Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Acessórios para cães e gatos: aprenda a escolher as melhores opções

O mercado de acessórios para cães e gatos está repleto de opções. São itens de higiene, rações específicas para o porte e a idade do animal e dezenas de variações de petiscos. É um setor que fatura alto: R$ 20,3 bilhões em 2017. Não é por menos, já que o Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo.

Os donos de animais de estimação sabem que é preciso ter um kit em casa para atender às necessidades de cachorros e felinos. Essa atenção demonstra carinho e cuidado com o bichinho, que fará parte da família por muitos anos.

Um kit básico é formado por ração, petiscos, comedouro, bebedouro e brinquedos. São acessórios para cães e gatos facilmente encontrados em supermercados, como o Cidade Canção, que ainda oferece a comodidade da compra on-line aos clientes.

Aproveite as nossas indicações de produtos para alimentação, higiene e diversão de cães e gatos. Boa leitura!

Alimentação

O mercado pet divide as rações conforme a idade dos animais (filhotes, adultos e adultos com mais de 7 anos) e cada faixa etária traz nutrientes importantes para a saúde de cães e gatos.

Cães

Os filhotes de cães, por exemplo, precisam de cálcio, proteínas e vitaminas para um crescimento saudável e uma boa digestão. A quantidade diária de ração leva em conta a idade e o peso do filhote.

Grande parte dos fabricantes recomenda que, até o terceiro mês de vida, cães de raças pequenas, cujo peso estimado na vida adulta seja de até 5 quilos, comam entre 65 gramas e 100 gramas por dia.

Os donos devem dividir essa quantidade em três refeições por dia. A partir do quinto mês de idade do animal, devem ser duas porções diárias.

As rações indicadas aos adultos fornecem proteínas provenientes de carnes ou vegetais (para músculos fortes), cálcio (para ossos resistentes), vitaminas e minerais (para o bom funcionamento do organismo), antioxidantes (no combate aos radicais livres), grãos (milho, soja, arroz e trigo) e fibras (para fezes firmes e fáceis de limpar).

acessórios para cães e gatos

Os cães que já passaram dos 7 anos merecem ainda mais carinho com a alimentação. As rações são fabricadas com grãos integrais e nutrientes que ajudam na mobilidade e têm pedaços macios para uma mastigação mais fácil. Tudo para deixar o seu companheiro satisfeito!

Há ainda a opção light, com baixa caloria, direcionada aos animais com tendência de ganho de peso e que se exercitam pouco durante o dia.

Gatos

Para os felinos, as rações seguem a mesma lógica: são divididas por idade. Na composição, estão zinco e ácidos graxos (com o objetivo de pelos saudáveis), vitamina A e taurina (proteção da visão), vitaminas e minerais (para aumentar a imunidade e afastar doenças), antioxidantes (eliminação dos radicais livres) e proteínas (para músculos fortes).

acessórios para cães e gatos

Os sachês, com pedacinhos de carne, são a sensação entre cães e gatos. Os sabores são frango, cordeiro, peixe, carne de boi e cordeiro. Para os gatos, há opções antibola de pelo e para deixar o pelo brilhante.

Esses alimentos para cães e gatos são servidos puros ou misturados à ração.

acessórios para cães e gatos

Outras opções são os petiscos em forma de bife ou canudinho, usados como recompensa em um treinamento ou para demonstrar carinho.

Uma vertente dos petiscos é a dos limpadores de dentes, produtos que prometem reduzir o tártaro. O mais famoso deles é o biscoito para cães em formato de osso, que já aparece em versões assadas e integrais e com ômega 6, composto que mantém o pelo brilhante.

Comedouros

Não sirva os alimentos para cães e gatos em potes comuns, dê preferência a comedouros e bebedouros próprios para eles. Esses acessórios têm tamanhos e materiais variados, por isso escolha produtos seguros. Comedouros e bebedouros automáticos são práticos, pois têm encaixe para garrafa de água ou reservatório de ração.

Atenção! Controle o apetite do seu cão para não gerar desequilíbrio nutricional, o que eleva o risco de ganho de peso, culminando na obesidade. Siga algumas orientações:

  • Evite rações coloridas. Os cães não se sentem atraídos pelas cores, mas, sim, pelo cheiro da comida.
  • Peça ajuda do veterinário para escolher a ração mais adequada à saúde do seu pet.
  • Adapte a quantidade de comida de acordo com a raça, a idade e o nível de atividade do seu cão.
  • Se trocar o tipo de alimento do animal, faça isso gradativamente. Divida a ração atual em quatro partes e acrescente mais uma porção do novo produto. Faça a mudança completa entre cinco e sete dias. Essa troca gradual evita problemas gastrointestinais.
  • Se optar pela alimentação natural e caseira, tenha cuidado com os temperos. Uma dica é fazer as refeições e congelar para otimizar tempo.
  • Tenha sempre água fresca e limpa à disposição.

Higiene

Montar um kit de higiene é fundamental para quem tem animal de estimação. Estamos falando de xampu e condicionador (se o seu bichinho toma banho em casa), talco, tapete higiênico e areia para gatos.

O talco antipulgas combate os parasitas que insistem em atacar os cães: pulgas, piolhos e carrapatos.

Xampus e condicionadores nutrem o pelo, eliminam odores e têm perfumes agradáveis, prolongando aquela sensação de banho recém-tomado. A composição é adequada à pele e ao pelo dos animais. Compre o tipo certo: para filhotes ou adultos, pelo claro ou escuro.

acessórios para cães e gatos

Os tapetes higiênicos são usados para treinar os cães a fazer xixi no lugar certo. Têm um odor atrativo para os animais e fitas adesivas para fixação na parede, o que ajuda no treinamento de cães machos. Coloque-o em lugar distante da água e da comida.

Para remover o cheiro de xixi, a melhor opção é o produto fabricado para essa finalidade: o eliminador de odores. Pode ser aplicado concentrado ou diluído em água e é mais eficiente do que um detergente ou limpador multiuso.

Para ter o xixi no lugar certo, a alternativa é usar um educador. A fórmula do produto tem um cheiro que repele os animais, mas é imperceptível aos humanos. Faça assim: borrife o educador nos locais e nos objetos que você não quer que o cachorro faça xixi. Pronto! O cheiro vai afastá-lo. O produto é atóxico.

Os gatos levam a higiene tão a sério e não sossegam enquanto não enterram as fezes. É por isso que ao levar um gatinho para casa você deve providenciar imediatamente uma caixa de areia.

Tenha uma bandeja para cada felino. A caixa deve ser em tamanho suficiente para que ele consiga se movimentar lá dentro. Coloque areia higiênica em quantidade suficiente para que o gato consiga cobrir as fezes totalmente.

Remova os torrões todos os dias e faça uma limpeza completa da caixa uma vez por semana.

acessórios para cães e gatos

Caixa de areia deve ser higienizada uma vez por semana. Diariamente, remova os torrões.

Brinquedos

Os brinquedos distraem, desestressam e diminuem a ansiedade dos bichinhos, principalmente dos que vivem em apartamentos e têm pouco contato com áreas externas. Brincar é importante para a saúde e o desenvolvimento de cães e gatos.

acessórios para cães e gatos

Entretenimento: distraia o seu cão com brinquedos seguros.

Escolha brinquedos atóxicos, com formas e texturas variadas. Cachorros adoram brinquedos com sons e uma das explicações para isso é que como os cães têm instinto caçador o apito funcionaria como uma presa. Compre mais de um modelo e veja com qual ele mais gosta de brincar.

Pondere o tamanho do brinquedo ao porte do animal. Não escolha acessórios pequenos demais para não causar acidentes.

Se tem uma atividade que os cachorros adoram é passear, principalmente os que vivem em apartamentos e passam muitas horas sozinhos e sem contato com a área
externa. Passear é saudável para o corpo e o comportamento do animal, por isso, não deixe de dar uma volta com ele diariamente, inclusive, mais de uma vez ao dia.

O seu cachorro já tem uma guia retrátil? Esse é um dos melhores modelos para um passeio. Fabricada geralmente em nylon e algodão – tecidos resistentes –, a guia dá maior controle ao dono. Escolha as que tenham punho ergonômico.

Adote um bichinho!

Já pensou na ideia de adotar um animal de estimação? Há feiras de adoção de animais em várias cidades, e em Maringá e região algumas acontecem nas lojas do Cidade Canção. Veja os endereços aqui!

É possível adotar cães e gatos de qualquer idade nas feirinhas, que acontecem nos estacionamentos das lojas. As feiras são uma parceria entre o Instituto Cidade Canção e as organizações não-governamentais de proteção animal com forte atuação na região de Maringá.

Os animais chegam à feira já vacinados (ou em processo de vacinação, devido ao intervalo entre as doses). Todos passam por um check-up de veterinários voluntários antes de serem levados para doação.

Feiras de adoção de animais ocorrem nas lojas do Cidade Canção. Divulgação/Instituto Cidade Canção

Se os animais são adotados ainda filhotes e não atingiram a idade mínima para a castração, a ONG entrega um vale-cirurgia. Outros já chegam às feiras castrados, mas há casos excepcionais em que a castração não é feita e nem há entrega do voucher aos novos donos. Antes de adotar, pergunte sobre isso!

Os interessados em levar um animalzinho para casa só precisam apresentar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência). “A adoção é aberta para quem se sensibilizar”, diz Lais Brichi, especialista em Relações e Projetos Sociais do Instituto Cidade Canção.

Quer mais opções para cuidar do seu animal de estimação? Então, acesse a loja virtual do Cidade Canção para conferir todos os produtos!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade Canção – Blog