Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

7 receitas de chás quentes para você se aquecer

Durante o inverno, é comum que as pessoas consumam bebidas para se aquecer, como os chás quentes. Feitos a partir da infusão em água quente de ervas, frutas, folhas, flores e especiarias, são saborosos e aconchegantes.

Aprenda 7 receitas de chás quentes deliciosos que vão te aquecer no frio!

1. Chá de gengibre com limão

O gengibre e o limão são ingredientes que trazem muitos benefícios ao corpo. O primeiro é termogênico e anti inflamatório, beneficiando o metabolismo e combatendo os radicais livres. Já o segundo é rico em vitamina C, aumentando a imunidade.

Como fazer

Aqueça um litro de água até pouco antes de levantar fervura e desligue. Em seguida, acrescente três rodelas de gengibre, e deixe infusionar por entre 5 e 10 minutos. Sirva em uma xícara ou caneca e acrescente uma colher de sopa de suco de limão.

2. Chá de camomila

É muito conhecido por suas propriedades calmantes, por isso, é uma excelente bebida para se consumir durante a noite, antes de dormir. Também alivia cólicas menstruais e estomacais e auxilia na digestão.

Pode não ser recomendado em grandes quantidades, pois pode causar efeitos colaterais como sonolência e tontura. Sempre consuma uma xícara ou caneca, e seguindo a quantidade da receita.

Como fazer

Em um litro de água aquecida, adicione duas colheres de flor de camomila seca, e deixe descansar por cerca de cinco minutos, até que o chá absorva bem os sabores.

3. Chá de maçã e canela

É um excelente chá quente para repor as energias, além de beneficiar o aparelho vocal e a garganta. A casca da maçã ainda contém pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Como fazer

Corte uma maçã grande em cubos de cerca de dois centímetros e coloque em uma chaleira com um litro de água. Não retire a casca, pois ela também tem muito sabor, além de vitaminas, minerais e fibras.

Aqueça a água até levantar fervura. Nesse momento, acrescente um pau de canela e desligue o fogo, deixando descansar por mais cinco minutos. Pronto! Agora é só servir e beber ainda quente.

chás-quentes

4. Chá de maracujá com gengibre

Não é muito comum consumir maracujá em forma de chá, sendo mais encontrado em sobremesas ou sucos. Porém, assim como a camomila, a fruta é conhecido por suas propriedades calmantes, sendo uma excelente opção para beber à noite em dias frios.

Como fazer

Em uma chaleira, acrescente a polpa de um maracujá, três rodelas de gengibre e um litro de água, e aqueça até ferver. Deixe descansar por mais cinco minutos para que a água absorva bem o sabor dos ingredientes, e estará pronto para beber.

5. Chá mate com limão

A erva mate é rica em cafeína e tem propriedades antioxidantes e termogênicas. É uma excelente opção para ser tomada quente na parte da manhã, substituindo o café, misturado com um pouco de suco de limão.

Como fazer

Para preparar, aqueça um litro de água até quase levantar fervura. Em seguida, acrescente duas colheres de erva mate e deixe infusionar por cinco a dez minutos, até que o chá absorva bastante o sabor das folhas.

Sirva em uma xícara espremendo algumas gotas de sucos de limão. Se preferir, adoce com uma colher de mel.

6. Chá de hortelã

O hortelã é um poderoso descongestionante nasal e pode auxiliar em problemas de má digestão e náusea. É muito comum encontrá-lo como ingrediente em chás, sucos e águas saborizadas.

Como fazer

Aqueça um litro de água até quase levantar fervura, e em seguida desligue o fogo. Acrescente um ramo com folhas de hortelã (cerca de 15 gramas) e espera entre cinco e 10 minutos, até que a planta libere seus aromas e sabores. Sirva ainda quente.

Chá de capim-limão

Também conhecido como capim-cidreira e capim-santo, essa erva é repleta de vitaminas e minerais que podem auxiliar no combate à anemia, melhorar o sono e até a reduzir dores de cabeça e musculares.

Como fazer

Aqueça um litro de água até pouco antes de levantar fervura e desligue o fogo. Em seguida, adicione cinco colheres de sopa de capim-limão e deixe descansar por cinco a dez minutos. Após esse período, estará pronto para servir.

Bônus: receita de chocolate quente

Quem não gosta de um chocolate quente antes de dormir para se aquecer no inverno? É muito fácil de fazer e geralmente são necessários apenas ingredientes que você já tem em casa.

Como fazer

Em uma panela, dilua uma colher de amido de milho em meio litro de leite. Em seguida, ligue o fogo em temperatura baixa, acrescente cinco colheres de achocolatado e mexa bem até que a bebida engrosse, ficando com uma consistência cremosa. Sirva em canecas, polvilhando canela em pó.

Os chás quentes são excelentes para se aquecer durante o frio e ainda rendem diversos benefícios ao corpo, como fortalecer o sistema imunológico ou auxiliar na qualidade do sono.

No Cidade Canção, você encontra ingredientes frescos e selecionados especialmente para você fazer seus chás. Confira clicando no banner abaixo!

chás-quentes
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *