícios da uva para a saúde

Uma fruta conhecida dos brasileiros e farta na região de Maringá faz parte da lista dos chamados superalimentos: a uva. Assim são denominados aqueles alimentos que deveriam fazer parte da rotina de qualquer pessoa por serem saudáveis.

A lista de benefícios da uva para a saúde é extensa: desde controlar as taxas de colesterol até combater os sinais do envelhecimento da pele.

Na região, Marialva é destaque na produção da fruta. Por ano, são colhidas cerca de 20 mil toneladas; é uma das culturas que move a cidade. Não é à toa que o município tem o título de Capital da Uva Fina e está na seleta lista de localidades brasileiras com indicação geográfica que receberam o Selo de Indicação de Procedência, dado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

Quer aprender mais sobre os benefícios da uva para a saúde? Continue a leitura!

Reduz o colesterol ruim e aumenta o bom

A uva atua na diminuição das taxas do colesterol ruim (LDL) e no aumento do bom colesterol (HDL). A fruta tem essa capacidade porque a casca contém resveratrol, substância que ajuda a controlar o colesterol ruim. Além disso, o resveratrol é um aliado do antienvelhecimento.

A uva vermelha tem quercetina, um antioxidante que ajuda a aumentar as taxas do colesterol bom, o HDL.

benefícios da uva para a saúde

Previne doenças cardiovasculares e reduz a pressão arterial

A uva atua na prevenção de infartos por conter substâncias protetoras do coração, como flavonoides e resveratrol, que são vasodilatadoras e diminuem o risco de hemorragias. Por serem compostos antioxidantes, favorecem a circulação do sangue no organismo.

Preserva a memória

O consumo de uva reforça a atividade cerebral, reduzindo os lapsos de memória. Mais uma vez, as responsáveis por esse benefícios são as substâncias antioxidantes.

Pesquisas internacionais também apontam a possibilidade de redução no risco do surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Previne o câncer

A uva é considerada uma fruta anticancerígena, especialmente pelo resveratrol, que combate os radicais livres. O resveratrol atua na prevenção do câncer do intestino.

A fruta também é rica em ácido elágico, um composto com propriedades anticâncer e forte poder antioxidante, que é relacionado com a redução do risco de câncer no intestino e no esôfago.

benefícios da uva para a saúde

Combate o envelhecimento

O resveratrol, presente na casca da uva, vem sendo utilizado pela indústria de cosméticos na fabricação de cremes antienvelhecimento para a pele.

Por ser antioxidante, ele atua no combate aos radicais livres aos quais as pessoas estão expostas diariamente, seja por poluição, estresse, má alimentação e excesso de sol.

Quanto mais escura a casca da uva, maior a concentração de resveratrol.

Fortalece o sistema imunológico

O resveratrol age com a vitamina D para tornar mais resistentes as defesas do organismo. Quanto mais forte o seu organismo estiver, menos suscetível ficará às infecções.

benefícios da uva para a saúde

Contribui para o funcionamento do intestino

A uva, assim como a maioria das frutas, tem alto teor de fibras e contribui para o funcionamento do intestino. As fibras estão presentes em frutas, grãos, verduras e legumes e, aliadas a uma alimentação saudável, só trazem benefícios para a saúde.

As fibras ajudam a manter a microbiota intestinal, facilitam o trânsito intestinal, previnem constipação intestinal e diarreia e eliminam o excesso de gordura e açúcar no sangue.

Esses benefícios são atingidos, segundo médicos, a partir do consumo de 25 gramas a 30 gramas de fibras ao dia, associado a uma alimentação balanceada e à ingestão de água, ao menos 2 litros diários.

O poder do resveratrol

A maioria dos benefícios da uva para a saúde se deve à presença do resveratrol.

O resveratrol é encontrado nas raízes das videiras, nas sementes e no talo das uvas vermelhas, mas a maior concentração fica na casca, com valores entre 50 e 100 µg/g.

Pela alta concentração da substância na uva, o vinho, consequentemente, é rico em resveratrol. Sabe aquela frase de que uma taça de vinho tinto por dia faz bem à saúde? Pois é verdade.

Ao longo dos anos, inúmeras pesquisas científicas concluíram que o vinho tinto – por conter resveratrol – tem efeitos benéficos para o coração, tem ação anti-inflamatória, é antioxidante, aumenta o colesterol HDL, ajuda a prevenir a obstrução das artérias, preserva o sistema imunológico, favorece as funções digestivas e retarda o envelhecimento das células.

Como conseguir os benefícios?

Você pode tirar proveito dos benefícios da uva para a saúde de duas formas: pelo consumo direto da fruta, pelo vinho ou pelo suco integral sem açúcar.

Atenção! Não é qualquer suco de uva que fará bem para a sua saúde. Esqueça os produtos com açúcar e conservantes e dê preferência aos que tenham basicamente uva na composição.

Eles são fáceis de encontrar no supermercado e são vendidos em garrafas de vidro. Vêm prontos para consumir, mas você pode acrescentar um pouco de água gelada. O vinho tinto – seco, preferencialmente – também tem os mesmos benefícios.

Para o vinho, a quantidade ideal é de uma taça ao dia; já os sucos, cerca de 300 ml diariamente, sem açúcar ou adoçante.

A uva-passa preserva as características da fruta in natura, mas pode conter mais açúcar. Já para a geleia, é melhor que seja natural, sem açúcar e sem adoçante.

Para a fruta in natura, prefira as uvas de casca escura, pois sinalizam que têm maior concentração de resveratrol. Para obter os benefícios, consuma com casca e semente e, no máximo, uma xícara (chá) de uvas – 15 a 20 unidades – para que não o efeito não seja reverso, causando picos de glicemia.

benefícios da uva para a saúde

Contraindicações do resveratrol

Até hoje, não há indicações científicas de que o resveratrol possa ser tóxico aos seres humanos. O alerta dos pesquisadores é para que o consumo seja moderado para evitar reações gastrointestinais, como diarreia e dor abdominal.

Os benefícios da uva na gravidez são os já mencionados e, embora não haja contraindicação do consumo de uva e de suco integral durante a gestação, os pesquisadores não recomendam o uso de suplementos de resveratrol por gestantes.

Um estudo com primatas associou a ingestão dos suplementos de resveratrol ao risco de desenvolvimento de anomalias no pâncreas do feto.

É importante consultar o médico e tirar dúvidas sobre o uso de qualquer suplemento durante a gestação.

Agora que você já sabe quais os benefícios da uva para a saúde, que tal conhecer as frutas e verduras da época produzidas em Maringá?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog